• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

radiador intercooler

Registo
29 Jun 2007
Boa noite malta eu tou farto de pensar mas nao sei o que fazer uma coisa e certa o nosso intercooler ta muito mal refregirado. Bom a questão e qual o melhor radiador para por na frente? alguem ja fez essa alteração. Um colega meu aconselhou a meter o radiador na frente do carro, em vez de cortar o capô para meter a apanhar a entrada de ar do capô com uma ventoinha e tal.... Bom alguem tem alguma coisa que me possa aconselhar? Obrigado.

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

É um caso em estudo ainda para futura alteração no meu.
Por enquanto está desaconselhada não só pelo factor dos Euros mas também por essa alteração implicar, segundo me foi aconselhado, uma alteração do Turbo. Tendo eu o kkk16 o que me foi explicado foi que o turbo seria demasiado pequeno para tanta tubagem e para um intercooler maior.
Aguardo opiniões também.
Já agora se alguém encontrar um modelo com entrada e saída de um dos lados esse parece-me ser o ideal.

Abraço
Bruno

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olá Renato, olha eu fiz uma pequena alteração que foi muito simples, rápida, barata e a cima de tudo muito eficaz!

Fui a uma sucata e arranjei um ventilador de dimensões reduzidas, depois de umas pequenas alterações só tive que o fixar na parte inferior do intercooler, posso-te garantir que se o fizeres ficas muito bem servido!

Ainda cheguei a comprar dois intercoolers de outros veículos, mas quando vi que havia muito trabalho e dinheiro para gastar resolvi primeiro experimentar a opção mais simples e que a meu ver foi a ideal!

Esta é uma intervenção pouco invasiva, uma vez que se mantém a total originalidade do UMM e como liguei um interruptor manual apenas ligo o ventilador do intercooler quando é realmente necessário!

Mesmo tratando-se de uma alteração muito simples, convém que seja bem feita, por isso e se o fizeres deves usar um relé para evitar sobreaquecimento dos cabos de alimentação do electroventilador!

Tirando este ponto, não tens mais com que te preocupar!

Só mais uma coisa, o ventilador que usei era de um Nissan Micra, mas ainda tive que cortar uns milímetros ao comprimento das pás!

Cumprimentos.

Registo
29 Jun 2007
Muito obrigado malta mas sera que posso ver isso atraves de umas fotos? Desculpem a massada mas se o carro melhora eu entao vou optar se calhar por essa tecnica. Muito obrigado e quando puderem postem algumas fotos dessa alteração Màrios.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

A malta do trofeu UMM metia uma ventoinha por tras do farol sem se ver para dar mais ar ao intercooler.

É uma solução talvez fiavel e talvez basica

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Renato Machado

Muito obrigado malta mas sera que posso ver isso atraves de umas fotos? Desculpem a massada mas se o carro melhora eu entao vou optar se calhar por essa tecnica. Muito obrigado e quando puderem postem algumas fotos dessa alteração Màrios.

Renato, as fotos de pouco servem porque a ventoinha fica na parte de baixo do intercooler e não se consegue fotografar! ...Ou melhor conseguir consegue, mas não dá para veres o que pretendes!

Só com o intercooler desmontado é que dá para veres como fica, de outra forma não há nada a fazer!

Vai por mim, trata-se de uma aplicação muito simples de executar, no meu caso só tive que arranjar duas réguas de alumínio para fixar o motor do ventilador!

As réguas só precisam de ser cortadas à medida e furadas de forma a poderem ficar fixas na própria furação que faz de suporte e fixação do intercooler, não pode haver nada mais simples do que isso mesmo!

De qualquer maneira ainda vou dar uma olhadela no meu UMM para ver se consigo algumas fotos, mas já te digo que não vai ser fácil por causa da ausência de espaço disponível para fotografar!!

Abraço.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Renato, fiz o que pude, ontem à noite lá fui para a garagem de máquina em punho armado em "paparazi"...

O resultado não é o melhor, mas ainda assim penso já não ser mau de todo!

A falta de espaço disponível para conseguir uma boa focagem foi a principal culpada pela falta de qualidade das fotos!

Tirei algumas fotos com o ventilador ligado!

Andou ali um rato a roer o que não devia!!

Espero que te seja útil...
Abraço.

Registo
29 Jun 2007
Muitissimo obrigado da para perceber bem o efeito da coisa lol. As fotos tao porreiras obrigado pela desponibilidade em ajudar muito obrigado.

Top Inferior