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Tinta ou produto para pintar/tratar chassis.(pics)

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.

Coloco aqui esta questão apesar de se tratar de assunto do restauro, porque é específica sobre este assunto. (breve segue o restauro no local indicado)

Pois, é. Finalmente a ao fim de alguns anos que parecem uma eternidade o carro entrou no estaleiro e está-se a trabalhar.

Então a questão é a seguinte. Apesar de ter passado uns 3 anos na rua não tem corrosão no chassis. Onte tem e é mais superficial é onde acumulou muitas vezes oleo dos travões.
O antigo dono fez um tratamento ao chassis e pintou tudo com um produto e sobre isso que preciso ajuda. Aquilo parece algo parecido com anti-gravilha. Mas agora que vou limpar, esfregar, roçar a ferrugem até à chapa, que produto posso colocar a segui? Ou produtos.

Já me falaram em coisas tipo "hamerite", mas francamente acho que um chassis não é um portão e merece algo com a devida qualidade e com resistencia a fricções, lama, chuva, enfim...

Seguem as fotos.





Aqui é onde tem a maior ferrugem:


Cá está o sitio onde cai oleo dos travões e ganha ferrugem. Alguém tem uma boa solução para este sítio?


Em sitios como este e em que não se consegue chegar lá o que se pode fazer? Algum spay de aplicação directa?


Segue agora o tal produto que sempre tive com UMM e que cobre toda a parte de baixo do chassis. Na primeira imagem ele está colocado à sucateiro e vê-se bem que cobre apenas a parte da frente do tubo. Mas dá para ver como é um produto com rugosidade.

Aqui também se vê bem. Não tem ferrugem apesar do tempo à chuva.

dentro das portas.

Agora aqui um grande senão. Esta é a aparencia numa longarina. Como o tal produto é meio rugoso, a lama e sujidade tem mais tendencia para agarrar. :/


Bem....., que me sugerem? As fotos são de hoje, amanhã vou para as raspagens e depois lavar com gasolina para tirar gorduras, umas lixadela e aplicar o quê? Um primário e depois anti gravilha? Alguém conhece que produto é este que tenho no UMM?

Obrigado a todos e desculpem estar a escrever cheio de pressa. Não sei se se nota...;)

cUMMprimentos !!!!!!!!!!!! ...., e obrigado pelo vosso tempo.


Orgulhosamente Português !

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

O melhor nesse chassi era levar jacto de areia e metalização, ficava novo, depois dar antigravilhar por todo e tenta acrilica em cima

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Depois de 327 stresses :angry::angry:para fazer o upload das fotos e da namorada fula :anger:por termos perdido o cinema que estava combinado, espero que agora se consiga ver as fotos e conto com a vossa ajuda. Obrigado. ;)

Orgulhosamente Português !

 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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quote:Originally posted by show_time

Boas!

O melhor nesse chassi era levar jacto de areia e metalização, ficava novo, depois dar antigravilhar por todo e tenta acrilica em cima

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Amigo Showtime, pois era , pois era.... houvesse tempo para isso e o euromilhões na próxima semana... heheh.
Acredita que aquilo não está muito mal.Mas o trabalho é para ser feito esta semana senão o homem mete-me o UMM ás peças na rua.

Estou convicto que um trabalho bem feito sem ir ao jacto de areia dá para uns bons anos.
Abraço.

Orgulhosamente Português !

 

pedrolopes58

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concordo com a opiniao anterior. Decapar e metalizar. Caso nao vás por esse caminho posso dizer-te o que faço nesses casos (sou pintor) especialmente em autocarros...o processo vai numa 1ª fase a um disco lamelado (rebarbadora) em cima e vê-se a profundidade da ferrugem..se for aceitável e nao precisar de levar chapa nova, leva um anticorrosivo (passivador de ferrugem á venda em lojas de tintas e afins) deixas actuar 6 a 8 horas até desoxidar a chapa.. processo seguinte é a aplicação de um bom primário epóxico (tb á venda em lojas da especialidade ou drogarias)...finalmente uma boa TINTA de chassis e voilá !
Normalmente vejo aqui no forumm que costumam aplicar antigravilha...não desaconselho a usarem, aconselho sim a não abusarem na dose que metem no chassi, isto porque, se meterem em doses maciças (frequente), ao fim de pouco mais de 1 ano a gravilha começa a gretar e pelo meio dessas gretas vai-se infiltrando a agua e claro a minar a chapa por dentro sem que se apercebam por fora.Eu vejo essa situação muitas vezes e depois é uma chatice.
A sugestão fica dada..
Votos de um bom restauro


"team chupetas"..poupados e forretas
 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas Companheiro

Nao tenhas pressa para restaurar a chapa.
É um trabalho penoso mas muito importante.
Arranja uma rebarbadora e um disco grande para limpar bem.
Nas zonas mais dificeis um berbequim e um raspador de 3 esquinas.
Raspa bem tudo e saca toda essa ferrigem fora.
Depois conversor de ferrugem.
Pelas fotos não tens nada de especial, isso sai tudo na boa.

Compra umas latas de antigravilha e uma pistola para aplicar a compressor.

Não tenhas pressas neste trabalho.






Cumprimentos
Hernani
 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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esqueci-me de dizer...o material que tens aplicado e pelas fotos que mostras é o chamado KRAFT..é rugoso, macilento e chato como o diabo para tirar fora...

"team chupetas"..poupados e forretas
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

A decapagem fica em pouco mais de 300€, vê senão vale a pena o material que vais ter que investir ai para ficar como deve de ser

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Amigos.

Obrigado pela vossa ajuda mais experiente. Obrigado Pedro Mendes também pelas suas palavras de profissional.

Pois então é isso. A substancia misteriosa chama-se "kraft". Sim, é muito difícil de sair, mas parece-me bem aplicado também por isso mesmo. Não creio haver ferrugens escondidas por baixo dele.

Vou sair agora de casa e vou namorar com o bichUMM de rebarbadeira não mão... Mais logo coloco aqui fotos.

Obrigado mais uma vez e cUMMprimentos a todos.

Orgulhosamente Português !

 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Caros amigos.

Para dar seguimento ao tópico e depois de pensar muito no assunto, decidi gastar mais cerca de 750 euros e mandar decapar com o tal jacto de areia ou o que for e de seguida zincar todo o chassis.

Já desmontei tanta coisa que agora vai tudo. Perdido por 100 perdido por 1000. Vou gastar mais tempo e mais dinheiro ainda, porque depois de uma coisa destas tudo que é borrachinha, parafuzinho anilhinha e cócózinha terá de ser novo. Que se lixe! Também como posso mudar de tudo na vida menos de UMM...!

Já agora, quando me disseram que o zincar era o tratamento que dão aos rails da auto-estrada e que dura para o resto da vida. Já fica. Seja lá quanto tempo for o resto da minha vida...

cUMMprimentos a todos.

Orgulhosamente Português !

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Palu

....tens ca uma sorte! lol

andas a fazer "cocegas"....ou andavas...ao UMM.
O "homem" ate tem paciencia... e tu tens sorte!! lol

Ja quando estive contigo rapidamente olhei e disse ...ele anda a fazer cocegas vai tendo a limitacao dos "aerios"...
Mas sera que ele tem "vontade" pelo menos...hmmmm

Agora de "cliente para cliente" ...faz isso mesmo, perde amor aos euros, pois se tens mais amor aos euros que ao UMM...
muda de jipe! lol

O que gostas mais de olhar para o jipe e dizer aaah...foi um remedeio/desenrasque foi o que se pode, e encolher os ombros?
ou olhar para o trabalho feito e deixar os outros tecer elogios?...e no fundo da questao saberes que esta bem feito?

Isto de restauros "infelizmente ou felizmente" nao e' para qualquer um...e para se fazer que se faca BEM.

Andas e' a ouvir muitas conversas ao telefone!
:)))

Tens uma soooooorte!
va desampara a LOJA e raaaaapido! lol

Sabes que o "homem" peso extra para ele nao lhe interessa, antes pelo contrario, portanto tornar os veiculos mais leves e' o que ele pretende...nao adicionar 2kgs de "zinco" que para ele desnecessario e' desnecessario.

Digo-te so para ti uma coisa...
o nivel e a quantidade de restauros "totais e completos" por ano nao acompanha EM nada o volume de UMM's que:
- Sao abatidos
- estao a apodrecer abandonados.

Por cada 1 UMM que se restaure TOTALMENTE por ano...nesse mesmo ano tens 3 ou 4 a apodrecer ou mais.
Ha que manter a "frota" UMM em optimo estado...diz nao a "REMEDEIOS".

Pronto vai la namorar...
Em vez disso eu aconselhava ires para a vandoma venderes aquelas coisas que tens a mais ou que ja nao usas...sempre fazes uns trocos...e sempre ajuda....e em vez de ires a ARRABIDA shopping....nao vas.
:p

(vandoma = feira tradicional que acontece ao sabado numa zona muito especifica do Porto onde tudo se vende tudo se compra, penso que posso comparar a feira da Ladra em lisboa)

Grande Abraco
e ate breve
Carlos Pires


 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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partilho da mesma ideia...pelo que percebi ias desmontar o carro todo não era ? se é esse o objectivo vais claramente pelo trilho certo...mas também como dizes e bem, ás vezes nem todos temos hipoteses (euros) de fazer recuperações tão a fundo.
Posso-te dizer que estou neste momento a trabalhar na recuperação de um Alter a nivel da chaparia completa (carro de um grande amigo meu) e não tenho essa sorte, dado que o rapaz não pode dar-se a esses "luxos"...no entanto prefiro que se ataque agora a chaparia inteira e se consiga manter o Alter intacto, sem podres, sem ferrugens e desminando o carro, do que esperar mais uns meses (ou anos) e quando se for a ver já só com recurso a maçarico .
Boa sorte (tb é precisa) e parabéns pela tua decisão.

"team chupetas"..poupados e forretas
 

Palu

UMM
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Viva Pedro.

Deixa-me também fazer parte do team dos "chupetas" poupados e forretas. heheheh
Devo dizer que é com sacrifício que gasto mais dinheiro que o que contava, mas custa-me tanto chegar a este ponto e por mais um bocado não ir até ao fim que é quase como "morrer na praia"... Paciência. Conto com a ajuda de um amigo e do meu Pai e a obra ha-de sair. (e a malta cá do sítio claro)
Podia ter um carro novo todo pi-pi. Mas não tenho. Cá ando com o fiável HRV e o monstrUMM... ;)

Abraço!

Orgulhosamente Português !

 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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Palu, se há coisa que aprendi neste forumm especialmente é que ter um UMM é ser dono de uma maquina exclusiva, PORTUGUESA, pode não ser toda "pipi" mas é uma maquina infernal, disso não tenho a menor dúvida. O facto de gastares mais uns cobres valentes, vai valorizar o carro que tens, vai deixar-te satisfeito contigo mesmo, por isso não te arrependas do que vais fazer.
Eu na minha vida profissional de pintor automovel, já fui "obrigado" a fazer verdadeiras atrocidades em carros, tudo em favor da lei das seguradoras que só pensam em lucros e não nos clientes que ficaram lesados nos seus carros, alguns dos quais verdadeiras reliquias mas cujo valor comercial era "simbólico"...por isso sempre que vejo aqui no forumm aqueles restauros exemplares, da pontinha dos pés á raiz dos cabelos percebo a verdadeira "alma" que tem um UMM para os seus donos.
"team chupetas" poupados e forretas...eheheh..sou ainda um bébé no TT..sou poupado por natureza..o forretas foi só para rimar !:D
Lembra-te de uma coisa, mais vale pouco mas bem feito do que muito mas aos trambolhões.
Abraço

"team chupetas"..poupados e forretas
 
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