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Revisão Geral

ustaka

UMMzito
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3 Jul 2012
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Bom dia,

O meu primeiro UMM (Alter I de 86) vai chegar esta semana a casa e quero fazer uma revisão geral. Estava a pensar verificar estes pontos:

1.: Verificar oleo dos travões (acham que devo mudar ou só acrescentar? Que oleo colocar? O UMM tem 4 travões de tambor);
2.:Mudar Oleo motor ( Qual devo colocar?)
3.:Verificar tambores (limpar os tambores. O que devo fazer mais?)
4.:Valvolina dos diferenciais ( Devo mudar? Qual a referência para mudar?)
5.:Lubricação geral peças moveis (Devo fazer esta lubrificação? com que material fazer? Massa?)
6.:Verificar água do radiador. Existe água pré-misturada com anti-congelante? O que aconselham?

O que devo verifiacar mais?

Desculpem estas perguntas todas, mas só quero o bem do UMM:)

Obrigado desde já pelas respostas,
Tiago Santos

 
Registo
1 Out 2008
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Olá.O Óleo de Travoês é o Dot-4 , o do Motor é o 15W-40, o restante haverão de te dar mais informaçoês pois de cabeça não sei referências ,no Radiador podes e deves colocar so Liquido Refrigerante. Cummprimentos.

jsilva
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Se puderes muda todo o oleo de travões e todo o liquido refrigerante. Verifica estado do sistema de travagem e verifica rolamentos.

Para o motor utiliza, como disse o João, um 15w40. Para os diferenciais será 80w90 para o dianteiro e para o traseiro LS90 caso tenha anilhas auto-blocante o que deve ser o mais certo. Para as caixas tens de especificar aqui que tipo de caixas tem para que possas ser ajudado.

Lubrificação com massa:
Tens pontos de massa nas cruzetas e nas mangas deslizantes, portanto 3 pontos de massa em cada veio de transmissão e tens pontos de massa em cada uma das 4 rotulas de direcção. O veio pedaleiro também tem um ponto de massa.

Os cubos devem ser desmontados para serem inspeccionados os rolamentos, para limpeza e lubrificação. São três rolamentos por cada manga de eixo. Podes utilizar massa consistente normal ou sintetica mas se puderes coloca massa grafitada pois é a única que não emulsiona em contacto com água. Deves desmontar os semieixos traseiros para verificação dos rolamentos e para lubrificação. É um rolamento por cada semi-eixo.

Qualquer dúvida dispõe.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by ustaka

Quanto ao liquido refrigerante, aconselham orgânico?

Cumprimentos,

O liquido refrigerante é escolhido consoante o clima e na minha opinião não é necessário nenhum liquido XPTO para -30º em Portugal, na Islândia talvez mas por cá não. O ideal é procurares um liquido de qualidade o mais desmineralizado possível para não criar depósitos de calcário em excesso. Água osmotizada seria o ideal desde que lhe fosse adicionado o aditivo anti-congelante só pela razão de que este tipo de água cria cristais(solidifica) a temperatura bem positiva.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Deves ter uma caixa ZF, confirma que a MA é ao lado da 1ª. Nessa caso, as duas caixas levam valvulina.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

ustaka

UMMzito
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3 Jul 2012
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Sim, a MA é ao lado da primeira. Então leva LS90 também?
Para mudar estas valvolinas é só drenar o liquido antigo e colocar o novo correto.? Há algum nivel que temos de respeitar?
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Não, nas caixas leva valvolina normal, 80w90. Tens que drenar tirando o bujon que se encontra no fundo de cada um delas e voltas a encher pelo buraco que se encontra do lado esquerdo delas (tiras a porca) até chegar ao nível do buraco e começar a deitar fora.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

ustaka

UMMzito
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3 Jul 2012
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Desde já agradeço a ajuda dada até ao momento.

Tenho mais umas dúvidas:

1.Numa loja de produtos para automoveis vi um liquido (aditivo) para ajudar a limpar o circuito de refrigeração. Aconselham colocar este liquido?

2.Existem também aditivos para colocar junto com o gasoleo, e que supostamente limpam o circuito de injecção. Aconselham este tipo de produto?

Cumprimentos,
 
Registo
19 Jan 2012
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Atenção ao circuito de agua... Esses liquidos removem tudo o que seja calcario! Se o teu carro usar anti-congelante não tens problema. Se só usa agua não aconselho a colocares esses produtos pois como sabes o calcario da agua vai tapando pequenos buracos ao longo dos anos e ao meteres esse produto vai comer o calcario e possivelmente vais ficar com pequenos orificios a deitar agua...

Quanto ao produto do gasoleo não tem problema em meteres isso pois é como aquele medicamento para nós que se chama "melhoral" não faz bem nem faz mal...

cUMMps
 
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