• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[RESOLVIDO] Motor roda mas não pega

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mais um problema de motor não pega...a ver se me conseguem ajudar.

O meu UMM esteve parado uns meses para reparar as caixas. Foram desmontadas, bem como o motor de arranque. Reparações feitas, montei e liguei tudo. antes das reparações, o UMM pegava bem e sem problemas.

Depois das reparações, fui tentar ligar o UMM e nada! O motor roda, tem gasoleo, o gasoleo chega aos injectores (desapertei-os e deitaram gasoleo), a bomba de gasoleo está sangrada (tem bastante resistencia ao pressionar) e a bateria está carregada. Á primeira vista é dificil diagnosticar o problema...

Andei no habitaculo do motor a ver se descobria alguma coisa e vi um fio desligado...o UMM tem muitos remendos de fios provenientes dos anteriores donos, mas este não me parece nenhum remendo, tem aspecto de ser uma ligação de origem e não faço ideia onde liga (o fio está assinalado nas imagens com uma bola a vermelho):

Já verifiquei a ligação ao motor de arranque e tem o respectivo fio; as duas ligações perto dos injectores estão ligadas (como se vê na imagem); o filtro do oleo está ligado; a caixa azul tem todos os fios ligados;...de onde poderá ser este?

Mais uma pista: na duvida troquei o que está ligado ao motor de arranque por este...fui dar à chave e no primeiro contacto da chave tudo normal, mas no segundo, quando é suposto aquecer a resistencia e esperar, o motor começou logo a rodar, portanto este fio tem tensão no segundo movimento da chave. Logo conclui que nao era o do motor de arranque e o que lá estava era o correcto...

De onde será este fio? A bomba injectora não tem ligação electrica, pois não? O fio não é muito comprido, pelo que não poderá ser de nada muito longe daquele lugar onde ele está...sugestões sff?

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

A Bomba Injectora recebe +12V na Válvula de Corte do Gasóleo (solenoide).

Tambem poderá ser o caso de este ter ficado "colado", mesmo tendo lá o cabo ligado.

Os sintomas de um solenoide defeituoso são esses que descreveste.
Podes ficar aí um dia inteiro a insistir que a única coisa que conseguirás é derreter a bateria e o motor de arranque.

Por vezes o solenoide também fica "preso" na posição de passagem de gasóleo, e o que acontece é que o carro não desliga com a ignição (tem de ser engrenando uma mudança alta e travar)

Abraço
Vitor Rato

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

Esse fio laranja se ainda for original quase de certeza é da válvula de corte de gasóleo da bomba injectora e sem ele podes ter a certeza que o motor nunca vai pegar.

O estranho é ter esse tipo de terminal, normalmente costuma ter um "ílhó" que é roscado na cabeça da valvula com uma porca.

Verifica se tens algum fio ligado na bomba injectora, normalmente laranja.

Em caso de dúvida normalmente consulto sempre o esquema eléctrico, ajuda muito.

cUMMprimentos;

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Tambem me dá a ideia que poderá ser da valvula de corte de gasoleo,e se tem corrente quando esta na posição da chave como se o UMM estivesse a andar tudo indica que sim.Ele ser de terminal tipo lucas(como tens) em vez de redondo não quer dizer nada,há muitas valvulas que têm apertadas um terminal(macho) para esse encaixar.
É estranho é dizeres que chega gasoleo aos injectores e não teres esse fio ligado...o mais certo é o gasoleo que vês serem do retorno logo de baixa pressão...pois com a valvula de corte de gasoleo sem corrente nunca tens gasoleo nos injectores vindo da parte de pressão da bomba injectora...

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Por acaso nenhuma das fotos mostra a bomba injectora, mas esta terá portanto uma ligação eléctrica para a valvula de corte de gasoleo...em que zona da BI está essa ligação? Efectivamente não vi qualquer ligação eléctrica à BI, poderá ser este fio solto...mas também andei à procura e não encontrei nenhum conector onde o ligar na BI...quando voltar à garagem vou procurar melhor.

Obrigado pelas respostas!

cUMMprimentos
Benjamim

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Olá Benjamim!

Aí vai uma foto que dá para perceber onde ligas o fio à valvula do corte de gasóleo!
A cor do fio, na foto, é azul.

Espero que o ummendes não se importe de eu colocar aqui uma foto do seu Cournilão!;)

UMM abraço,

Delgado

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Peço desculpa ao proprietario pela usurpação da foto, mas foi o que encontrei na pesquisa aqui do forumm.

A valvuva de corte de gasóleo onde deve ligar esse fio é aquela cabeça azul que aparece em baixo à direita.

cUMMprimentos;

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

A foto que o Benjamim mostra no início do tópico, é uma bomba Bosch (originária dos motores turbo).
Presumo que essa mesma foto, é do seu UMM!;)

Abraço,

Delgado

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by Delgado

Boas!

A foto que o Benjamim mostra no início do tópico, é uma bomba Bosch (originária dos motores turbo).
Presumo que essa mesma foto, é do seu UMM!;)

Abraço,

Delgado

Por estas e por outras é que recorro ao ForUMM...mal se vê a bomba e conseguem identifica-la! ;) Efectivamente o meu motor é um Turbo, mas como não é o turbo original dos UMM, não me arrisquei a dizer que era bomba injectora de motor turbo.

De qualquer forma, o fio era mesmo da bomba injectora! Este conector na bomba está fora de vista dos mais diversos angulos...só depois de me darem uma ajuda aqui, é que o consegui identificar, quase por palpação, porque por mais que tentasse ver o local, entre ter uma boa posição sobre o motor, tubos de agua e outras geringonças, estava dificil de ver e encontrar o dito conector!

Depois de o encaixar no sitio, ainda tentei ligar o UMM mas a bateria já estava fraca (das anteriores tentativas)...ficou a carregar e hoje à noite já confirmo se o UMM voltou à vida! :)

cUMMprimentos
Benjamim

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
realmente com estas bombas injectoras (bosch) se algum dia tem de se tirar a valvula de corte de gasol tamos lixados... fica num sitio de muito mau acesso...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Muito bem, ainda bem que ficou resolvido.

Apagar o tópico não se devia fazer, deve ficar para historico sempre que alguem tiver a mesma dificuldade utiliza a pesquisa e tem toda a informação.

cUMMprimentos;

Top Inferior