• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

SOS Falta de alimentação no motor.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
O motor atmosférico não sobe a rotação e acaba por ir abaixo.

Cronologia:
-Começou a desenvolver pouco e mesmo parado com o acelerador a fundo a rotação do motor não fazia mais que metade do que pode fazer. Pensei no filtro de gasoleo, mudei-o e ainda ficou pior. Depois da muda de filtro além de não desenvolver ainda ficou a fazer poços, chegando mesmo a parar o motor em andamento. Os tubos de combustivel já tinham sido anteriormente trocados e estão OK.
-Pensei então que pudesse ser a rede no depósito demasiado obstruída pois à uns meses quando o depósito foi limpo não se garantiu que rede durasse muito tempo, então ontém substituí o depósito por outro que está OK. O resultado ainda foi mais desastroso que nem se conseguiu manter o UMM ao ralenti!
-Voltei a abrir o corpo do filtro de gasóleo e substituí todas as borrachas que não tinham sido trocadas com a muda do filtro, voltei a fechar e o resultado manteve-se muito negativo, ficando o ralenti muito instavel e quando se acelera acaba por ir abaixo...
-Abri a electrovalvula e testei-a e está OK, ainda assim experimentei sem piston e o resultado é o mesmo que o anterior.
-Coloquei o UMM a trabalhar sem valvula anti-retorno e troquei a valvula antiga por uma em bom estado e o resultado é sempre o mesmo, ou seja, trabalha ao ralenti, se acelerar muito delicadamente e até ao fundo o motor acelera um pouco e acaba, mesmo a fundo, por apenas trabalhar ao ralenti. Se fizer uma aceleração a fundo bruscamente, o motor sobe o regime e logo a seguir vai abaixo.

Posto isto já não consigo pensar em mais nada e não vejo solução nenhuma e para ajudar não consigo desviar da ideia um possivel problema com a bomba injectora...

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
Boas, não sou mecânico, mas uma de duas penso que seja ou bomba injectora ou falta de compressão. Sendo que a segunda terias mais sintomas tipo perda de força, consumo de óleo, fumo na vareta etc etc.

quando metes o carro a trabalhar, pega bem ou tens de insistir?

Abraço
Pedro Costa

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Quando dizes que trocaste as borrachas do filtro de gasóleo, referes-te a membrana da bomba manual de gasóleo? Tenta meter a trabalhar com gasóleo direto de um garrafão para a BI. Se se manter o problema, o prolbema está na BI ou daí para a frente...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,
Calculo que tenhas visto, mas isso não é falta de ar?

UMM abraço
Samuel Sousa

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Estou a pensar o mesmo que o Samuel, tira o filtro de ar e põe o motor a trabalhar para ver se há alguma diferença...
Cumps

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Umma vez tive um carro com sintomas iguais e era um poro num tubo do gasoleo que provocava a entrada de ar em aspiração, o carro tinha um trabalhar incerto e quando acelerado ia abaixo...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
26 Mar 2012
boas. como esta o filtro de ar? esta bom ok!
faz o seguinte: elimina o deposito o filtro e todas as tubagens.
arranja um garrafão e uns tubos para admissão e para o retorno do gasoleo. orienta tambem uma bonba para puxar e para manter o gasoleo em pressão. existe umas bonbas universais boas e baratas. ferra o sistema e mete o umm a trabalhar. se ficar bom ,algo entre o deposito e a entrada da bonba injectora esta mal. se ficar igual quase de certeza que tens a bonba injectora marada. eu tenho um umm alter1 que so trabalha bem durante 2 ou 3 minutos se eu tirar o parafuso de purga da bonba e se desligar o tubo do retorno e de admissão de gasoleo e dar umas gazadas com ar comprimido enquanto dou a ignição para a bonba rodar. tudo isto com o sistema do garrrafão a fazer de deposito. conclusão: bonba injectora entupida. mas neste caso o umm teve alguns anos parado, e penso que não seja o caso do teu.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Obrigado pelas dicas.

Então cá vai, Samuel e Mário o motor respira bem. Octavio, ainda não isolei qualquer possibilidade que seja haver algum problema com o depósito mas assim que voltar ao trabalho no UMM o primeiro passo é encher o máximo possivel do depósito.
Alex, a bomba manual está inutilizada mas existem garantias que não há entrada de ar pela dita cuja, ainda assim um dos próximos passos será colocar a trabalhar com diesel de uma garrafa e com uma bomba de pêra.
Pedro Costa, espero que não haja nada com o motor que até aqui tem mostrado ter muita força e para já estou inclinado para a BI a dar o badagaio.

O Luís Granja recomendou-me dar um liquido de limpeza e é o que vou fazer assim que retomar o trabalho, sabendo eu as consequências disso, ainda assim antes de passar a algo mais dispendioso vou tentar a esta manobra.

Não referi que tenho usado percentagens elevadas de oleo alimentar usado como combustivel e sabendo eu que a maioria desses oleos alimentares leva oleina de palma e que a mesma solidifica a temperaturas abaixo dos 20º, existe a possibilidade de se terem formado crostas mais ou menos gelatinosas dentro da BI e que até limpar irá dar pano para mangas. É o que dá ter Lucas CAV. Se fosse Bosch ainda estava a andar...

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
ok, por isso perguntei tb qual o comportamento do carro aquando de o colocares a trabalhar. Queria saber se custa a pegar ou se pega de "estalo", e qual o comportamento do motor (se custar a pegar). tem uma rotação normal ou mais acelerada tipo a pegar de "embalo" (apenas dando ao motor de arranque).

Abraço
Pedro Costa

Registo
21 Mai 2008
Nao sei se e verdade ou nao, mas sempre ouvi dizer que essa mistura acaba por nao se revelar saudavel para os motores.

AbracUMM

Joao Cabral.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by JoaoCabral

Nao sei se e verdade ou nao, mas sempre ouvi dizer que essa mistura acaba por nao se revelar saudavel para os motores.

AbracUMM

Joao Cabral.

Temos cá um carro que prova que é possivel e que nos ultimos 3 anos e quase 30 mil km não viu outro combustivel senão oleo vegetal usado, a única diferença é que usa uma bomba Bosch...;)

O UMM tem a famosa Lucas CAV que só gosta de gasoleo fino.:D

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by lution

ok, por isso perguntei tb qual o comportamento do carro aquando de o colocares a trabalhar. Queria saber se custa a pegar ou se pega de "estalo", e qual o comportamento do motor (se custar a pegar). tem uma rota��o normal ou mais acelerada tipo a pegar de "embalo" (apenas dando ao motor de arranque).

Abra�o
Pedro Costa

Não custa a pegar, pega logo à primeira e o ralenti fica baixo e instavel. Amanhã vou tentar dar lá uns toques para ver se ele fica a andar para ver se o tiro de lá o mais rápido possivel.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Já está melhor mas ainda não está perfeito, é que além da falta de alimentação ainda suspeito de uma entrada de ar. Amanhã farei o ponto de situação.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Resolvido. Foi bruxaria. Ontém ainda mal andava e hoje dei à chave e tudo estava normal. Foi uma gripe UMMistica que já foi curada.

Top Inferior