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Respiro do Motor

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Olá a todos!

"RESPIRO DO MOTOR

O respiro do motor do UMM é feito pela tampa das válvulas (...)e traz um tubo de borracha, que por norma vai para baixo e tem 80cms de comprimento. (...) "

retirado do site UMMadeira.com



No meu UMM lembrei-me de fazer uma coisa a este tubo.
A semelhança do que acontece nos UMM turbo e em geral nos carros a gasóleo, este respiro está ligado à admissão do motor, certo?

Na minha admissão está lá o sítio para fazer essa ligação.



Acham que é boa ideia?
Vale a pena desmontar a admissão para abrir o furo para depois fazer a ligação do tubo?


Abraço





JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas Jones

por norma essa ligaçao na admissao nao ta aberta...ou seja tá anulada no fundo..mas verifica com uma caneta a ver se tá ou nao???

eu por mim deixava estar como está...(se estiver fechado)

so adianta ligar ai...kuando o motor ja esta cansado e a fazer muito fumo...ke depois esse mesmo fumo sai pelo escape

se for pra evitar ke entre agua...te garanto ke se tiver ke entrar entra pelos dois lados

existem umas valvulas pra a tampa..ke so deixa sair e entrar nada...mas é um dinheirao:disappointed_relieved:....

se andares dentro de agua (mesmo ke esta estja mais alta ke o motor) desde ke o motor esteja a trablhar tb nao entra

em jeito de dica....se algum dia o motor se "calar" numa profundidade suerior ao motor..so se tem duas coisa a fazer

ou se dá a chave..nos 3 a 4 segundos seguintes...ou...Népia..alguem ke te tire de la com o motor "calado"

apesar de nunca ter bebido agua com o meu xaruto..ja tirei uns bons litros de outros xarutos e nao só:)

UMM abraço

PS: Norbas akele tubo ke temos no resevatorio da agua..dá um geitao pra tirar agua do motor:D






 

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Mestre
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26 Mar 2006
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UPPPS..mais uma "borrada" minha:)

e pra nao induzir ninguem em erro aki vai

essa é admissao do ar....logo se ligares o tubo do respiro do motor ai....fica um circuito fechado e como deves imaginar o motor ( etudo ke faz pressao ou frissao)presisa de respirar!!!

de resto e como disse no post anterior..eu deixava ficar assim

UMM abraço
madeira

PS: existem UMMistas ke aumentam esse tubo e o levam mais pra tráz..sempre junto á longarina...eu tenho esse projecto em mente..mas é liga-lo á panela..mas numa posisao ke nao premita o recuo dos gazes e fumo..mas é so projecto!!!
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Boas o meu tubo do respiro vai ate a traz da sempre junto a longarina como dizes aqui tambem pensei em ligalo a panela mas isso iria fazer com que cuspisse oleo pelo tubo de escape o que não e la muito agradavel para quem vai a traz em relação aquela ligação na adminssão no meu esta ligada a bomba de vacuo esta mal?

UMM abraço
Samuel Sousa
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas Samuel

nao ..nao está mal...apesar do teu ser um alter 1 tem uma bomba de vacuo dos turbos....:p

e como sabes as do turbos nao tem respiros como os modelos tipo cocumelo...(ainda bem é menos um barulho ke ouves:)) e sao ligadas ai a essa admissao

sao pork...pork como puxam o ar ...do servo-freio ..tem de o libertar e nessa tua bomba de vacuo...é por ai

e como ja disse nas de "cogumelo" liberta por cima da proria...dai o tsi.tsi.tsi..tsii:D

ja ke estamos a falar dessa bomba...a tua e muito melhor ke as tipo "cogumelo" por e lubrificada com o proprio oleo do motor...raramente se avariam..e kuando avariam é por entupimento...MAS..kuando se tem de colocar uma nova...UIII até doi:angry:

UMM abraço
madeira
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Eu já tive esse tubo ligado na caixa do filtro, outros ligados na admissão. Esse tubo basta estar virado para baixo. A tampa das válvulas é estanque, quando os pistões estão parados, aí não existe circulação de ar, ou seja, se o ar não tem por onde escapar, a água não entra. Mas para isso o tubo tem que estar bem isolado na tampa das válvulas!

Espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos, Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

toz

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31 Mar 2006
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Acho que cometi uma gafe que vou corrigir. Agradeço ao André que me ajudou a corrigir.
Afinal o motor não é estanque, porque existe sempre alguma valvula aberta. A melhor maneira é mandar o tubo para a admissão, mas isso vai fazer com que suje o filtro ou encha a admissão com vapores de óleo.
A melhor solução, melhor que isso é por esse tubo num sitio onde não leve com água ou até aplicar uma valvula anti-retorno, coisa de que se já falou aqui.

Sem mais, peço desculpa pelo engano.

Com os melhores cumprimentos, Tozé.

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stretx

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axo que entra agua pela tampa/cabeça do motor, nao pelas valvulas mas sim pelos tirantes das valvulas que vao dar a arvore de cames situada no bloco, pois axo que as valvulas tem um genero de vedante tipo o`ring que nao deixa passar o oleo e outras coisas como a agua

stretx antigo alves
 

JonesCatarino

UMMzito
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Boas!

Estou baralhado:D!

O meu "problema" não é com a entrada de água, porque esse tubo é como o escape, desde que o motor esteja a trabalhar não entra ali nada!

A minha questão é: se nos UMM turbo este tubo está ligado a admissão (e também na maior parte dos carros a gasóleo) porque não fazer o mesmo a um motor atmosférico?

Deve haver uma explicação para se fazer essa ligação!

Há outra ligação que também existe nos UMM turbo , é a que vem do carter para a outra entrada da tampa das válvulas (a que está fechada).


Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

stretx

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boas jones catarino
quando respondi aqui no topico foi numa de descordar um pouco com o que o toz estava a dizer(mas sem ter 100%certezas).
mas quanto ao teu problema ou duvida concordo contigo alias eu fiz isso no meu. a admissao do meu motor de origem nao tinha essa entrada mas quando pus o motor da 505 que ja trazia esse buraco aberto meti la o tubo e mais higiênico(lol) e mais agradavel esteticamente.
abraço

stretx antigo alves
 

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Bom, "problema" resolvido:)!

Em jeito de conclusão, a ligação deste tubo à admissão do motor não tem qualquer conveniente ou inconveniente para o rendimento do motor.

A sua ligação prende-se apenas por razões ambientais, estéticas ou higiénicas :D !

Fica ao critério de cada um.

Abraço


JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

toz

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31 Mar 2006
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Sim, o Mário tem toda a razão.
O que passa lá é o rabo das valvulas e tem lá vedantes. Se deixa passar ar, já passou muitas mais coisas... Desculpem ter baralhado tudo.

Eu tenho-o virado para o chão, até agora nem na inspecção pegaram.

Cumprimentos, Tozé.
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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas,
Só agora reparei neste tópico e parece-me importante uma coisa que disseram:

Nos atmosfericos esse respiro identificado pelo Jones e no qual pretendia ligar o tubo de respiro do motor, encontra-se fechado ???

Se esse é o caso, parece-me que + uma vez os ditos mecânicos que me resolveram o problema do depressor avariado fizeram asneira.

Inicialmente tinha um depressor/bomba de vacuo a seco como o que está na foto do Jones, mas pifou. Na altura levei o UMM a um mecânico para resolver a situação.
Depois de me dar preços para um novo igual ao de origem disse-me que funcionaria perfeitamente com um da peugeot 504 que é lubrificado a óleo (não do motor, tem um pequeno deposito),
deu-me os dados e comprei um usado. Paguei BEM para o por no sitio,
mas apercebo-me agora que um dos tubos está ligado a esse respiro que supostamente está fechado ?? Será essa a razão pela qual já tive que substituir novamente o dito depressor ???
Ou está tudo correcto e o primeiro não estava em bom estado?

Obrigado

Cump's
Aderito
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Os depressores dos UMM's atmosféricos não têm esse orificio do oleo, só os do Turbo.
Os a tampa dos UMM's turbos, têm duas saídas. Uma pro carter, outra para respiro do motor. A que vai pro carter supostamente devia levar o oleo que vai da tampa das válvulas e o outro é por onde sai a compressão que se perde pelos segmentos.
Nos atmosfericos, apenas existe uma saída e quando há duas, uma delas é eliminada. E a que fica livre fica virada pro chão ou admissão, que é por onde passa a tal compressão.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, Tozé.
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