• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Respiro do motor

Leão254

Iniciado
Registo
22 Out 2012
Mensagens
23
Localização
Portugal
Aqui há dias estava a explorar o motor do meu "avião" e reparei que existe na caixa de velocidades uma abertura à qual já esteve ligado um tubo, mas que agora dele só restava um resto que está seguro no batente da caixa, e que o tubo que sai da tampa do motor (onde se mete óleo) penso que é um respiro, está a deitar esse respiro para o chão. A minha pergunta é, será que esse tubo devia estar ligado à caixa??

Leonardo Morais
 

Kawazaki

UMM
Registo
14 Out 2011
Mensagens
232
Localização
Portugal
Negativo, se fizeres essa ligação vais ficar com a embraiagem empapada em oleo, entras em despesas, pois ficas com a embraiagem a patinar.
Esse tubo pode continuar pendurado para baixo ou então inventas um sistema como eu fiz, este topido já foi muito debatido aqui no forum´há muitas soluções:
A minha foi esta...




Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
 

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Mensagens
39
Localização
Portugal
Boas,
Isso são aldrabices que andaram a fazer.
Do respiro da tampa das válvulas, tem um tubo para encaminhar os gases do motor, teoricamente podes encaminhar o tubo para o de quiseres.
No entanto esse tubo costuma ter pouco mais de 50cm e costuma ser encaminhado para baixo ficando o mesmo livre a emitir os gases para debaixo do carro.
Há quem ligue esse tubo directamente ao escape, por exemplo.
Agora, esse tubo que sai da caixa, nao é da caixa, deve ser o tubo que sai da embraiagem.
Se reparares nesse tubo, do outro lado da embraiagem junto à bomba secundaria, tens lá outro tubo. No meu essas duas saídas da embraiagem estao ligadas com um tubo.
Nessa mesma zona, por baixo da embraiagem tens um parafuso, tipo um bojÃo.
Isso nao é mais que um sistema para acumular e limpar posteriormente os resíduos.
O que fizeram aí foi ligar os gases do respiro do motor nesse respiro da embraiagem.
Nao sei se é boa ou má ideia, sei que nao é comum.
Se poderes põe tudo como deve ser.




Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Boas , nada de ligar respiro do motor aos respiros da coloche da embraiagem pois os vapores são bastante "oleosos" e dá para prever o resultado.Convem abrir o bujão que o amigo Carlos refere, de vez em quando para ver se anda por lá mistela .No meu Alter Turbo quando andava com motor original tinha o respiro do carter ligado ao respiro da tampa das valvulas que por sua vez estava ligado à admissão .Como o motor estva porreiro nunca tive respingos de óleo na admissão nem nada do género.A malha metálica da tampa do óleo normalmente é suficiente para condensar os vapores gordurosos do oleo e precipita´los para a tampa das valvulas. Em motores com fugas de compressão pelos segmentos é normal que os vapores criem mais "javardice" e a tecnica do decantador de oleo não é má.

Alcobaça

[email protected]
 
Top Inferior