• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rodas malucas (novamente!!)

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Hoje mais uma vez, a entrar na IC2, caio num buraco com a roda esquerda e pimba! Quase não segurava o bicho com as rodas a abanar todas e nem segurava a direcção.
Depois de inspecionar não vi nada e segui viagem.
A chegar a casa, tiro a roda fora e inspeciono tudo e não encontrei
folgas nenhumas, nem na direcção nem nas cruzetas.
Descobri sim, uma folga danada aí com uns 7mm da cruzeta do eixo da frente. Puxanda a cruzeta do eixo no sentido da roda tem uma folga danada.
Creio que não será por aqui que veio o problema mas tenho de arranjar essa folga.:angry:
Perguntas :
- essa folga na cruzeta da roda da transmissão dianteira é derivada de què para eu ir já tratando do assunto ?
- alguma ideia porque acontece isto com a direcção ?

Antes isso acontecia mas depois de calibrar as rodas nunca mais!

UMM abraço
Pedro Reis

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Nao tera a direcçao ficado desalinhada?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Registo
26 Out 2007
ola
Olha ja tive esse problema e vi as folgas todos que tinha no meu carro terminais de idreçao e ate os mudei todos siniblocos etc e so consegui que desaparece-se ao fim de meter uns amortecedores novos a frente na altura meti uns procomp 9000ES (podem ser qualquer marca)e como sao a gas recuperam rapido mas ja ouvi falar num amortecedor de direçao isso sim fica resolvido mas atençao nao e um amortecedor enxertado a 3 porradas de preferençia mesmo amortecedor de direçao agora cada qual sabe os €€€ que tem e pode gastar
Um Abraço
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado pelas dicas mas isto não pode acontecer só pelo facto de poder ter a direcção desalinhada ou problema de amortecedor pois amboas são Monroe a gaz e estão bons.
Quanto ao amortecedor de direcção já tinha pensado em adaptar um ProComp ES200 JK.
Mas isto não pode ser assim! ainda não vi ninguém queixar-se deste problema e 99% de máquinas não têm amortecedor de direcção.
Que saudades tenho eu da direcção à broa do Cournil !
Tenho as bielas da barra estabilizadora nesse lado tb quase ou mesmo sem borrachas!
Poderá se disso tb mas estou à espera das peças mensais da Europeças que este mès sáo 2 kits de
reparação da barra de direcção. Uma vez por mès vèm umas pecinhas para ir substituindo as velhas!
SObre as folga da manga com cruzeta do eixo dianteiro, como resolvo isso ?

UMM abraço
Pedro Reis

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Eu uma vez ia a entrar numa estrada e de repente a direcção começou a abanar brutalmente, como se as rodas estivessem para sair, mas passados uns segundos passou, a direcção estabilizou e até hoje não sei o que se passou. Nunca troquei qualquer peça até hoje.
Será que foi o que te aconteceu a ti?

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Nuno, tal e qual como me aconteceu a mim!
Esta é a 3ª vez que me acontece. Das outras 2 calibrei as rodas e não me aconteceu mais!
Pareceu-me que fosse daí mas as rodas foram há pouco calibradas e por isso não se justifica o
que aconteceu hoje !
Ia a uns 70/75km/h e o raio do buraco nem era assim grande nem fundo (tinha aí uns 15x20 cm e por
uns 3 cm de fundo) e estava a ver que me espetava e que o jipe virava tal a velocidade e força que as rodas faziam para os lados! Precisava de 4 braços para segurar a direcção mas lá se acalmou e parei na berma para respirar e ver se via alguma coisa partida! Nada de nada! Tudo no sitio! Não sei sinceramente o que aconteceu mas começo a ficar preocupado e a ter algum receio a conduzir o UMM com tal insegurança.
Vamos a ver o que o meu mec diz amanhá nem que tenha de colocar as 2 rodas da frente outra vez
na máquina mas não é dali!

UMM abraço
Pedro Reis

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Começa por inspeccionar o apoio da caixa de direcção_Ou então pode bem ser dos apoios da barra estabilizadora.
Para tirares a folga dos semi-eixos o que se faz é substituir os rolamentos de agulhas que estão dentro da manga de eixo por uns casquilhos em bronze.Isto para eliminar a folga radial,a folga axial tem que haver,é claro que não pode ser em demasia(uns 3 a 4mm é admissivel)

Top Inferior