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"Tac tac tac tac" quando ligo o UMM [Resolvido]

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Boas pessoal, desde há uns dias quando ligo o meu UMM, um alter de 1992, ouço perto do rádio uns estalidos secos e repentinos: tac tac tac tac, como se fosse um relé a abrir e a fechar o circuito várias vezes seguidas, isto acontece quando rodo a chave no canhão para a primeira posição, por norma o barulho nunca dura tanto tempo quanto a luz indicadora do aquecimento das velas. já aconteceu a alguém? será caixa azul? relé dos piscas?

CUMMprimentos e Obrigado pela ajuda
 
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26 Out 2007
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-
e capaz de ser a caixa azul se calhar esta com humidades

Pedro Marques
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Aldeia

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31 Jul 2006
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Bateria fraca.....

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Júlio

Isso é a caixa azul que se está a "queixar" de bateria fraca, tal como diz o amigo Aldeia.

O jipe pega bem ou notas que o arranque é lento e sem vigor?

cUMMprimenTTos

M Marques
"Vamos pintar um sorriso no Haiti" :)
Sócio CLUBE UMM N.º 186
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Aveiro/Viseu

 

Júlio

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21 Jul 2008
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Eu sou de Matosinhos e arranjei trabalho em Arouca, sendo o UMM à altura a minha viatura do dia-a-dia ao fim de 2 meses de 150km diários arranjei casa em Arouca, como a viagem diária era mais curta, bastante mais curta, e a bateria parecia já antiga, esta deixou de acumular carga. Resolvi então investir um pouco no Alter e comprei-lhe uns pneus novos e uma bateria de 85 Amp, trocada em meados de Janeiro , ele costuma pegar bem, o motor de arranque vira bem e tudo. Será algo com o alternador? Faço cerca de 15 km de manhã e outros tantos ao fim do dia para ir para casa, não acho que seja assim tão pouco para carregar uma bateria nova. Tenho faróis auxiliares mas raramente os uso. %-(
 

Júlio

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21 Jul 2008
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Obrigado a todos pelo contributo. Não é o relai dos faróis de longo alcance, fui eu que os instalei só ligam com os médios e além de não ter notado nenhum anomalia no comutador das luzes, o dito relai ficou por baixo do cinzeiro, o barulho que ouço vem de, definitivamente, perto do rádio. Falha minha, é na segunda posição quando as velas estão a aquecer. acho eu, agora fiquei confuso, como nunca paro demasiado tempo na primeira posição %-| mas julgo que é na segunda.
Que aconselham? deixo andar assim? tento sacar a caixa fora e abrir, possivelmente passar um secador? ligo o secador uns minutos e aponto para trás do rádio? se calhar mando a um electricista. A bateria é nova, nem com a bateria velha (e fraca entenda-se) eu ouvi, alguma vez, estes barulhitos.
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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É de duas caixas de fusíveis, a minha acho que está por trás do rádio, logo quando o comprei fiquei sem piscas e ao substituir o interruptor da sinalização de emergência vi uma caixa azul, perto da traseira do auto-rádio. A confirmar-se a localização, se realmente for ali que costuma estar, é azul:)

Obrigado
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Ok Mário, vou seguir o seu conselho até porque o UMM está a ser o meu veículo do dia-a-dia e não me tem deixado ficar mal, tem merecido uns mimos :)
É cara a caixa? tira-se bem fora? Quando instalei o auto-rádio lembro-me que ela estava de lado, mas um pouco pra cima, se calhar é mais fácil do que parece.
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Obrigado André, poupaste-me algum trabalho de pesquisa. Vou dar-lhe umas pancadinhas na famosa Caixa Azul, se deixar de fazer o tal barulho já sei que o problema é mesmo da caixa e que por agora está "resolvido" mas que se voltar a acontecer posso sempre arranjar uma caixa compatível do Citroen ZX 1.9D, ou então de um Renault 5TD, Express Diesel ou mesmo Traffic. Estas compatibilidades funcionam em qualquer alter? É que a minha já é dentro, por baixo do tablier.

Mais uma vez Obrigado.
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Pessoal,

Após uma noitada ontem com um amigo electricista, ele ouviu o barulho e antes de pôr as mão ao trabalho disse que poderia ser:
- Bateria fraca(onde é que eu já tinha ouvido isso, lol);
- Ligação à massa deficiente;
- Contactos do relé a precisarem de uma escovadela (também já aqui falado);
- Alguma das velas não estar nas melhores condições; ou
- Outra coisa qualquer.

Como o meu receio era a caixa azul focou-se a atenção na bendita, deslocamos o tablier para aceder melhor à caixa, saiu a caixa, e enquanto ele verificava o bobinado do relé e dava uma escovadela nos contactos eu dou à chave e lá estava o "tac tac tac tac".
Paramos ambos, incrédulos... E esta, heim??
Ele pousa a caixa na bancada e tenta ver de onde vem o barulho, ali na zona só um relé das luzes de emergência, um que eu tinha adoptado para as luzes auxiliares estava debaixo do cinzeiro, nada...
Eis quando senão ele se lembra de desligar o auto-rádio e me pede para dar à chave e não se ouve barulho. Talvez coincidência, mais umas tentativas e nada. Liga-se o menino e o barulho reaparece, encostando a mão ao rádio percebe-se perfeitamente que o barulho vem do JVC.

Pois bem meus caros, se servir para ajudar alguém julgo que há várias morais da história que se podem retirar deste "filme":

- Nunca, por inércia, partir do princípio que um qualquer problema virá logo da peça mais cara, xata ou inacessível. O meu maior receio era que a caixa azul estivesse com atracagens esquisitas e qualquer dia deixasse que aquecer as velas do UMM, que inconscientemente persegui essa hipótese ignorando outras causas prováveis; e
- O UMM é simples, quando o tentamos mimar com luxos mais modernos, rádio com leitor de cd e MP3, estava a pensar em adaptar um fecho central dum clio e um alarme, quem sabe um dia mais tarde vidros eléctricos, nunca devemos descurar que o estamos a complicar, a ser anti-natura, e que por vezes os problemas podem até surgir de algum destes elementos "externos".

Senti o UMM a rejeitar um "orgão" que lhe tinha acoplado e se o UMM não fosse o veículo do dia-a-dia talvez sacasse o auto-rádio fora :)

De qualquer modo o rádio, para já lá continua, vou experimentar ligar o UMM sem CD dentro a ver que faz na mesma o barulho, recordo-me que quando o instalei não cortei a ficha de pré-instalação de auto-rádio, pois não tinha a certeza para que serviria e apenas lá fui buscar as linhas de alimentação, quando tiver tempo corto a ficha, para evitar puxadas e estanho as emendas para não haver falhas de energia, fios eléctricos amarrados e isolados com fita isoladora num veículo todo-terreno pode, a longo prazo, provocar falhas de energia, devido às vibrações. Se persistir o barulho mesmo assim poderá ser o auto-rádio (algum relé ou o motor do CD)que tenha apanhado alguma humidade ou então outra coisa qualquer.

Espero que possa servir para algum paciente com os mesmos sintomas.



Cumprimentos,

Júlio Santos

 

kingstar

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18 Jun 2008
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Boas!
Desculpa lá, ó Júlio, mas depois de ler isto sou obrigado a dizer que o problema estava no ouvido porque fosse o tac-tac que fosse seria perceptível o barulho do autorádio.lol
O que tu tens é uma ligação directa á chave que dá corrente ao radio imediatamente ao ligares.
Isso não é co correcto ! O rádio, seja em que posição a chave esteja, deverá se manter desligado e apenas manualmente o ligar.
Claro que depois de umas ligadelas nessas condições o motor do radio que liga o CD faz a pesquisa continua do mesmo tendo ou não CD dentro.
Podes ter a certeza que nada tem a ver com fios ligados à troxa-môcha e as soldas a estanho não são solução.Tens aí uma ligação mal feita. Tenho uma cx de 10 cds da Blaukpunkt e sempre que ligo
a chave o radio manten-se desligado mas a cx reinicia o motor de busca dos CDs.

Vê bem como tens ligado o JVC.

Abraço
Pedro R
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Boas Pedro,

Acredita que não é nada perceptível, ou melhor nota-se muito bem o rabulho mas é exactamente igual ao fecho de circuito de um relé, nada me levava a acreditar que um auto-rádio pudesse fazer aquele barulho, mesmo que tivesse relés dentro o barulho deve ser muito mais soft.
Quando o liguei assim foi precisamente para salvaguardar que ele pudesse ficar ligado acidentalmente e de manhã ficasse sem bateria. Ao ligar só com a chave no canhão também desliga mal tire a chave fora. Há forma de o ligar de modo a que tenha corrente quando dou à chave mas que ele só ligue manualmente? e que fique sem corrente quando tiro a cyhave do canhão? Não sei se percebi o que queres dizer, tens o rádio ligado numa linha onde tem sempre corrente independentemente da posição do canhão é isso? Desse modo ligas e desligas o bicho quando queres, correcto?

Cumprimentos

PS: ele por vezes falha quando passo numa lomba ou isso, por isso acho que algum fio pode mesmo estar à "trouxa-môcha"
 

Amado

Iniciado
Registo
18 Mar 2010
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Boas Julio,

O facto de o radio falhar quando passas numa lomba ou assim pode ser devido as caracteristas do aparelho, ou seja,
os radios tem uma memoria instantanea para que em pequenos resaltos as musicas nao parem, o que pode acontecer é que esse JVC tenha uma memoria menor e quando o resalto é mais elevado ele pare de tocar (como é obvio pode n ser isto, mas opiniões nunca sao demais)!!

cUMMps


Play Hard, Play Like A Man, Play UMM
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Julio, o falhar numa zona mais acidentada é próprio dos radios CDs.
Uma forma de reduzir e evitar isso é colocar uma espuma ou borracha nas zonas rígidas onde o radio esteja fixo de forma a amortecer a pancada.
No meu, o radio só liga manualmente mas desliga quando ao desligar o carro mas isso deve ser pelo canhão que não deve ser original porque a meio não liga nada e só liga tudo na última posição de encosto.
Experimenta desligar o radio manualmente antes de desligar ou tirar a chave.
Depois liga a chave outra vez. Se ligar então tens o radio com alguma opção de parametros que
o liga assim.
Para mim, um radio deve ligar e desligar-se quando o dono quer e não quando ele quer !!!lol
O fio de corrente que deves ligar é o vermelho.
Só vendo como tens as ligações, se usaste as fichas DIN A.B e C, se fizeste ligações directas, se tens amplificador, etc.
Como disse acima, o meu radio só liga manualmente mas quando ligo a chave a caixa de CDs liga o que significa que a corrente passa do radio pela ficha DIN que liga a caixa ao radio.
Não será por acaso uma situação dessas ?
Se precisares posso te arranjar os diagramas da fichas DIN e o que cada numero representa.

Abraço
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Boas pessoal,

Quando disse que o rádio falhava não me referia apenas ao som, mas à electricidade do mesmo, o visor desliga-se mesmo por alguns segundos, daí achar que alguma emenda não está nas melhores condições.

Fiz o que sugeriste KingStar e pelos vistos o meu rádio é (ou está predefinido assim) como o teu:

- Se lhe tirar o cd fora e ligar o carro o rádio ilumina o interruptor "ON" mas não se liga;
- Ligo-o manualmente ele acende e funciona (sem cd dentro não faz o tal barulho e portanto será de concluir que é o motor do CD) e quando desligo o carro o rádio também desliga.

Pelos visto o único "defeito" é eu deixar o CD lá dentro quando desligo o auto-rádio, o problema não se solucionou, o barulho persiste, mas ficou identificada a fonte do mesmo. :)

Obrigado a todos pelas ajudas e contributos
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boa!
Júlio, ainda bem que ficou identificado!
Faz uma coisa como derradeira tentativa : coloca um CD de limpeza no radio e deixa-o lá a limpar o laser.
Pode ser o laser que esteja sujo e não detecta o CD estando sempre a abrir e fechar o circuito.
O sistema do CD é uma plataforma que se move debaixo para cima a enconstar o CD. Sempre que tem dificuldade de verificar a existencia do CD continua sempre a levar acima e abaixo o plataforma.
Se não resolver então tens alguma peça solta nessa secção do radio que te faz isso.


Abraço
 

Júlio

UMMzito
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21 Jul 2008
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Boa Sugestão Kingstar, realmente enquanto na Punto ele nunca fez este barulho, sendo os nossos maquinões mais arejados e as condições de circulação mais poeirentas, poderá ser falta de limpeza na lente.

Cumprimentos, e Obrigado pela sugestão.
 
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