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Suspensão a cruzar e confortável

zerui

Iniciado
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22 Abr 2010
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Boas a todos,

Depois de muito pesquisar, finalmente avancei com um teste para alterar a suspensão do meu UMM Alter II Turbo.

Desde que comprei a máquina que achava o carro espectacular para andar na estrada mas muito pouco apto a andar no monte. Praticamente não cruzava a suspensão e era duro como uma pedra. Mesmo comparado com outro Alter II Turbo cá da casa, este era mais duro e andava sempre com as rodas no ar. Comparado a um Alter I, então nem se fala...



O objectivo desta alteração era tentar chegar ao cruzamento da foto anterior, o Alter I cá da casa com suspensão "de origem".

Já se sabe que para que uma suspensão cruze, vai-se perder alguma coisa na estrada, pois vai surgir o "adornar" ao curvar. No entanto, o meu UMM já andava sem barra estabilizadora o que me levou a pensar que na pior das hipóteses, voltava a monta-la.

Outro dos pontos fundamentais para mim é que qualquer alteração ou preparação ao UMM seja completamente reversível sem andar a cortar e a soldar chapa e que mantenha o aspecto mais ou menos original.

Por ultimo, como tenho pneus com pelo menos 31" de diâmetro, interessava-me ganhar alguma altura ao solo e "rebaixar" os batentes do eixo de modo a evitar o bater das rodas nas respectivas cavas e nos plásticos.

O resultado para conseguir o que pretendia foi aplicado ao eixo da frente e ficou com este aspecto:



A altura normal do solo ao topo da cava da roda num UMM com altura "standard" é de aproximadamente 87cm (com pneus 31"). Após a alteração, passei a ter 92cm.
A principal diferença passou pelo curso da suspensão. Um UMM normal, medido no mesmo local, abre a suspensão até aos 93/94cm no máximo. Eu passei a ter 102cm sem alterar os brincos nem as fixações das molas ou dos amortecedores.
A nível de conforto, em qualquer suspensão de lâminas, o ponto ideal para que a suspensão seja macia (esquecendo a dureza e numero de lâminas) é com os brincos a trabalhar entre os 30º e os 45º (apartir da vertical) quando o carro está parado em piso plano. Deste modo, a suspensão facilmente comprime ou alonga. Já todos devem ter reparado que quando espertam as molas e deixam os brincos na vertical o jipe fica mais duro.
Esta posição dos brincos pode ser vista na foto anterior.

Após 200 ou 300km, já acamei as molas e tenho os brincos a 40º sensivelmente.
A primeira sensação assim que peguei no UMM foi, bem isto não adorna muito, por isso vai continuar a ser duro. Depois passei por uma lomba e ao passar o eixo da frente, senti aquele amortecer tipo almofada de ar. Ao passar o eixo de trás, o tipico "pummm" acompanhado pela pancada mais ou menos seca (de referir que tenho backets na máquina o que não ajuda ao conforto).
Vou com o carro ao mecânico e ele olha para o carro e diz, "levantas-te o jipe? isso vai ficar inguiável na estrada!". Ok. Vamos experimentar... volta ele a dizer "antes tinhas um carrinho de rolamentos, agora tens um jipe preciso de direcção, bom a curvar e confortável!".

Teste de fogo... monte! Com umas trialadas pelo meio. O conforto é notável. Deixei de ter de passar os cruzamentos em força para a inércia vencer as rodas no ar e passei a andar em 1ª quase ao ralenti com a suspensão a trabalhar. Das poucas vezes que tive dificuldades em cruzamentos, foi porque o eixo de trás continuava a andar com as rodas no ar.
Basta ver o aspecto das suspensão aberta (ainda sem amortecedores):



Já vi alterações a UMM's para helicoidais a não ter o mesmo desempenho.

E agora o "segredo"... que alterações é que fiz:

- Lamina mestras novas com +1cm da fixação fixa ao eixo e +2cm do eixo ao brinco.
- Lamina secundárias novas com o mesmo "crescimento" para acompanhar a mestra.
- 3ª Lamina mais comprida de modo a irem até onde começa a dobrar lamina secundária.
- Mais uma lamina para um UMM capota de lona com guincho, perfazendo 7 laminas.

Esta alteração ronda os 150€ a 200€ por feixe de laminas.

Como é lógico, com esta alteração, os amortecedores de origem são "lixo". Ficam totalmente abertos com o UMM parado em plano.
Solução foi arranjar amortecedores mais compridos. Encontrei amortecedores com 37cm em fechado e 62cm em aberto.
Os de origem têm 32,5cm em fechado e 51cm em aberto. Os 32,5cm em fechado é um absurdo pois a suspensão nunca comprime abaixo dos 34cm com os batentes de origem. Mas ainda assim, os meus batem quando o eixo toca ao de leve no batente.
Como já referi atrás, queria acabar com o bater das rodas nas cavas, como tal, nada como meter uns tacos de borracha no eixo com os 2 a 3cm que "faltam" aos amortecedores. (esta operação ainda não fiz...)

Deste modo, a suspensão abre a 58/59cm nos amortecedores deixando ainda 3/4cm de margem para mais tarde fazer uma experiência com brincos 2cm maiores.

Agora vou fazer o mesmo na suspensão de trás e posteriormente volto a actualizar o tópico com o feedback da traseira.

Nessa altura coloco também umas fotos do carro a cruzar para terem uma ideia mais concreta dos ganhos neste aspecto.

A parte "má" disto tudo é que para fazer este upgrade podem contar com 600 a 800€ para as molas dos dois eixos e pelo menos mais 200€ para 4 amortecedores "sem serem chineses" mas baratos.


Cumprimentos,
José Rui Martins



 
Registo
8 Out 2011
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Boas, já agora qual a marca desses tais amortecedores?

Mais uma vez, obrigado pela dica.
UMM abraço

Miguel Matias
Alter Turbo 91
XB-58-46
Sócio nº 278 do Clube UMM
 

zerui

Iniciado
Registo
22 Abr 2010
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Obrigado é ao pessoal todo do forum que vai postando os feedback das suas alterações. Foi reunindo essa informação toda que cheguei a esta ideia!

Relativamente aos amortecedores, são Japoneses, salvo erro da KYB. São para uma L200, modelo de 1996 em diante, da traseira.
Atenção que consoante as marcas, para esta pick-up, os amortecedores podem ser maiores ou mais pequenos. Por exemplo, os OME recomendados para a L200 1996 são os N30 ou N30E. Os primeiros são mais curtos uns milimetros em aberto e fechado e os N30E são maiores 1cm em fechado e quase 4cm maiores em aberto.

Esta solução dos amortecedores é provisória. Como não sabia se ia funcionar, não ia comprar amortecedores de 100€ ou mais euros para fazer uma experiência. Posteriormente vou troca-los provavelmente por uns Rancho 9000 e tentar arranjar com 62cm em aberto mais com menos de 37cm em fechado.


Cumprimentos,
José Rui Martins
 
Registo
8 Fev 2012
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Este foi o procedimento que fiz no WhiteBoy, aumentar Mestras, segunda lámina maior também, meter molas de esperas novas e reformular todos os amortecedores.

Como não tenho estabilizadoras e para o carro não adornar muito em curva, experimentei primeiro com os Nitrocharger da Old Man Emu.
Testei com dois por eixo e com quatro por eixo. O carro ficou mais duro mas adornava na mesma em estrada.

Depois disto resolvi apostar nos amortecedores LTR da Old Man Emu, reformulados de novo a suspensão na frente e a coisa ficou melhor. Sempre que preciso de andar depressa na estrada coloco 100 Psi nos bombones, para conforto no TT baixo para 65 Psi.

Na traseira fiquei-me pelos 4 Nitrocharger.

Entretanto depois de tantas pestanas queimadas e de tanto aram€ investido, se fosse hoje começar de novo não fazia as coisas assim.
Passo a explicar, a suspensão com molas de laminas ficou a trabalhar muito bem, quem já andou no meu carro pode confirmar isso mesmo.

O principal problema é que com o uso em fora de estrada as lâminas não aguentam o arco nem por nada.
Dois passeios seguidos com umas paredes pelo meio e lá ficam as molas nas couves.

Quero com isto dizer que quem for começar de novo talvez possa optar por uma coisa diferente mais actual e mais duradoura.
Suspensão helicoidal ou até coilovers. Tenho estado a estudar e a ponderar fazer este trabalho na minha cobaia (WhiteBoy) não o sistema de coilovers mas sim das molas helicoidais, deste modo aproveito o investimento realizado nos amortecedores.

Podem-me chamar isto e aquilo e mais não sei o que. Mas a verdade é que temos partido muito a cabeça para conseguir elevar os nossos UMM's a outro nível.
Vou fazendo os teste no WB e vou tirando as minhas conclusões.

Voltando às molas, mesmo quem usa molas palabolicas sofre do mesmo mal, ao fim de pouco tempo tá tudo nas couves.
No nosso meio vamos partilhando a informação entre marcas nem sempre dizem a verdade completa ;)

AbraçUMM

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
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Boas!
Com parafusos lubrificaveis, molas com manutenção em dia e uns bons amortecedores, até parece um Mercedes! Já andei em alguns deveras confortáveis, nem pareciam UMM's. Quanto ao arco, não há milagres. Com o tempo perde o arco, e não demora...
Eu também vou muito nas helicoidais. Tenho que começar com os cálculos, medidas, torneiros e soldas... :)

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 
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