• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Será caixa de velocidades?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa tarde,

Tenho um UMM Alter Turbo de 92 e o que acontece é o seguinte: em 1ª, 2ª, 3ª e 4ª tudo corre bem - as mudanças entram como se de um carro novo se tratasse - e o motor puxa bem. No entanto ao engrenar a 5ª parece que a rotação aumenta sem que se obtenha rendimento e que fica qualquer coisa a "moer" - um zum, zum.

Que poderá ser?

Cumprimentos,

Marco Pinho

Registo
8 Jun 2006
Amigo Marco

Talvez o meu amigo não se aperceba de que existe um "patinar" nas mudanças anteriores, digo eu:thinking:.

Se ela não "patina" já em 3ª e 4ª, dificilmente o fará só na 5ª, pelo menos não é habitual:blush:. Se a rotação aumenta e o carro realmente não anda (nadica, de nada:disappointed_relieved:), pode ser um problema (geralmente grave) da caixa de vel.

E já agora, tem a certeza:astonished: de que a 5ª fica/está engrenada:angry:?

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

É muito complicado afinar a embraiagem?

Eu diria que sim, que a 5ª está embraiada. Posso dizer que não a sinto "entrar" com a confiança das outras, mas "entra". Não arranha, é simplesmente a sensação de não ter o curso até onde será suposto.

Obrigado,

Marco Pinho

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Ja experimentaste meter a 5ª com redutoras e puxar por ela a ver o que acontece?

cUMMps

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Amigo

se realmente não for a embraigem?.. pode ser que o selector de velocidades tenha uma ligeira folga .o selector é a peça onde o tirante da manete..acopla...ás vexes basta meia volta de rosca numa das rotulas desse tirante a as mundanças ficam a entrar melhor..mas contudo..isso de mexer ai é um operação delicada..e se dás muito aperto ou desaperto..podes ficar ainda pior..por isso te recomendo..a uma pessoa entendida na materia

cUMMprimenTTos
madeira

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Boas,

Antes de começares a desmontar o carro, experimenta afinar o pedal da embraiagem. tem um parafuso de afinação, e se apertares, ela "pega" mais em cima.

Já tive um problema semelhante, sobretudo na 5ª e na 1ª (as mais extremas), e a afinação do pedal resolveu.

Aliás, como ainda não fixei o parafuso de forma eficiente, a vibração desaperta-o, e tenho que re-afinar mensalmente :)

Gil Pina Cabral

Top Inferior