• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Revestimento da transmissão

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Boas,

Decidi inaugurar este "tópico" para dar noticias das alterações efectuadas ao revestimento "azulinho" da transmissão efectuado na passada semana e do qual deixo aqui a descrição (copy paste) para poder obter opiniões.

A operação não é com certeza a + profissional mas á 1ª vista resultou. Aguardo as criticas (serão sempre bem vindas)para possiveis melhoramentos.
O meu veio só denotava folga quando estava totalmente recolhido, as "palhetas" enunciadas pelo Madeira ainda existiam o que tornou a operação + simples. Passo descrever a operação:

Desmontagem, não esquecer os cuidados já enunciados, marcações etc..
+ uma vez peço que sejam "duros" nas correções a algum erro tecnico, afinal é a saude dos nossos UMMs que está em jogo


As ditas palhetas, que que a mim me parecem ser vindas de tratatamento identico ao que descrevo, mas + "pro"


O revestimento vai ser feiro com manga termo retractil, material mto comum nas instalações electricas e que retrai com o calor aumenta a sua espessura. Infelizmente aqui na zona a oferta a retalho é mto pouca (só rolos inteiros e por encomenda)no entanto consegui arranjar esta cinzenta com o diametro e espessura que me pareceram adequado. Existe um tipo de manga com termo adesivo que provavelmente seria o ideal para se "agarrar de forma correcta ao veio, mas as espessuras de "parede"eram "proibitivas" penso eu de que em todo o caso se alguém achar por bem experimentar , na sua retração Max. passa de 1mm para 2mmm segundo as espec. tecnicas do mat.


Recortei um pedaço ligeiramente + comprido (não se esqueçam que vai encolher) no meu caso encolheu pouco porque o diametro da manga era exactamente o do veio.


Depois de aquecida (não se preocupem que não é preciso aquecer mto)e recortada fica com este aspecto a envolver o veio. E as estrias !! pois é já lá vamos


Agora chega o passo de maior paciencia, não queiram ser precipitados como eu na primeira tentativa.
Envolvam o plástico com material lubrificante (esqueci-me não deixem o material arrefecer por completo para aproveitar a maleabilidade)Continuando, muita paperica desculpem muita massa e tá de enfiar lentamente a luva, vão ajustando uma a uma as concavidades das estrias de forma a não danificar a manga (pressionando com um objecto de forma a moldar a manga)com alguma calma vão ver que conseguem


Depois de totalmente posta no lugar não esquecer de por Mta massa entre a "tampinha" e a rosca assim sempre vai lubrificando. o copo situado no extremo da manga não me dá grande certezas de que está a lubrificar as estrias, diria que existe mais para encher o topo da manga com massa e assim impedir entrada de água e porcaria


E prontos agora é só montar no sitio e testar durante uns tempos para ver a durabilidade do sistema. No entanto mesmo que dure pouco a substituição acaba por ficar barata, o preço da manga não ultrapassa os 5 a 6€/m só necessitamos de 10 Cm e se comprarem em rolo saí a cerca de 2 a4€/m.


Depois de andar esta semana toda (não é mto tempo +- 170km) estive a verificar a transmissão e mantem-se sem folga o que indicia que a manga está a aguentar.

Não deixei este tópico no das transmissões porque parece-me + uma reparação (não oficial) do que uma dúvida, no entanto se for caso disso é só mudar, para tentar manter as coisas arrumadas nesta "casa nova" :D

Aderito
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Boas Aderito

PARABENS pela descriçao desta dica..5#

como deves estar lembrado eu na altura disse que esta ideia era so teoria minha e que nunca tinha feito

embora a minha "teoria" pra resolver este problema..falasse em palhetas de Pvc "solda de Pvc" e seria para os casos em ke ja nao houvesse as tais "palhetas de origem"...e sao muitos os casos em ke isso aconteçe e reparei ke as tuas palhetas ainda tem o topo que as segura, e a tua dica de revstimento ajuda muito neste caso..mas nos casos de ja nao existirem o teu resvestimento..pouco ajuda a tirar as folgas, porque sao essas palhetas ke fazem com que as estrias se mantenham apertadas e nao estarem em contacto "ferro com ferro"

resumindo isto tudo a minha teoria, é para casos graves
a tua já nao teoria:)..é para manutençao e para nao agravar mais e ter que passar para a minha teoria
ou entao passar para o mais facil mas mais caro, mandar fazer umas luvas deslizantes novas num torneiro (aqui o Mário sabe melhor quanto pagou)

mais uma vez Parabens pela dica

UMM abraço
madeira
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Boas,
Madeira obrigado pelo elogio,peço desculpa pela resposta tardia mas tenho andando com Mto trabalho e não tenho passado por aqui. Ontem quando recebi o UMM Jornal é que decidi, - "Tenho de arranjar tempo !".:)

Quanto ao revestimento, confesso que não coloquei as palhetas (esqueci-me dessa parte:blush:),com as palhetas entrava com demasiada pressão, não forcei:psem as palhetas entrou sob pressão mas nada de mais, e as folgas desapareceram (guardei religiosamente as ditas palhetas para o caso de..). A dita manga vai ocupar grande parte do espaço das palhetas e a duplicar! não esquecer que a manga vai envolver todas estrias, ou seja ela vai passar a ter um revestimento plástico em tudo o que é contacto (metal/metal). Se tiveremos em conta que a manga que apliquei tem á volta de 0,3 mm de espessura e que quando retrai aumenta a espessura (no meu caso pouco retraiu). No fim de contas vamos passar a ter as estrias todas revestidas com perto de 0,4mm de material. Acredito que não seja a solução de reparação e não é essa a intenção como dizes, e bem, é manutenção pura. Uma transmissão com MTa folga vai precisar de um arranjo "profundo". No meu caso a folga não era Mta mas era o suficiente para me incomodarem na inspeção.
Aguardo por + criticas para podermos eventualmente melhorar o processo.

cUMMp's
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Não percebo muito de mecanica mas sinceramente acho que está 5 estrelas tanto a ideia como a descrição e documentação.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
será que alguem me pode explicar quais são os sintomas de uma transmissão com folga desculpem a ingenuidade mas gostava de saber
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
544
Localização
Portugal
Faz um barulho e uma vibração descomunal que parece que se vai partir tudo. Esse barulho e vibração sentem-se especialmente quando em andamento aceleras e depois tiras o pé, ou carregas na embraiagem, isto porque deixa de haver equilíbrio de forças na transmissão e ela anda a passear-se pela folga que tem.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

shakkal

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
135
Localização
Portugal
Olá Adérito!!!

Relata aí o evoluir da situação, sei que utilizas o teu MM todos os dias, em relação à transmissão, continua 5 estrtelas?

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Ok thanks não sabia mesmo quais eram os sintomas mas acho que o meu menino ainda não sofre desse mal, ainda bem menos uma despesa para já
;)
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Boas,
peço desculpa pela falha/demora, mas não tenho tido tempo para estar online.
Quanto á reparação, a transmissão mantem-se em bom estado, mesmo depois de esforço do paseio no Meco. Os Km's que faço diariamente não influenciam mto a degradação, maior parte do tempo (principalmente agora com tempo seco) não preciso de ligar a tração á frente.
É provável que venha a ficar com o UMM parado durante uns tempos para estofar o interior :)
Durante uns tempos vou utilizar + o "offroad" de 2 rodas :cool:

Cump's
Aderito
 

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
122
Localização
Portugal
Pedro,

de que zona és e onde é esse estofador?
Necessito de mandar estofar os meus bancos a napa e ando a procura de um barato.


UMM Abraço
Jorge Paulo
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Eu sou de queluz e o estofador é de belas, se precisares diz qualquer coisa que eu vou lá contigo
 

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
122
Localização
Portugal
Obrigado Pedro, depois digo-te qualquer coisa pelo messenger.


UMM Abraço
Jorge Paulo
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
quote:Originally posted by quefro

aderito se precisares conheço um estofador muito bom e barato

Obrigado,
mas parece-me que o que poupava no estofador era para deslocação Coimbra-Lisboa :cool:. O problema parece estar controlado, tenho o preço do material, as dicas do pessoal da loja onde vou comprar o material não são suficientes mas caso o orçamento não melhore vou tratar eu próprio do problema.

CUMMp´s
Aderito

 
Top Inferior