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Será que o motor se safa?

Registo
30 Mar 2006
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Azores
Olá a todos!
Fiz uma série de asneiras seguidas com o meu UMM, e o motor foi-se, isto é não pega, só de empurrão nas descidas, e não tem potência...
Passo ao relato: quase a concluir uma subida, verifiquei que o ponteiro da temperatura estava quase a chegar ao vermelho, só que a UMM já não concluiu a subida: foi-se abaixo, e só pegou na descida, e de empurrão. Em estrada a direito, lá vai, mas se aparece uma subida, vai-se abaixo, e não pega... Verifiquei depois que faltava água no radiador... Enfim, só asneiras, como disse no inicio. Vá lá, não é preciso baterem-me, que agora o mal está feito...Um amigo meu, disse-me que deve ser a junta da cabeça que foi à vida. Será? Poderá ser mais alguma coisa (cabeça rachada) mais grave? Ainda não o levei a um mecânico, porque primeiro gostava de ouvir (ou melhor, ler) as vossas opiniões, para uma primeira avaliação. já agora, é um motor atmosférico.
Antecipadamente agradeço a vosa colaboração.
cUMMptos,
HP
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Como disses-te Hernani o mal está feito... Pode ser muitos motivos mas com escaldão e afins deve pode ser mais do que a cabeça. Dá-me ideia que o teu motor esteve quase a gripar de vez. Acho que o melhor é mesmo abrir, ver em que estado estão as camisas, segmentos, bronzes e pistões. Naturalmente a cabeça deve ser bem revista e testada. Posso estar enganado, mas parece-me que te vai do€r......

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Hernani

Concordo inteiramente com as palavras do amigo Aldeia.
Os sintomas que descreves não são bons :disappointed_relieved:
Eu no teu lugar mandava abrir e reparar em condições.
Nesse tipo de avaria, "xanatar" é empurar o problema com a barriga.
Procura um bom mecânico e de preferência amigo para te reparar o motor como deve ser.
O facto de ele não pegar normalmente é delicado.
Pelo que descreves, a compressão é muito baixa, podendo haver camisas/segmentos muito mal tratados.
O motor pode inclusivamente estar gripado ou para lá caminha.
Para um trabalho bem feito vais gastar uns €€€ :disappointed_relieved:
Há pessoal aqui no ForUMM que conhecem bons mestres na reparação dos nossos motores.
Aconselha-te bem!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Vamos ser optimistas LOOOL

se tudo correr bem só deste uma esquentade-la na cabeça, a junta foi-se e a cabeça também.
Mas se a cabeça nao estiver muito má podes mandar arranja-la e secalhar custa-ta prái 30€ num bom torneiro.

Um bom mecanico e nao um bom monta peças, porque monta peças sou eu e há muitos aí que são doutorados em monta peças mas não são mecanica, consegue tirar a cabeça e analisar-te isso bem sem te chegar a roupa ao pêlo.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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Registo
30 Mar 2006
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Antes de mais, agradeço ao Marcelo, ao Aldeia e ao Show_Time.
há aqui vários factores em jogo: moro nos Açores, numa ilha onde os mecânicos e muito menos os motores e respectivas peças, não abundam. Bem sei que o que quer que venha a fazer, passará sempre por uma avaliação dos danos no motor, e consequentemente pela correspondente análise de custos. Mas não me agrada nada ter de encostar o meu UMM...
Com este tópico, tenciono apenas preparar-me, desde já como o máximo de elementos para essa avaliação.
Por exemplo, onde posso arranjar uma junta de cabeça, e a respectiva cabeça, e quais os seus custos? É que aqui, não me compensará mandar arranjar a cabeça, caso seja preciso...
O motor trabalha, se o puser a andar numa descida, engatado em 3ª...
Não há, para já, vestígios de água no óleo (óleo cor café com leite, certo?).
Estive a colocar água no radiador, mas sai bastante água, algures por baixo do eixo da ventoinha do radiador. Não percebo nada de motores, mas não me parece bom sinal... Será que foi isso que fez o motor começar a aquecer tão rápida e subitamente, com os danos que iremos ver depois?
Continuo a aguardar as vossas opiniões. Obrigado a todos!
cUMMptos,
HP
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Hernani,pela fuga que falas foi a bomba de agua que "foi á vida" e perdeu a agua toda que posteriormente causou o sobre-aquecimento no motor.
Tudo o que foi falado aqui são cenarios possiveis,nada como desmontar a cabeça e aí terás logo a percepção do estrago.Se tiveres sorte foi só a junta,menos sorte se te afectou a cabeça tambem(a do UMM:D) e azar se o aqueço chegou aos segmentos e pistons,se for este o o cenario aconselho-te a partir para outro motor pois pode haver empenos que nem com olho de lince se percebem.
Mas depende do que insististe entretanto...
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas Hernani,
Primeiro que tudo, evita andar com o UMM, pois podes acabar por colar o motor com o sobreaquecimento.
Em principio se fosse a cabeca ou a respectiva junta, a agua sairia pelo escape.
Mas a melhor forma e desmontares ou mandares desmontar para avaliar a situacao.

cUMMps
Mogo
 
Registo
30 Mar 2006
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Pois é Filipe, tens razão: quem está a ficar com a cabeça afectada sou eu:D.
Entretanto, alguém poderá avançar onde poderei comprar e quanto custará a junta da cabeça, cabeça (do motor:)) e bomba de água?
Obrigado.
cUMMptos,
HP
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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O Filipeumm já contou o filme: Gripou a bomba de água, deitou a água para fora e aqueceu.
Agora para já esse motor. Não o voltes a pôr a trabalhar, que cada vêz estragas mais.
Eu acredito mais que o problema maior estará nas camisas e segmentos que deixam passar a compressão... Eu começaria por tirar o carter e espreitar a cambota e as camisas para confirmar os danos, e daí para a frente pagava a febras e vinho tinto a um bom amigo para tratar do resto...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Hernani,a junta de cabeça só podes comprar depois de saber que junta é que lá está e/ou que rectificação poderá levar a cabeça.
Alex,discordo contigo na parte de começar "por baixo",em caso de aquecimento o 1º "fusivel" é a junta da cabeça,o motor não pegar ou não ter compressão pode muito bem ser a junta da cabeça queimada deixando passar compressão para outro cilindro ou mesmo para fora do motor,é como digo,é preciso muito "calor" para afectar as peças de "ferro" do motor,o ferro normalmente dá-se mal é com falta de oleo,e o aluminio com falta de agua(isto por alto:D)por isso é sempre de começar pela cabeça;)
Mogo,não é regra haver agua a sair pelo escape mesmo com a cabeça estalada ou junta queimada,pode só haver fuga de compressão entre os cilindros pela junta,e nem aparece compressão no circuito de agua,nem agua misturada com oleo.
 
Registo
30 Mar 2006
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OK. Na próxima semana, serão avaliados os danos. Espero eu...
Entretanto, alguém me pode avançar com preços para juntas e cabeças?
E onde as poderei comprar?
Filipe, desculpa-me a ignorância: se eu souber o modelo do motor, não poderei encomendar a junta e/ou cabeça? Porque preciso de desmontar a cabeça para saber que junta preciso?
Obrigado.
cUMMptos,
HP
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Há varias espessuras de junta e é conforme as moscas que a mesma tem gravada,as moscas são uns entalhes que tem na aba da junta e por aí se sabe que espessura é que a junta tem.
Por exemplo,imaginemos que "só" tens a junta queimada, a cabeça leva só um desbaste muito ligeiro(isto numa rectificadora) aí substituis por junta igual á que tinhas anteriormente com o mesmo nº de moscas.Se a cabeça tiver que ser rectificada uma espessura consideravel aí já tens que substituir por uma junta com nº de moscas diferentes,mas isso tem calculos e normalmente o torneiro é que indica que junta é que é necessaria.
Em qualquer casa de material de concorrencia arranjas a dita junta,ou melhor um kit de juntas de descarbonização.Se tiveres aí uma casa dessas pode ser que te aconselhem tambem um torneiro para te testar e reparar a cabeça(a do UMM claro:D:D.
 
Registo
30 Mar 2006
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Filipe, estamos sempre a aprender:)Obrigado pelas explicações.
Mas, e preços, mesmo que meramente indicativos, para juntas, cabeças e bombas de água, alguém avança?
Muito obrigado a todos!
cUMMptos,
HP
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas,
Hernani, Eu coloquei a tempor uma nova cabeça, julgo que a junta era de duas moscas, e ficou em 25.00 € certinhos, foi uma reparacao muito cara esta, mas o jipe parece outro!.

cUMMps
Mogo
 
Registo
30 Mar 2006
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Mogo, confirma-me por favor, para ver se percebi bem: uma junta (de duas moscas) e uma cabeça nova ficaram-te em 25,00€? E onde compraste a junta e cabeça?
Obrigado.
cUMMptos,
HP
 
Registo
23 Jan 2009
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Sintra
Boas,
Calma Hernani, quem me dera que o conjunto fica-se a 25€, apenas a junta me ficou m a 25, mas a cabeca nova foi 500€, o material adquiri na loja Diapauto na Abrunheira, perto de Sintra.
Se necessitares de mais alguma coisa e so dizeres.
cUMMps
Mogo
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Boas!

Os preços rondam mais ou menos esse valores, mas se a tua cabeça estiver porreira gastas 30€ no torneiro, 25€ na junta, qualquer casa de peças arranja isso, nao te preocupes muito e depois mais a mao de obra.

Nestes casos convem ser um bom mecanico, daqueles que mexer em motores é o prato do dia pois a mao de obra torna-se mais barata devido à rotina deste procedimento

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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Registo
30 Mar 2006
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Azores
OK Mogo, estava a achar a esmola grande de mais, e fiquei desconfiado:D
Mas, dizes que o jipe ficou outro. Então, apesar da despesa, pelo menos viste resultados positivos na reparação, certo? O preço é que foi pior...
Já agora, e preços para a bomba de água, alguém pode avançar?
Muito brigado o todos pela colaboração.
cUMMptos,
HP
 
Registo
23 Jan 2009
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Sintra
Boas,
Hernani, o meUMM, tambem levou a bomba de agua, estava gripadissima a conta de calcario acumulado, isso fica em 60€ mais ou menos.
O meu jipe esta muito mais solto, chega aos 100 com muito mais facilidade!

cUMMps
Mogo
 
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