• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Revestimento da transmissão

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,

Decidi inaugurar este "tópico" para dar noticias das alterações efectuadas ao revestimento "azulinho" da transmissão efectuado na passada semana e do qual deixo aqui a descrição (copy paste) para poder obter opiniões.

A operação não é com certeza a + profissional mas á 1ª vista resultou. Aguardo as criticas (serão sempre bem vindas)para possiveis melhoramentos.
O meu veio só denotava folga quando estava totalmente recolhido, as "palhetas" enunciadas pelo Madeira ainda existiam o que tornou a operação + simples. Passo descrever a operação:

Desmontagem, não esquecer os cuidados já enunciados, marcações etc..
+ uma vez peço que sejam "duros" nas correções a algum erro tecnico, afinal é a saude dos nossos UMMs que está em jogo

As ditas palhetas, que que a mim me parecem ser vindas de tratatamento identico ao que descrevo, mas + "pro"

O revestimento vai ser feiro com manga termo retractil, material mto comum nas instalações electricas e que retrai com o calor aumenta a sua espessura. Infelizmente aqui na zona a oferta a retalho é mto pouca (só rolos inteiros e por encomenda)no entanto consegui arranjar esta cinzenta com o diametro e espessura que me pareceram adequado. Existe um tipo de manga com termo adesivo que provavelmente seria o ideal para se "agarrar de forma correcta ao veio, mas as espessuras de "parede"eram "proibitivas" penso eu de que em todo o caso se alguém achar por bem experimentar , na sua retração Max. passa de 1mm para 2mmm segundo as espec. tecnicas do mat.

Recortei um pedaço ligeiramente + comprido (não se esqueçam que vai encolher) no meu caso encolheu pouco porque o diametro da manga era exactamente o do veio.

Depois de aquecida (não se preocupem que não é preciso aquecer mto)e recortada fica com este aspecto a envolver o veio. E as estrias !! pois é já lá vamos

Agora chega o passo de maior paciencia, não queiram ser precipitados como eu na primeira tentativa.
Envolvam o plástico com material lubrificante (esqueci-me não deixem o material arrefecer por completo para aproveitar a maleabilidade)Continuando, muita paperica desculpem muita massa e tá de enfiar lentamente a luva, vão ajustando uma a uma as concavidades das estrias de forma a não danificar a manga (pressionando com um objecto de forma a moldar a manga)com alguma calma vão ver que conseguem

Depois de totalmente posta no lugar não esquecer de por Mta massa entre a "tampinha" e a rosca assim sempre vai lubrificando. o copo situado no extremo da manga não me dá grande certezas de que está a lubrificar as estrias, diria que existe mais para encher o topo da manga com massa e assim impedir entrada de água e porcaria

E prontos agora é só montar no sitio e testar durante uns tempos para ver a durabilidade do sistema. No entanto mesmo que dure pouco a substituição acaba por ficar barata, o preço da manga não ultrapassa os 5 a 6€/m só necessitamos de 10 Cm e se comprarem em rolo saí a cerca de 2 a4€/m.

Depois de andar esta semana toda (não é mto tempo +- 170km) estive a verificar a transmissão e mantem-se sem folga o que indicia que a manga está a aguentar.

Não deixei este tópico no das transmissões porque parece-me + uma reparação (não oficial) do que uma dúvida, no entanto se for caso disso é só mudar, para tentar manter as coisas arrumadas nesta "casa nova" :D

Aderito

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas Aderito

PARABENS pela descriçao desta dica..5#

como deves estar lembrado eu na altura disse que esta ideia era so teoria minha e que nunca tinha feito

embora a minha "teoria" pra resolver este problema..falasse em palhetas de Pvc "solda de Pvc" e seria para os casos em ke ja nao houvesse as tais "palhetas de origem"...e sao muitos os casos em ke isso aconteçe e reparei ke as tuas palhetas ainda tem o topo que as segura, e a tua dica de revstimento ajuda muito neste caso..mas nos casos de ja nao existirem o teu resvestimento..pouco ajuda a tirar as folgas, porque sao essas palhetas ke fazem com que as estrias se mantenham apertadas e nao estarem em contacto "ferro com ferro"

resumindo isto tudo a minha teoria, é para casos graves
a tua já nao teoria:)..é para manutençao e para nao agravar mais e ter que passar para a minha teoria
ou entao passar para o mais facil mas mais caro, mandar fazer umas luvas deslizantes novas num torneiro (aqui o Mário sabe melhor quanto pagou)

mais uma vez Parabens pela dica

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
Madeira obrigado pelo elogio,peço desculpa pela resposta tardia mas tenho andando com Mto trabalho e não tenho passado por aqui. Ontem quando recebi o UMM Jornal é que decidi, - "Tenho de arranjar tempo !".:)

Quanto ao revestimento, confesso que não coloquei as palhetas (esqueci-me dessa parte:blush:),com as palhetas entrava com demasiada pressão, não forcei:psem as palhetas entrou sob pressão mas nada de mais, e as folgas desapareceram (guardei religiosamente as ditas palhetas para o caso de..). A dita manga vai ocupar grande parte do espaço das palhetas e a duplicar! não esquecer que a manga vai envolver todas estrias, ou seja ela vai passar a ter um revestimento plástico em tudo o que é contacto (metal/metal). Se tiveremos em conta que a manga que apliquei tem á volta de 0,3 mm de espessura e que quando retrai aumenta a espessura (no meu caso pouco retraiu). No fim de contas vamos passar a ter as estrias todas revestidas com perto de 0,4mm de material. Acredito que não seja a solução de reparação e não é essa a intenção como dizes, e bem, é manutenção pura. Uma transmissão com MTa folga vai precisar de um arranjo "profundo". No meu caso a folga não era Mta mas era o suficiente para me incomodarem na inspeção.
Aguardo por + criticas para podermos eventualmente melhorar o processo.

cUMMp's

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Não percebo muito de mecanica mas sinceramente acho que está 5 estrelas tanto a ideia como a descrição e documentação.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
será que alguem me pode explicar quais são os sintomas de uma transmissão com folga desculpem a ingenuidade mas gostava de saber

Registo
30 Mar 2006
Faz um barulho e uma vibração descomunal que parece que se vai partir tudo. Esse barulho e vibração sentem-se especialmente quando em andamento aceleras e depois tiras o pé, ou carregas na embraiagem, isto porque deixa de haver equilíbrio de forças na transmissão e ela anda a passear-se pela folga que tem.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

shakkal

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Olá Adérito!!!

Relata aí o evoluir da situação, sei que utilizas o teu MM todos os dias, em relação à transmissão, continua 5 estrtelas?

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ok thanks não sabia mesmo quais eram os sintomas mas acho que o meu menino ainda não sofre desse mal, ainda bem menos uma despesa para já
;)

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
peço desculpa pela falha/demora, mas não tenho tido tempo para estar online.
Quanto á reparação, a transmissão mantem-se em bom estado, mesmo depois de esforço do paseio no Meco. Os Km's que faço diariamente não influenciam mto a degradação, maior parte do tempo (principalmente agora com tempo seco) não preciso de ligar a tração á frente.
É provável que venha a ficar com o UMM parado durante uns tempos para estofar o interior :)
Durante uns tempos vou utilizar + o "offroad" de 2 rodas :cool:

Cump's
Aderito

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Pedro,

de que zona és e onde é esse estofador?
Necessito de mandar estofar os meus bancos a napa e ando a procura de um barato.

UMM Abraço
Jorge Paulo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu sou de queluz e o estofador é de belas, se precisares diz qualquer coisa que eu vou lá contigo

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Obrigado Pedro, depois digo-te qualquer coisa pelo messenger.

UMM Abraço
Jorge Paulo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by quefro

aderito se precisares conheço um estofador muito bom e barato

Obrigado,
mas parece-me que o que poupava no estofador era para deslocação Coimbra-Lisboa :cool:. O problema parece estar controlado, tenho o preço do material, as dicas do pessoal da loja onde vou comprar o material não são suficientes mas caso o orçamento não melhore vou tratar eu próprio do problema.

CUMMp´s
Aderito

Top Inferior