• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Que UMM é o meu? Um Alter I ou Alter II?

xenupy

Iniciado
Registo
10 Mai 2016
Mensagens
1
Localização
Portugal
Pois é caros amigos, depois de ter comprado o UMM no final de Maio deste ano, tenho descoberto grandes histórias que me têm deixado pensativo sobre o carro.

Eu já sabia a partida que ia comprar um carro que estava em muito bom estado, estava, aparentemente original e muito bem tratado, motor TURBO do alter II e caixa de 4 que nunca existiu a combinação. Os interiores eram do Alter I e o chassis do Alter II. Nunca percebi bem se estava a comprar um Alter I com motor do Alter II ou um Alter II com caixa do Alter I.

A história do carro, segundo o que me foi contado:

Comprado como NOVO em 1988 para Porto Santo, o carro chegou ao dono daqui, vindo de um senhor de Lisboa com muitos km em cima. Reclamação para aqui e para ali, apareceu um desconto ao preço e tudo ficou por aí.

Algures entre 2008-2012 o carro avariou a direcção assistida e o turbo, o carro foi encostado numa garagem.

Em 2012 foi vendido para a Madeira e restaurado:

Fotos antes e durante o restauro que aconteceu entre 2012 e 2015:



TODAS AS FOTOS AQUI:
https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9https://goo.gl/photos/svKDsijUhMX2dtti9




Fotos e todos os detalhes do carro, já em minha posse, depois do restauro (fotos feitas esta semana):










TODAS AS FOTOS AQUI:
https://photos.google.com/share/AF1...key;=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxnhttps://photos.google.com/share/AF1QipNCEcoWBZWNG7l9RstDxQVxsVHf3qH8pPQT4NafpUq0rG1QPJyaZnx-P6Td9LQsDQ?hl=pt-PT&key=RFZycUpET0lzQkVwUGhmdnByUm12dGloa21XRUxn




Tudo isto parece bastante "normal" na compra de um carro...

Mas as minhas duvidas ainda persistem... Que raio de carro é este, que nem é carne nem é peixe...

Como se o enigma já fosse fácil de desvendar, quando publiquei as fotos de cima no facebook fui inundado de mensagens... A mais enigmática foi esta:



O que desencadeou uma busca um bocado maior pelas fotos de uma tal publicação oficial da UMM alguns meses antes do lançamento oficial do Alter 2 turbo.

As ditas fotos das "brochuras" da UMM da altura (Fornecidas pelo mesmo camarada de UMM's que me tinha enviado a outra foto):








https://photos.google.com/share/AF1...key;=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJRhttps://photos.google.com/share/AF1QipMa64wb8AAzyaFc4nn8Obb90MKy0OiBZLiHdzBXik42YNqy_Jhn6p4nQazLct2Y1w?hl=pt-PT&key=MS1qSVlYRGU5RHpTRHRmaTBNNHU1QmNOUUE3ckJR



Depois de analisar as fotos mais acima vamos aos factos:

* Ambos os carros são de Agosto de 1987
* A matricula do UMM das fotos antigas é OD-67-89 e a matricula do meu é OD-67-88
* A matricula prova que o carro das fotos mais antigas foi matriculado imediatamente a seguir ao meu
* Ambos os carros têm o interior do Alter I, devido ao cinzeiro estar posicionado para a frente (e outros detalhes)
* Ambos os carros têm as pegas das portas e a abertura interior iguais ao do Alter I
* Ambos os carros têm o chassis do Alter II devido aos brincos estarem mais afastados do centro
* Ambos os carros têm o motor do Alter II Turbo
* O meu tem caixa de 4 velocidades da Peugeot (em Aluminio) o das fotos antigas tem caixa de 5 do Alter II
* O meu tem 2 bancos laterais corridos o das fotos antigas tem 1 banco traseiro normal
* O meu não tem os switchs das portas que faz acender as luzes
* O meu não tem os faróis de nevoeiro mas tem lá os buracos para eles, como o das fotos mais antigas
* Os autocolantes são diferentes, mas muito devido ao restauro de 2012-2015 já relatado
* O meu não tem o quarto pedal que aparece nas fotos (serve para descansar o pé, apenas isso) não sei se tem os apoios para ele.


O que diz a literatura sobre isto:



Pergunta final e mais importante:

Será que o carro que me calhou é um prototipo usado pela UMM para o lançamento do Alter II?
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
É bem provável que sim. Nesses modelos de transição vêm-se coisas muito estranhas, provavelmente aconteceu para esgotar o stock existente.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas amigo xenupy.

Temos muito gosto em o ter por cá e responder a todas as suas dúvidas...!!!

Mas como em tudo na vida, e antes de se entrar na casa de alguém existem certas regras a cumprir e aqui

não é excepção...!!!

É bom ler o Forumm de cima a baixo e reparar que existem espaços para a apresentação onde nos pode

dizer o nome a zona do País onde reside e mais algumas coisitas que todos gostamos de saber para o

Pessoal da sua zona o ajudar um dia e beber uns canecos.

Depois existem mais uns locais onde coloca as fotos da UMmáquina e outros onde pode escrever mais umas coisitas

 

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Boas.

Nesses anos de transição havia efectivamente umas misturas... chassis alter II com caixa de 4( de alumínio) alter I de 87 com discos ou direcção assistida...etc.

É o chamado Alter I e meio!!!

Mas com motor turbo nunca vi, mas é fácil, se o nº de quadro fôr G1L, é turbo de origem, se fôr D1l era diesel transformado...

Ora no caso do OE-67-88 o quadro é:

TW4B11G1LOOO27816- logo saiu de fábrica turbo!!!

O OE-67-89 o quadro é:

TW4B11G1LOOO27813, igualmente turbo...

Devem ter sido dos primeiros modelos a equipar o motor turbo, senão mesmo os primeiros, pois o OE-67-85 é diesel ...TW4B11DOLOOO27716 e o OE-67-84 já não é um UMM!!

No meio temos o 86 e 87 que estão cancelados!!!Ficamos sem saber!!

Bom achado e parabens pela originalidade( excepto as listas) mas fica bem mais bonito assim!!!
 

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas,

Excelente exemplar, parabéns!!

O meu primo tem um Alter de 1987 (salvoerro), de matrícula OE-70-65, com todo o material de origem do Alter Turbo, mas com motor atmosférico:

- radiador água grande
- 2 amortecedores por roda
- Direcção assistida
- Caixa de 5 velocidades
- Manete única para 4x4 e 4x2, na chapa da soufagem

Estes modelos diferentes, na minha óptica, são um entusiasmantes!! ;)

UMM abraço,

Delgado
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Isso é uma situação que me parece "normal", na altura de transição as peças "antigas" não faziam sentido ficar em stock, iam-se gastando.
Nas motas acontece isso também, cheguei a ter um modelo de mota que era de aspecto de modelo novo mas nº de chassi antigo, em que as peças da carnagem eram já modelo novo, mas alguma mecânica modelo antigo. Só numa segunda fase é que saiu o modelo totalmente modificado. Na altura pareceu estranho, imaginei que teria sido uma mota toda modificada ou acidentada, depois pelo forum Clube XT Portugal percebi que a minha mota era uma em centenas que apanharam a transição do modelo XT600 3TB e o 4PT.
Nesse caso o que poderá ter em especial é que a UMM poderá ter poucos carros com essas misturas, mas em outras marcas é uma situação recorrente, principalmente nos anos 80 e 90, actualmente nem tanto.
 
Top Inferior