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Tou preocupado...

ZePill

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19 Abr 2007
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Tou com um problema, fui com o meu menino ao meu mecanico para arranjar umas coisitas que precisava e la demos conta de um problema que segundo ele é problema de muitos motores peugeot ate um certo ano, e para eu ir tendo cuidado e ir verificando para estudarmos a evoluçao da coisa e ai entao decidir por uma atitude a tomar.

ora entao qual é o problema? ele ta a perder agua.. pela junta da cabeça!!! ora qual é a minha preocupaçao? com os meus conhecimentos bastante basicos em mecanica automovel assim que ele me falou em junta fiquei logo com algumas partes do meu corpo beeeeeeem pequeninas lol porque andar a abrir o coraçao ao meu MM nao era a coisa que ia deixar o meu natal ou o meu ano novo mais feliz. Segundo ele me explicou a junta daquele motor é em amianto e as novas sao (senao me engano) em cartao, mas que tem algum medo que a malta se mete ja a trocar e aquilo acabe na mesma - dai o ir vendo a evoluçao.

No entanto ja corri o forumm todo e nao vi ninguem com nenhum problema assim do genero, e gostava de ouvir mais uma ou duas opinioes vossas uma vez que tenho toda a confiança nele como mecanico e engenheiro mas nao ha nada como ouvir opinioes de quem trabalha todos os dias com as nossas maquinas, nem que seja so para lhe dar uma ou duas ideias que ele ainda nao tenha pensado ou assim.. e de caminho acalmar-me os medos eheh :p

Ora tamos a falar de um alter II turbo de 89 que ta com o motor cheio de força, um trabalhar super suave, e que chega aos 140 sem grande esforço. Aquela coisa se nao fossem os problemas que da ate dizia que acabou de sair da fabrica ahah :D
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Hummmm entao e partindo do principio mais optimista se é que existe.. trocar a junta podera realmente ser (a unica?) soluçao? porque nao ha vestigios de oleo, so mesmo agua.
 
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8 Jun 2006
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Amigo ZePill

Nada de dramatismos nem de grandes preocupações, até porque estamos no Natal. Se a água aparece no exterior e não vem de mais nenhum lado, sem ser da união da cabeça com o bloco, ou há falta de estanquidade entre a cabeça e o bloco, ou existe uma fissura na cabeça ou no próprio bloco (caso a não ser considerado pela sua raridade em relação aos outros dois).

Qualquer intervenção a este nível tem mais a haver com quem a irá executar do que com a sua verdadeira complexidade. Como é uma operação que não envolve nem a retirada do motor nem desmontagens/montagens complexas, torna-se bastante fácil se executada por um mecânico competente. É aí que deverá residir a sua verdadeira preocupação, o resto são trocos.

Se apenas for a junta de cabeça ou até um deficiente aperto da mesma, tudo é muito facilitado. A cabeça é retirada, colocada nova junta, tudo apertado convenientemente, válvulas afinadas e está a andar de novo. Se houver uma "estaladela" na cabeça tudo se complica um pouco, pois necessariamente terá que comprar uma cabeça usada (em bom estado e com hipótese de troca).

Antigamente (até à 20/30 anos) soldar era a solução, em alguns casos ainda o é, mas pessoalmente e com o risco de haverem vozes discordantes, não o aconselho a tal se for esse o problema, porque apesar das técnicas de soldadura em alumínio terem evoluído, perdeu-se "o saber de experiência feito" e os artesãos que aqueciam as cabeças em forno de lenha antes de as soldar já estão todos (ou quase) no descanso eterno.

Portanto, descanse... E nada de pânicos. O problema pode parecer grave mas verdadeiramente não o é, se for feita uma intervenção rápida para o mal não se espalhar.

Vá dando noticias, para ver se aprendemos alguma coisa.

UMM abraço

João
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Se houver confirmação do pior cenário, ou seja a estaladela na cabeça, eu sou daqueles que pensam que mais vale comprar novo. E porquê? Porque tal como os Verdes Rádios disse os soldadores da velha guarda já estão todos a "fazer tijolo" e apesar de haver empresas especializadas a reparar componentes em liga de aluminio nenhuma te dará garantia. Para mais as reparações de soldadura nunca te ficarão por menos de 150€. Também não te aconcelho a comprares uma cabeça usada porque só saberás como ela está depois de a montares e sabes que coisas velhas são sempre caixinhas de surpresa. Uma cabeça nova poderá custar entre 325€ e 650€, dependendo da loja onde a comprares e se o dono da mesma é guloso ou não. A minha cabeça custou 350€ para a versão turbo. A cabeça de atmosférico é mais barata.


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 
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8 Jun 2006
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Quanto às soldaduras:

Tudo depende da zona/s com a/s fissura/s. Apesar de se estar a falar de um mal de que ainda não se tem a certeza da sua origem, pode-se acrescentar que uma fissura que não atinja as relas de turbulência ou as sedes das válvulas (frequente existirem rachas entre as duas sedes de um mesmo cilindro), que portanto apenas vá do exterior ou da face até à câmara de circulação de água, é relativamente fácil de soldar ou agrafar e está ao alcance de qualquer bom soldador/reparador de alumínio. Um dos problemas encontrados é que geralmente se desconhece até onde vai a fissura e qual a extensão do material fragilizado e sobre tensão desigual. Um dos "segredos" dos antigos soldadores era, antes e depois da soldadura, aquecerem num forno a peça a soldar.

Pessoalmente mandei reparar algumas cabeças dos motores "Indonor" e nunca me dei mal. A pessoa (falecido) que efectuava essas soldaduras tinha a sua oficina junto à Praça do Chile (Lisboa). Apenas por curiosidade, vi-o um dia juntar duas cabeças Mercedes para fazer uma boa. A viatura ainda andou muitos anos na praça!

Não será o caso, mas... O pior cenário será o de uma estaladela no bloco. Aí sim, nesse caso (pouco frequente, esteja descansado) obrigará à retirada do bloco motor e a proceder à sua soldadura ou agrafagem (técnica também possível na cabeça).

Vai ver que é apenas a junta que deu a alma ao Criador

UMM abraço

João
 

ZePill

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19 Abr 2007
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Bem ja fui comprar um liquido bem verdinho para contrastar com o preto do motor eheh agora... e fazer testes, esperar e ver. Espero que seja so mesmo o mau aperto da junta, tou a apostar o meu dinheiro ai.. :p

Mas vou dando noticias ;)

muito obrigado :)
 

ZePill

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Ok ja meti o liquido verde, ando por ai as voltas com o carro e ando cada vez mais confuso com isto. nao entendo para onde me ta a desaparecer a agua!!! do radiador nao parecer sair, do vaso de expansao tambem nao, tubos tambem nao, pocas de agua no chao tambem nem ve-las e da cabeça.. tambem nao me parece!! no entando.. bem ela ta a desaparecer para algum lado. :devilish:

entao ca vai a primeira pergunta a ver se consigo chegar a alguma conclusao



a valvula de expansao no vaso de expansao nao devia estar electricamente ligada a alguma coisa? e que nao sei para onde ta a ir a agua mas isto sei, ela nao ta a desaparecer do radiador, este tem-se mantido no mesmo nivel, ela tem desaparecido do vaso de expansao k tem levado aos litros de cada vez. :dizzy_face:
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Já viste se não tens o radiador da solfagem roto?
Se não for do radiador da solfagem o mais certo é a agua estar a sair pelo escape pelas hipoteses já aqui referidas quanto á cabeça e junta,mas se são grandes quantidades tira a cabeça fora(do UMM:D)o quanto antes para não dares cabo do resto do motor!
Mas 1º que tudo certifica-te que não é do radiador da solfagem,se não quiseres ter muito trabalho a desmontar a solfagem(tens que tirar tablier e etc) faz uma ligação directa nos 2 tubos que vão a este e anda com o carro uns dias a ver se a agua continua a desaparecer.


Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
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no meu caso em que tambem tinha perda de agua, era pelo sistema de purga que esta situado no radiador da sofagem. quando parava o carro ele começava literalmente a "mijar" para o chao. ehehe

espero q nao te tenha confundido ainda mais...

abraço
 

ZePill

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19 Abr 2007
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ok isso parece-me uma boa hipotese porque a solfagem.. la devo ter batido num buraco qualquer e começou a funcionar coisa que nao acontecia antes eheh agora preciso e de saber uma coisa... onde é que ta o radiador da solfagem? e onde e que tao esses tubos que o filipeumm fala para eu tentar fazer essa ligaçao?
 

stretx

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31 Mar 2006
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amigo Ze como vai isso?
o radiador da solfagem fica mesmo por de tras da quela "cena"de pastico preto onde sai o ar e ligas o enterruptor para ligar a ventuinha da solfazem.:D:cool:
mas para tirares a "cena":D preta tems de fazer como o Filipe te disse tirar primeiro o tablie.depois tiras a "cena" e la esta o radiador a olhar para ti:cool:
se o problema for da junta da cabeça com 50 euros compras uma, ja com as borrachinhas(vedantes) para as valvulas, juntas para a admiçao e escape e anilhas de esmagamento para os injectores(isto tudo se estiveres para trocar:D:D) e mais a mao de obra se nao fores tu a fazer.
se for a cabeça e que e pior...
bloco nao acredito...

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo ZePill

Ponto de ordem à mesa:):

O vaso de expansão está directamente ligado ao radiador. Se a água "desaparece" no dito vaso e se não for reposta, pode ter a certeza de que ela se irá esgotar até o próprio radiador ficar vazio.

Se ela não se perde por: Inicial mau sangramento de todo o sistema de refrigeração (existindo ar no circuito, a circulação sobre pressão não se faz convenientemente, a água ferve e desaparece), válvula do termóstato avariada (não faz circular a água, ela ferve e desaparece), radiador entupido(as mesmas consequências de um termóstato avariado), vaso de expansão (estalado/tampa deficiente), radiadores (motor/sofagem com poros), tubos de borracha (diversos, com poros ou ressequidos), bomba de água, certamente que é o motor que a "bebe". Nesse caso, ou é por uma junta de cabeça deficiente ou por uma fissura no bloco ou na própria cabeça, como tem sido referido. Problemas nessa zona do motor (junta de cabeça/cabeça/bloco) dão diversos sintomas. Se as fissuras, sejam lá onde forem, fizerem ligação entre as câmaras de circulação de água e as câmaras de combustão (onde vivem os pistões, esses grandes malvados) a água desaparece, o carro começará a aquecer e por vezes até "desenvolve" mais. Se a fissura for entre dois cilindros contíguos, geralmente o motor trabalha "coxo", não está "redondo". Se a racha (refiro-me à fissura:astonished:) comunicar uma câmara de água com uma zona de pressão/ou escorrimento de óleo, certamente que aparecerá vestígios de óleo no vaso expansor e água no carter (tornando o óleo com aspecto leitoso). Ainda sobre este assunto, pode-se dar o caso em que uma fissura na face da cabeça origine a quase imediata queima da junta, aí os sintomas podem se misturar.

Um dos processos "saloios" de ver se existe problemas nessa zona do motor, é ter o carro a trabalhar (já quente) e com o vaso expansor aberto, ver se a água borbulha (como se de um pequeno vulcão se tratasse). Atenção CUIDADO que estará a fazer testes onde existe água perto do ponto de ebulição e sobre pressão:astonished::angry:. Se borbulhar, a compressão do motor está-se a passar para o circuito de refrigeração do mesmo, isto será indicador seguro de que algo de mal se passa nessa zona (geralmente junta queimada/fissurada, cabeça/bloco rachados). Ao mesmo tempo e numa situação normal, deverá ver-se a água a circular com alguma vivacidade, se tal não acontecer com alguma aceleração é sinal que o termóstato não está a abrir e a água não circula como deverá.

Como me parece não estar habituado a este tipo de trabalhos:devilish: (mil desculpas se for mentira), e depois dos testes anteriores, abra a sofagem (ar quente), ande com o carro até ele aquecer bem. Logo a seguir tire os filtros que estão sobre o motor. O radiador da sofagem encontra-se logo atrás da cabeça e agarrado à parede que divide o habitáculo da zona do motor. Com a ajuda de uma boa luz (eu disse UMA BOA LUZ) e depois de se ter deitado sobre o motor, queimado os dedos e ter cag:dizzy_face::dizzy_face: o fatinho domingeiro, observe com muita atenção se nessa zona há perda de liquido de refrigiração. Como o fatito já está todo cag:dizzy_face::dizzy_face:, deite-se por baixo dele (refiro-me ao UMM!) e veja muito bem essa mesma zona à procura de alguma goteira.

Vá dando noticias para ver se aprendemos alguma coisa

UMM abraço

João



 

Aldeia

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31 Jul 2006
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ZEPILL, mostra-me uma foto das tampas do radiador e do vaso de espansão.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
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Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?
 

alex

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7 Dez 2006
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Tenho um corsa de 96 1.7d motor isuzu com os mesmos sintomas. A compressão está boa mas perde água não sei por onde... Alguém sabe se o meu motor tem termostato?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
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8 Jun 2006
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Amigo Alex

Se ninguem o tirou, tem que lá estar !
No entanto, ter uma boa compressão, não quer dizer que não exista qualquer fuga pela junta de cabeça, fissura etc. etc.

Como sabe o papel do termostato num motor é apenas o de regulador/estabilizador de temperatura. Os motores têm, apesar da ideia geral ser contrária, que trabalhar quentes (entre os 80 e os 90 graus), muito especialmente os fogareiros (diesel).

Esse regulador fecha quando a água arrefece;) e abre quando aqueçe;). Este movimento faz com que o liquido (quando está mais frio) demore mais tempo no radiador(não circule com facilidade), ou por outras palavras não saia de lá tão depressa, aquecendo mais rápidamente, regulando assim a temperatura.

Como é uma peça que está permanentemente em trabalho, e sujeita, todo o tempo, a grandes variações de temperatura, sempre mergulhada em água:dizzy_face:, sofre frequentes avarias, como tem sido referido em posts anteriores.

Precavendo isso e por outras razões os termostatos têm um sistema de segurança que em caso de fecharem e não abrirem (90% das suas avarias), deixam sempre passar alguma água, de modo a que não haja um bloqueamento total (perigo de explosão do radiador:dizzy_face::astonished: ou de um dos tubos principais:astonished:). Apesar disso a avaria manisfesta-se de imediato com um sobreaquecimento do carro e geralmente com a água a "ferver", parecendo o vaso expansor ou o radiador uma verdadeira chaleira, daquelas de apito:).

Sabemos que haverá quem diga que "sem termostato nenhum é que é bom", mas está mais do que comprovado que um motor sem esse sistema regulador sofre muito maior desgaste. A não ser assim, porque razão é que os carros que hoje foram montados, todos trarão um termostato?

UMM abraço

João
 
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17 Nov 2007
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Boas
Já agora verifica bem o radiador, só porque não pinga no chão
não quer dizer que não haja fuga
Já vi um radiador (toyota hiace) perder agua por um furo pequenino que saía apenas quando quente ( em forma de vapor) assim com a ventoinha a funcionar e a espalhar o vapor a fuga era invisível !
Quando arrefecia não pingava nada.
Um abraço
Nuno Abreu

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Certissimo João... um motor tem mais desgaste a trabalhar a frio do que a quente.
O retirar o termóstato faz com que o motor trabalhe muitas vezes a temperaturas muito baixas. Em provas ou campeonatos pode dar jeito fazer isso, porque assim há menos hipóiteses de entrar em sobreaquecimento, mas depois os motores tb n duram tanto, e se acontecer algo há orçamento para colocar outro motor... o que n convém a muitos de nós, certo?
 
Registo
8 Jun 2006
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Como diz o N. Abreu, os radiadores, são dos componentes de um motor onde é difícil detectar uma fuga de água, a não ser que sejam as cataratas do Niagara. Como é um componente "quente", "muito quente", como geralmente ela (a fuga) é muito pequena (apenas um poro), e se manifesta unicamente quando a água está sobre pressão, a evaporação natural e o deslocamento de ar feito pela ventoinha, tudo dificulta, para não falar em poros no interior do "ninho". Este tipo de fuga é enganadora, pois a própria sujidade do interior do radiador, tende a temporariamente bloqueá-la, parecendo-nos que está tudo bem:dizzy_face:

Como o diabo:devilish: tem a tal capa com que tapa e destapa, o aparecimento visível de uma sujidade (um pequeno montinho) bem localizada de cor clara, poderá ser um indicio de fuga nesse local.

UMM abraço

João
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Ai shor paulo isto anda do pior pah, queria ja andar a acabar o restauro em interiores e assim e nao consigo passar da mecanica, mas olha ao menos ando a aprender umas coisas :p essa junta que falas a 50 euros.. segunda mao ne?

Verdes radios, primeiro que nada pode-me tratar por tu :) depois, obrigado pelas continuas explicaçoes, tem sido cruciais ;)

Aldeia hoje ja nao tenho possibilidade de o fazer, mas amanha meto mais umas fotos em detalhe ;)

Agora que os agradecimentos e as respostas estao dados x) vamos continuar com o troubleshooting:

- Ar no circuito.. bem só se foi agora com o constante adicionar de agua porque desde que ele veio para a minha mao fez ja uns bons km (e volto a dizer, faço bastantes em auto estrada) e nunca me deu qualquer sinal de aquecimento, alias, sempre achei o motor fresquinho como tudo. por isso esta hipotese.. por agora acho que a terei de por de lado.

- A valvula do termoestato, radiador entupido, o vaso de expansao com a tampa defeituosa ou problemas nos tubos ou radiadores parece-me a hipotese mais viavel a este ponto, uma vez que a solfagem começou a funcionar sensivelmente ao mesmo tempo que começou a desaparecer a agua, o que na minha modesta opiniao tera resultado numa pequena fissura que foi alargando.. :S porque os tubos parecem-me todos bem. a valvula e/ou tampa do termoestato ou do vaso nao sei como deveriam ser entao tenho alguma dificuldade em poder dizer com certesa que estao em condiçoes, dai a minha pergunta anterior, se a tapa do sensor do vaso nao deveria estar ligada a nada. no entanto é de estranhar se for dai so ter começado a dar problemas agora...

- Quanto a vestigios de oleo no vaso, oleo do motor com aspecto leitoso, motor com sobredesenvolvimento ou coxo.. nao tenho ha nada disso. o que me começa a fazer afastar a hipotese da cabeça no entanto.. como disse o verdes radios a minha area de conhecimento por enquanto ainda se mantem num tipo de transporte bem diferente dos carros lol o que pode sempre resultar em algum erro de analise da minha parte.
Quanto ao teste de de abrir o vaso expansor com o motor quente ja tentei, estupidamente so tirei a tampa depois de ja ter o motor quente lol saltou um pouco de agua como é normal pela pressao do sistema mas nao borbulhou. No entanto nao tive em atençao a circulaçao de agua mas vou refazer o teste. Apesar disso como coloquei liquido verde para tentar encontrar a fuga ja reparei que a agua do radiador esta mais verdusca o que significa que pelo menos do vaso para o radiador a agua passa.

- Quanto as fugas no radiador da solfagem (que continua a ser onde aposto o meu dinheiro) eu tenho todo o prazer em sujar o fato queimar os dedos e andar em posiçoes estranhas para ver isso tudo eheh mecanico que nao suja as maos nao é mecanico :p no entanto tou com um medo.. que o webmonstro tenho razao e esteja a perder por vapor de agua e ai.. torna-se complicado detectar a fuga. ja andei tambem no radiador principal a procura de fugas e.. pois.. nada mas nao fiquei satisfeito.. :S
é viavel colar um papel na protecçao que temos entre o radiador e a ventoinha e andar com ele? se for so vapor.. o papel mais facilmente fica degradado e umedecido que a fibra de vidro apesar do ar da ventoinha e sempre se elimina o radiador principal da equaçao. ou isto e muito Macgyver? :p
 
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