• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Restauro UMM AlterII 1989 por JonesCatarino

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
1/4
Olá a todos!!

É com muita honra que vou inaugurar esta secção com a história do "restauro" do meu UMM.

O restauro foi algo demorado, mais ou menos um ano, por isso vou dividir isto por uns quantos post's.
Neles tentarei descrever as etapas do restauro assim como as peças gastas e os seus custos.

Espero que este tópico venha servir de inspiração para novos restaurUMM's...


Tudo começou quando o RJ deu sinal que algo não estava bem com a caixa de tranferências.
Depois de identificado o problema decidi troca-la por outra, foi nessa altura que pensamos em pinta-lo, era só para dar um "banho"...



Quando se começa a desarmar o RJ aparecem as supresas.




O motor também já estava um "pouco" cansado, seria uma boa oportunidade para tirá-lo e reparar.



A capota de lona sempre foi uma paixão e logo por "azar" apareceu uma num estado razoável, completa com roll bar, armação e J3.
Capota rija: fora!!



Foi mais ou menos nesta altura que tomamos consciência de onde nos tinhamos metido!! Já não havia como voltar atrás.
Decidimos "restaurar" o RJ.


1ºParte

Depois do motor, caixa e diferenciais fora, optámos por começar a tratar da zona inferior do UMM; para depois passar para o compartimento do motor, o interior e no fim o exterior do carro.



As zonas piores foram tratadas com anti-gravilha e depois foi tudo pintado.



As molas e amortecedores foram colocados novos, assim como os discos de travão, pastilhas, calços, tubos, cruzetas, satélites, retentores, rolamentos, terminais de direcção, etc...


Contas de "sumir"!

Custo de aquisição da viatura em 2003: 2500€
Material acima referido: 1750€


JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
2/4

Depois de colocar o RJ de novo no chão, e já mentalizados do que iriamos fazer, foi altura de arregaçar as mangas e meter as mãos ao trabalho.

2ª Parte

Os plásticos foram recuperados com betume de fibra de vidro, depois aplicado um promotor de aderência e por fim pintados com tinta preto fosco.



Entretanto numa oficina não muito longe...
...um certo motor atmosférico estava a voltar a sua forma original.

Este foi o maior investimento neste restauro:
-o bloco, a cabeça as sedes e as válvulas foram rectificadas,
-pistons novos,
-limpeza e afinação da bomba injectora e injectores,
-corrente de distribuição nova e tensor,
-bronzes, capas, anilhas, casquilhos, juntas, pernos, (...) tudo novo.

A caixa de tranferências, que acusava desgaste nas correntes, foi trocada por outra em conjunto com a caixa de velocidades, ambas provenientes de um UMM turbo que tinha ficado sem motor no cumprimento do dever...



As portas que estavam algo podres, foram entregues a um bate-chapa da velha guarda... foram cortadas onde não havia recuperação e refeitas com chapa nova.



O compartimento do motor, depois de retirar os forros de lã de rocha e todo limpo, levou um retoque de anti-gravilha na zona da bateria, e foi reforçado o apoio da caixa de direcção com uma barra transversal soldada no chassi.



Depois o interior. Os únicos sítios com alguma ferrugem ( sem contar com as portas) são no piso sob os pés do condutor e do co-condutor e no estrado traseiro.
Foram tratados com um removedor de ferrugem, depois lixados até à chapa e protegidos com primário.




Este procedimento foi repetido em todas as zonas onde havia indícios de início de ferrugem.



Por fim o trabalho de pintura a rematar esta 2ªparte já com o motor e caixas no sítio.





Contas de "sumir":

Reparar motor (tff): 2200€
Caixa de velocidades + transferência: 350€
Reparar portas (tff): 500€
Tintas e outros produtos e acessórios: 500€

(tff = trabalho feito fora)



JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
3/4

Depois das pinturas, a parte que se segue foi para mim a melhor de todas: a montagem.

3ªParte

Começamos pela parte do pára-brisas e da armação da capota de lona.



De seguida foi a frente.



Dica: aquando da desmontagem tentem separar as peças com os respectivos parafusos, porcas, anilhas, etc... e guardem as coisas separadas umas das outras e de preferência bem identificadas.

A sofagem (que custa nova 250€!!!), foi montada com peças de outras duas.
Para o isolamento térmico e acústico(esta foi para rir!) utilizei lã de rocha. O resultado tem sido satisfatório, não se sente calor nenhum e o revestimento ainda continua colado à chapa!!



Os bancos originalmente eram em tecido mas, como tinha transformado o RJ para capota de lona achei que era melhor forra-los com napa, as alcatifas também ficaram de parte, no meu caso só iriam servir para acumular pó. Quando chegar a hora do banho, basta uma mangueira e já está!



Aos poucos a coisa foi-se compondo!
As portas, a protecção frontal, os faróis...



Para uma utilização diária optei por colocar as jantes de 15" com uns pneus 50/50 reconstruídos.



Enfim a luz do dia!! Por esta altura o RJ veio fazer fumo para a rua!! Ainda sem pára-brisas mas já com quase tudo o resto no sítio.
(Escusado será dizer que o motor pegou a primeira! Lindo!)



Depois de afinar o travão de mão, de colocar os respiradores nos diferenciais e na caixa, focar os faróis e colocar o pára-brisas estava tudo pronto para a IPO.


Vamos a contas...

Capota de lona usada com armação, rollbar e J3: 600€
Estofar bancos e volante: 200€
Material diverso;
foles, apoios motor, faróis, borrachas, bateria, óleos, manetes, escovas, sofagem usada, conta km, etc...: 1058€
Pneus reconstruídos 50/50: 300€






JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
4/4

...Eram mais ou menos 5 horas da manhã quando saimos de casa.
Tinhamos 45 minutos de viagem pela frente até o centro IPO. Na frente seguia um amigo meu distanciado alguns quilómetros, ele era o "batedor".
Atrás seguia eu no RJ, ia tão concentrado na condução e nos sons todos, que nem disfrutei da primeira viagem no meu UMM novo!!

Como o restauro foi demorado tinha faltado a última IPO, a multa é pesada mas mesmo assim decidi arriscar.

Antes de chegar ao centro da IPO, estava lá a brigada!!
Valeu o aviso do "batedor", parei e estive meia hora a espera que se fossem embora, não demorou muito, estava na hora da mudança de turno, tinhamos tudo planeado!!

Por fim chegamos. O Sr inspector não se fez rogado e num pulo sentou-se no lugar do condutor levando o RJ para a prova dos nove.
Aquele frio na barriga...!!
-Até para o ano!
Disse-me ele, estava tudo 100%:)

4ª Parte

Depois de mais de um ano fechado o UMM Vermelho estava de novo no activo.
Foi um ano de muitos sacrifícios, monetários e pessoais, mas acho que valeu bem a pena. Conduzir um UMM já por si é algo que nos enche de orgulho, conduzir um restaurado com as próprias mãos...não tenho palavras...



Para que este projecto se realizasse tive uma ajuda muito especial, o meu PAI, ele é que tornou isto possível com a sua ajuda incondicional, paciência e também alguma carolice!

Depois a minha Esposa e o meu Filho, que "dispensaram" tanto tempo do pouco que temos para estar juntos. Foi muito complicado, mas agora são os fãs número um do jipe do papá.

E já agora o meu Sogro, que me emprestou o armazém para restaurar o UMM, houve alturas que ele de certeza pensou que tinha que arranjar um sucateiro para tirar "aquilo" (UMM) de lá. Nunca duvidou de mim, mas custava-lhe a acreditar que aquele monte de ferro alguma vez chegasse a jipe!!



O maior problema neste restauro foram os €€€€€, mas com um pouco de esforço posso dizer que tenho um UMM "novo", e não me custou o preço de um jipe novo!
Eu prefiro assim, tenho algo que conheço de uma ponta a outra, e está ao meu gosto!

Eu acho que é preferível comprar um UMM num estado menos bom a um preço razoável e coloca-lo a 100%, do que comprar outro, mais caro, só porque parece melhor. No fim acabamos por gastar o dinheiro na mesma e o resultado é muito diferente.
Num ficamos com um carro quase novo, no outro ficamos com um remediado!



Outro problema são os oportunistas, mais conhecidos por sucateiros!
Atenção! Não quero ofender ninguém até porque não são todos iguais!
Mas há muita boa gente a ganhar rios de dinheiro com o negócio das peças...
Eu dou exemplos:
-motor de arranque, usado, sem garantia: +-100€, (comprei por 50€);

-caixa de velocidades + transferência, usada, sem garantia: +-700€, (comprei por 350€ com garantia);

-só a capota, usada: +- 700€, (comprei tudo completo, usado por 600€ e consegue-se mais barato!!)

-estofar bancos: de 500€ a 700€, (consegui por 200€, incluindo o volante e apoios dos braços);

-veios de transmissão, usados: 150€ a 200€, (vi uns a 50€ mas não comprei)

E podia continuar...
O que quero dizer com isto é, não tenham pressa de comprar!
Façam uma pesquisa intensiva e não tenham vergonha de perguntar preços, de regatear e até barafustar.



Como já tinha dito, este restauro não foi planeado de inicio e quando decidimos avançar com o trabalho também não se pretendia um carro de concurso.

Nem eu nem o meu pai somos mecânicos, bate-chapas ou pintores, (apesar de o meu pai já ter trabalhado nisso tudo quando era jovem),
por isso acho que é um trabalho que pode ser feito por qualquer pessoa que se proponha a isso.
Ajuda decerto não há-de faltar, começando por este fórum, pelo ClubeUMM e por todos os ummistas...!!



Espero que tenham gostado,

Abraço


JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
olá, desculpa o offtopic mas o teu UMM é turbo sem intercoler?

cumprimentos
 

Aleixo

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
449
Localização
Portugal
Deve ser atmosferico !
Se não ele não punha só :
"JonesCatarino
UMM AlterII 1989"

O turbo não é algo que se queira esconder
!

 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
não deve... é mesmo!

Quando o Jones acabar o topico, vaõ ver em pormenor o restauro e o motor...

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Olá Samuel,

O promotor de aderência e um produto semelhante ao primário que se usa no metal, pode-se dizer que é um primário para plásticos, não por eles enferrujarem, mas para criar uma superfície onde a tinta agarre com mais facilidade e não salte tão depressa.

Qualquer dúvida, é só perguntar!!

Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Já não me lembro da marca do promotor, vou ver se encontro a lata.

O preço rondou os 25€ a lata de 1L ou 0.750L, também já não sei.

Quanto a qualidade... bem eu comprei o que havia na loja, não tenho experiência com mais nenhum.

Isto é sempre complicado, os vendedores querem puxar a brasa a sua sardinha e os pintores de automóveis nem sempre compram o melhor.
As opiniões dividem-se e nem sempre são imparciais. Tenta comprar um de marca reconhecida, geralmente são mais caros mas também são os que oferecem mais garantias de qualidade.

Abraço


JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
O promotor de aderência para plásticos que usei foi da marca TINTAUTO, uma lata de 1litro por 23,93€ + iva.

Dica:
Lixar bem os plásticos, aplicar o promotor, depois de seco dar uma de mão com primário e por fim pintar.

Abraço




JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Jones, grande máquina. Podias era terreconstruido um motor turbo, pah!
Mas ficas bem na mesma.
Está tão direitinho que mete nojo... ehehehehheheheh

Cumprimentos, Tozé.
www.ummistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Jones
Agora que finalizaste o topico é que deves dar como encerrado o restauro:D.
Parabens pelo trabalho e pela tua filosofia,para quê comprar um carro novo, se os pode-mos fazer?(Aqui é que esta a verdadeira causa de a UMM ter deixado de produzir):D:D


Filipe Pinheiro
 

cupraTT

UMMzito
Registo
8 Abr 2006
Mensagens
65
Localização
-
Porra o carro está mesmo lindo. Parabéns. Mete um motor Mercedes ai dentro :D
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Boas!

Para começar Obrigado pelos elogios:)!

O motor foi umas das coisas que deu muito que pensar, mesmo muito antes do restauro.

O meu estava nitidamente nas ultimas:disappointed_relieved:, se o deixasse numa subida voltado para cima engatado em 1ª, ele simplesmente descaia aos soluços para trás...

Cheguei a pensar em outros motores, o 2.5-6 cilindros da BMW, o 300TDI da LandRover, o 2.3Turbo da Peugeot... tudo preços para cima dos 2000€, usados sem garantia! Não vale a pena.

Outra alternativa era o HS 2.8L TGV da Internacional mas... são mais de 5000€:astonished: sou maluco, mas não tenho dinheiro para gastar:D.

Além disso sempre fui um pouco purista em relação ao UMM, por isso, quando chegou a altura optei por recuperar o fiável e espectacular XD3 atmosférico!!
Alguém tem dúvidas que faz o mesmo que os outros?? Simplesmente faz com mais estilo:D:D

Abraço




JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Jones!
Um turbinho ajuda. Mas já vi que as demonstrações de bonário por parte do cabo do acelerador foram mais fortes... ehehehehe!

Parabéns pela máquina... isto é só inveja...

Cumprimentos, Tozé.
www.ummistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Bem Jones o que dizer do teu restauro...

Apenas que andei 2 dias desesperado à procura do tópico :D

Tava a pesquisar sobre fibra de vidro e li este tópico mas depois quando sai do PC não gravei! No dia seguinte procurava e procurava... ;)

Queria apenas perguntar qual foi o primário que deste ao tablier? Primário próprio para plástico? Já agora a marca. E a tinta fosca, recomendas alguma em especial?

Obrigado!
 

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
136
Localização
Portugal
Boas Pablo, e bem-vindo ao fórum!

O tablier foi um dos poucos sítios onde não mexi, simplesmente limpei com toalhitas dodot, aquilo tem cá um poder de limpeza!!

Mas acho que se quiseres pintar o teu tablier o processo é igual ao dos plásticos.

1º Limpar e lixar tudo com lixa fina, eventualmente reparar alguma coisa com betume de fibra de vidro ou se for coisas grandes utilizar mesmo fibra de vidro;

2º Aplicar o promotor de aderência para plásticos, deixar secar;

3º Aplicar um primário normal de acordo com a tinta que se vai utilizar (celulosa ou sintética);

4º Pintar

Quanto aos produtos repito o já escrevi atrás, no meu caso comprei o que havia na loja!
E não tenho experiência com mais nenhum, mas tenta comprar de marca reconhecida, geralmente são mais caros mas também são os que oferecem mais garantias de qualidade.

Abraço




JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boas Jones

ainda nao tinha tido opurtunidade por te felicitar pelo excelente trabalho de restauro....e como o conheci ainda com a antiga roupagem....imagino o trabalhao ke tiveste:p

sempre ke sei de um UMM a restaurar é uma alegria ke tenho...e cada vez recebo mais esse tipo de noticias...pra estragar já chego eu:)

UMM grande bem haja pra ti e todos os ke tem essa coragem ...

aproveito e faço publicidade ao proximo numero do UMMjornal:)..onde vem uma reportagem sobre um restaurUMM identico ao teu
depois tb temos de falar sobre isso

ate sabado

UMM abraço
madeira
 
Top Inferior