Pois é caros amigos, depois de ter comprado o UMM no final de Maio deste ano, tenho descoberto grandes histórias que me têm deixado pensativo sobre o carro.
Eu já sabia a partida que ia comprar um carro que estava em muito bom estado, estava, aparentemente original e muito bem tratado, motor TURBO do alter II e caixa de 4 que nunca existiu a combinação. Os interiores eram do Alter I e o chassis do Alter II. Nunca percebi bem se estava a comprar um Alter I com motor do Alter II ou um Alter II com caixa do Alter I.
A história do carro, segundo o que me foi contado:
Comprado como NOVO em 1988 para Porto Santo, o carro chegou ao dono daqui, vindo de um senhor de Lisboa com muitos km em cima. Reclamação para aqui e para ali, apareceu um desconto ao preço e tudo ficou por aí.
Algures entre 2008-2012 o carro avariou a direcção assistida e o turbo, o carro foi encostado numa garagem.
Em 2012 foi vendido para a Madeira e restaurado:
Fotos antes e durante o restauro que aconteceu entre 2012 e 2015:
TODAS AS FOTOS AQUI:
https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9
Fotos e todos os detalhes do carro, já em minha posse, depois do restauro (fotos feitas esta semana):
TODAS AS FOTOS AQUI:
https://photos.google.com/share/AF1...key;=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxnhttps://photos.google.com/share/AF1QipNCEcoWBZWNG7l9RstDxQVxsVHf3qH8pPQT4NafpUq0rG1QPJyaZnx-P6Td9LQsDQ?hl=pt-PT&key=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxn
Tudo isto parece bastante "normal" na compra de um carro...
Mas as minhas duvidas ainda persistem... Que raio de carro é este, que nem é carne nem é peixe...
Como se o enigma já fosse fácil de desvendar, quando publiquei as fotos de cima no facebook fui inundado de mensagens... A mais enigmática foi esta:
O que desencadeou uma busca um bocado maior pelas fotos de uma tal publicação oficial da UMM alguns meses antes do lançamento oficial do Alter 2 turbo.
As ditas fotos das "brochuras" da UMM da altura (Fornecidas pelo mesmo camarada de UMM's que me tinha enviado a outra foto):
https://photos.google.com/share/AF1...key;=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJRhttps://photos.google.com/share/AF1QipMa64wb8AAzyaFc4nn8Obb90MKy0OiBZLiHdzBXik42YNqy_Jhn6p4nQazLct2Y1w?hl=pt-PT&key=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJR
Depois de analisar as fotos mais acima vamos aos factos:
* Ambos os carros são de Agosto de 1987
* A matricula do UMM das fotos antigas é OD-67-89 e a matricula do meu é OD-67-88
* A matricula prova que o carro das fotos mais antigas foi matriculado imediatamente a seguir ao meu
* Ambos os carros têm o interior do Alter I, devido ao cinzeiro estar posicionado para a frente (e outros detalhes)
* Ambos os carros têm as pegas das portas e a abertura interior iguais ao do Alter I
* Ambos os carros têm o chassis do Alter II devido aos brincos estarem mais afastados do centro
* Ambos os carros têm o motor do Alter II Turbo
* O meu tem caixa de 4 velocidades da Peugeot (em Aluminio) o das fotos antigas tem caixa de 5 do Alter II
* O meu tem 2 bancos laterais corridos o das fotos antigas tem 1 banco traseiro normal
* O meu não tem os switchs das portas que faz acender as luzes
* O meu não tem os faróis de nevoeiro mas tem lá os buracos para eles, como o das fotos mais antigas
* Os autocolantes são diferentes, mas muito devido ao restauro de 2012-2015 já relatado
* O meu não tem o quarto pedal que aparece nas fotos (serve para descansar o pé, apenas isso) não sei se tem os apoios para ele.
O que diz a literatura sobre isto:
Pergunta final e mais importante:
Será que o carro que me calhou é um prototipo usado pela UMM para o lançamento do Alter II?
Eu já sabia a partida que ia comprar um carro que estava em muito bom estado, estava, aparentemente original e muito bem tratado, motor TURBO do alter II e caixa de 4 que nunca existiu a combinação. Os interiores eram do Alter I e o chassis do Alter II. Nunca percebi bem se estava a comprar um Alter I com motor do Alter II ou um Alter II com caixa do Alter I.
A história do carro, segundo o que me foi contado:
Comprado como NOVO em 1988 para Porto Santo, o carro chegou ao dono daqui, vindo de um senhor de Lisboa com muitos km em cima. Reclamação para aqui e para ali, apareceu um desconto ao preço e tudo ficou por aí.
Algures entre 2008-2012 o carro avariou a direcção assistida e o turbo, o carro foi encostado numa garagem.
Em 2012 foi vendido para a Madeira e restaurado:
Fotos antes e durante o restauro que aconteceu entre 2012 e 2015:
TODAS AS FOTOS AQUI:
https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9
Fotos e todos os detalhes do carro, já em minha posse, depois do restauro (fotos feitas esta semana):
TODAS AS FOTOS AQUI:
https://photos.google.com/share/AF1...key;=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxnhttps://photos.google.com/share/AF1QipNCEcoWBZWNG7l9RstDxQVxsVHf3qH8pPQT4NafpUq0rG1QPJyaZnx-P6Td9LQsDQ?hl=pt-PT&key=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxn
Tudo isto parece bastante "normal" na compra de um carro...
Mas as minhas duvidas ainda persistem... Que raio de carro é este, que nem é carne nem é peixe...
Como se o enigma já fosse fácil de desvendar, quando publiquei as fotos de cima no facebook fui inundado de mensagens... A mais enigmática foi esta:
O que desencadeou uma busca um bocado maior pelas fotos de uma tal publicação oficial da UMM alguns meses antes do lançamento oficial do Alter 2 turbo.
As ditas fotos das "brochuras" da UMM da altura (Fornecidas pelo mesmo camarada de UMM's que me tinha enviado a outra foto):
https://photos.google.com/share/AF1...key;=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJRhttps://photos.google.com/share/AF1QipMa64wb8AAzyaFc4nn8Obb90MKy0OiBZLiHdzBXik42YNqy_Jhn6p4nQazLct2Y1w?hl=pt-PT&key=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJR
Depois de analisar as fotos mais acima vamos aos factos:
* Ambos os carros são de Agosto de 1987
* A matricula do UMM das fotos antigas é OD-67-89 e a matricula do meu é OD-67-88
* A matricula prova que o carro das fotos mais antigas foi matriculado imediatamente a seguir ao meu
* Ambos os carros têm o interior do Alter I, devido ao cinzeiro estar posicionado para a frente (e outros detalhes)
* Ambos os carros têm as pegas das portas e a abertura interior iguais ao do Alter I
* Ambos os carros têm o chassis do Alter II devido aos brincos estarem mais afastados do centro
* Ambos os carros têm o motor do Alter II Turbo
* O meu tem caixa de 4 velocidades da Peugeot (em Aluminio) o das fotos antigas tem caixa de 5 do Alter II
* O meu tem 2 bancos laterais corridos o das fotos antigas tem 1 banco traseiro normal
* O meu não tem os switchs das portas que faz acender as luzes
* O meu não tem os faróis de nevoeiro mas tem lá os buracos para eles, como o das fotos mais antigas
* Os autocolantes são diferentes, mas muito devido ao restauro de 2012-2015 já relatado
* O meu não tem o quarto pedal que aparece nas fotos (serve para descansar o pé, apenas isso) não sei se tem os apoios para ele.
O que diz a literatura sobre isto:
Pergunta final e mais importante:
Será que o carro que me calhou é um prototipo usado pela UMM para o lançamento do Alter II?