• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

SNORKEL A SAIR NA VERTICAL PELO CAPOT

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Olá AmigUMMs !!!

Tenho aqui o material para montar um snorkel artesanal,
com uma cabeça da AIRFLOW, e estava a pensar, em vez
de fazer o buraco na chapa para saída do tubo lateralmente
, estava a pensar em fazer um buraco no capot e o tubo
sair logo na vertical, ali pelo canto do pendura. Já vi isto
feito em UMM que andam no trial, mas só em fotos, nunca ao
vivo. Algum de vocês tem esta experiência própria ou de amigos
que me possa aconselhar se é uma boa opção, mas têm de se ter
alguns cuidados ou se só dão problemas e o mais fiável é o
sistema tradicional lateral.
Um vantagem de sair por cima é que o tubo não fica tão exposto para
ser arrancado por árvores como já tenho visto e fica mais discreto,
mas à partida também estou a ver 2 desvantagens:uma é o isolamento
à volta do buraco do capot que é feito para não entrar muita água e
ao mesmo tempo esse buraco também tem de permitir que o capot abra bem
sem danificar o tubo do snorkel.

Comentem por favor.

Um AbraçUMM

FJLOPES

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
É uma opção, não sei se é melhor ou pior que a lateral.

Acho que a malta dos UMM´s da Madeira tem lá um snorkel assim, faz uma pesquisa.

UMM abraçUMM

j.aldeia

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Uma sugestão: saída lateral ! É mais fácil tapar um buraco de lado que remendar mais tarde o capot e por mais que se invente a melhor vedação entra sempre água!
Outra sugestão: água acima do capot não é o melhor dos tratamentos de beleza para qualquer carro seja UMM, Toy ou outros! Quando se têm snorkel nada nos impede de fazer actos tresloucados!
Se não o tivermos já pensamos 2x.

UMM abraço

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Amigo
é uma opção usada..mas tem os seus contras..um deles é ke depois não e pratico abriri o capot e terás sempre ke abrir um buraco no capoto com muita folga..
outra tira-te muito a visibilidade--e a pior..é ke se não poes um "chapeu" adekuado...o vidro te lançará mais facilmente agua pro mesmo!!!..(mesmo em poçlas pequenas)

agora te dou uma ideia ( e ke já foi montada em UMM´s e ate resultava

que é abrires a entrada do tubo pra admissão junto á cx de fusiveis..e ai colocares tb a cx de filtro de ar..e depois levas o restante tubo pro tecto (claro ke nesse caso terás de fazer um furo no tejadilho...mas sem folgas (isolado não deixara entrar agua pro habitaculo)..mas terás ke ter sempre em atenção o chapeu do mesmo (cabeça de cogumelo ..nao recomendo) ideal seria a 45 graus e virado pra trás

mas o melhor aind é como sempre o usei..lateralmente..e evitares ao maximo curvas acentuadas;)

cUMMprimenTTos
madeira

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Muito obrigado pelos conselhos amigos.

Vou mesmo colocar o snorkel de lado.Mas de qualquer forma tenho
sempre se reposicionar a bateria, mas agora é relativamente facil
uma vez que a minha nova bateria é uma EXIDE que é um pouco mais
pequena que as tradicionais.Só tenho de fazer uma pequena base em
chapa para a apoiar melhor à frente e colocar-lhe as barras de fixação.
O meu ALTER Turbo é o de 88, tinha ainda a caixa do filtro de ar
das pequenas por cima da cabeça do motor, agora tenho uma caixa do
filtro de ar do atmosférico, que tem uma abertura maior o que faz
com que o tubo seja mais largo.

Acho que deve entrar mais ar para o motor com este e o ALTER TURBO
mais recente também já traz essa caixa do filtro de ar. Será que no meu modelo existia uma afinação diferente no que toca a entrada de ar
uma vez que a entrada da caixa do filtro de ar era mais pequena?

FJLOPES

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by FJLOPES

Muito obrigado pelos conselhos amigos.

Vou mesmo colocar o snorkel de lado.Mas de qualquer forma tenho
sempre se reposicionar a bateria, mas agora é relativamente facil
uma vez que a minha nova bateria é uma EXIDE que é um pouco mais
pequena que as tradicionais.Só tenho de fazer uma pequena base em
chapa para a apoiar melhor à frente e colocar-lhe as barras de fixação.
O meu ALTER Turbo é o de 88, tinha ainda a caixa do filtro de ar
das pequenas por cima da cabeça do motor, agora tenho uma caixa do
filtro de ar do atmosférico, que tem uma abertura maior o que faz
com que o tubo seja mais largo.

Acho que deve entrar mais ar para o motor com este e o ALTER TURBO
mais recente também já traz essa caixa do filtro de ar. Será que no meu modelo existia uma afinação diferente no que toca a entrada de ar
uma vez que a entrada da caixa do filtro de ar era mais pequena?

FJLOPES

Amigo não tens ke afinar nada..e so ficas a ganhar com essa "alteração" de Filtros...mas atenção ke a saida do filtro de ar pra aadmissão é um pouco menor ke admissão...tem atenção ao tubo ke metes!!!..de resto é tentares evitares curvas..e voilá

cUMMprimenTTos
madeira

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Boa noite!

Infelizmente já vi este tópico tarde!

Eu e um amigo temos o snorkel a sair no canto do capot como falavas e vou-te explicar o porquê.

Eu tinha o snorkel de lado e, em brincadeiras mais radicais, era frequente o snorkel atrapalhar a progressão do UMM e foi arrancado por duas vezes.

No processo de construção do Facochero, e tendo em conta as nossas "desventuras" com os snorkel, experimentamos recortar o capot de fibra e colocar o snorkel "dentro" das linhas do UMM.

Depois, com ajustes, acabei por montar no meu UMM um snorkel do género e mais tarde montamos num UMM de um amigo.

Vantagens:
- fica dentro das linhas do UMM, pelo que não corremos o risco de arranca-lo numa passagem mais estreita;
- se for posicionado com uma folga de 1-2 cm do vidro frontal, não estorva a visão;
- Coloca-se a caixa do filtro do ar no sitio da bateria, de forma a que o tubo que sai dela vá encaixar directamente ao turbo.
- Já tens uma EXIDE (a minha também), pelo que facilmente fazes um suporte para a colocar logo após a caixa do filtro, ficando tudo "arrumadinho".
- Evitas andar com muitas curvas e diminuis aos metros de tubo do snorkel;

Desvantagens:
- ter de cortar o canto do capot e ser conveniente reforçar a estrutura de reforço naquela zona (basta soldar chapa a tapar o buraco). No entanto, com medidas bem tiradas, recorta-se a peça, guarda-se, e mais tarde é fácil voltar a colocá-la.

Resumindo, tirando o facto de ter de recortar o capot, não vejo mais desvantagens desta solução.

Agora, antes de fazer uma alteração deste tipo (snorkel, guincho, pneus maiores, etc) tens de reflectir para que queres o UMM... :D

São sempre soluções que devem ser feitas quando pretendemos meter o UMM em outras "guerras"!

Se precisares de algum esclarecimento adicional, ou fotos do que tenho, dispõe.

Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,

Como foi referido anteriormente, é uma questão de gostos pois todas as instalações têm prós e contras. No meu caso coloquei com saida directa pelo capot recortanto o canto do capot e uma vez que o tubo é de ferro, soldei a própria chapa ao tubo e desta forma parece-se com um capot único. Ao invés de colocar do lado direiro do carro, coloquei do lado esquerdo, passando entre o capot e a cava do habitáculo do condutor. PAssa lá com bastante folga e é tubo bem largo. Desta forma evitei mexer nas baterias, até porque tenho lá duas.

Fernando Ferreira

Top Inferior