• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Radiadores compatíveis

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Abro este tópico para trocarmos impressões acerca do arrefecimento do motor. O radiador do meu turbo tem uma fuga. Não sei se tem reparação, aguardo a resposta, mas a reconstrução ultrapassa os 500 euros. É um valor insano para a peça em questão, mas a conjuntura atual não perdoa.

Como não roubo carteiras nem me cabe na cabeça gastar tanto dinheiro num radiador, será muito conveniente começar a procurar alternativas.

1 - construção de réplicas de radiadores novos em alumínio (€€€€€€).
2 - Procurar no mercado radiadores que não sejam tão difíceis de aplicar, onde provavelmente teremos que abdicar da ventoinha mecânica e passar a elétrica (para mim não representa nenhum problema).

De momento, estivemos a procurar no stock de material que o mecânico tem para lá arrumado e parece-nos que o radiador do Opel Frontera poderá ser um bom candidato. Se o meu não tiver cura, iremos aplicar esse.

Também existe o radiador usado nos Alter 2000 dos Peugeot 2.1 TD.

Se conhecerem alternativas publiquem p.f. Mais cedo ou mais tarde vai fazer falta....
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
Quando falas em reconstrução, é para colocar tudo novo e em alumínio?
Para reparação tenho aqui ao lado, em Vila do Conde, uma casa que trabalha muito bem e acessível
à tempos atrás cheguei a perguntar-lhes qual seria o valor para um radiador novo, em alumínio e o valor seria por volta dos 400€.
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Excelente tópico 👏👏

Realmente é das peças que me atormentam um dia ter de vir a precisar, pois aqui em Lisboa o orçamento de reparação (colocar favos novos) ronda os 800€.

Isto foi à 2 anos, quando perguntei, mas com o preço a que está a gasolina...

PS: Os motores 2.5TD aguentam bem funcionar apenas com ventoinha eléctrica, sem a mecânica?
Pergunto isto porque o meu vinha só com eléctrica, e pensei que tinha a junta da cabeça queimada.
Mal coloquei o setup de fábrica (ventoinha mecânica + túnel vento), nunca mais tive nenhum problema.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Falo em colocar favos novos no meu.

Também pus esta questão no face, tive muitas respostas que basicamente são experiências mais baratas noutros locais. Não é bem o que pretendo.

Também parece que brevemente existirão réplicas para os UMM's em alumínio, novos. A seu tempo o responsável fará a devida publicidade.

No meio de toda a informação, o Vítor Ribeiro partilhou este link que me parece muito interessante e poderá ajudar:


Entretanto ainda aguardo resposta da casa de radiadores, para saber se o meu tem conserto ou se aplico o do Opel Frontera.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Eu arranjei o meu por 250€ mas coloquei 3 favos por linha, é de menor capacidade que o original, que é de 5 favos por linha.

Aqui à tempos, liguei para uma casa no Porto que constrói radiadores e o orçamento foi de 500€ só os favos e 700 radiador completo, tal é qual o original.

Depois desafiei o Bruno TerraX4 a construir um em alumínio a partir de um já existente de outro carro, e partindo do princípio das 3 passagens no radiador para maior eficácia. É um trabalho minucioso que não vai ficar mais barato que os 500€ de colocar os favos novos.

O grande problema é que as laterais do novos radiadores são em plástico e para conseguir colocar as entradas compatíveis com o indenor, temos que alterar para alumínio.

O segundo problema é que o motor indenor é pouco eficaz a disipar o calor e por isso necessita de bastante água para arrefecer (10l). Os actuais radiadores têm pouca capacidade o que seriam insuficientes para arrefecer o indenor.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Pedro, laterais dos radiadores em plástico só se forem os da chauffage...!!!🤓:alien:
Está a debater se o problema dos radiadores principais do arrefecimento do motor...!!!:oops::alien:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
(...)

PS: Os motores 2.5TD aguentam bem funcionar apenas com ventoinha eléctrica, sem a mecânica?
Pergunto isto porque o meu vinha só com eléctrica, e pensei que tinha a junta da cabeça queimada.
Mal coloquei o setup de fábrica (ventoinha mecânica + túnel vento), nunca mais tive nenhum problema.

Segundo o Passarinho que fez esse teste quando foi a Marrocos, o melhor sistema é o original, insto no Indenor.

Esse Radiador Universal @Aldeia parece ser excelente.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Existem experiências feitas por certas pessoas que só acredito depois de as fazer é que vejo se resultam ou não...até lá é tudo duvidas...!!! :cool: :alien:
Não é por nada, mas o historial assim o diz e confirma...!!!:whistle::alien:
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
Meti a procura de novo e apareceu este site...
Screenshot_20211028-173507_Chrome.jpg
 

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Mensagens
1.005
Localização
Portugal
No caso de um radiador universal como é que ia ser feita a fixação?
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Pedro, laterais dos radiadores em plástico só se forem os da chauffage...!!!🤓:alien:
Está a debater se o problema dos radiadores principais do arrefecimento do motor...!!!:oops::alien:
@Eduardo Filipe eu referia-me a radiadores modernos, como estes:

thumb.jpeg.jpg


Existem vários vídeos no YouTube a fazerem essa alteração, inclusivamente a transformarem o radiador para 3 passagens. Para mim parece a alteração mais viável.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
@Eduardo Filipe eu referia-me a radiadores modernos, como estes:

Visualizar anexo 20258

Existem vários vídeos no YouTube a fazerem essa alteração, inclusivamente a transformarem o radiador para 3 passagens. Para mim parece a alteração mais viável.
Pedro, isso é para carrinhos "paneleiros" nos nosso chaimites, duravam um Mês com tanta "estimação" que levam no mato...!!! 😎 :alien:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Existe varias possibilidades, quase todas com alterações.

O UMM Turbo tem o radiador posicionado de uma forma em que o ar entre pela grelha da frente e faça arrefecimento, portanto esta sempre acima da altura do para-choques, isto dá uma altura até a base de apoio do capot a volta dos 377mm.

Neste caso, o Radiador do UMM Turbo terá a volta de 700x377.

Aspectos a procurar:
  • Medidas a volta do original;
  • Poderá ser mais pequeno em largura e não deverá ser maior em espessura / altura;
  • Saídas/entradas de agua na mesma zona;
    • Superior direita;
    • Inferior esquerda;

Dentro destes parâmetros encontrei um radiador (3 favos) do Mazda MX5 que poderá funcionar (ou não lol) obviamente com alterações.

1635500643247.png

1635501060182.png

1635500683761.png


Este é daqueles assuntos que para se tirar uma conclusão valida só com os radiadores em mão e ir experimentando a ver qual será o mais fácil de adaptar.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Exactamente, nada melhor que ter um para ensaiar para chegar à conclusão que fica "fine" ou nem por isso...!!!👌👽
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Mais alguns que poderão ser compatíveis:
  • Nissan Sunny III
  • Nissan 350z e 370z
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Podem correr e saltar que dificilmente vão encontar um radiador que assegure de forma eficiente a refrigeração dos indenor turbo!
A possibilidade ainda será manter os originais mesmo que se tenha de gastar 250 ou 500 euros para os arranjar!
O espaço disponivel para um radiador no local onde fica logo atrás da grelha é muito condicionado pela baixa altura, a largura não é muito complicado, mas depois temos a questão do core do radiador que não conheço mais nenhum de nenhuma marca com as dimensões dos nossos!
Vamos mantendo a procura, mas não será fácil...
 
Top Inferior