• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Retentor exterior diferencial traseiro

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
227
Localização
Lisboa, Portugal
Boas amigos,

Durante a montagem dos discos traseiros, descobri que tenho este retentor com pouca saúde (não é o da imagem, que foi roubada ao filipeumm).



É possível trocar o retentor sem tirar o rolamento?... Se o retentor tiver elasticidade, talvez o consiga passar através do rolamento... Qual é a vossa opinião?

Já agora, há referência ou medidas conhecidas para este retentor?


Outra coisa que me deixou a pensar e um pouco preocupado foi pôr o SL a trabalhar com a traseira levantada, sem rodas, e os semi-eixos rodarem ligeiramente para a frente. Se carregar na embraiagem, elas páram. Isto é normal ou reflecte algum problema de embraiagem ou outro? Aguardo os vossos comentários.

Abraços e boa semana.
José Almeida


Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
boas! não tens hipótese, tens que retirar a anilha de encosto e o rolamento. a anilha tem obrigatoriamente que ser substituída. quanto ao rolamento, penso que a estar fora devias substituir o mesmo, a não ser que este tenha sido montado há muito pouco tempo, tipo uns 1000 km no máximo, caso contrário penso que não justifique pois com o monta-desmonta a longevidade do rolamento vai ficar drasticamente reduzida.

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
[email protected]
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
Amigo José, se o rolamento estiver em bom estado, pode encurtar o diâmetro da mola do lábio interior do retentor, basta abrir a mola na união e cortar apenas 4 ou 5 mm no lado mais largo e voltar a uni-la, isto se o retentor tiver fuga pelo lado interior, caso a fuga seja pelo bordo exterior pode solucionar isso com um pouco de silicone quando estiver a montar o smieixo no sítio.
Simples e barato;)
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
O retentor exterior não é bem um retentor, embora tenha esse nome, a sua função é mais de guarda pó do rolamento. Se sai valvolina por aí o mais certo e como diz o Mário, o defeito vem do retentor interior.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
A fica que dei foi para o retentor que está presente na foto, trata-se de uma forma simples para tentar poupar alguns euros uma vez que esse retentor só é possível mudar trocado todo o conjunto que é apresentado na imagem!
O retentor que está no interior da ponte é muito simples de substituir e não acarreta grande despesa nem requer meios específicos para a sua substituição.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Troca mas é tudo!Rolamento,anilha e retentores.Se não quiseres ver uma roda passar-te á frente com um semi-eixo agarrado:dizzy_face:
Se te aparece valvulina na roda normalmente é o rolamento que já tem muita folga e dá cabo do retentor interior,depois o rolamento que devia trabalhar só com massa ja andou com valvulina á mistura...
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
Filipe, não é caso para tanto!
Se o rolamento estiver bom é muito mais seguro manter o que está do que mandar trocar, pelo menos aquele ainda pode ser o de origem, logo está mais seguro!
Por vezes há fuga de valvolina porque alguns diferenciais deixaram entrar água pelo respiro, a água no interior do diferencial leva a que a mola do retentor que está dentro da ponte fique podere e perca elasticidade, quando isso acontece é apenas uma questão de tempo até aparecerem vestidos da valvolina no exterior!
Para quê gastar 100 euros quando se pode gastar 4 ou 5?
Curiosamente já vi smieixos partidos precisamente por terem trocado os respectivos rolamentos e os terem colocado com recurso a meios inadequados tais como solda enchimentos ou calores, já para não falar em muitos UMMs que andam por aí com anilhas feitas à papo seco!
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Eu no Dana não arrisco,quando digo para trocar tudo parto do principio que seja serviço feito por pessoas que tenham consciencia do que estão a fazer e com material novo e indicado.
Se o rolamento andou contaminado (lavado) com valvulina quem é que me garante que ele está bom?
Para mim há pontos que não se pode olhar a custos,e este é sem duvida um deles.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
Concordo plenamente contigo no que diz respeito à segurança, já não digo o mesmo quando te referes à possibilidade de haver problemas com os rolamentos por causa da valvolina!
A meu ver não é o que saí do interior do diferencial que estraga os rolamentos, mas sim o que entra!... água, lama, pó ou outros agentes contaminantes!
Se a valvolina estraga-se rolamentos não era usada para lubrificar os próprios diferenciais;)
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Não é a valvulina que os estraga é a falta de massa.
A carga a que estão sujeitos os rolamentos das rodas não é a mesma dos do diferencial,eles são diferentes.
Podiam ter poupado muito dinheiro quando fizeram os diferenciais,tirava-se o retentor de dentro e banhava-se o rolamento de roda com a mesma valvulina do diferencial...
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
... É isto que adoro no forumm, poder rebater objeções até descobrir quem tem mais razão:D
Filipe, se ficasse mais barato lubrificar os rolamentos dos smieixos com valvolina acredita que era isso que na prática aconteceria, o problema é que para isso acontecer de forma eficiente seria necessário juntar à mecânica do diferencial uma bomba de lubrificação de forma a garantir que a valvolina chegasse em quantidade suficiente a ponto mais alto em que se encontram os rolamentos dos smieixos, já para não falar na retenção da valvolina que também essa teria de ser feita de forma mais complexa logo mais cara!
Quanto à carga que os rolamentos suportam acredita que os que estão nos diferenciais dos UMMs são muito mais do que é preciso, basta olhar para o tamanho dos rolamentos aplicados em rolotes e autocaravanas para facilmente o perceber.
Aquele abraço;)
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Mario não estamos a ver quem é que tem mais razão,e não leves a mal esta minha "teimosia":D
Os rolamentos das rodas são lubrificados com massa pois a massa tem uma viscosidade maior para garantir uma boa lubrificação em carga,se o submetes a um lubrificante menos viscoso estás a criar uma camada lubrificante menos eficaz nos roletes e pistas para o trabalho para que ele foi projectado,um rolamento mal lubrificado normalmente fica com danos irreparáveis.Se um rolamento tivesse uma lubrificação 100% eficaz duraria "eternamente".
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
Não te preocupes porque um teimoso nunca é teimoso sozinho, no mínimo precisa de mais um ;)
Olha Filipe, sabes o que é usado para lubrificar os roletes dos rastos das máquinas de lagartas e dos tanques de combate?
Podes procurar, mas se quizeres acreditar em mim, digo-te que levam apenas valvolina e olha que um Caterpillar D-8 pesa 38,5 toneladas em vazio.;)
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Estou a gostar do debate mas algo me passa ao lado. Então se sai valvolina na ponta de semi-eixo qual é o problema principal? No meu ver o defeito está no retentor interior porque primeiro deixou entrar água e depois deixou sair valvolina. Se bem que a entrada de água não signifique imediatamente um retentor estragado, a saída de valvolina dá a entender imediatamente que sim. O retentor exterior pode efectivamente levar um fio de silicone para ajudar a vedar.

O que eu faria nesta situação. Optava por mudar o retentor interior e se o rolamento não estiver mau deixava-o lá, até porque com a mudança para discos mesmo que o rolamento venha a partir, a roda não sairá do lugar. No retentor exterior aplicaria silicone para ajudar a prevenir a entrada de água e particulas sólidas e em ultimo caso elevaria o respiro do diferencial.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.664
Localização
Cortegaça
É isso mesmo Pedro, se o rolamento está bom, coloca-se um retentor novo no interior da ponte, aperta-se a mola do retentor do smieixo, coloca-se um pouco de silicone onde for preciso e está o problema resolvido.
Ou então faz-se como diz o Filipe, monta-se um kit novo e está o problema resolvido.
Claro que como já foi dito esta operação terá de ser feita por quem sabe.
 
Top Inferior