Ola,
So para "falar contigo" um pouco acerca de telas.
Olha certos materias sao acessiveis e andam "por ai" mas quanto mais especificos mais "caros" comecam a ficar e claro depende onde compras etc..etc..
Eu no UMM de Londres estou a usar telas da NoiseKiller (ca de inglaterra) e claro estou a espera dos resultados "reais e finais" no que respeita as suas telas, pois sera o primeiro carro em Portugal a usar quase todas as telas disponiveis que a NK fornece.
Com tempo a Integra Support ficara a representar o mesmo amterial.
Da uma espreitadela ao topico do restauro - UMM Alter II 1993 - Jornal Do Zeca e ves las algumas telas mais para o meio do restauro e recentemente mais outra variedade.
Assim como comentarios nesse topico e outros topicos muito validos do Kingstar - Pedro Reis que trabalha "na area".
Tens tambem a tela que o Sergio - TEBI usou no restauro do Trofeu Ex Carlos Sousa (documentado ca no forum UMM).
E' uma tela "convencional" de face dupla (aluminizado de um lado e o tal "betume preto" do outro) que faz bem o servico.
Honestamente acho muito facil de arranjar esse material agora precos nao faco ideia.
Talvez esteja a cair em desuso? e esteja a ser substituido por outros materais?
Se eu estivesse em Portugal era esse material que usaria.
Lembra-te de uma outra coisa, na minha experiencia as telas usadas pelo exterior tendem a degradarem-se mais rapido.
e perdem caracteristicas fisicas dado estarem expostas aos "elementos" = (humidades, calores, as bruscas diferencas de temperaturas etc)
E as telas hoje em dia tendem a concentrarem-se no habitaculo, como o que estou a fazer no UMM de Londres, selar bem o interior "pelo interior" com telas adequadas para as varias areas do carro.
Claro que tudo depende do trabalho mais "complexo" ou mais "simples" que queres fazer.
Uma coisa e' certa tudo o que possas usar "normalmente" vai trazer mudancas para "menos ruido", agora muito cuidado com o que o pessoal possa usar e verifiquem e "re-verifiquem" se o material que estao a usar nao e' inflamavel,etc, e destinado para a industria automovel ou com caracteristicas que podem ser usadas na mesma.
So para teres uma nocao final em telas e a "preco simbolico" em telas da noisekiller ja la vao cerca de 400 libras nos diversos tipos de telas usados.
Onde recentemente foi adquirido uma tela em estilo "cobertor" para "pousar" em cima do motor e ser "estendido" ate a zona da caixa de velocidades.
P.S. o Carlos - UMMvee tambem esta a usar umas telas penso que interessantes, pergunta-lhe onde arranjou o material.
ou vai dar uma espreitadela ao topico do restauro dele.
Abraco
Carlos Pires