• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Roda presa

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
De manhã, pela primeira vez que máquina anda, quando lhe meto o pé no travão a roda traseira direita derrapa logo.
Depois de andar uns 100 mts já está a travar normalmente.
Hoje à tarde aconteceu pior porque na primeira travadela a roda prendeu.
Andei para trás e tudo normal mas tive que fazer uma boa dúzia de arranques e travar para vir tudo ao normal.
Outra situação passa-se quando ele anda uns valentes quilometros.
Nota-se uma chiadeira na roda que parece o roçar do ferodo na jante.

Alguma dica ?

Abraço

Registo
26 Out 2007
Alguma mola dentro que saltou ou a bomba travao presa ou ate o cabo travao mao preso ou ate o ferodo ter descolado so abrindo e vendo

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Anunes

UMM
Registo
11 Out 2010
Olha que interessante! O meu antigo Alter, fazia rigorosamente a mesma coisa. Quando chovia era um degredo de manhã! Mal punha o pé no travão a roda traseira do lado esquerdo prendia logo e depois de uns metros a andar e dando um cheirinho de travão deixava de fazer! Tirei a roda e o tambor para ver o que se passava e estava tudo normal. Dava a sensação que ganhava humidade nos calços e fazia prender. Não sei se é a resposta ou se a mesma tem alguma logica. Mas logo aparecem os entendidos a ajudar.
Um abraço.
ANunes

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Choveu nesse dia? Eu tive uns travões que tinham afinação de Verão e Inverno. Se chovia com a afinação de Verão era roda bloqueada na certa. Os travões estavam normais, limpos e revistos. Apontaram-me a humidade no ferodo (possivelmente de fraca qualidade pois notava-se que foram repastilhados).

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Pois para mim são os calços ! A chiadeira ao dim de um km quando eu paro e estou a meter o bicho ha garanem devem ser os calços vidrados.
Quanto à brecagem a mais na roda direita, aa realidade tinha chovido no dia anterior.
Hoje tirei-o da garagem para ir dar uma volta e fiz algumas travadelas antes de arrancar e não fez isso mas notei um ruido de algo a engatar e saltar numa roda quando estava a virar à direita.
COmo ele agora vai ter que ir em Dez à IPO, o mec dá-lhe uma vistoria.

Obrigado pelos comentários.

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Olha Pedro, parece-me que tens de desafinar ligeiramente os calços e o teu problema fica resolvido. Mas vais notar uma ligeira diferença no pedal pois o bombito necessita mais óleo para obter a pressão necessária.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
19 Abr 2010
Viva, qual era o problema da travagem? O meu cournil começou a fazer o mesmo este fim de semana, no inicio trava mas passado uns klm, ou se travar com mais força a roda traseira do lado do condutor vaí de rasto, dá a empressão que só está uma roda a travar.Hoje tirei a roda e o tambor fora e após travar as maxilas recuperam a posição normal muito lentamente e uma delas não volta á posição normal. Não sei se é normal por não ter o tambor, ou se será a mola sem força,aliviei a afinação ao ponto de se notar quando puxo o travão de mão. fui dar uma volta e está igual. não tive tempo abrir outra roda para ver se o funcionamento das maxilas são identicas, alguém tem uma ideia do que se está a passar?

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Vais ter de dar uma afinaçãozita nos calços pelo lado de dentro.
Tens lá um parafuso grandalhão no tambor que afasta ou aproxima os calços.
Mas é uma afinadinha, não uma afinadona !!!

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Sim, isso mesmo ! Melhora mas tem sempre tendencia com chuva travar mais !

Abraço

Registo
19 Abr 2010
Viva, isso eu já fiz e deixei essa roda a travar menos do que as outras e continua a derrapar quando travo com mais força.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Então tá complicado !
Uma coisa é certa : agora é que os UMMs travam a sério !lol
Um conselho que é o que eu faço depois de Dezembro ate meados de Junho: pneus de estrada !

Abraço

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Se reparares após fazer uns Km se encostares a mão nesse tambor, provavelmente vai estar mais quente que os outros, isto porque essa roda deve andar meio travada com o calço a tocar no tambor.

Já tive esse problema, desmontei o tambor e afinei o afastamento dos calços de tal forma equilibrado que quando se trava ele recupera, muitas vezes um calço está mais gasto que outro e tem que se inverter. É importante lubrificar as partes moveis (molas, apoios dos calços, etc). Muitas vezes tem que se ir fazendo por tentativas.

Algumas pessoas embirram com os travões de tambor... muitos desistem passado pouco tempo. Travões de tambor podem funcionar bem, desde que estejam bem afinados, os bombitos em bom estado e os calços com igual desgaste entre si.

cUMMprimentos;

quote:Originally posted by celiaeUMMze

Viva, isso eu já fiz e deixei essa roda a travar menos do que as outras e continua a derrapar quando travo com mais força.

Registo
19 Abr 2010
Hoje voltei abrir lubrifiquei as molas e mais umas afinadelas no afinador e para já está atravar bem. Obrigado pelas dicas.

Top Inferior