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subir o Cournil TRIAL

volino

UMM
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13 Jul 2009
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boas amigos

como sabem tenho andado a iniciar-me numas provas de trial, o que acontece é que o meu Cournil está um bocado baixo ... sim os meus pneus são pequenos "205-80-16" mas já estes roçam em todo o lado.

já li bastante acerca do assunto mas gostava de algumas opiniões, sejam elas neste tópico ou por PM ...

o que entendi (ou não):D:thinking: até este momento foi:

SPOA - não fazer, vai tirar muiiita estabilidade ao carro, e há muitas alterações a fazer desde barras direção a transmições e pelo que li o angulo que mais preciso que é o ventral vai ser influenciado depois pelas tranmições ????? mas iria conseguir colocar pneus maiores sem mais alterações....

helicoidais - seria uma boa opção e apesar de muitas alterações seria a mais acertada :thinking::thinking: mas com os nossos eixos esta alteração fica um bocado limitada por serem estreitos :thinking:

espartar as molas - mais barata, menos duradoura :thinking: e não vai limitar o cruzamento :thinking::thinking:

bem, agradeço opiniões :)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 
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8 Out 2011
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Boas Tiago,
fala com o filipeumm. Pela experiência que tem deve ser uma das pessoas mais indicadas para ter dar umas dicas.;)

Miguel Matias
Alter Turbo 91
XB-58-46
Sócio nº 278 do Clube UMM
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Tudo depende do que queres gastar e/ou ter chatices...
Claro que o mais acertado seria ir já para outros eixos e coil-overs:cool:gastavas e chateias-te só uma vez,mas ficas com uns fundos dos bolsos muito grandes:D:D
Se quiseres manter o mesmos eixos podes fazer o que eu tinha no meu antes das helicoidais.O meu para andar com os 33 ou mesmo os 9.00r16 cortei um pouco as cavas das rodas,batentes das mola emendados,molas reforçadas á frente(estava um "cepo" mas até ajudava pois eu não tinha bloqueio á frente,o cabedal é que sofria:dizzy_face:)tinha brincos com mais 5cm e os apoios das molas na carroceria acrescentados tambem 5cm(no cournil é facil acrescentar) e era o suficiente para as rodas não trancarem nos guarda-lamas.E com estas alterações ficas com o carro praticamente original "á vista" e com o angulo ventral aceitavel.E lembra-te que quanto maior é a altura maior é a queda:),no teu caso pensava seriamente era arranjar um apoio/protecção de caixa mais liso tipo o do alterII
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Aqui na Ericeira há um cournil de 80 com SPOA e o velhinho 2.3 (adaptado) pois inicialmente era 2.1... pneus??? 31/10.5R15

Não andava no trial de competição... mas envergonhou muitos GR's e até um UNIMOG por algumas pistas de trial aqui da zona! Odrinhas e Igreja nova por exemplo

Quem se lembra do assador de castanhas sabe do que ele era capaz de fazer!
podes ver umas fotos dele aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/766&SearchTerms=,

 

volino

UMM
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13 Jul 2009
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olá Filipe

pois, o que eu gostava também era a primeira opção que deste :) falta o melhor €€...

a optar por grandes alterações não serão para já... tiria que ir arranjando o material e depois quando o material estivesse todo para meter e hovesse t€€€mpo lá se iria tratar disso.

aumentar aos brincos e aos apoios das molas à carroçaria já tinha lido sobre isso, e uma pessoa vai lendo tanta coisa que me esqueço de algumas bem importantes:blush:
parece-me uma muito boa opção sem ter grandes gastos... as cavas também já tinha pensado nisso mas tenho andado a adiar:).
nos batentes das molas, aumentas-te ??

vou ver com o mecanico a melhor maneira de fazermos uma proteção para a caixa. aquela barra que lá anda também já está direita de tanta porrada que leva :blush:

abraço



Tiago Fonseca

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volino

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13 Jul 2009
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Jagoz grande Canhão ;) obrigado :)

Tiago Fonseca

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Sim,os batentes das molas acrescentei,de modo a que as rodas nao batessem nas cavas.Nao tenhas problema em perder algum cruzamento á frente pois ficas com a frente que é mais pesada a fazer peso mais uniforme nas 2 rodas e assim tens mais tração
 

volino

UMM
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13 Jul 2009
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ok, obrigado ;):D

hoje à tarde já vou falar com o mecanico

abraço

Tiago Fonseca

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8 Fev 2012
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Boa tarde amigo,

Realmente o melhor era mesmo eixos, molas helicoidais e alterar o sistema todo de uma vez.

Isso implica aram€ mt aram€.
No meu o que fiz para conseguir andar de 35 foi, aumentar molas mestras para ter pano para o arco extra, cortar as cavas, meter espaçadores, alterar amortecedores para uns mais compridos, alterar barra de direcção que liga a caixa ao diferencial, girei os C do diferencial da frente por causa do ângulo entre a pinha e o veio de transmissão, aumentei o veio de transmissão da frente.

Foi feito aos poucos e cada coisa de sua vez.
No entanto estou arrependido de não ter metido logo molas helicoidais nos diferenciais.
O dinheiro que já gastei em molas e claro depois de elas levarem cacete temos de as espartar de novo, já tinha dado para perder tempo a fazer um sistema à maneira para a frente.

Não sei a tua carteira mas acho que uma boa solução passaria por montar uns coilovers à frente e atrás molas helicoidais.
Claro que isto implica alterar a suspensão toda.
Sem trabalho e sem aram€ nada de faz.

Existem UMM's com dana 44 à frente e molas helicoidais a fazerem velocidade ;)

Infelizmente não há solução fácil e económica implica sempre algum investimento ;)

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

volino

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13 Jul 2009
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pois Humberto o problema é mesmo o aram€ que anda curto :)

uma solução mais cara passa por ter o jipe parado muito tempo e não me estava a apetecer muito...:D

abraço

Tiago Fonseca

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show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

simples, pedro 4x4 brincos boomerang 17cm entre furos iguais aos meus e amortecedores maiores do bj73 de tras de origem.

chega, eu calço 33 9.5 r16 e quem ja viu o meu jipe sabe o que é um UMM a cruzar! =)


 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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-
quote:Originally posted by filipeumm

Tudo depende do que queres gastar e/ou ter chatices...
Claro que o mais acertado seria ir já para outros eixos e coil-overs:cool:gastavas e chateias-te só uma vez,mas ficas com uns fundos dos bolsos muito grandes:D:D
Se quiseres manter o mesmos eixos podes fazer o que eu tinha no meu antes das helicoidais.O meu para andar com os 33 ou mesmo os 9.00r16 cortei um pouco as cavas das rodas,batentes das mola emendados,molas reforçadas á frente(estava um "cepo" mas até ajudava pois eu não tinha bloqueio á frente,o cabedal é que sofria:dizzy_face:)tinha brincos com mais 5cm e os apoios das molas na carroceria acrescentados tambem 5cm(no cournil é facil acrescentar) e era o suficiente para as rodas não trancarem nos guarda-lamas.E com estas alterações ficas com o carro praticamente original "á vista" e com o angulo ventral aceitavel.E lembra-te que quanto maior é a altura maior é a queda:),no teu caso pensava seriamente era arranjar um apoio/protecção de caixa mais liso tipo o do alterII
Boas agora estava a ler este tópico e algumas coisas que disseste despertaram-me a curiosidade, podes esclarecer alguns pontos?

Quando falas em cortar as cavas, cortas só as de trás ou também cortas as da frente? como é que fazes os cortes? não percebo bem o que cortas, ou ficas com buracos na carroçaria? :p

O meu umm é um alter 1. Queria apenas meter-lhe uns pneus maiores neste momento ando com uns 7.50 e não roçam por pouco. O que tenho em mente é por uns 8.25 ou mesmo uns 9.0 de altura.

Não tenho interesse em subir muito o umm, com a diferença para os pneus que tenho é suficiente, apenas queria que não roçassem nas cavas de roda. Mas quero manter o umm relativamente original, não quero mudar molas, muito menos eixos, até porque eu gosto do sistema de molas de carroça. Equaciono subir os brincos 5cms, não mais que isso, e talvez não seja suficiente, daí que se com uns cortes discretos na chapa resultasse era uma ideia. :D

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Os cortes que fiz foi só nas laterais,os guarda lamas não mexi,é claro que não foi só cortar tive que refazer as abas onde apertam os plasticos.
Tenho aqui 2 fotos do meu topico na altura que as cortei,mas so tenho fotos depois com os plasticos ja emendados,mas aqui no forum há varios assim,o WHITEBOY do Humberto está semelhante ao meu.

Antes



Depois de cortado



Atrás não tenho foto nenhuma assim ao pormenor,mas é mais simples de cortar.
 
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