• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Respiro da tampa das valvulas

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Caros AmigUMMs
venho solicitar a vossa ajuda referente ao respiro da tampa das valvulas ou qual a vossa opinião:

- Será que posso eliminar o respiro e colocar uma tampa ?
- existe algum inconveniente ?

caso fosse possivel evitaria de aparecer aquelas pinguinhas na garagem e não só.

Grato pelas opiniões dadas.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.n-gestus.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt
http://www.cm-satao.pt

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Nem penses nisso, inclusive nem deves retirar o tubo...

Opta por colocar um recipiente, mete o tubo dentro do recipente e de vez enquando vais despejando.

Também podes meter o tubo de borracha a ir para a conduta do filtro do ar, mas vais sujar o filtro todo.

Assim evitas que pingue para o chão.

Be a UMMista,
www.ummistas.com

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
o amigo Dias nem pense nisso!!!! isso ira cortar a respiraçao do motor.
se fizer isso o que vai acontecer e que o motor vai começar a verter oleo por tudo o que e retentores e vedantes(o vedante da cambota e capaz de ser o primeiro a verter. acabando por agarrar por falta de oleo(n)
se nao se quer chatiara com isso basta ligar o tubo ao colector de admiçao,nao tem problema nenhum(e nao vai sujar o filtro de ar,esta ligaçao e feita depois do filtro),ade reparar que no seu colector de admiçao tem la um furo sego se tiver tapado com algo (tipo um bucado de tubo sego) basta tirar fora e ligar ai. se ainda tiver tapado(nao vazado) e tiver com disposiçao para tal.tira o colector de admiçoa fora faz um furo com uma broca e volta a montar,assim as limalha nao entao para dentro do motor.
se nao quiser tirar o colector tambem pode aptar por fazer um furo no tubo de "borracha" que liga ao colector de admiçao. faz um furo nesse tubo de diametro igual ao do tubo do respiro coloca-o la e depois veda bem com uma cola para borrchas.
sao ideias...
e nao tente diminuir o diametro da secçao de saida..parece que nao mas influencia...digo por experiencia propria
Paulo Alves

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, estou de acordo com o colega Paulo Alves e acho que ele explicou muito bem a situação, mais vale comer com as pingas o meu também sofre desse problema mas aguento pois acho impensável tapar esse tubo mas também não o vou ligar na admissão para esta não ficar toda suja de óleo pinga no chão que já tem um pouco de cartão no local exacto da garagem para esse efeito, :)

AbraçUMM, André Pires

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Uma solução barata e eficaz é a de colocares o tubo do respiro para dentro de uma garrafa de coca-cola de 1 litro. O tubo fica à justa no gargalo. Fazes uns furos no topo da garrafa para sair a pressão e o oleo que sai fica na garrafa. Ou seja a garrafa fica a servir de decantador.

Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
o pedaço de cortica serve para os gases nao escaparem por ali.
se saissem por ali ia sujar ainda mais o motor,pois iria pingar de vez em quando umas gotas de oleo:cool:

Paulo Alves

Registo
17 Nov 2007
Boas
Há uma maneira de mante a respiração (do motor) e evitar todas as pingas
Um dia destes vou fabricar um para mim .
Consiste num recuperador de oleo
como funciona ?
Simples, consiste em ter um recipiente que tem duas ligações para tubos com o diâmetro do tubo do respiro (o maior), as duas ligações estão na parte de baixo do recipiente.
Uma delas está rente ao fundo (visto do lado de dentro) do recipiente
o outro entra alguns centímetros no recipiente
também pode este ultimo estar na parte lateral do recipiente.
O recipiente deverá estar alguns centímetros acima da tampa das válvulas
Assim os geasses carregados de oleo passam pelo tubo e entram no recipiente circulam para o tubo de saída mas o oleo como é mais pesado do que o ar fica maioritariamente no recipiente, escorrendo novamente para dentro do motor.
Se for necessário o tubo de saída tem uma ou duas curvas no interior do recipiente de forma a evitar que o oleo passe para o exterior.
Que acham da ideia ??

Aqui está um desenho (não é grande coisa mas acho que dá para perceber)
http://duasantas08.no.sapo.pt/umm/image1.gifhttp://duasantas08.no.sapo.pt/umm/image1.gif
Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
axo que retem grande parte do oleo mas nao o vai reter por completo acabando por pingar a mesma:blush:... e o que eu axo
e como vapor de agua por mais voltas que des vai sempre aparecer uma pinga ou outra na ponta de saida(apesar da agua ser diferente e poder fazer condensaçao quando exposta a temperaturas diferentes)
penso eu de que,...:cool:

Paulo Alves

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
:blush::blush::blush::blush: tems razão Mario!!!:blush::blush::blush: ate me admiro só agora fazerem reparo a situação.
pesso desculpa a toda a gente que lê as minhas calinadas:rolleyes::rolleyes::anger:
desde pequeno que tenho problemas com o Português(nunca gostei:angry:)
e sou preguiçoso para meter os acentos etc...e depois ainda se agrava a escrita na net,pois tenho tendência de escrever como falo
não serve de desculpa mas fica a nota;)
terei mais cuidado...:cool:

Paulo Alves

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Pelo que tenho visto se quiseres ligar esse dito tubo ao filtro de ar, é conveniente que seja um filtro banhado a óleo, aí não há grande problema, nos filtros secos (como o meu e acho que os vossos) não me parece conveniente.
No colector de admissão podes ligar, até geralmente o colector tem uma entrada para isso, da qual (ás vezes) sai um "tubito" que vai dar à bomba de vácuo (depressor de travão).
Digo isto porque no meu acontece isso, mas se desligares esse tubo que vai do colector à bomba e ligares esse que sai da tampa do óleo ao colector, reaproveitas os gases.
É claro que convem que o motor esteja bom, isto é não ande a deitar gradnde quantidade de óleo fora.
Se o teu problema principal for o fumo que intoxica os acupantes do UMM (principalmente quando parado) e não tiveres com vontade de inventar mais, prolonga esse tubo até trás no carro e deixas de levar com fumo todo, podes amarrá-lo ao escape ou à longarina.
No meu actualmente está a mangueira a apontar para o chão e não fica pinga de óleo, o que vou fazer é liga-lo ao colector, mas isto por questões ambientais.
Penso também que a partida não há problema de desligar esse tubo quando ele vai do colector para o depressor, mas depois vê como isso trava, Eh! Eh!
Atenção não sou mecânico, nem nada que se pareça, mas já falei com alguns e até agora não colocaram inconveniente à solução que propus.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Registo
26 Out 2007
Ola

Dias podes por na admissao tem la um tubo mas geralmente nao esta furado para o furares tens que tirar fora senao la vai as limalhas la para dentro tenho aqui um motor que tinha isso ligado ja devia mamar oleo e fizeram isso se quiseres ate te dou o colector na boa ja esta furado

Pedro Marques

Registo
15 Fev 2009
o meu carro não tem qualquer tubo nesse respiro, como vi por ai fotos de um e dois tubos nessa tampa fiquei intrigado...

o tubo pequeno fica sem ligação e o grande liga na admissão? porque estarão desligados no meu?

Registo
15 Fev 2009
e quase me esquecia, agradeço encarecidamente a oferta Pedro :D mas creio que um simples furito deve chegar, ainda não percebo é pq não tenho qualquer tubo e mais, porque é que existe tanta divergencia de configurações de tubos...

Top Inferior