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Recuperação/reparação de Bombitos

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Mais uma vez venho aqui apresentar uma dica embora não seja novidade aqui na comUMMnidade para alguns membros, mas tem sempre a sua utilidade para quem desconhece o seu funcionamento e a forma como reparar os bombitos dos travões, evitando gastar cerca de 75€ a 85€ por cada bombito (preços na minha zona).

Embora tenha poucas fotos vou tentar mostrar a melhor forma possivél:

1º desmontar os Bombitos
2º retirar o guarda pó
3º retirar os cilindros e a mola dentro do corpo do bombito, retirar também o sangrador.
4º limpeza exterior do bombito
5º com uma lixa fina de água, lixar a zona interna do bombito de forma a retirar eventuais sugidades e ferrugem.
6º limpar os restantes componentes.

Após a limpeza:







Vedantes a serem utilizados e guarda pó:





Após a colocação da mola e seus vedantes serão colocados os cilindros e por fim o guarda pó.
nestes bombitos coloquei também sangradores novos.





Mais uma reparação simples de fazer e aliviando muita dor de cab€€€ça.

Se a zona dos cilindros estiver muito picada pela corrosão da ferugem também é possivél recuperar, teremos de rectificar e fazer cilindros novos, tudo isto já passa a ser serviço de torneiro e posteriormente os vedantes internos terão de ser ligeiramente maiores.

Total gasto por cada Bombito

2 Vedantes internos: 2€ - 1€ cada um
2 Guarda pó: 2€ - 1€ cada um
1 sangrador: 2€
Total : 6€

No fim de semana passado reparei 6 bombitos, já estou abastecido por uns bons tempos :D:D:D:D:D


cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Boa dica Dias!

Os meus tiveram que levar uma rectificação mais profunda, uma vez que estava picados como referes, assim como vedentes ao tamanho da rectificação e os sangradores. Paguei 100€ pelos 4 numa casa de travões e embraiagens perto de Coimbra.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Muito bem... excelente dica!! É isto que cada vez mais aprecio nesta comunidade...
 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Desculpa estar a usar o teu tópico, mas ao desmontar as rodas de trás reparei que um bombito estava, ao contrario dos restantes, a fazer pressão para o exterior, ou seja:

[/URL]
[/URL]


Ora, esta peça saio fora, assim que retirei a borracha exterior. Queria apenas confirmar se isto é normal? e caso não o seja, que devo fazer? seguir o topico acima?


Carripana on the way ...
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
no interior da bomba existe uma mola que faz alguma pressão sobre as borracha e cilindros, essa situação pode acontecer após retirar-mos o guarda pó (borracha exterior), se existir folga exagerada, pode o vedante interno (junto á mola)estar em fim de vida e deixa passar oleo dos travões, neste caso deve substituir esses vedantes. Se não verter ainda aguenta mais uns tempos.
Se existir sugidades em um dos lados dos bombitos (lama, ferrugem) faz com que o cilindro não saia com a mesma facilidade que saíu desse lado, eu no seu caso estando com a mão na massa, ferificava o corpo do bombito e se fosse necessário substituia todos os vedantes e sangradores.
ordem de montagem interna: mola - vedantes - cilindros - garda pó.

na segunda imagem parece-me ver o cilindro dentro do vedante, se este saíu dessa forma indica que quem montou anteriormente não fez correctamente o serviço.

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Fante

UMM
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5 Out 2008
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Bom, posso apenas dizer que havia tanta sujidade dentro dos bombitos (na parte entre o vedante e o guarda pó) que nem sei como conseguia travar! a verdade é que travava!

Tinha tambem os dois bombitos partidos nas bordas, até parece que foi partido de propósito. Havia tambem um desgaste no interior do bombito, sentiamos ao passar o dedo e depois de limpo claro, um corrosão. Solução? Mestre Marçio, amigos dos UMM na Madeira lá teve que me aturar e conseguiu arranjar dois bombitos novos para substituir os antigos.

Depois coloco fotos pois ontem foi o dia todo à volta da Danada Dana 30 ...


Carripana on the way ...
 

Humber

UMM
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11 Set 2009
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Dias,

Não perdias nada em utilizar massa lubrificante para travões (é a vermelha). Pelo que li protege os cilindros e interior dos bombitos de corrosão, bem como as próprias borrachas.

Os kits de reparação da Girling que utilizo no Humber Hawk trazem de origem massa dessa, mas tanto quanto sei pode-se comprar separadamente, e existe em várias marcas. É usado também na reparação das bombas de travagem e embraiagem.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 

Humber

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11 Set 2009
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Já agora Dias, porque já vi malta por aqui à procura, e eu mesmo já estive enrascado com outro carro que não o UMM, onde é que compraste os sangradores?

Obrigado,

Luis

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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by Humber

Já agora Dias, porque já vi malta por aqui à procura, e eu mesmo já estive enrascado com outro carro que não o UMM, onde é que compraste os sangradores?

Obrigado,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Boas Luis
Quanto á massa lubrificante para esta aplicação eu desconhecia, é com estas dicas que vamos aprendendo uns com os outros.

Os sangradores comprei nuna casa de peças auto em Viseu, na tua zona também devem ter, basta levar um sangrador ou mesmo o corpo da bomba para que as medidas não falhem.

Actualmente tenho travões de disco ás 4 têm uma melhor eficácia na travagem e não pregam sustos.

cUMMprimentos

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PLIM

Iniciado
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12 Mar 2007
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Boas, vou ter de reparar os meus bombitos mas aqui onde vivo nao conheço ninguem que mo faça, vivo na zona de Sesimbra será que alguem me pode ajudar?
Obrigado
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Boa tarde
onde posso encontrar os vedantes e guarda pó na zona de Sintra/Lisboa, pois pela diferença compensa tentar reparar os bombitos velhos
aguardo reposta
 
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19 Abr 2010
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Dias, os bombitos do meu são iguais a esses que tens nas fotos.
Tenho os sangradores com o sextavado para apertar e desapertar para sangrar, estragados. Já procurei por aqui nas casas auto e dizem-me que não vendem só sangradores tem que ser o bombito completo.
Não sabes a referencia dos bombitos, ou de que carro são?
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
acho muito estranho não te arranjarem os sangradores, se não tiveres muita urgencia posso tentar comprar numa casa de peças em Viseu, digo se não tiveres urgência porque como estou a 20 km da cidade só poderei tentar lá ir comprá-los ao sábado á tarde.

cUMMprimentos

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Dias
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Alf

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6 Mai 2007
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Boas

Os meus bombitos tambem estou a repara-los mas são difrentes dos teus Dias, não tem os pins e tem as molas maiores

vou comprar o Kit de borrachas Terça Feira se encontrar!!, é que as de resguardo estavam nas lonas,

e os bombitos cheios de ferrugem e terra.

Aqui ficam umas fotos com os bombitos já pintados



e já agora outra, de como retirar os cilindros, porque depois de muitas voltas á cabeça

e não saber como os tirar, è que eu tentei de tudo, como não os consegui

puxar/rodar de tão agarrados que estavam sairam à bruta e secalhar da forma correcta???!!!



Depois dou noticias do resto da reparação

Cumprimentos a todos


AlfUMMooo
Alfredo Santos
 
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