Boas,
Isso são aldrabices que andaram a fazer.
Do respiro da tampa das válvulas, tem um tubo para encaminhar os gases do motor, teoricamente podes encaminhar o tubo para o de quiseres.
No entanto esse tubo costuma ter pouco mais de 50cm e costuma ser encaminhado para baixo ficando o mesmo livre a emitir os gases para debaixo do carro.
Há quem ligue esse tubo directamente ao escape, por exemplo.
Agora, esse tubo que sai da caixa, nao é da caixa, deve ser o tubo que sai da embraiagem.
Se reparares nesse tubo, do outro lado da embraiagem junto à bomba secundaria, tens lá outro tubo. No meu essas duas saídas da embraiagem estao ligadas com um tubo.
Nessa mesma zona, por baixo da embraiagem tens um parafuso, tipo um bojÃo.
Isso nao é mais que um sistema para acumular e limpar posteriormente os resíduos.
O que fizeram aí foi ligar os gases do respiro do motor nesse respiro da embraiagem.
Nao sei se é boa ou má ideia, sei que nao é comum.
Se poderes põe tudo como deve ser.
Carlos Cardoso
UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989