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Rio de oleo, parece uma cascata

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas o que se passa é o seguinte, (vamos lá a ver se me explico) tenho uma fuga de oleo no meu cournil de 83, na parte de tras do motor, entre aquela parte redonda onde esta a embraiagem e o corpo do motor, vem dessa zona, mas não consigo ver , pois acho que fica por cima do motor de arranque, que acho que esta do lado do condutor certo? e esta a largar bastante oleo, por ai, acho que vem da zona perto da cabeça, mas na zona mais perto do cokpit da maquina.

Será que alguem me pode dar uma ajuda please, é que dia 25 é o 3 encontro umm no algarve e estava a ver se ia, por isso preciso de ajuda urgente

ummista dos algarves
cournil 83
 

toz

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31 Mar 2006
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Francisco, ve se não vem da tampa das valvulas. Para teres a certeza, tira e torna a isolar tudo. Já me aconteceu isso e era daí. Atrás de todo mesmo na pontinha estava a verter.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

pajomoro

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15 Mai 2006
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Não será dos tubos que vêm da cabeça á bomba de óleo que acabam em bicone e se tenham partido? Já me aconteceu.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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vou ter de desmontar o tablier todo e tirar a chofagem não é? não havera outra menira de lá chegar?

ummista dos algarves
cournil 83
 

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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É bem verdade, tens de tirar o tablier e a chapa da chaufagem para acederes a esse bicones ou então armas-te em contorcionista e tenta espreitar por baixo.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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já foi mudado, há algum tempo, e por acaso foi a primeira coisa que fui ver se estava apertado, e esta bem fixo, acho que vou ter mesmo de desmontar a maquina, é que ate tenho medo, é que quero ir ao meu primeiro encontro de umm´s, e é logo junto da minha vila por isso o meu receio, vou ver se trato dessa cena

ummista dos algarves
cournil 83
 

stretx

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31 Mar 2006
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bem tems varias hipoteses:
se vier logo ca de cima da parte da cabeça começa por:
-ver se a tampa de valvulas nao esta a verter (se tiver e so comprar uma junta nova ,a junta deve ser barata e nao leva cola nao e necesario)

-se nao for da tampa de valvulas ver se nao e das chapinhas triangulares que tapao ums orificios na extremidade da cabeça(face virada para o lado da caixa, muito muito dificil que seja isso mas quem sabe:) . soluçao tirar por cola nova e apertar outra vez

-se nao for das xapas ver a junta da cabeça se esta a deixar escapar oleo (e dificil porque normalmente quando a junta da cabeça esta marada os problemas e de ordem interna no motor nao se evidenciao no exterior) soluçao- trocar por nova

-pode ser o filtro de oleo que esta mal apertado, empenado ou o o-ring marado e nao veda bem na base. soluçao-filtro novo

-pode ser a propria base do filtro de oleo que tem fuga na junçao base\bloco soluçao-comprar junta nova e substituir

-por ultimo e axo que e o mais provavel tems o retentor\impanc\chouriço que veda a junçao da cambota ao bloco marado

o meu esta assim e perde umas gotinhas ;a situaçao piora quando obstruis(basta diminuir a secçao) ao respiro do motor ao que vai provocar mais pressao interna no motor logo esforça mais o retentor o que vai fazer que liberte mais oleo mas esta situaçao so molha as partes baixas do motor(tipo carter) e suja a caixa de velocidades e tudo o que tiver para tras do motor... se ouver derrame desde as partes de cima do motor esta axo que ja nao se pode aplicar...

falarao do tubo que vem da bomba de oleo para a cabeça que passa do lado oposto ao motor de arranque em relaçao ao bloco se for isto deve ser muito evidente pois deve estar sujo so desse lado mas pareceu-me que nao e o caso...

espero me ter explicado mais ou menos

boa sorte ,abraço

Paulo Alves
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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amigos já descobri é desta peça





será que dá para reparar, ou tem de ser um novo? estava a pensar madar fazer um em malha de aço, por que para tirar isso do sitio foi um sarilho, agora para colocar isso no sitio oh good



e já agora que peça é esta eu acho que me falta aqui um cabo?



há e ja agora alguem tem uma valvula de temperatura?



e uma dica como afinar a entrada de gasoleo para a minha maquina, outra dica, é aproveitar que agora esta desmontado, o mais importante alguem me sabe explicar que tubo é este com uma rolha na ponta???????



ummista dos algarves
cournil 83
 

S0n0l3nt0

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13 Mai 2006
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Olá esse tubo é o q vai da culassa ao bloco é um tubo de retorno de oleo
a fuga pode ser devida as anilhas de cobre tarem maradas e nao vedarem
Apeça onde falta um cabo é a valvula de arranque a frio falta de facto um cabo q vai ligar a bomba injectorae q faz acelerar o ralenti do motor qd este esta frio
o tubo q tem uma rolha parece me o tubo de retorno da agua q vai ao radiador da chaufage
Para já é tudo
UMM abraço
Nuno
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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os da choufage estao todos ligados, e esta rachado o tubo nao e nas anilhas, ser que posso por outro tipo de tubo, e onde falta o cabo e o do ar?

ummista dos algarves
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toz

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31 Mar 2006
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Os motores diesel nao têm "ar". Mas sim uma valvula que quando a culaça esta fria, puxa um cabo que está ligada ao acelerador na bomba injectora o que faz com que puxe quando o motor esta frio e acelere e deixe de acelerar porque a valvula disparou e voltou ao normal. Não é importante. Deixa estar.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

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O tubo de oleo está rachado?Se sim dá para soldar a metal,ou prata.O tubo que tem a rolha é mesmo um que faz o retorno do radiador da solfagem para o bloco,agora dizes que tens a solfagem ligada não sei como??
A valvula da temperatura que precisas é que é pior,essa valvula que procuras com 2 patilhas e esse tipo de rosca é muito cara nova porque só equipava os UMM Cournil, esse motor se calhar já é proveniente de uma peugeot 504 e era essa valvula que trazia.Ou arranjas uma de outro UMM Cournil ou fazes como eu fiz,deixas essa ligada á luz de sobreaquecimento e montas aí ao pé uma valvula de encosto á cabeça universal e ligas o outro fio que dá indicação ao manometro.


Filipe Pinheiro
 

stretx

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bem a final parece que a tua fuga vinha do lado esquerdo do motor.
podes trocar as anilhas de cobre,ou se estiver raxado soldas ,mas tem que ficar bem soldado,pois axo que trabalha com pressao,esse tubo leva o oleo da bomba de oleo ate ao veio dos martelos para os lubrificar.

abraço


Paulo Alves
 

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Mestre
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xo filipeumm, é assim os dois tubos que o radiador da sofagem tem estão ligados e não tem mais nehum buraco para enfiar tubo não, he he he, se conseguires me explicar por fotos eu agradecia muito, e já agora dá ou não dá para colocar outro tipo de tubo no lugar do que esta partido? tipo malha de aço?

ummista dos algarves
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filipeumm

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Uma foto aqui "á mão" não tenho,mas esse tubo que tem a rolha normalmente liga ao radiador da solfagem(visto do lado do capot do lado esquerdo).O outro que liga no radiador da solfagem vem da bomba de agua (na parte de tras por cima da bomba injectora).No meu como tirei o radiador da solfagem liguei um tubo directo da bomba de agua até cá atras onde o teu tem a rolha e está a fazer a vez do radiador.
E tens os tubos do radiador da solfagem ligados a onde?Se puderes mete uma foto


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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esta aqui a foto, será que o counil que eu tenho é diferente dos outros, e qual será o problema que isto me pode causar por andar assim



ummista dos algarves
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filipeumm

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De mau pode não causar nada,mas não deve circular muito bem a agua dentro do radiador da solfagem e logo não teres ar muito quente,e onde é que liga o tubo mais estreito que esta de lado no reservatorio de agua do radiador?Devia ser num desses "buracos" da bomba de agua...
Nos AlterI um desses "buracos" está tapado com um tampão e o tubo que vem do reservatório de agua está ligado a um T que tem no tubo largo da saida da bomba de agua para a entrada do radiador(de baixo).
No teu caso tapava um desses "buracos" e ligava a saida do radiador da solfagem no tubo que tens a rolha,penso que faça melhor o arrefecimento da cabeça...


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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tipo tapo o buraco de cima, e ligo o tubo de baixo a sofagem e o o tubo da rolha na outra entrada da sofagem?

ummista dos algarves
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filipeumm

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Sim faz isso_O meu está assim:





Um bocado sujo eu sei mas foi um pequeno incidente a caminho para o Sardoal:blush:


Filipe Pinheiro
 
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