Amigo André
Levante as hastes que seguram as escovas (para libertar as escovas do vidro) e ligue o motor do LV. Veja quais são as posições extremas do seu movimento e note quando a aste que está à frente do condutor atinge a sua posição mais para a direita (estando no exterior e de frente para o pára-brisas). Nesse momento pare o motor (naturalmente terá que fazer diversas tentativas).
Seguidamente retire as duas hastes (puxando para si, ao mesmo tempo que as oscila) e recoloque-as de modo a que as duas fiquem com o seu veio para a direita e a escova para a esquerda (estando sentado no lugar do condutor).
Por principio as escovas terão que ficar afastadas da borracha do vidro, para o braço ter amplitude suficiente para percorrer uma área útil.
André, esse mecanismo é a origem de muitos problemas:angry: motivados pelas folgas que se geram nos veios das hastes (que atravessam o pára-brisas) e nos casquilhos das hastes (2) que partindo do motor, vão até aos veios das escovas. O sitio onde está tudo, é fechado e longe da vista (e portanto esquecido). Só quando não funciona ou o motor deita fumo:dizzy_face: é que nos lembramos dele.
As folgas, que referimos, são determinantes no seu correcto movimento.
Se precisar de peças, procure nas Citroen Dyane e 2Cv, o sistema é parecido, e poderá aproveitar peças boas.
Esperamos ter ajudado, senão, pergunte sempre!
UMM abraço
João