• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Sistema do limpa parabrisas

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, alguém sabe como se monta as astesque vão do motor ás escovas no cournil é que no meu aquilo anda um pouco mas não chega a dar a volta e acaba por encrava e vai originar a que o motor queime agradecia qualquer ajuda.

AbraçUMM, André Pires

Registo
8 Jun 2006
Amigo André

Levante as hastes que seguram as escovas (para libertar as escovas do vidro) e ligue o motor do LV. Veja quais são as posições extremas do seu movimento e note quando a aste que está à frente do condutor atinge a sua posição mais para a direita (estando no exterior e de frente para o pára-brisas). Nesse momento pare o motor (naturalmente terá que fazer diversas tentativas).

Seguidamente retire as duas hastes (puxando para si, ao mesmo tempo que as oscila) e recoloque-as de modo a que as duas fiquem com o seu veio para a direita e a escova para a esquerda (estando sentado no lugar do condutor).

Por principio as escovas terão que ficar afastadas da borracha do vidro, para o braço ter amplitude suficiente para percorrer uma área útil.

André, esse mecanismo é a origem de muitos problemas:angry: motivados pelas folgas que se geram nos veios das hastes (que atravessam o pára-brisas) e nos casquilhos das hastes (2) que partindo do motor, vão até aos veios das escovas. O sitio onde está tudo, é fechado e longe da vista (e portanto esquecido). Só quando não funciona ou o motor deita fumo:dizzy_face: é que nos lembramos dele.

As folgas, que referimos, são determinantes no seu correcto movimento.

Se precisar de peças, procure nas Citroen Dyane e 2Cv, o sistema é parecido, e poderá aproveitar peças boas.

Esperamos ter ajudado, senão, pergunte sempre!

UMM abraço
João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caro André.
Por muito que queira ajudar também não sei como se aplica.
A única forma de o poder ajudar é dizer-lhe que caso a coisa dê para o torto e necessite de peças eu tenho 2 motores do limpa para-brisas do cournil usados, e se for esse o caso é só apitar.
CUMMprimentos.

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Obrigado aos dois vou ver no k vai dar dps digo alguma coisa.

AbraçUMM, André Pires

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, sou mesmo nabo, como tinha guardado o texto do colega João para mais tarde arranjar o mecanismo não me li com a devida atenção a sua explicação. Mas o k se passa é k eu retirei tudo motor e astes para reparar a armação do parabrisas e agora ao motar aquilo não funciona só anda um pouco e quando chega ao extremo para n devem estar na posição correcta. Agradecia mais alguma ajuda ou uma foto para ver quais as posições extremas de todo o mecanismo.

AbraçUMM, André Pires

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Obrigado Octavis, mas diz-me só mais uma coisa quando as astes estão nessa posição como esta a alavanca do motor para cima ou para baixo.

AbraçUMM, André Pires

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Amigo André, no meu esta para cima na diagonal virado para o Volante

Octavio Freitas

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mais uma vez obrigado Octavio amanha de manha vou me atirar a isso ou fica a bem ou a mal!

AbraçUMM, André Pires

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Problema resolvido mt obrigado Octavio sem as fotos e as medidas n me safava. E mais uma vez obrigado Joao pois o problema k explicaste apareceu agora.

AbraçUMM, André Pires

Top Inferior