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radiador e intercooler p motor turbo

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Mestre
Registo
26 Mar 2006
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Boas,
Gostaria da vossa ajuda pois estou preste a montar um motor 2,5 turbo (traz bomba injectora bosh) proveniente de um peugeot num alter 1. As minhas duvidas prendem-se com o seguinte:
- que radiador usar? o radiador que tenho é o do atmosferico... será que acoplando uma ventoinha será suficiente?
- que radiador de óleo utilizar? o motor não traz radiador de óleo pelo que tenho de lhe colocar um... gostaria de saber quais as caracteristicas do de origem ou que julgem ser mais adequadas e se devo ter atenção a alguns cuidados? será benefico a utilização de uma ventoinha?
- que intercooler utilizar? ja ouvi dizer que se pode utilizar radiadores ditos normais para fazer intercoolers... isto é verdade? conhecem alguns adequados? o que acham da colocação de ventoinha?

de uma forma geral penso ser importante um bom arrefecimento dos motores daí estar com estas preocupações pois pelo que dizem são um dos pontos fracos dos nossos meninos... gostaria de conseguir uma boa refrigeração do mesmo pelo que agradeço qualquer dica ou informação.
O motor ainda se encontra fora do carro pelo que é agora a altura para pensar todo o sistema...

Relativamente a injecção pensei apenas em limpar os injectores existentes e afinar a bomba... devo fazer mais alguma coisa?

E em relação ao turbo? ele está lá montadinho mas não dá para ver qual será... acham que vale a pena desmontá-lo e dar lhe uma revisão?

Pelo que me dizem este motor teria cerca de 150 000 km...

Existe mais alguma coisa q deva ter em conta neste processo?

Desde já obrigado a todos pela vossa ajuda.

Abraço
Jorge Campos

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Portugal
Proveniente dos peugeots com bomba Bosch costumam ser 2.300td...mas pode ser que tenhas tido sorte.
Se for um 2.3td não tem intercooler,os colectores teriam de ser diferentes para aplicar o intercooler,mas se esse é o 2.5 pode ser que ja tenha intercooler,mas pouco provavel.
Em relação aos cuidados a ter,se não viste o motor a trabalhar tens varias hipoteses e depende sempre da forma como o compraste.Se o compraste num sucateiro como se estivesse bom,monta-o já trocando o oleo e filtros,se estiver bom tudo bem,se não estiver sempre podes la ir reclamar,so perdes o teu trabalho de o por e tirar.
Se o arranjaste de outra forma que ja nao tenhas volta a dar:cool: se fosse a ti tirava a cabeça fora,e punha juntas todas novas,capas de biela e bronzes da combota e segmentos,e claro uma inspecção ao bloco.Daqui ficavas descansado por mais uns bons km.Os injectores pelo menos mandar inspeccionalos,a bomba injectora e o turbo tambem era aconselhavel mas isso ja implica outros custos e como são perifericos dispensam para ja grandes cuidados pois podem ser tirados depois de o motor estar montado.
Como vês tens muitas variantes,basta escolher a que mais se adequa.

Vais ter ainda mais problemas,ou não,se o volante do motor que esta no UMM for de 6 furos tens complicações,tens de arranjar um volante de 8 furos dos grandes,o que nao é facil.Mas isso são coisas de so depois de abrir é que vais ver.

Em relação ao radiador de agua,no meu tenho o 2.3td sem intercooler e o radiador do atmosferico tem sido suficiente(se bem que ele agora já não esta de muito boa saude(o radiador))
O de oleo tenho montado o de uma mitsubishi L300
Boa sorte!
 

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Mestre
Registo
26 Mar 2006
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Caro FelipeUMM,
Muito obrigado pela ajuda. Relativamente ao facto de ser o 2300 ou 2500 já me ocorreu essa duvida... ele foi comprado como 2500 mas nunca se sabe... Gostaria de tirar isso a limpo para saber de facto qual deles é. E já agora que tem um 2300 o que acha do motor? Acha q fico bem servido ou e melhor ir devolve-lo?
Relativamente as complicações eu estou consciente que elas irão aparecer embora saiba q serão muitas mais do que as q eu penso...
A minha preocupação prende-se mesmo com o arrefecimento do motor pois pelo q tenho visto teem todos tendencia a aquecer e gostaria de tentar eliminar esse problema de raiz.

abraço
Jorge Campos
 
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