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Tirar a capota

blaketrooper

Iniciado
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7 Ago 2015
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Olá Tojo,

Eu também ando a pensar numa coisa semelhante.

Já coloquei uma rollbar interior para poder pôr e tirar a nossa hardtop facilmente sem ter de andar a pôr e tirar a estrutura da lona. Quem me fez o trabalho arranjou um sistema semelhante, mas muito mais simplificado - fez uma estrutura, colocou o jipe por baixo, uns camarões nos furos da chuva da capota, uma nolha em cada e levantou a capota sem grandes problemas.

Agora o nosso problema é:
- Peso - os nossos hardtop de metal devem pesar uns 80~100kg, logo o sistema tem de ser mais robusto que este da jeep;
- É preciso à mesma tirar as G3 (se as tiverem instaladas);
- É preciso levantar a capota com cuidado, porque à frente, no encaixe do parabrisas com o tecto, no alter II é inclinada para trás, ou seja, a capota deve sair meio na diagonal para cima (isto só para não estragar nada no parabrisas, nem no hardtop).

Aquilo que ando a pensar para tentar resolver alguns destes problemas era:
1 - tirar de vez o hardtop de metal e mandar fazer uns painéis, em fibra, semelhantes aos da jeep, que encaixem mais facilmente e sejam leves (não faço ideia quanto é que custaria);
2 - recortar a nossa hardtop para:
2.1 - separar o tecto da frente (do condutor e pendura) do de trás (à semelhança do da jeep), ficando o hardtop com duas peças, que facilita a retirada e já pode ser totalmente na vertical;
2.2 - manter a G3 no sítio dela, ou seja recortar a parte lateral e de cima para nem ter de tirar a G3 quando tiro e ponho o hardtop;
2.3 - o 2.1 e 2.2 juntos permitiam também que coloca-se apenas uma lona no tecto da frente (condutor e pendura) deixando o hardtop atrás... é outra ideia.

Como vês, andamos todos a tentar imaginar formas mais fáceis de descapotar os nossos meninUMMs! Se tiveres mais ideias, ou souberes de alguém que tenha outras soluções, apita!

Abraço,
Pedro
 
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9 Jul 2015
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quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Não ficará mais em conta comprar outro Alter que venha de fábrica com capota de lona...!!!


Mas onde é que estava a piada disso? ;)
Quem quer fácil compra um carro de plástico!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
António o trabalho que dá andar a tirar e colocar novamente a capota fixa, é de loucos...!!!

O que disse foi para tentar aliviar o stress que se tem a fazer tal trabalho...!!!

Se feri alguém no seu orgulho laboral e de engenheiro peço desculpa.

Só quem nunca realizou tal trabalho não sabe o que custa...!!!

Mas se houver alguém que consiga fazer tal "engenho" o que á partida duvido, tubo bem, e dou todo o

mérito ao engenheiro.

Haja sentido de humor, a vida sem tal não é saudável...!!!



 
Registo
9 Jul 2015
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Eduardo também eu estava na brincadeira! Eu sei que não estavas a dizer nada por mal nem para ferir orgulhos a ninguém!
Eu queria conseguir arranjar uma maneira de conseguir converter o UMM facilmente entre capota rígida e lona, mas tenho visto que não é, de maneira nenhuma, uma tarefa fácil (ainda não o fiz eu próprio).

 

blaketrooper

Iniciado
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7 Ago 2015
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Olá Malta,

Sinceramente, se tivermos a coisa já bem preparado, pôr e tirar a capota não custa assim tanto. São uma dúzia de parafusos e tá a andar. Eu já descapotei o meu num sábado de manhã, dei uns passeios e voltei pô-la no domingo ao final do dia a tempo de fazer a viagem para Torres-Lisboa de dia.

Demora tempo? demora! aí umas 2h~3h para cada montagem/desmontagem, mas qualquer motivo é bom para andarmos de volta dos bichUMM's!

A minha última engenhiçe foi um mecanismo de Alta Segurança!

É a minha opinião pelo menos!
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Sinceramente... O UMM capota de lona é bem mais versátil, mais bonito e mais pratico. Ok reconheço que para ter capota de lona convém ter garagem, e o amigo do alheio pode dar disabores, para isso não tenho argumentos.

Do resto, a capota de chapa não tem interesse nenhum. E andar a meter e a tirar essa capota várias vezes não tem piada nenhuma. Das duas uma ou é fechado "para toda a vida" ou se é para andar abrir e a fechar é melhor ter capota de lona mesmo.

e mesmo assim as vezes é chata, eu gosto pouco de a tirar e meter, porque acaba-se sempre por danificar alguma coisa.

E agora para contribuir com algo para o tópico, o que estou a pensar fazer para ser mais fácil de tirar e meter a capota de lona sozinho e não a deixar no chão da garagem (não vá o cão lá morde-la) é fazer uma coisa parecida com isto.

Como a minha garagem tem um bom pé direito, vou usar o sistema básico do estendal de tecto:
[/url]screenshot tool

Ou seja, onde estaciono o jipe vou meter no tecto uma armação no tecto que sobe e desce como esse estendal.

Vou ter que fazer 2 tubos parecidos com o tubo original da armação de ferro (aquele ferro do meio que está na parte dos passageiros de trás)

Uma coisa parecida com isto:
[/url]free upload pictures

Para tirar a capota, desaperto-a, tiro as escovas do parabrisas, e a parte da capota do passageiro e condutor viro-a para cima do resto da capota, e enrolo as janela laterais, faço passar os 2 tubos curvos por cima da armação do jipe e meto a travessa do meio com uma cavilhas ou parafusos, prendo as argolas dos tubos nas cordas com mosquetão e puxo, a capota sobe e fica no tecto, quando quiser montar é só descer. a estrutura fica no tecto todo o ano como um estendal.

Para quem tem capota de chapa e uma garagem com tecto alto será uma ideia, mas usando um garibalde
 
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