• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

SPOA "COMO FAZER"

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
Boas, deixo aqui a minha opiniao de como fazer um SPOA, atençao nao é basiado nos UMM, foi escrito a pensar nos eixos japoneses, mas o trabalho é identico..espero que ajude !!


Boas, para quem deseja ou tem interesse em passar as molas por cima dos eixos, aqui ficam algumas dicas:

As molas têm que estar pasmadas, ou sem experto, quase direitas, para terem um bom desempenho tanto para baixo como para cima, e para que não fique demasiado alto, pois o que é demais é como o que é de menos....

Depois retira-se o eixo de trás completamente fora do carro. As molas ficam fixadas no jipe. Temos 2 opções ou fazemos as novas peças de ponte de mola, ou descravamos as de origem para soldarmos por cima dos eixos.

Colocamos novamente o eixo no sítio, pegamos nas peças, metemos as peças no ponto de mola e acertamos o eixo para as receber. Convém usar sempre (tripés, cavaletes), para poder rodar o eixo e subí-lo se preciso. Pronto isto, temos que rodar o eixo ligeiramente para cima de forma a que o veio de transmissão fique direito e alinhado com a caixa de transferências.

Depois montamos o veio de transmissão para que possamos ver bem os alinhamentos e ângulos das cruzetas. Posto isto tudo, temos que pegar num fio de prumo tirar medidas em junção com o eixo da frente, de forma a por o eixo direito e alinhado(convém ter a direcção alinhada e o jipe direito..

Então pingamos as peças do ponto de mola ao eixo e conferimos de novo, depois de todo ok, é soldá-las.

Aperta-se as molas ao eixo,e os amortecedores ficam prontos a pôr no lugar, pois como todo o sistema inverteu, o apoio do amortecedor também. Depois o record de travão convém alterá-lo e pôr outro maior (mais comprido) e o apoio do cabo travão altera-se também, consoante o desejado e já está.

No eixo da frente aplica-se o mesmo que se fez no eixo de trás, apenas com algumas difrenças, pois temos que alterar as barras de direcção e o caster da direcção. Feita a montagem das peças do ponto de mola e o eixo já no síto, apertado e alinhado, vamos ás barras! Estas têm sempre que trabalhar todas por cima das molas, pois há quem meta, uma por baixo e outra por cima. Para se montar as barras por cima das molas temos 2 opções: ou compramos as peças já feitas nos USA ou usamos as nossas.

Se pretendermos usar as nossas fazemos assim...as peças de que falo são os tirantes que apertam no sistema de cubo interior e por sua vez apertam as barras!!!
Esses tirantes são desmontados dos cubos e sao cortados passando a ponta do lado direito a ser soldado com o esquerdo e vice versa, de forma que estes tirantes fiquem ligeiramente virados para cima para podermos usar as barras por cima das molas, pois os ditos tirantes são de origem direitos... a razão que não apenas trocá-los de roda, é porque não dá, pois não ficamos com os ângulos certos. A parte da solda tem que ser bem feita, chanfrando bem as peças, pois estas não podem partir senão ficamos sem direcção hehee.



Para corrigir os caster da direcção desmontamos os cubos atá ficarmos com a chamada bola nua, a bola tem que ser descravada do eixo pois esta tem um tubo com cerca de 10 cm que penetra no interior do eixo tornando se um só, descrava-se na soldadura e ao cortar a solda esta já é feita de forma chanfranda para mais tarde receber a solda, rodamos as ditas de forma certa, (atenção não rodar de mais) ao soldar temos que meter novos retentores, os dos semi-eixos, pois o calor queimou-os e mesmo que os retirássemos antes estragavam-se.

Na questão dos amortecedores os de origem já não dão, a não ser que se altere as torres dos mesmos. Para quem tem a caixa de direcção no lugar de origem, a torre daquele lado tem que ser alterada de forma a que o amortecedor nao toque na barra de direcção.

Posto isto e tudo feito, há que fazer a barra que vai tirar o chicotear do eixo de trás aquando se arranca....como as molas agora estão em cima do eixo, ele tem tendencia ao chicotear pois além de outro ângulo, as molas por cima permite fazer isso.....essa barra tem que ser feita de forma a o eixo não chicoterar e a ficar a deixar o eixo cruzar. Esta trabalha com um sistema de brinco e se não tiver barra, o que pode acontecer, é degolarem veios de transmissões e rodas de coroa dos diferenciais, mais tarde coloco fotos do que aqui falo. Outro pormenor importante é colocar mais um pouco de óleo nos diferenciais, pois como agora têm outros ângulos não existe chapinhagem suficiente de óleo para lubrificar os rolamentos do pinhão de ataque..depois é ver amortecedores, cabos de travões, fios etc.

Se esta alteração for bem feita fica excelente, o jipe não adorna e nem precisa de barras establizadoras. Ganha-se na altura ao solo e defende a mecânica. Para quem acha que pneus resolve lembrem-se que os pneus dão altura dos eixos ao solo. Esta alteração da altura á mecânica, etc etc etc melhora muito...nesta alteração aconselho para jipes descapotáveis e sem muito peso acima do chassi...


Depois meto fotos da barra de trás e etc..

Cumprimentos





Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

FerreiraJMC

UMMzito
Registo
7 Jul 2008
Mensagens
74
Localização
-
Boas....
Nesta explicação, fiquei com algumas duvidas....
podias colocar fotos, explixativas de todos os passos a seguir.??


Aproveito ainda para deixar cUMMprimentos.



José Ferreira = UMM CournilEntrepreneur 83

_________________Ter um UMM é bom! Imaginem se for Cournil_________________
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Boa explicação. Há ali uma parte que não é para nós, é para os Patrol, portanto para os UMM's fica um pouco mais fácil. Venham as fotos.



Free2UMM
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
boas, fotos infelizmente nao tenho...senao partilhava na boa....a explicaçao está apropriada mais aos toyotas e aos nissan...expecialmente

nos eixos da frente, onde partilha o mesmo tipo de manga de eixo, ao contrario dos danas...de certa forma a ideia é a mesma, atençao este

texto é da minha autoria, e nao tenho estudos nem formaçao academica que me permita, falar em certesas...apenas sou um curioso que faz umas coisas

aqui por casa !! e ja la vao algumas...se um dia destes fizer um spoa a um UMM, terei o cuidado de tirar as fotos para partilhar !!

cumprimentos ;)

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 
Top Inferior