Sinceramente... O UMM capota de lona é bem mais versátil, mais bonito e mais pratico. Ok reconheço que para ter capota de lona convém ter garagem, e o amigo do alheio pode dar disabores, para isso não tenho argumentos.
Do resto, a capota de chapa não tem interesse nenhum. E andar a meter e a tirar essa capota várias vezes não tem piada nenhuma. Das duas uma ou é fechado "para toda a vida" ou se é para andar abrir e a fechar é melhor ter capota de lona mesmo.
e mesmo assim as vezes é chata, eu gosto pouco de a tirar e meter, porque acaba-se sempre por danificar alguma coisa.
E agora para contribuir com algo para o tópico, o que estou a pensar fazer para ser mais fácil de tirar e meter a capota de lona sozinho e não a deixar no chão da garagem (não vá o cão lá morde-la) é fazer uma coisa parecida com isto.
Como a minha garagem tem um bom pé direito, vou usar o sistema básico do estendal de tecto:
[/url]
screenshot tool
Ou seja, onde estaciono o jipe vou meter no tecto uma armação no tecto que sobe e desce como esse estendal.
Vou ter que fazer 2 tubos parecidos com o tubo original da armação de ferro (aquele ferro do meio que está na parte dos passageiros de trás)
Uma coisa parecida com isto:
[/url]
free upload pictures
Para tirar a capota, desaperto-a, tiro as escovas do parabrisas, e a parte da capota do passageiro e condutor viro-a para cima do resto da capota, e enrolo as janela laterais, faço passar os 2 tubos curvos por cima da armação do jipe e meto a travessa do meio com uma cavilhas ou parafusos, prendo as argolas dos tubos nas cordas com mosquetão e puxo, a capota sobe e fica no tecto, quando quiser montar é só descer. a estrutura fica no tecto todo o ano como um estendal.
Para quem tem capota de chapa e uma garagem com tecto alto será uma ideia, mas usando um garibalde