Brummble,
Nao sou ateu nem catolico "praticante"...mas tenho as minhas conversas com Deus, garanto-te que Ele na Sua garagem tem um UMM, ja la estive, pois Ele conseguiu subir a montanha - dai a boca a Maome na minha assinatura, Eles de vez enquando passam ca em casa para um chazinho, o Diabo ate bate a porta mas eu ponho a televisao "nas alturas" ...lol
Aplicando a regra ao teu assunto e' assim:
Olha como sabes "eles ha" soldados e originais por aqui.
Depende do que queres fazer e' sempre um dos "principios-iniciais"
No meu ver 80% da tua circulacao e' em estrada e para tal convinha teres o teu carro minimamente "inteligente",
nao e' que na altura a UMM tivesse disponivel muitos diferenciais inteligentes, msa saiu o que foi permitido para a data.
Portanto se vais ter um diferencial "bruto, feio porco e mau"...tu la sabes, mas pareces bom rapaz pelos teus posts!
num dia de chuva em estrada de paralelo, calcada portuguesa, ou ate mesmo alcatrao Deus la estara a tentar segurar o teu UMM, e na curva imagina quem?...o gajo que nao toma cha aqui em casa, o diabo...se fores mais lancado (nao tenho cedilhas) em curva!
Eu sei eu sei que o "Ti Amorim" (Manuel Amorim) "Aldeia Vermelhuxo" (Joao Carlos Aldeia) e mais gente boa os tem soldados, nao e' preciso justificar as coisas positivas ao nivel de traccao.
Mas so vou postar um caso e perdoa-me Aldeia, sabes do meu ponto de vista o que NAO INVALIDA termos agradaveis e bons momentos todos juntos a mesa falando acerca destes assuntos e tantos outros - venha la Caminha, vou levar-te "farnel"...disses-te que vinhas roubar "a minha mesa", e terei muito gosto!!!
Mas Brummle foi assim:
Dois "noivos" a assistir a coisa e a espera dos "nadadores" que se seguem...
A foto esta um pouco tremida devido a "calhoada"...e acredita que o grau de inclinacao nao se faz notar aqui.
Os componentes mecanicos nesta fase mais que nunca estao em stress.
O nivel de inclinacao e' tal que o Cournil do Pedro Miguel - duro e resistente como as cabras (estou a falar do carro lol)
ate mesmo o cournil repara como acaba de se por para a fotografia...muita da ajuda dada pela inclinacao do proprio terreno no local e obstaculos e rota escolhida, o bombeiro Migneiva (ate' e' professor mas nao de bombeiros) ve la como se manda em posicao de "karate-pa-testa"...para tentar segurar o carro a caminho de "empinar", atento Pedro Miguel diz para a companheira, eu vou so ali comprar cigarros...lol (nao por acaso louvor seja dado segurou muito bem o carro e nao teve qualquer problema, apos pausa e acessar o que fazer)
Depois o menino Aldeia chega ja com o carrinho bem qentinho sempre a carregar no pedal...(elementos mecanicos so nao "sangram" de tanto esforco porque sao feitos em ligas metalicas resistentes)
O video:
http://good-times.webshots.com/video/3009366270034452902RpNsaM
(se nao me engano ouvimos um "cagao" a dizer cuidado com esse diferencial etc..etc..oucam novamente)
Depois de ter dado bastante porrada aos elementos mecanicos la se parou para apanhar uma brizasinha mesmo no alto do monte, ate por acaso fria de tal modo que o arrefecimento acelarado dos materiais leva a estalar...
ora ai estamos todos nos a "arejar"
e depois de arejar....toca a ACELARAR novamente....optimo para os componentes que ja tinham "arrefecido a forca" tornarem a ser "aquecidos" a forca...neste estradao em terra,
Poucos instantes a frente, e O Vermelhuxo tomava a dianteira do pelotao que ia "acelarado nao sei para onde" ...
o diferencial do Aldeia, agarra, bloqueia, elementos mecanicos decidem dizer...ja chega nao trabalhamos mais!
assim como nao aceitaram material "estranho" como as soldas...pois quase certo que as mesmas deram de si e claro como nao fazem parte do que esta "la dentro" acabam por danificar e destruir o conjunto.
Resumo nao ha fotos, e claro ninguem ficou aleijado mas se fosse numa via publica nao gostava de estar para aqui nem a brincar com o assunto, pois possivelmente o resultado nao teria sido umas atravessadelas a nossa frente e o carro ate ter ficado imbilizado sem control por parte do condutor.
Tenho grande consideracao pelo Aldeia e continuarei a ter, mas alerto sempre seja quem for para estes assuntos,
bem sei que vai aparecer gente a dizer que NUNCA tiveram problemas etc.
Mas eu pessoalmente nao gostaria de estar a pedalar uma bicicleta e ter graos de areia misturados na corrente da propria bicicleta.
Sugiro um bloqueio ARB ou bem algo "adaptado"...com responsabilidade, e' claro que "custa" $$$...
mas a nossa seguranca, e a dos outros nao tem preco.
mais vale devagar e bem.
Carlos Pires