• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Taranto - O meu UMM

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Como disse em 2017 o meu UMM foi para o SPAA na zona de santarem e veio novo...
Aqui fica uma foto de como era antes de do SPA:

1647343330770.png

E agora uma foto de como esta:
1647343542098.png

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas a todos.
Só para vos dizer que vou iniciar a transformação do Tablier.
Cansei-me do ponteiro dos Kms sempre a saltar, não conseguir fazer uma media ao carro por a contagem dos Kms estar sempre errada e da fraca iluminação á noite (apesar de já ter mudado todas as lampadas para Leds)
Já cá chegaram conta Kms com contagem de Kms por antena de GPS, manometro da Temperatura e do nivel de gasoleo, todos digitais com iluminação Led em que podemos alternar a cor.
Quando estiver o quadrante pronto meto fotos

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas a todos.
Só para vos dizer que vou iniciar a transformação do Tablier.
Cansei-me do ponteiro dos Kms sempre a saltar, não conseguir fazer uma media ao carro por a contagem dos Kms estar sempre errada e da fraca iluminação á noite (apesar de já ter mudado todas as lampadas para Leds)
Já cá chegaram conta Kms com contagem de Kms por antena de GPS, manometro da Temperatura e do nivel de gasoleo, todos digitais com iluminação Led em que podemos alternar a cor.
Quando estiver o quadrante pronto meto fotos
Que boas novas trazes Octávio!
O quadrante do meu UMM andou assim até que entretanto deixou de contar de todo!
Manda aí fotos disso e se possível partilha todos os detalhes possíveis!
Acho que nesta altura já muita gente anda por aí com os ponteiros aos pulos a contar apenas metade dos kms reais...
Gostei de te ver de volta...😉
Abraço

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boa noite pessoal.
O tempo não é muito e isto vai se fazendo aos poucos. Mesmo assim, com muita bricolage, corte e costura de rebarbadora, esmoril, lima e berbequim la consegui encaixar os 3 manometros no quadrante.
Estou neste momento em trabalhos de eletricidade/eletronica a criar fichas nos manometros (recicladas de cabos de computador velhos) e terei igualmente de fazer um cabo adaptador das fichas do quadrante para os manometros e quadrante que estou a criar etc porque o plastico com os circuitos tem de ser todo cortado.
Encomendei na Mauser botoes de pressão (que ainda não chegaram) porque os manometros permitem mudar a cor de fundo encostando um dos fios á massa e quero ter essa possibilidade sem desmontar.

A ver se amanhã consigo meter aqui as fotos que tirei com o processo de corte e costura já terminado

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ora boa noite.
Conforme prometido cá vai...
O quadrante era assim:
1713911057409.jpeg

1º corte desmanchei o quadrante inteiro, e cortei o plastico á volta das fichas... Nesta fase achava que ia deitar este plastico fora. Se fosse agora fazia um corte muito mais cuidadoso para ficar um trabalho com melhor apresentação... Marquei o lado que fica virado para o conta Kms e do outro lado marquei se era o Manometro da Temp ou do Combustivel para saber onde cada plastico pertencia (pormenor importante pois têm medidas diferentes)
1713911143775.jpeg
1713911159941.jpeg

De seguida cortei as circunferencias para caberem os manometros:
1713911295123.jpeg
.

Os plasticos pretos tambem tiveram de ser recortados pq o conta Kms novo não cabia:
1713911354381.jpeg
1713911373615.jpeg

1713911648569.jpeg
1713911657089.jpeg

Visto de tras:
1713911721380.jpeg

A partir daqui foi a saga da parte eletrica...

Anexos

• 1713911436067.jpeg
    1713911436067.jpeg
    44,4 KB · Visualizações: 33
  • 1713911453823.jpeg
    1713911453823.jpeg
    44,9 KB · Visualizações: 28

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
peguei nos plasticos que cortei das fichas, num bocado de paciencia e engenho, uma aparafusadora, uma broca de 1,5mm e fiz furos para prender cabos:
1713912002219.jpeg

Atenção que esta ficha tem 9 contactos, a outra só tem 8. Por isso vos disse que era necessario saber de que lado era cada uma.

Depois foi trabalho de paciencia de passar fios e estanhar para criar pistas cravadas no plastico:
12.jpg
1713912155753.jpeg
14.jpg

No fim ficou assim:
1713912125289.jpeg

Na ficha do lado do manometro da temperatura, no plastico de contactos há diodos para acender a luz de bateria quando outras luzes acendem. Como tive de cortar este plastico todo, montei os diodos no cabo que fiz:
1713912529387.jpeg

Raspei o plastico ao de leve com um X-Acto perto de cada luz para descobrir o cobre da pista e soldei os meus cabos perto de cada luz.
Resultado final com quase todas as ligações feitas:
1713912666404.jpeg

Falta apenas chegarem os 3 botoes de pressão para mudar as luzes dos manometros. vou aplica entre os manometros e os fios brancos/pretos que vêm soltos serão para ligar nesses botoes.

Visto de frente:
1713912757509.jpeg

Quando os botoes chegarem acabo e meto uma foto com o quadrante montado (esperemos que funcione)

Anexos

• 1713912147047.jpeg
    1713912147047.jpeg
    45 KB · Visualizações: 34
  • 1713912178888.jpeg
    1713912178888.jpeg
    98,6 KB · Visualizações: 32
  • 1713912309788.jpeg
    1713912309788.jpeg
    38,5 KB · Visualizações: 26

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
grande biscatada! desde já parabéns pela paciência e pelo trabalho que parece estar excelente! :)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Agora entendo o porquê de dizeres que isso vai devagar!
É um trabalho muito minucioso que requer muita calma e paciência!
Estou a gostar.👍

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Isso é trabalho de ourives, parabéns pela paciência.

Vi que o conta quilómetros é por GPS. o GPS está integrado nele ou tens que instalar noutro local?

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ainda não montei a antena. Vou fazer um furo no fundo do Tablier para a Barra de ferro que suporta o vidro da frente. Passo o cabo por aí e a antena fica em cima dessa barra.

Vai ficar com duas... já tem a do Autoradio.

Hoje testei as luzes todas uma a uma com um transformador de 12V e umas garras. Tudo pronto para montar. Só falta chegarem e aplicar os botões de pressão. A correr bem hoje ao final do dia fica pronto.

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ja agora e antes que perca o Papel, aqui fica o mapeamento das fichas por tras do quadrante. Sei que se pode consultar no manual tecnico, mas pelo menos para mim, sabendo que está aqui será facil de encontrar:

Ficha do lado do manometro do combustivel: Pin 1 será o de cima, e o 8 o de baixo:
  • 1 - Sinal positivo para piscas
  • 2 - Sinal positivo para Maximos
  • 3 - Ground ou massa para todo o quadrante
  • 4 - Sinal resistivo (de massa) que vem da boia do combustivel para o respetivo manometro
  • 5 - Sinal de massa para luz de diferencial
  • 6 - Positivo 12V com chave ligada para todo o quadrante
  • 7 - Sinal de massa para luz de travão de mão
  • 8 - Sinal de massa para luz de nivel de oleo dos travões
Ficha do lado do manometro da temperatura: Pin 1 será o de cima, e o 9 o de baixo:
  • 1 - Sinal positivo para Iluminação do quadrante
  • 2 - Sinal positivo para Minimos/Medios
  • 3 - Sinal positivo para Luz da resistência de aquecimento
  • 4 - Sinal positivo para Luz de tamponamento do filtro/entrada de ar (acho que não se usa)
  • 5 - Sinal resistivo (de massa) que vem do sensor de temperatura para o respetivo manometro
  • 6 - Sinal de massa para Luz da bateria
  • 7 - Sinal de massa para luz de oleo
  • 8 - Sinal de massa para luz de temperatura
  • 9 - Sinal de massa para luz de avaria (!)
Alguem sabe se é possivel extrair da linha da informação da luz do oleo um sinal para um manometro de pressão do óleo ou será melhor instalar um sensor dedicado para o proposito?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olha no que te foste meter!
Vais ver a malta a vir já toda a querer saber mais pormenores desse upgrade!
Em relação às cores confesso que gosto de todas.
Talvez a opção de escolha seja influenciada pelo estado de ispirito!
Por exemplo, se o teu clube ganha pões uma cor viva e entusiasta, se perder colocas uma depressiva🤣🤣🤣
Gostei de saber que esse conta kms funciona por GPS!

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Está top, eu só tirava os vidros desses manómetros e colocava o vidro do quadrante original.

Top Inferior