• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rótulas da direcção???

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Boas a todos
na continuidade das limpezas e restauros do meu Cournil deparei-me com a situação que a foto demonstra, com aquelas fitas plásticas que por vezes servem de aperto, a serem utilizadas para (suprimir algumas folgas daqueles foles???) não sem bem o quê naqueles (foles ?)...como devem perceber tenho o carro ainda recente e não sei se é normal o pessoal utilizar este tipo de «remendo» não há outras possibilidades...não me parece uma situação muito duradoira...há ajudas e conselhos de alguem? Obrigado

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
O melhor é meteres aí umas rótulas novas, não vá o diabo tece-las...

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
pois, isto está uma lástima...
Mas dada a minha falta de conhecimentos (tudo o que sei sobre UMM devo-o a este forum, principalmente aos seus participantes com mais paciencia para me responder...)
Até ler a resposta anterior, nem sequer sabia que se chamavam «rotulas»...
Já agora as rótulas são só aqueles «nós» de união ou é uma peça completa, com os restantes «braços»??
Onde posso comprar isso na zona de Braga?ou outra parte do norte? Alguem sabe os preços aproximados?

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Se não estou em erro, a rótula é a peça que enrrosca no braço e encaixa para baixo... (pelo menos foi o que percebi quando mudaram as do meu corsa...)

cUMMprimenTTos,
Alexandre Madeira

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
olá
isso custa te cerca de 25€ cada
uma e é relativamente facil de arranjares
é só tirares uma (conta quantas voltas das para dp enroscares essas mesmas volta)
levas a uma casa de peças e pela amostra eles arranjam te uma iual
UMM abraço
nuno

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

O Nuno tem razao..conta as voltas ke deste pra a tirares e voltares a dar as mesmas depois...ou entao usa uma fita e mede do centro dessa rotula ao centro da outra ke esta na outra extremidade da barra (mede em milimetros) e voltas a por os mesmos...

agora o pior:)..essa rotula é a unica ke é um pinçel tirar...tem ke ser com um bom saca e mesmo assim uns bons arranhoes ficam sempre:devilish:

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois é,:)
Mais uma vez o Madeira tem razão. Estive no fim de semana a substituir as rótulas todas do meu UMM (4)e essa (penso que seja a que liga á caixa, teve de aguardar pois não consegui tirá-la e estava com medo de danificar a caixa de direcção tentando pela forma violenta (martelo:p). Aguardo um saca decente:D.
Já agora aconselhava a alinhar a direção a seguir. Foi o que me disseram, mesmo medindo convem depois verificar o alinhamento. O preço das rotulas foi aproximadamente o enunciado em cima cerca de 26 euros originais UMM e cerca de 24 na concorencia.

Aderito

PS. Já agora talvez fosse conveniente mudar o titulo do post porque não diz respeito a cruzetas.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para tirar essa rotula a melhor tecnica sem arranhões é um dia antes de a querer tirar desapertar a porca 1 volta e por o freio na mesma,e dar uma volta no monte,vão ver que depois sai á mão:D,mas claro é preciso ter cuidados redobrados,o melhor é dar uma volta no monte e evitar a estrada...

Filipe Pinheiro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Filipe..ora está uma boa ideia:)..deve ter sido por isso ke o Helder no Rainforest..perdeu a dele :devilish:...mas nada ke um bom arame nao resolvesse:D

mais a serio....aproveita a muda lá..no Monte

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
ou entao fazes como eu já fiz!

soldas o diferencial da frente...prendes uma roda (bem presa) num obstaculo...e deixa ke saiem todas de uma ´so vez..ate as do garfo da ponte:D:D:D

UMM abraço
madeira

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Obrigado a todos.
Filipeumm não sei se estavas a falar a sério mas essa hipotese de momento não é possivel pois estou a restaurar e como já está «depenado», já não pode trabalhar, esta sem radiador...Terei mesmo de utilizar um bom saca...
Quanto ao alterar o titulo do post, faria-o de bom grado...quando soubesse o titulo mais apropriado, uma vez que conhecimentos de mecânica não é o meu forte. Estou no inicio de um processo de aprendizagem auto didacta.
Eu quero substituir as rótulas e a própria barra(?) pois a rotula esquerda, como podem constatar nesta foto, está soldada e não me oferece garantias...

Já agora esta barra poderá ser feita por um torneiro ou será melhor tentar uma no mercado? Preços?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se eu estava a falar a serio?Ai não que não estava:D:DJá usei esta técnica mas foi para tirar o pendural da caixa de direcção;)
Pois no teu caso só com um bom saca ou então com umas marteladas no sitio certo,mas convem ser por alguem com experincia para saber onde está a bater!
Em relação á barra, se essa está soldada tens 2 hipoteses,uma é ires a um sucateiro á procura de uma,outra,se calhar mais em conta, é levares essa barra a um torneiro e ele volta a abrir uma nova rosca,mesmo que fique um pouco mais curta não importa pois essa é a que vai do pendural da caixa de direcção para a ponte.
Tambem há ai uma coisa que estou a achar estranho,nos cournil os terminais(ou rotulas...) de direcção dessa barra entram de cima para baixo?É que no meu Alter nas 2 barras entram todos de baixo para cima(os 4 copos da massa estão todos por baixo)

Filipe Pinheiro

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
pois é Filipe é mesmo assim que está esta barra superior, equanto na barra inferior estão a entrar de baixo para cima. Como já estava assim quando o comprei, agora questiono-me: será que é possivel que o antigo dono se tenha equivocado e as introduziu de cima para baixo? Poderá trazer problemas acrescidos? Uma vez que vou alterar esta barra e respectivas rótulas (está no estado que veem...)será que a devo introduzir de baixo para cima?
Talvez um proprietário de um cournil me possa ajudar a esclarecer o sentido da entrada da rótulas...:cool:
É este o estado em que se encontra a barra e respectivas rótulas, com a da esquerda (da foto)soldada com uma pequena ponta de tubo.(n)

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Podes verificar a correcta posição depois de desmontar as velhas, pois os encaixes das rotulas são conicos (ou deveriam ser).
O tirante foi emendado possivelmente era de outro diferencial, por experiencia própria descobrimos que os tirantes do Dana30 são diferentes do Dana44.
Para retirar as ponteiras quando os sacas não têm posição de encaixe utilizo uma alavanca a forçar entre as peças a "desligar" e com um martelo uma pancada lateral em esforço custuma ser suficiente, atenção para não desapertar a porca totalmente.

A foto tirei ao cournil do markilhas.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, no meu cournil (tem dana 30) os 2 tirantes estão por baixo.

AbraçUMM, André Pires

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Pois e o diferencial que vem na imagem do meu Cournil, com esse tirante soldado, é um DANA4. Isso significa que devo procurar uns tirantes apropriados para o DANA 44? Qual é a diferença? Tamanho?
E quanto às rótulas procuro iguais às que vou retirar? Aí já não há difrenças de um Dana 30 para um Dana 44?

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, julgo que esse tirante è igual o outro é que difere, as ponteiras são iguais, mas como eu disse o melhor é retirar as velhas para ver como estão os cones pois normalmente só entram ao contrario quando o furo está grande ou as ponteiras serem mais pequenas que as originais.
Comprei à uns tempos umas novas ref.27928 (direita) e 27929 (esquerda), isto referencias da concorrencia.
Em relação aos comprimentos nada que uma fita metrica não resolva na altura de procurar uma barra, ou então a palmo :D

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Top Inferior