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Satélites comidos! (fotos)

Brummble

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Abri hoje os diferenciais do cournil para lavar. Quanto ao da frente (Dana 30) tudo parece em ordem. O traseiro (Dana 44) que eu esperava melhor, tem os satélites comidos.

No caso se algum membro estar fora das questões de "astronomia" veja este link que é muito claro.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=97

Seguem as fotos:






Pareceu-me que o pinhão de ataque, a roda de coroa e os planetários estavam bons.

Factos:
Não sei quanto tempo isto vai durar.

Questões:
1-Pode acabar encalhado repentinamente?
2-É preciso mudar tudo? ou apenas os satélites?
3-Quanto custará?

Agradeço sugestões para solucionar


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Brummble
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Em principo deveria trocar os satélites e os planetários mas penso que se só trocar os satélites não tem problemas de maior.

E um bloqueiozito a 100% permanente?;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


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8 Jun 2006
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Amigo Brummble

Esse dano/avaria:dizzy_face: pode ser resultante da fractura de um dente (um qualquer dos sat. ou plan.) que se meteu nas outras engrenagens. Se assim foi:thinking:, pode advir de uma má afinação dos satélites, ou dos planetários ou por um desgaste não uniforme das anilhas de afinação. Embora pouco provável, pode ter a haver com desgastes nos veios.

Não estou com as peças na mão:p, mas pelas fotografias é visivel o "pegar de ponta"(n) dos dentes dos satélites com os dentes dos planetários.

Isso vai "OBRIGAR" a uma desmontagem total(n) do diferencial (incluindo o pinhão de ataque) , não só para ver bem a existência de possíveis danos, assim como para retirar partículas de metal que se tenham metido entre os dois rolamentos do pinhão. Logicamente, todo o interior do diferencial terá ser lavado com petróleo, seguido de água à pressão. Esse trabalho de limpeza e reparação é mais facilitado se o diferencial/ponte for retirado do carro.

Como deverá ter danificado o autoblocante:thinking: e vamos lá ver o que mais virá:astonished:, talvez seja uma boa ideia a compra de um dif. completo em 2ª mão (com garantia do seu bom estado;))

Boa sorte(y)


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

MarioMachado

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Se souberes de alguém que queira um diferencial para soldar e tenha um em bom estado podes tentar negociar uma possível troca, é que esse se for soldado elimina logo uma serie de pontos fracos...
Mesmo assim uma solda do diferencial não invalida que os rolamentos não tenham de ser substituídos!!!



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kingstar

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Boas!
Caramba se fosse agora era quem mais poderia estar interessado no meu diferencial soldado.lol

UMM abraço
 
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23 Jan 2009
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Boas,
Quando o meu pai comprou o bichUMM, eu devia ter para ai os meus 9/10 anos, e tinha o habito de guiar o bicho fora de estrada.. Ate que aconteceu exactamente isso, satelites e planetarios comidos, na altura, tambem pusemos a hipotese de substituir so as peças estragadas, mas, no fim de contas o diferencial foi todo recontruido.
Na altura ficou me por volta dos 450€.

cUMMps
Mogo
 

Brummble

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Poi é! :( Mas hoje deve ser mais uns ouritos!:(

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Aldeia

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quote:Originally posted by Brummble

Poi é! :( Mas hoje deve ser mais uns ouritos!:(

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Brummble

Nem tanto. Procure uma conquilha usada em bom estado do Cournil/Alter 1. Eu digo-lhe o preço "normal" disso por P.M.

Poderá eventualmente comprar outro diferencial mas depois tem que ver os rolamentos, retentores, travões, etc.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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MarioMachado

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Se esse diferencial fosse meu, reparava-o, é que comprar um diferencial usado pode ficar mais caro do que a reparação desse, ainda por cima corres o risco de comprar um a precisar de reparação!!!




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texuguinho

UMMzito
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22 Jan 2009
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boas amigos

Tenho uma duvida se me dao licensa vou aproveitar este topico com um diferencial soldado posso andar na estrada ou e sao para andar no monte?


CUMMPS
 

Brummble

UMM
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Já li por aqui que com os diferenciais soldados, a condução em estrada é mais dificil e perigosa, já que ambas as rodas mantêm um movimento solidário. ou seja: A roda do interior numa curva que deveria rodar menos, vai rodar a mesma coisa, ou vice versa. Isto provocará sempre um efeito de arrasto em todas as curvas que será mais notório no asfalto, já que em terra é "mais fácil" arrastar, devido ás areias, lamas etç., e supostamente as velocidades são inferiores.

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aloevera

UMMzão
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Brummble,

Nao sou ateu nem catolico "praticante"...mas tenho as minhas conversas com Deus, garanto-te que Ele na Sua garagem tem um UMM, ja la estive, pois Ele conseguiu subir a montanha - dai a boca a Maome na minha assinatura, Eles de vez enquando passam ca em casa para um chazinho, o Diabo ate bate a porta mas eu ponho a televisao "nas alturas" ...lol

Aplicando a regra ao teu assunto e' assim:
Olha como sabes "eles ha" soldados e originais por aqui.
Depende do que queres fazer e' sempre um dos "principios-iniciais" :)
No meu ver 80% da tua circulacao e' em estrada e para tal convinha teres o teu carro minimamente "inteligente",
nao e' que na altura a UMM tivesse disponivel muitos diferenciais inteligentes, msa saiu o que foi permitido para a data.

Portanto se vais ter um diferencial "bruto, feio porco e mau"...tu la sabes, mas pareces bom rapaz pelos teus posts!
num dia de chuva em estrada de paralelo, calcada portuguesa, ou ate mesmo alcatrao Deus la estara a tentar segurar o teu UMM, e na curva imagina quem?...o gajo que nao toma cha aqui em casa, o diabo...se fores mais lancado (nao tenho cedilhas) em curva!

Eu sei eu sei que o "Ti Amorim" (Manuel Amorim) "Aldeia Vermelhuxo" (Joao Carlos Aldeia) e mais gente boa os tem soldados, nao e' preciso justificar as coisas positivas ao nivel de traccao.

Mas so vou postar um caso e perdoa-me Aldeia, sabes do meu ponto de vista o que NAO INVALIDA termos agradaveis e bons momentos todos juntos a mesa falando acerca destes assuntos e tantos outros - venha la Caminha, vou levar-te "farnel"...disses-te que vinhas roubar "a minha mesa", e terei muito gosto!!!

Mas Brummle foi assim:
Dois "noivos" a assistir a coisa e a espera dos "nadadores" que se seguem...


A foto esta um pouco tremida devido a "calhoada"...e acredita que o grau de inclinacao nao se faz notar aqui.
Os componentes mecanicos nesta fase mais que nunca estao em stress.


O nivel de inclinacao e' tal que o Cournil do Pedro Miguel - duro e resistente como as cabras (estou a falar do carro lol)
ate mesmo o cournil repara como acaba de se por para a fotografia...muita da ajuda dada pela inclinacao do proprio terreno no local e obstaculos e rota escolhida, o bombeiro Migneiva (ate' e' professor mas nao de bombeiros) ve la como se manda em posicao de "karate-pa-testa"...para tentar segurar o carro a caminho de "empinar", atento Pedro Miguel diz para a companheira, eu vou so ali comprar cigarros...lol (nao por acaso louvor seja dado segurou muito bem o carro e nao teve qualquer problema, apos pausa e acessar o que fazer)


Depois o menino Aldeia chega ja com o carrinho bem qentinho sempre a carregar no pedal...(elementos mecanicos so nao "sangram" de tanto esforco porque sao feitos em ligas metalicas resistentes)
O video:
http://good-times.webshots.com/video/3009366270034452902RpNsaM
(se nao me engano ouvimos um "cagao" a dizer cuidado com esse diferencial etc..etc..oucam novamente)

Depois de ter dado bastante porrada aos elementos mecanicos la se parou para apanhar uma brizasinha mesmo no alto do monte, ate por acaso fria de tal modo que o arrefecimento acelarado dos materiais leva a estalar...
ora ai estamos todos nos a "arejar"

e depois de arejar....toca a ACELARAR novamente....optimo para os componentes que ja tinham "arrefecido a forca" tornarem a ser "aquecidos" a forca...neste estradao em terra,

Poucos instantes a frente, e O Vermelhuxo tomava a dianteira do pelotao que ia "acelarado nao sei para onde" ...
o diferencial do Aldeia, agarra, bloqueia, elementos mecanicos decidem dizer...ja chega nao trabalhamos mais!
assim como nao aceitaram material "estranho" como as soldas...pois quase certo que as mesmas deram de si e claro como nao fazem parte do que esta "la dentro" acabam por danificar e destruir o conjunto.

Resumo nao ha fotos, e claro ninguem ficou aleijado mas se fosse numa via publica nao gostava de estar para aqui nem a brincar com o assunto, pois possivelmente o resultado nao teria sido umas atravessadelas a nossa frente e o carro ate ter ficado imbilizado sem control por parte do condutor.

Tenho grande consideracao pelo Aldeia e continuarei a ter, mas alerto sempre seja quem for para estes assuntos,
bem sei que vai aparecer gente a dizer que NUNCA tiveram problemas etc.

Mas eu pessoalmente nao gostaria de estar a pedalar uma bicicleta e ter graos de areia misturados na corrente da propria bicicleta.

Sugiro um bloqueio ARB ou bem algo "adaptado"...com responsabilidade, e' claro que "custa" $$$...
mas a nossa seguranca, e a dos outros nao tem preco.
mais vale devagar e bem.

Carlos Pires


 

Aldeia

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Correcto Carlos. E eu não levo nada a mal!

Contudo convém esclarecer o seguinte. O que aconteceu ao meu diferencial nesse dia foi a ruptura da solda de um dos elementos bloqueadores, elemento esse que me trancou o diferencial. Poderia ter acontecido um acidente, mas felizmente não passou de um pequeno susto (o carro bloqueou em recta de terra, atravessando-se um bocado).

Quem me soldou o diferencial foi o Mário (acho que conheçes, pelo menos de vista) que por sua vez foi também quem reparou o Neves. Na altura pensamos muita coisa mas só depois de abrir é que vimos o que se passou. Acontece que (incrivelmente ou não) apenas 3 dentes da roda de coroa e pinha ficaram levemente marcados, ao passo que o ferro que bloqueava ficou lá com eles bem impressos. Apenas troquei porque já tinha comprado o material com a relação do atmosférico, senão ficava lá na mesma. Voltou-se a soldar e tem-se aguentado. Tive foi azar, fui a primeira pessoa a que se partiu a solda (pelo menos que o Mário saiba).

Agora convém explicar o seguinte. Soldar o diferencial é de certa forma "contra-natura", mas também não é como muita gente o pinta! Carlos conheçes o meu UMM e sabes que ele dá pastilha, contudo só uma vez me surpreendeu. Existe Deus sim senhor, mas existe o cuidado! Sei que tenho o diferencial soldado e não abuso em situações mais perigosas. E se derrapa, é porque quero.

Em suma, não aconselho a que toda a gente corra a soldar o diferencial, longe disso! Tanto que nem toda as pessoas podem ter mãos para conduzir nessa situação. Mas não me arrependo minimamente de o ter feito, antes pelo contrário.

E conheço (pelo menos) uma dezena ou mais de UMM's como o meu. Nenhum dos donos se arrependeu.

Agora o amigo P.Farmer tem a conquilha na situação ideal para a solda. Se o quiser fazer e depois se arrepender só perde o valor da solda (eu paguei 25€). Quem sabe se gosta?

E para finalizar vou caçar outro mito: Desde que soldei o diferencial já fiz mais de 30000km, sendo que 95% ou mais foram em estada. Os pneus (reconstruídos) duram-me 20.000 km. Em piso seco a condução é igual e como já disse, não me arrependo minimamente de o ter feito. Se alguém quiser experimentar um dia podem pedir-me que eu deixo dar uma volta.

UMM abraçUMM

j.aldeia


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aloevera

UMMzão
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optima resposta.
e Aldeia...assim da para as pessoas pensarem analisarem.
ainda bem que foi seguida do meu post

tens pm.
Abraco
Carlos Pires


 

Brummble

UMM
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Li com atenção e agradeço os conselhos e sugestões. Ainda tenho outros problemas no cournil a re$olver ante$ do diferencial. Nessa altura vou reler estes posts com MUITA atenção.
Aliás já fiz "copy/paste" a fim de não perder.
Obrigado.
Ps: Tive que deitar o monitor para ver bem o video!!
:)))

UMM
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Brummble
 

ajoaovm

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30 Abr 2006
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Após ler este topico tenho a opinar o seguinte. O amarelinho andou bloqueado à solda, e a minha opiniao é que uns pneus com poder de tração maior resolve melhor. Em Viana o deslize lateral provocado pela rotaçao das duas rodas em cima duma pedra provocou o rombo do deposito, tudo bem que as rodas 15 nao ajudaram, mas existem situações em que a rotação simultanea não ajuda. O uso diario do diferencial soldado com os pneus que tenho (nortenha MT) provocou um desgaste nos pontos de fixaçao mola/diferencial, e o UMM ficava adornado para o lado da roda que ficava em maior esforço. Reconstrui novamente o meu diferencial com o autoblocante, e quando ficar preso ou o guincho ou uma cinta resolve o problema.

cUMMprimenTTos
António João

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