• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rótula de suspensão

bfonseca

Iniciado
Registo
21 Mar 2011
Não sei se será aqui o local para colocar esta questão, mas uma vez que já foi abordada esta questão neste tema, aqui vai:

Penso que a rótula de suspensão está a dar as últimas. Levanta-se a maquina com o macado, abana-se o pneu e ouve-se um "toke toke". O barulho e a folga estão identificadas como sendo entre a rótula e o forquilha interior(não sei se é assim que se chama).

A questão é: como retirar as rótulas? Sei que já existem tópicos a falar disto bem como se desmontam os cubos, discos, etc:

https://for-umm.pt/oldthreads/836

No entanto, não encontrei nenhum tópico que chegue a falar da substituição das rótulas.

-É necessário tirar a forquilha exterior inteira para substituir as rótulas? Ou consigo substituir apenas a superior com ela no lugar? Parece-me que as cruzetas não vão deixar trabalhar bem e retirar as rótulas.

-As rótulas são retiradas e colocadas à pressão? Que tipo de ferramente costumam usar?

Uns bonecos para melhor perceberem:

Desde já agradeço qualquer eventual ajuda.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boa tarde.
É preciso tirar tudo até tirar o semi-eixo. Depois é desapertar as duas porcas das rótulas e os freios e tirar as rótulas com uma prensa e colocar outras novas de igual modo. Não te esqueças de limpar bem o sitio onde se colocam as rótulas para ficarem bem no sítio. E não te esqueças dos freios.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

bfonseca

Iniciado
Registo
21 Mar 2011
quote:Originally posted by toz

Boa tarde.
É preciso tirar tudo até tirar o semi-eixo. Depois é desapertar as duas porcas das rótulas e os freios e tirar as rótulas com uma prensa e colocar outras novas de igual modo. Não te esqueças de limpar bem o sitio onde se colocam as rótulas para ficarem bem no sítio. E não te esqueças dos freios.

Boa sorte.

Obrigado!!! Já vi que há muito trabalhinho para fazer! Já agora, como se tira o semi-eixo? Só encontrei um topico com a manga de eixo.
Estou com problemas com o "search", parece que não está a funcionar ou será só a mim?!

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by bfonseca

Boa tarde.

Boa sorte.

Obrigado!!! Já vi que há muito trabalhinho para fazer! Já agora, como se tira o semi-eixo? Só encontrei um topico com a manga de eixo.
Estou com problemas com o "search", parece que não está a funcionar ou será só a mim?!

Usa o Google. Na caixa de psquisa do Google usa:
[termo que queres procurar]
se existir no ForUMM, vai aparecer nos resultados do Google! :p

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Tens que fazer a história da manga de eixo e depois continuas. Tiras o semi-eixo e desapertas as porcas e freios e depois prensa e depois... já estou a repetir-me :)

Não sei de onde és, mas se precisares de ajuda, apita.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
um conselho: pelo trabalho que dá, substitui as duas e ficas descansado, senão vais ter trabalho a dobrar sujeito a estragar a mais recente.
No verão substitui a superior e agora tive que substituir a inferior, na altura quis poupar dinheiro e bem me arrependi.
AbraçUMMs

JSousa

bfonseca

Iniciado
Registo
21 Mar 2011

Boas!
Tens que fazer a história da manga de eixo e depois continuas. Tiras o semi-eixo e desapertas as porcas e freios e depois prensa e depois... já estou a repetir-me :)

Não sei de onde és, mas se precisares de ajuda, apita.

Boa sorte.

Quando te referes a prensa, referes-te a uma coisa tipo os grampos de carpinteiro mas mais robusto?

Sou da Costa da Caparica, a maquina não é minha! Eu já sou a ajuda (espero eu)!:D Obrigado na mesma!

bfonseca

Iniciado
Registo
21 Mar 2011
quote:Originally posted by Benjamim

quote:Originally posted by bfonseca

Boa tarde.

Boa sorte.

Usa o Google. Na caixa de psquisa do Google usa:
[termo que queres procurar]
se existir no ForUMM, vai aparecer nos resultados do Google! :p

AH!! Assim, sim! Agora já não tenho desculpa! :p
Obrigado

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Fonseca,

para tirares a peça que une as rotulas ao eixo não precisas de levar á prensa, apenas precisas de a lever depois de "descolada" do eixo.

basta dares umas pancadas na mesma que acaba por saltar fora.

Corrigi o teu desenho, pois tinhas a ordem do mesmo invertido, e assinalei-te com uma seta amarela onde tens que "martelar" até sair fora. depois essa peça é que vai á prensa.

espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

bfonseca

Iniciado
Registo
21 Mar 2011
quote:Originally posted by Passarinho

Fonseca,

para tirares a peça que une as rotulas ao eixo não precisas de levar á prensa, apenas precisas de a lever depois de "descolada" do eixo.

basta dares umas pancadas na mesma que acaba por saltar fora.

Corrigi o teu desenho, pois tinhas a ordem do mesmo invertido, e assinalei-te com uma seta amarela onde tens que "martelar" até sair fora. depois essa peça é que vai á prensa.

espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Correcto! É isso mesmo!

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Estive a substituir as rótulas mas a rótula superior (bico massa) está a bater no semi-eixo. Das duas uma, ou apertei muito a rótula ou a rótula superior não leva freio. Alguém confirma se a rótula superior leva freio? Está a acontecer nos dois lados.

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mas as que lá estavam tinham bico e cabiam, a solução passará por colocar um parafuso no lugar do bico? Ou levantar mais a rótula superior retirando o freio? Quanto à porca roscada, segundo o o manual técnico tem que ser apertada a 11mkg se não estou em erro mas no meu caso fica bem funda. será mesmo assim?

Carripana on the way ...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Fiz essa troca á 2 meses, lembro-me de tudo qualquer ajuda que precisem posso descrever ao pormenor, só não tenho muitas fotos...
O passarinho deu a dica mais importante... depois de desapertares tudo, é umas marteladas com a marreta na parte superior dos C e eles descolam do resto do eixo.

Fante:

A porca castelo roscada no meu fica com a face dos castelos entre 5-10mm da face superior do C..

No manual do umm que ainda ontem li, diz lá que as rótulas (creio que são as de baixo) podem ou não levar freio... pode não ser preciso (ou melhor não dar para meter), as de cima já não me lembro se têm freio ou não. EU montei as minhas sem freio porque não entram os freios, e as que lá estavam já não os tinham... AS minhas também traziam copo de lubrificação, com este não cabia, batiam nos semi-eixos, solução copos fora, perfeito.

A rótula inferior fica a 3 ou 4mm da face da cruzeta do semi-eixo quando roda...

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Resolvi o problema com a colocação de um parafuso no lugar do bico de lubrificação da rotula superior. Assim todas as rotulas levaram freio e evita sair a massa entrar porcaria na rotula. Neste momento já está inspeccionado e a andar. Obrigado a todos pelas dicas.

Carripana on the way ...

Top Inferior