• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

solução para o intercooler

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
consegui hoje o meu presioso turbo k24 com os respectivos colectores... so que à um probela, o turbo é um MOntro ao pé do k16 de origem e a saida de ar do turbo esta muito junta ao de entrada de ar do colector que é unido por um tubo de cerca de 10 cm ... até aqui muito bem..., so que queria por um I.C. so que não à espaço para fazer curca de saida do tubo , passar no IC e novamente na entrada do colector de admição... será que à uns colectores de admição para este turbo com a entrada do colector por cima?? acho que este é de uma 505 turbo... foi o que o gajo me disse...~

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

GPS: +39° 49' 37.50", -7° 15' 50.03"

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Vais meter intercooler no Cournil?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
sim queria por pois vou presisasr de tirar o maior partido em Baixas...
porque achas que não vale a pena?? um IC nunca é de mais peso eu... mas estou aberto a sujestoes...

abraço

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

GPS: +39° 49' 37.50", -7° 15' 50.03"

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Boas Pedro, podes usar os colectores de admissão de um atmosférico.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

No cournil acho que o intercooler nao faz falta e só ocupa o pouco espaço que ele ja tem, mete isso directo, no meu nao tenho nada disso. Assim aquilo até tem mais bisga a baixas.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Eu só te posso dizer como fiz: levei o turbo ao torneiro e ele cortou o caracol do turbo e soldou uma curva para trás. Depois fiz as tubagens em inox a passar tudo por trás do motor.
Se fica melhor? Eu acho que sim...

UMM Cournil

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
quote:Originally posted by show_time

Boas!

No cournil acho que o intercooler nao faz falta e só ocupa o pouco espaço que ele ja tem, mete isso directo, no meu nao tenho nada disso. Assim aquilo até tem mais bisga a baixas.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Não faz porque??

o intercooler aumenta a densidade / reduz temperatura do ar que entra no motor, logo melhor combustão, mais binário e potencia!!

Só vantagens, porque dizes que não faz falta?

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O Mauro acha que o intercooler no Cournil dele não faz falta porque o jipe dele só dá 60/70 kmh por isso nem apnha o precioso ar fresco para lhe refrescar o intercooler e as ideias!:D:D

Mauro, é certo que o espaço disponível no Cournil é muito pouco, mas um intercooler é sempre uma mais valia, a menos que o coloquem em zonas onde não apanha a circulação de ar fresco! mesmo nesses casos pode-se tentar colocar um ventilador para fazer circular o ar.

Abraço...

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Sardinha e demais, num Cournil não sei até que ponto valerá a pena meter Intercooler por uma simples razao!

Com um motor 2.5TD usando a caixa de velocidades e relaçoes dos eixos de origem a velocidade maxima considerada normal para o motor andar entre 0,3 e 0,5 bar são 80-90km/h reais!
No mato nao vais tirar partido do intercooler porque mais depressa ele aquece e é mais uma coisa a ocupar espaço do que o serviço que vai fazer, e em estrada as caixas são tao curtas que é sempre a "encavar acima" sem precisar de muito.
No meu caso consigo levar o carro à red-line quase sem acelerar em estrada, basta acelerar um pouco e manter que ele vai la em 4ª enquanto num Alter Turbo de origem tens que lhe dar bem e ter o motor bom para ele chegar aos 140 e tal KM/h.

Não significa que não seja preciso mas que é dispensavel é.
Acho que é mais importante colocar um Snorkel e agora vem o sarrabulho hhehe isto porque temos tão pouco espaço de trabalho que se colocarem o filtro do ar dentro da caixa original fora do jipe como os jipe do Dakar tinham ganham ar fresco e ganham espaço para fazer as bricolages normail.

No meu caso sinto falta disso e de um Overdrive pois o jipe tem motor para puxar estes pneus em estrada ou mato ou maiores mas não tem caixa para acompanhar em estrada enquanto no mato em redutoras que são picadas sem cruzamentos de eixo onde antes subia em 2ª agora é em 3ª com o turbo a 0,9Bar hehehe

Para finalizar, o que eu escrevi não é lei mas, por experiencia propria e de alguns membros do forUMM sobrou isto hehe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Eu quando falei que me parece ter ficado melhor é porque de facto tenho Overdrive. Se nao o tivesse nao sei se valeria a pena, mas estou convencido que mesmo assim valeria.

UMM Cournil

Top Inferior