• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[ Resolvido ] Zoada quando não está em esfoRço.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Quando o motor n estava em esforço ouvia uma zoada enorme, vinda do dif de trás, após alguns telefonemas descobri que a porca que aperta a peça que sai do diferencial e liga ao veio te trasmição estava bastante desapertada.
Seria disso a zoada que eu ouvia?
Como tive que cortar dois parafusos só hoje poderei fazer o teste drive, e já agora como evitar que a dita porca desaperte?

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Em principio é isso, tive o mesmo problema. Convém no entanto verificar os rolamentos do pinhão.

Tens que encontar forma de frear a porca, normalmente tem uma anilha concava que faz o contra-esforço entre o rolamento e a luva do veio de transmissão, essa anilha vai perdento elasticidade. A porca não pode ser muito apertada senão os rolamentos ficam muito presos.

cUMMprimentos;

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
E SE EU BESUNTAR COM prego liquido ou cola de juntas a dita porca, será que ela desaperta»?

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
OLÁ.
cruzetas foi logo o que eu pensei, mas não, estão optimas!

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Afinal fiquei sem saber se ficou resolvido ou não? Tambem tenho o mesmo problema. Sem esforço/acelerar em chao faz uma tranbocada e ainda não vi/sei o que é.

Carripana on the way ...

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
olá.
Tiras as 4 porcas que apertam o veio de transmissão do diferencial, e vai aparecer uma maior, que julgo que se aperta com a chave 30, apertei e resultou!!!

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Obrigado Mário.
A minha qualidade de barbeiro não alcança esse tipo de conhecimentos, limpei tudo bem limpo, apertei a porca, e levantei as rodas a ver se havia algum tipo de fricção que fizesse suspeitar aperto a mais, não me pareceu, montei tudo e agora é esperar!
obrigado

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
o meu tambem fazia uma zoada mas não era da tal porca...

troquei as valvolinas das caixas e ficou bastante melhor.

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bem, a bem dizer o meu caso não é bem zoada é mais estalada, ora tic ora tac. Mas é provavel que seja da dita porca pois lembro-me de quando a montei não apertei muito pois ao apertar (e não sabia das ditas do Marium) lembro-me perfeitamente que o UMM deslizava para a frente. um dia desta semana vou ver se vejo o seu estado.

Carripana on the way ...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Já agora aproveito o tópico, qual o tamanho da chave/porca? Isso não é uma porca com medidas esquesitas? Ou é uma chave 30 como está dito em cima?

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Estive a trocar recentemente esse retentor...

A chave é a 28, e entra lá mesmo justa, com uma "leve" pancadinha de amor.

Para travar o movimento que se faz ao apertar utilizei um macaco debaixo da peça e 2 barras de ferro, uma para travar por baixo e outra por cima (infelizmente não tirei fotos).

Assim podes fazer força à vontade que não estás a esforçar o grupo cónico e a peça não mexe nem 1 mm.

Abraço
Vitor Rato

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Pois, a minha dúvida era mesmo a chave, porque também já ouvi dizer que eram medidas esquesitas, segurar a luva estou a pensar num alicate de canos que a cabeça pare um G

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
mete uma pedra encostada á roda e resolves o problema do jipe andar!

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
ERRADO !

O bloqueio da peça deverá ser do lado do veio de transmissão e nunca na outra extremidade.

Desta forma evitas que o grupo cónico entre em esforço.

Abraço
Vitor Rato

Top Inferior