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Rolamentos Rodas Frente Alter 2

TB_205

Iniciado
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1 Jan 2021
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Boas a todos,

Tenho um Alter 1 com a travagem da frente Alter 2 e pretendia idenficar os rolamentos correctos. Pelas pesquisas que fiz no forum parece que os rolamentos no Alter 2 são os 4 iguais, ao contrário do Alter 1/Cournil que são 2 diferentes.

Visto que aproveitei o cubo com o disco quando montei a travagem do Alter 2, terei que comprar os 4 iguais correcto? E a referência é esta LM 501349/310 ?

20180407_161119.jpg


Obrigado
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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É melhor jogares pelo seguro e tirar os rolamentos velhos para depois procurares rolamentos com as mesmas as medidas dos que estão atualmente no teu jipe.
Imagina que vais comprar 4 rolamentos iguais com base numa referência e depois quando os vais montar são diferentes dos que precisas!
Sabe-se lá que mexericos já por aí andaram a fazer!
Nos UMMs aparece cada surpresa...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Tiago, esse projecto é para avançar agora..., como ficou a situação do averbamento dos pneus sempre seguiu em frente ou não...!!!
Atenção que substituir os rolamentos da frente não é para todos, parece fácil mas não é...!!!
Para saber a referência dele, primeiro retirara se, lava se e depois é só ver umas "letritas e numeros" que devem estar tanto na pista como no rolamento, e depois é pegar nele e levar à loja de peças e largar o "carcanhol"...!!!😉👽
 
Registo
14 Dez 2011
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Tiago, esse projecto é para avançar agora..., como ficou a situação do averbamento dos pneus sempre seguiu em frente ou não...!!!
Atenção que substituir os rolamentos da frente não é para todos, parece fácil mas não é...!!!
Para saber a referência dele, primeiro retirara se, lava se e depois é só ver umas "letritas e numeros" que devem estar tanto na pista como no rolamento, e depois é pegar nele e levar à loja de peças e largar o "carcanhol"...!!!😉👽
Mudar os da frente é coisa para se fazer de olhos fechados.
Os de trás é que dão água pela barba.
Já agora convem explicares se te meteram todos os componentes do alter 2 ou só os que tem de se mudar?
E para meter mais lenha o sistema de travões de disco são originarios dos alter 1.
 

TB_205

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1 Jan 2021
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Obrigado MarioMachado e Eduardo Filipe pelas dicas! É verdade, é sempre mais seguro ver o que está lá primeiro e depois comprar. Também já tive a ver no youtube para CJ5 dana 30 como trocar os rolamentos e foi uma boa ajuda. Agora só no inicio do proxímo mês vou conseguir sacar os rolamentos fora e ver o que lá está.

Eduardo Filipe: já tenho a declaração para os pneus e vou finalizar o processo no IMT no mês que vem. A ver se finalmente fico os pneus legais.

corsair_860: sim, os de trás já troquei de um dos lados e foi bem complicado na altura mas tudo se faz. A alteração que fiz no eixo na frente foi montar os suportes do Alter 2 e usei o cubo também. Devia era logo ter trocado os rolamentos nessa altura


ummparts_0011.JPG

ummparts_0021.JPG

ummparts_0031.JPG
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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E que tal meter os cubos do Alter 1 com os discos do Alter 2!
Às tantas os rolamentos dos teus cubos do Alter 1 estão em bom estado, como são iguais só precisas de os inspeccionar e se tiverem bons fazer a troca de cubos ou mesmo apenas dos rolamentos....
Já agora porque achas que os rolamentos do teu jipe estão estragados?
Fazem ruído em andamento?
Ou apenas tens folga nas rodas?
 

TB_205

Iniciado
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1 Jan 2021
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E que tal meter os cubos do Alter 1 com os discos do Alter 2!
Às tantas os rolamentos dos teus cubos do Alter 1 estão em bom estado, como são iguais só precisas de os inspeccionar e se tiverem bons fazer a troca de cubos ou mesmo apenas dos rolamentos....
Já agora porque achas que os rolamentos do teu jipe estão estragados?
Fazem ruído em andamento?
Ou apenas tens folga nas rodas?

Obrigado Mario. Então tudo isto começou pois esta semana fui à inspecção (ao fim de 3 anos) e num dos ultimos testes em que testam as folgas, foi detectado que existe uma folga em ambas as rodas. Tive a oportunidade de ver a folga lá em baixo com o inspector e é uma folga sim, mas não achei grande folga sinceramente. Contudo, o proximo teste que quero fazer amanha é levar as rodas e ver a folga. Mas mesmo que seja pouca folga, é uma folga e mais vale resolver já.

Quanto aos cubos do Alter 1, já pensei nisso admito, com sorte ainda estão melhores.


Obrigado! Contudo não consigo abrir, " Você não tem permissão para visualizar esta página ou executar esta ação. "
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Ok.
Não havendo ruído durante o andamento de jipe em estrada quase de certeza que o problema está apenas na afinação da folga dos rolamentos!
Desmonta um dos cubos verifica o estado dos rolamentos e se não estiverem estragados volta a montar tudo com bastante massa consistente e afina a folga dos rolamentos ao apertares as porcas centrais da manga de eixo.
Atenção que nesse aperto tens de saber como o fazer senão chama alguém com conhecimento para fazer isso!
Acho que nem de rolamentos vais precisar...
 
Registo
14 Dez 2011
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Ok.
Não havendo ruído durante o andamento de jipe em estrada quase de certeza que o problema está apenas na afinação da folga dos rolamentos!
Desmonta um dos cubos verifica o estado dos rolamentos e se não estiverem estragados volta a montar tudo com bastante massa consistente e afina a folga dos rolamentos ao apertares as porcas centrais da manga de eixo.
Atenção que nesse aperto tens de saber como o fazer senão chama alguém com conhecimento para fazer isso!
Acho que nem de rolamentos vais precisar...
Mario basta apertar a porca mais junto ao rolamento ao maximo e depois desapertar cerca de 3 a 4 mm e deve ficar bom.
Depois com a outra anilha no meio e colocar a outra porca e dar um aperto e já dá para ver como fica a roda.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Mario basta apertar a porca mais junto ao rolamento ao maximo e depois desapertar cerca de 3 a 4 mm e deve ficar bom.
Depois com a outra anilha no meio e colocar a outra porca e dar um aperto e já dá para ver como fica a roda.
Pois eu sei disso, mas para quem não estiver habituado a mexer nesses rolamentos e saber como os ajustar pode julgar que aquilo é para apertar até cheirar a alho e depois vai dar origem a problemas bem maiores do que andar com os rolamentos folgados!
 

TB_205

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1 Jan 2021
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Ok.
Não havendo ruído durante o andamento de jipe em estrada quase de certeza que o problema está apenas na afinação da folga dos rolamentos!
Desmonta um dos cubos verifica o estado dos rolamentos e se não estiverem estragados volta a montar tudo com bastante massa consistente e afina a folga dos rolamentos ao apertares as porcas centrais da manga de eixo.
Atenção que nesse aperto tens de saber como o fazer senão chama alguém com conhecimento para fazer isso!
Acho que nem de rolamentos vais precisar...

Obrigado pela dica Mario. Vou verificar então o aperto das porcas e o estado do rolamento. Vou tambem procurar os cubos do Alter 1 e testar também.

Entretanto já estive a rever novamente o processo todo:
Dana 30 Axle Rebuild Finished, u joints, wheel bearings, and brakes!!!
 
Registo
14 Dez 2011
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Obrigado pela dica Mario. Vou verificar então o aperto das porcas e o estado do rolamento. Vou tambem procurar os cubos do Alter 1 e testar também.

Entretanto já estive a rever novamente o processo todo:
Dana 30 Axle Rebuild Finished, u joints, wheel bearings, and brakes!!!
Podes começar só por reapertar as porcas e ver como fica.
Se não faz ruido pode ser só mesmo falta de aperto.
Tens de ter uma chave 52 ou então vai ter de ser a porrada e vais estragar material
 
Registo
14 Dez 2011
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Atenção estes rolamentos servem em todos os modelos. Com a manga de eixo com o mesmo diametro.
Nada como ver a manga de eixo para ver se ela é toda igual.
Não me venhao com tretas dos modelos de cournil ou alter 1 ou alter 2 que ao fim de 30 e tal ou 40 anos e depois de terem passado por varias maos sabemos o que lá está montado.
Nada como abrir e ver
16791292925952489544641306003367.jpg
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Ora nem mais, desmontar, lavar e ver referências, se não tem referencia pegar no material e levar como amostra a uma casa de peças para eles analisarem e mandarem vir do fornecedor. 😉👽
 

TB_205

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1 Jan 2021
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corsair_860: Muito obrigado pela partilha da informação! É uma grande ajuda! Vou tentar arranjar a chave de caixa 52mm, com essa ref da Britpart vai ajudar de certeza.

Agora só vou conseguir verificar tudo isto só mesmo no final do mês. Até lá vão chegar também terminais de direcção novos para montar.

Depois faço um update assim que tiver novidades ;)
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Porto
corsair_860: Muito obrigado pela partilha da informação! É uma grande ajuda! Vou tentar arranjar a chave de caixa 52mm, com essa ref da Britpart vai ajudar de certeza.

Agora só vou conseguir verificar tudo isto só mesmo no final do mês. Até lá vão chegar também terminais de direcção novos para montar.

Depois faço um update assim que tiver novidades ;)
Peças Landrover, compra la! É do dono da Pinto Seguros 😉
 
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