Pessoal,
Após uma noitada ontem com um amigo electricista, ele ouviu o barulho e antes de pôr as mão ao trabalho disse que poderia ser:
- Bateria fraca(onde é que eu já tinha ouvido isso, lol);
- Ligação à massa deficiente;
- Contactos do relé a precisarem de uma escovadela (também já aqui falado);
- Alguma das velas não estar nas melhores condições; ou
- Outra coisa qualquer.
Como o meu receio era a caixa azul focou-se a atenção na bendita, deslocamos o tablier para aceder melhor à caixa, saiu a caixa, e enquanto ele verificava o bobinado do relé e dava uma escovadela nos contactos eu dou à chave e lá estava o "tac tac tac tac".
Paramos ambos, incrédulos... E esta, heim??
Ele pousa a caixa na bancada e tenta ver de onde vem o barulho, ali na zona só um relé das luzes de emergência, um que eu tinha adoptado para as luzes auxiliares estava debaixo do cinzeiro, nada...
Eis quando senão ele se lembra de desligar o auto-rádio e me pede para dar à chave e não se ouve barulho. Talvez coincidência, mais umas tentativas e nada. Liga-se o menino e o barulho reaparece, encostando a mão ao rádio percebe-se perfeitamente que o barulho vem do JVC.
Pois bem meus caros, se servir para ajudar alguém julgo que há várias morais da história que se podem retirar deste "filme":
- Nunca, por inércia, partir do princípio que um qualquer problema virá logo da peça mais cara, xata ou inacessível. O meu maior receio era que a caixa azul estivesse com atracagens esquisitas e qualquer dia deixasse que aquecer as velas do UMM, que inconscientemente persegui essa hipótese ignorando outras causas prováveis; e
- O UMM é simples, quando o tentamos mimar com luxos mais modernos, rádio com leitor de cd e MP3, estava a pensar em adaptar um fecho central dum clio e um alarme, quem sabe um dia mais tarde vidros eléctricos, nunca devemos descurar que o estamos a complicar, a ser anti-natura, e que por vezes os problemas podem até surgir de algum destes elementos "externos".
Senti o UMM a rejeitar um "orgão" que lhe tinha acoplado e se o UMM não fosse o veículo do dia-a-dia talvez sacasse o auto-rádio fora
De qualquer modo o rádio, para já lá continua, vou experimentar ligar o UMM sem CD dentro a ver que faz na mesma o barulho, recordo-me que quando o instalei não cortei a ficha de pré-instalação de auto-rádio, pois não tinha a certeza para que serviria e apenas lá fui buscar as linhas de alimentação, quando tiver tempo corto a ficha, para evitar puxadas e estanho as emendas para não haver falhas de energia, fios eléctricos amarrados e isolados com fita isoladora num veículo todo-terreno pode, a longo prazo, provocar falhas de energia, devido às vibrações. Se persistir o barulho mesmo assim poderá ser o auto-rádio (algum relé ou o motor do CD)que tenha apanhado alguma humidade ou então outra coisa qualquer.
Espero que possa servir para algum paciente com os mesmos sintomas.
Cumprimentos,
Júlio Santos