Amigo Raimummdo
A montagem dependerá sempre do espaço livre que tiver no carro, tendo em conta diversos aspectos de segurança. O procedimento é fácil, desde que o rádio seja novo e venha equipado do seu suporte em U.
O UMM tem uma zona ao lado do volante (no lado Esq.) que poderá utilizar, desde que o seu joelho (se tiver perna longa:dizzy_face
não fique de fronte ao aparelho (cuidado com a rótula, acidentes acontecem!).
Outro lugar será na divisória onde está a sofagem. Aí tem um senão, o rádio ficará inesteticamente inclinado para a frente, outro lugar será sobre a tampa que dá acesso ao mt de arranque/b. de inj., desde que não tape o acesso aos 4 parafusos, nem lhe atrapalhe de qualquer modo o movimento dos pés. Pode ainda considerar desde que faça um apoio especial, a parte vertical que fica ao lado das 3 alavancas e que une esse plano com o chão do seu lado ou do lado do pendura.
O rádio pode ainda ser montado do lado do pendura por cima ou por baixo da chapeleira que existe aí.
De qualquer maneira quando dicidir colocar o rádio num sitio da sua eleição, pense afincadamente em todos os contras que essa posição poderá ter em caso de um acidente. Para além de cuidar do seu bem estar e do bem estar de quem vai consigo, está a poupar o pobre do UMM de mais uns quantos furos...
Agora, o mais importante será a montagem da antena. Todo o sistema irradiante tem que ter um "plano de terra", o seu plano de terra será o próprio UMM. Para que ele seja efectivo e lhe influa grandemente na direccionalidade e na questão das "ondas estacionárias" (se existirem desmesuradamente, podem-lhe fundir o andar de saída), terá que montá-la, no centro de uma placa metálica (por exemplo o capot), será que tem coragem:astonished:? Qualquer que seja o sitio que escolha para "plantar" a antena, tenha em conta que a direcionalidade da mesma (a facilidade com que recebe e transmite numa determinada direcção) ficará voltada para "o lado maior restante do carro", queremos dizer com este "pretoguês" que se a montar no capot a sua maior captação/transmissão será no sentido da trazeira da viatura. Se a antena ficar montada na esquina posterior do lado do condutor, a sua "direcçionalidade" será no sentido da esquina da frente do lado do "pendura", espero me fazer entender
.
Nunca perfeito, mas ideal, seria o UMM ser totalmente feito de chapa de aço (incluindo capota) e o elemento irradiante ser colocado no centro (topo) da viatura.
A ligação eléctrica é simples, basta ligar o cabo positivo (vermelho com um fusível) a um ponto permanentemente com tensão (por exemplo o bloco da chave de ignição ou à cx de fusíveis) e o preto à carroçaria do carro (ao negativo).
Não se esqueça que após a montagem a antena terá que ser afinada e que para utilizar o CB precisa de licença (a BT está atenta:angry::astonished
Se estiver com grandes dificuldades poderá sempre dar um salto aqui á Amadora
UMM abraço
João