• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Socorro: Ainda não pega!

AndreV

UMMzito
Registo
7 Jul 2009
Mensagens
82
Localização
-
Viva pessoal

Cá venho eu mais uma vez continuar a minha saga...
Há cerca de um mês o meu motor de arranque deixou de funcionar, e hoje finalmente acabei o processo de reparação (troca de bobine de chamada e porta escovas). A razão foi sobre-aquecimento devido a tentativas vezes de mais..

Pronto, voltei a coloca-lo hoje lá dentro, montei tudo direitinho, vou a ligar o motor roda cheio de força (nunca o vi assim tão bom), mas o motor não pega! Não percebo, porque no dia em o motor de arranque foi com as couves, o motor de combustão chegou a pegar..

No entanto, no fim da operação reparei que um cabo ,que vinha de um conjunto de cabos perto do motor de arranque, se encontrava desligado:


Reparei também que neste conector (constituído por 3 cabos), um dos cabos (o vermelho) liga à bomba injectora..


Ao rodar a chave para a posição anterior à posição de ligar o motor de arranque, este fio é alimentado por 10V...

Esta-me aqui alguma coisa a falhar? O carro esteve mais de um mes parado e deu à bomba manual de gasóleo até ficar dura..

Cumprimentos e obrigado!
André


 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Teres dado á bomba até ficar dura pode não ser suficiente,convinha purgares tambem,para isso tens um parafuso de 8mm á saida do filtro de gasoleo para isso mesmo.Tambem convem ver se as velas de incandescência estão boas e a receber corrente.
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas
pelo que descreve e estando essa ficha desligada do qual sai o fio vermelho, esse fio vermelho que liga na bomba injetora (valvula) se não tiver corrente quando liga a chave da ingnição o motor não entra em funcionamento essa é a dita valvula de corte de gasoleo.

Dica:
Liga a chave de ingnição e com um busca pólos verifica se chega corrente á valvula do corte de gasóleo, se não tiver corrente não activa a válvula, impedindo a entrada de gasóleo para a bomba e posteriormente motor.

se tiver corrente, verifica o estado das velas.

Se continuar a não crer pegar, retira a válvula de corte de gasóleo na bomba, pode estar avariada, para resolver temporáriamente segue as dicas do Azimute : https://for-umm.pt/oldthreads/11937.asphttps://for-umm.pt/oldthreads/11937.

Se até aqui não existirem deficiências, alivia a porca da tubagem do gasóleo (á entrada dos injetores) e se a bomba manual estiver ferrada vai dando á chave até sair gasóleo.

Vai dando noticias.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Essa ficha solta parece-me ser a que liga ao copo do filtro de gasoleo.

Se tens corrente nesse fio que vai à B.I. só vejo aí um motivo para não pegar. Faz o que o Filipe disse, dar à bomba manual só não chega, o ar tem de sair todo, desaperta a purga e aí sim dá à bomba manual. Mesmo a fazer isto correctamente ainda vai haver muito ar do filtro até à bomba injectora e desta até aos injectores, portanto ainda leva algum tempo a pegar.
 

AndreV

UMMzito
Registo
7 Jul 2009
Mensagens
82
Localização
-
Boas mais uma vez,
Obrigado pelas respostas desde já.

Estive a verificar e:
-chega corrente às velas, apesar de não ter tirado para fora para ver se aquecem realmente
-a válvula de corte na B.I. aparentemente está boa, ao ligar-lhe lá 12V ouço tac...

Depois fui à procura do parafuso à saída do filtro de gasóleo,para desapertar e dar à bomba manual até vir gasóleo, mas fiquei um pouco confuso,
entao tirei estas fotos para me darem uma ajudinha:)

Visto de frente:


Visto de cima ( descobri onde ligo o conector perdido:) )


E ainda pus a maquina por baixo para ver o que lá tinha e encontrei um parafuso, mas acho que nao tem nada a ver..


Qual destes é que desaperto? ou não é nenhum destes ? lol

Abraço e obrigado!

Cumprimentos,
André
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Boas.
Penso que é o parafuso 13mm na primeira foto, que vai até à tampa inferior.
Não tens indicado
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
977
Localização
Portugal
Olá,
O parafuso é o que assinalei a laranja.



Fica a legenda dos números que assinalaste:

1 Entrada de agua da bomba da para aquecimento do gasóleo.
2 Saída de agua para após o aquecimento
3 parafuso que segura o "radiador de aquecimento do gasóleo.
4 parafuso em cima serve para retirar o filtro de gasóleo.

Depois de verificares tudo o que te disseram se não pegar, tapa a entrada de ar com a mão enquanto das á chave para obrigar a puxar mais gasóleo

UMM abraço
Samuel Sousa

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Epá, desculpa pensava que era o parafuso para tirar o filtro
 

AndreV

UMMzito
Registo
7 Jul 2009
Mensagens
82
Localização
-
Já Pegou!!:D

1º Purguei , e realmente ainda havia bastante ar.. Mesmo assim não deu logo. Aliviei os parafusos as porcas dos tubos que ligam aos injectores e pegou:) OBRIGADO A TODOS!!
No entanto, depois fui dar umas voltas e depois quando desliguei pingou gasoleo que se farta... :( só não percebi exactamente de onde...

A parte disto, tenho ainda umas perguntas:
- é suposto/normal ter algum tubo de água ligado ao copo do filtro do gasoleo? É que depois de ver a resposta do Samuel com a númeração, fiquei a saber que lá se ligam tubos de água e eu não tenho nada lá ligado! lol

- O sensor que liga ao copo do filtro do óleo (que indica posteriormente se há falta de óleo no motor) deixou de funcionar no momento em que o motor de arranque avariou. Os sintomas eram: independentemente de ter a chave na ignição ou não a luz no quadrante estava sempre ligada.
Concluí que por causa do cabo estar meio descarnado, tocava nos 12 V que alimentavam o motor de arranque.
Quando montei o (novo) motor de arranque liguei o cabo da luz do óleo no tablier ao terminal no copo do óleo do filtro. No entanto agora ta sempre desligado.. A minha questão é:Onde se alimenta o sensor com 12 V? É que se calhar não estão lá ligados 12v e por isso é que nunca dá nada ... só que não percebo onde se liga..

Obrigado a todos mais uma vez

Cumprimentos,
André
 
Top Inferior