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[RESOLVIDO] Motor roda mas não pega

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Mais um problema de motor não pega...a ver se me conseguem ajudar.

O meu UMM esteve parado uns meses para reparar as caixas. Foram desmontadas, bem como o motor de arranque. Reparações feitas, montei e liguei tudo. antes das reparações, o UMM pegava bem e sem problemas.

Depois das reparações, fui tentar ligar o UMM e nada! O motor roda, tem gasoleo, o gasoleo chega aos injectores (desapertei-os e deitaram gasoleo), a bomba de gasoleo está sangrada (tem bastante resistencia ao pressionar) e a bateria está carregada. Á primeira vista é dificil diagnosticar o problema...

Andei no habitaculo do motor a ver se descobria alguma coisa e vi um fio desligado...o UMM tem muitos remendos de fios provenientes dos anteriores donos, mas este não me parece nenhum remendo, tem aspecto de ser uma ligação de origem e não faço ideia onde liga (o fio está assinalado nas imagens com uma bola a vermelho):





Já verifiquei a ligação ao motor de arranque e tem o respectivo fio; as duas ligações perto dos injectores estão ligadas (como se vê na imagem); o filtro do oleo está ligado; a caixa azul tem todos os fios ligados;...de onde poderá ser este?

Mais uma pista: na duvida troquei o que está ligado ao motor de arranque por este...fui dar à chave e no primeiro contacto da chave tudo normal, mas no segundo, quando é suposto aquecer a resistencia e esperar, o motor começou logo a rodar, portanto este fio tem tensão no segundo movimento da chave. Logo conclui que nao era o do motor de arranque e o que lá estava era o correcto...

De onde será este fio? A bomba injectora não tem ligação electrica, pois não? O fio não é muito comprido, pelo que não poderá ser de nada muito longe daquele lugar onde ele está...sugestões sff?

Obrigado!

cUMMprimentos
Benjamim


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vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

A Bomba Injectora recebe +12V na Válvula de Corte do Gasóleo (solenoide).

Tambem poderá ser o caso de este ter ficado "colado", mesmo tendo lá o cabo ligado.

Os sintomas de um solenoide defeituoso são esses que descreveste.
Podes ficar aí um dia inteiro a insistir que a única coisa que conseguirás é derreter a bateria e o motor de arranque.

Por vezes o solenoide também fica "preso" na posição de passagem de gasóleo, e o que acontece é que o carro não desliga com a ignição (tem de ser engrenando uma mudança alta e travar)

Abraço
Vitor Rato
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Boas;

Esse fio laranja se ainda for original quase de certeza é da válvula de corte de gasóleo da bomba injectora e sem ele podes ter a certeza que o motor nunca vai pegar.

O estranho é ter esse tipo de terminal, normalmente costuma ter um "ílhó" que é roscado na cabeça da valvula com uma porca.

Verifica se tens algum fio ligado na bomba injectora, normalmente laranja.

Em caso de dúvida normalmente consulto sempre o esquema eléctrico, ajuda muito.

cUMMprimentos;
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Tambem me dá a ideia que poderá ser da valvula de corte de gasoleo,e se tem corrente quando esta na posição da chave como se o UMM estivesse a andar tudo indica que sim.Ele ser de terminal tipo lucas(como tens) em vez de redondo não quer dizer nada,há muitas valvulas que têm apertadas um terminal(macho) para esse encaixar.
É estranho é dizeres que chega gasoleo aos injectores e não teres esse fio ligado...o mais certo é o gasoleo que vês serem do retorno logo de baixa pressão...pois com a valvula de corte de gasoleo sem corrente nunca tens gasoleo nos injectores vindo da parte de pressão da bomba injectora...
 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Por acaso nenhuma das fotos mostra a bomba injectora, mas esta terá portanto uma ligação eléctrica para a valvula de corte de gasoleo...em que zona da BI está essa ligação? Efectivamente não vi qualquer ligação eléctrica à BI, poderá ser este fio solto...mas também andei à procura e não encontrei nenhum conector onde o ligar na BI...quando voltar à garagem vou procurar melhor.

Obrigado pelas respostas!

cUMMprimentos
Benjamim


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Delgado

UMM
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20 Out 2008
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Olá Benjamim!

Aí vai uma foto que dá para perceber onde ligas o fio à valvula do corte de gasóleo!
A cor do fio, na foto, é azul.



Espero que o ummendes não se importe de eu colocar aqui uma foto do seu Cournilão!;)

UMM abraço,

Delgado
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Peço desculpa ao proprietario pela usurpação da foto, mas foi o que encontrei na pesquisa aqui do forumm.

A valvuva de corte de gasóleo onde deve ligar esse fio é aquela cabeça azul que aparece em baixo à direita.



cUMMprimentos;
 

Delgado

UMM
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20 Out 2008
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Boas!

A foto que o Benjamim mostra no início do tópico, é uma bomba Bosch (originária dos motores turbo).
Presumo que essa mesma foto, é do seu UMM!;)

Abraço,

Delgado
 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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quote:Originally posted by Delgado

Boas!

A foto que o Benjamim mostra no início do tópico, é uma bomba Bosch (originária dos motores turbo).
Presumo que essa mesma foto, é do seu UMM!;)

Abraço,

Delgado

Por estas e por outras é que recorro ao ForUMM...mal se vê a bomba e conseguem identifica-la! ;) Efectivamente o meu motor é um Turbo, mas como não é o turbo original dos UMM, não me arrisquei a dizer que era bomba injectora de motor turbo.

De qualquer forma, o fio era mesmo da bomba injectora! Este conector na bomba está fora de vista dos mais diversos angulos...só depois de me darem uma ajuda aqui, é que o consegui identificar, quase por palpação, porque por mais que tentasse ver o local, entre ter uma boa posição sobre o motor, tubos de agua e outras geringonças, estava dificil de ver e encontrar o dito conector!

Depois de o encaixar no sitio, ainda tentei ligar o UMM mas a bateria já estava fraca (das anteriores tentativas)...ficou a carregar e hoje à noite já confirmo se o UMM voltou à vida! :)

cUMMprimentos
Benjamim


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volino

UMM
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13 Jul 2009
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realmente com estas bombas injectoras (bosch) se algum dia tem de se tirar a valvula de corte de gasol tamos lixados... fica num sitio de muito mau acesso...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
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Muito bem, ainda bem que ficou resolvido.

Apagar o tópico não se devia fazer, deve ficar para historico sempre que alguem tiver a mesma dificuldade utiliza a pesquisa e tem toda a informação.

cUMMprimentos;
 
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