• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Será pré-instalação de rádio???

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Boas pessoal, gostava de partilhar convosco algumas questões pertinentes com as quais me deparei com o meu umm:

1:Estava a pensar instalar um autorádio no meu umm, para tal retirei a gaveta preta que ocupa o local ma ele destinado e deparo-me com 3 conjuntos de fios desconectados, uma ficha macho branca com 7 pinos(fios roxox, branco preto e amarelos), um par de fios amarelo e amarelo com risca verde ,julgo, com terminais de colunas (quadrangulares, um maior que outro) e um conjunto de 3 fios com terminais redondos, dois amarelos e um preto. Será pré instalação para o auto-rádio?

2: Reparei que por vezes os piscas falhavam e que tocasse no intrerruptor das luzes de emergência (4 piscas) o pisca já funcionava. acontece que agora deixaram de funcionar, nem os piscas para mudar de direcção nem os 4 (6 vá) em simultâneo. Fusíveis ok, será o relé?

3: Os interruptores quer das luzes de emergência, quer do farol de nevoeiro traseiro se iluminam aquando dos mínimos e da iluminação do quadrante, contudo se utilizar algum deles dificilmente , quando os desligar, continurão iluminados, manha nos interruptores? precisarão de reforma? Continuam funcionais só que nem sempre se iluminam juntamento com os mínimos.

4: Iluminação do relógio digital foi ao ar, a lâmpada está boa, o fus´´ivel que o alimenta também até porque o relógio funciona, apenas não iluminado, o que acham que poderá ser??

Abraço e obrigado pela ajuda

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas...

1 - Parece-me que isso é mesmo pré instalação de rádio. Resta saber se é universal ou se foi adaptada a algum modelo de rádio mais específico

2 - Isso quase de certeza que é avaria do interruptor de 4 piscas. Troca por um novo, ou mesmo usado mas que saibas que funciona e verifica. Quando esse interruptor avaria ficas sem piscas... é mesmo assim.

3 - Aí parece-me problemas nos fios dos faróis que vão buscar a corrente aos minímos. Verifica bem os fios e as ligações, e vê onde esses faróis vão buscar a corrente. Deve ser na manete das luzes.

4 - Se tens a certeza que o fusível está bom e que chega lá corrente à lâmpada, só pode ser falta de massa.

Espero ter ajudado.

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Obrigado nunum....

Durante o fim de semana andei em verificações..A ficha é semelhante a algumas que a instalação eléctrica possui, nomeadamente no interior do tablier perto do porta-luvas pelo que, a ser destinada ao auto-radio, seria original, de qualquer modo não arranjo fichas standardizadas de auto-rádio a encaixarem naquela, tive de fazer a instalação "home-made".
Os interruptores e o relogio ja se encontram iluminados, passei uma lixa nos terminais e parece ter resolvido a situação.
Alguém sabe a referência de um interruptor dos 4 piscas ou que mais modelos equipavam??

Abraço

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Se fores de Lisboa podes tentar um novo na Fórmula 81... on então procura nas Peugeot 504 e 505, Renault 4L ou citroen 2cv.
Podes tb abrir com paciência, o botão antigo, e limpar todo o interior muito bem. Isso n tem electrónica nenhuma... é apenas um sistema de pequenas rodas que ligam de um lado e desligam do outro. Tudo limpinho e lixado e com wd40 lá para dentro pode resolver o problema.
Para abrir o botão é abrires as patilhas inferiores da moldura cromada, e depois voltas a fechar.

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Nunum, sou do porto, obrigado na mesma pela atenção... Moldura cromada? no interruptor dos 4 piscas? só tenho moldura cromada no interruptor da sofagem/ventilação (que curiosamente não funciona está fixo num dos lados, emperrado - ia até trocar por outro semelhante mas aquilo tem os terminais soldados e uma mola esquisita por fora)

Agoras baralhaste-me...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Estava a pensar no meu que é o cournil... o teu é diferente... mas tenta limpar bem o botão por dentro. Pode ser mau contacto interior.

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Nunum e restantes UMMistas, confirma-se que o interruptor dos 4 piscas tinha entregue a alma ao criador e que sem o funcionamento correcto deste os sinais de mudança de direcção eram tão tímidos que nem se faziam sentir... Interruptor novo na "auto barros" na Trav.Antero Quental 160, cá no porto, graças ao pdf que o Kingstar postou noutro tópico, e já está ok... 18e sem IVA, noutros lados pediam-me 38.... lol
Em suma,
1 - Já tenho rádio instalado, fui buscar corrente a essa tal ficha que poderá ser de pré instalação;
2 - Era o interruptor, um novo e já está tudo ok.. ainda bem que partilhei convosco a situação, um relé de piscas (o tal azul de 4 pólos) custava 13e, quase o preço do interruptor :)
3 - O interruptor dos 4 piscas, tanco como o de nevoeiro traseiro (possivelmente seria mau contacto neste) já se iluminam quando ligo os mínimos...
4 - Relógio digital em funcionamento e com horas iluminadas, mau contacto no encaixe da lâmpada.

Obrigado a todos

Top Inferior