• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Que Bomba Principal de Travões devo comprar??

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas
Mudei no meu Cornil os tambores da frente por discos, o problema é que fiquei sem travões.
Após mil e uma vez sangrado o sistema, resolvi mudar o Kitt de burrachas da Bomba principal, e.... Nada.
Após falar com um entendido e amigo cá do ForUMM, tirei as molas e a valvula anti-retorno( obrigado Samuel, não sabia o nome):D:D à saida da bomba princ. travões, e ....nada.
Agora debato-me com dois dilemas:
Trocar a bomba princ. travões, mas por qual???
Trocar as pinças que pus, mas por quais???, visto que as minhas foram adquiridas a um "bacano" que me disse que eram de um alter, mas são direferentes, por Exemplo das do Dias.!!!! E serão depois os suportes os indicados??!!
Agradeço opiniões e contactos para vos poder chatear....

cUMMprimenTTos

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá, tiraste a valvula anti retorno das duas saidas?

Só tinha de tirar da saida que vai para a frente.

Podes colocar a bomba principal da Iveco que cabe no servo freio.

Fala com o Antonio João que ele diz-te qual é.

Mostra fotos das pinças que te podemos dizer se são ou não originais

UMM abraço
Samuel Sousa

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas
Após falar com uns quantos (06) entendidos na matéria consegui chegar à "BRILHANTE" conclusão:
Para conseguir afroxar, volto a meter os tambores;
Para continuar sem travões, posso sempre, comprar uma bomba nova;
mudar o servo freio; meter um repartidor; comprar outras pinças......Vender a casa, etc....
Mas na verdade, sempre pensei que poderia fazer esta alteração sem ter que vender a casa....como uma pessoa se engana.

cUMMprimentos

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas Dias
As bombas nem são do Samurai, nem do Alter, mas tb não sei de que carro são.
Quanto aos discos, julgo serem do Samurai, pelo menos os encaixes e dimenção são semelhantes.
Amanha vou à Iveco buscar uma bomba principal de travões( bomba com o mesmo encaixe), e testar....se não der....volta tudo ao inicio, ou seja volta a levar os tambores.
Já não vou mexer mais, é oleo de travões a mais....:D:D:D.

Amanha à noite dou novidades.

Abraço

cUMMprimenTTos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Normalmente com um sistema de bomba e servo do Alter 2 deverias ficar desenrascado. Aproveita e muda os tubos, a mim aconteceu-me ter um um pouco roto presizamente quando fiz a alteração para discos na trazeira. Até me aperceber, fartei.me de dar ao pedal para nada!

No teu caso, em primeiro lugar mudava os tubos (é sempre necessário fazer isso de tempos em tempos e não é caro) esó depois passava para o resto.

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas
João....não são 31" ...são 235/85/15, em MT.
Ainda os tenho, mas neste momento estão a rolar num Terrano de um amigo cá da "parvonia".

Aldeia
Já percorri toda a tubagem de ponta a ponta, não há indicios de qualquer fuga.( e como com os tambores limpos travava bem, não quero mexer).
Quanto ao Servo ao freio do Alter II, meto-o onde??????
nem metade cabe, no Cournil não há espaço para por esse servo freio. A barra da direcção está muito encostada a este, o que impede a opção pelo do Alter II.

Pensei que arranjava hoje, mas só amanha é que vou ter a tal Bomba da Iveco. Depois digo se deu resultado.

cUMMprimenTTos

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Procura um deposito de vacuo da 504, que esse servofreio vai ficar vazio num instante.

Se não arranjares a bomba manda PM que eu tenho ca uma que te posso dar.

Pagas so os portes se fores de fora de lisboa.

UMM abraço
Samuel Sousa

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Samuel
Afinal não consegui arranjar a Bomba da Iveco ( tem as saídas para o lado direito, ou seja os tubos do oleo não chegam lá).
Que bomba é a que tens???
Dá direitinho no meu SErvo freio???
Ou tambem o tenho de mudar???
Porque é que dizes que vou ficar sem servo freio???

Estou todo Baralhado....que saudades dos meus "tambores":D:D:D

cUMMprimenTTos

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Tenho de ver para que lado são as saidas, amanha mando foto.

Digo que ficas sem servo porque vai perder o vacuo depresa e os travões vão ficar rijos.

UMM abraço
Samuel Sousa

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas
Hoje adquiri e montei uma Bomba Principal de Travões para Alter II ( 44€) e montei-a no meu Cournil.
Para o efeito tive de mudar o encaixe dos parafusos no servo freio, para a bomba ficar direita e cortar 2,1cm ao veio do servo freio para ficar com o mesmo curso, bem como são precisos 2 olhais para o encaixe nos tubos do oleo( pois são mais estreitos).
Após instalação e depois de sangrar o sistema, o mesmo foi ganhando pressão mas não a suficiente.
Chegou a hora de ir testar..........

CONTINUA SEM TRAVAR...
Será que não devia ter cortado o veio???!!!!

QUE FAÇO À MINHA VIDA????

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro Sérgio Franco

Na minha opinião o problema está na bomba principal que não está bem sincronizada com o servo freio.
Cortar o veio do servo freio faz-me alguma confusão.
Não creio que a bomba do Alter tenha menos curso que a do Cournil.
Eu acho que não vais ter travões enquanto não tiveres o conjunto Bomba + Servo devidamente emparelhados e com caudal suficiente para as bombas da frente.

Liga para o amigo Pedro Miguel de Ponte de Lima.
Ele já fez essa alteração, também teve problemas, mas conseguiu encontrar a solução.
O Cournil dele trava às 4 rodas com disco que é uma maravilha.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Boas Sergio,que pinças é que tens afinal montadas á frente?Se não são de um AlterII pode estar aí o teu problema,incompatibilidade com a bomba principal.As nossas bombas de travões têm que "fazer funcionar" pinças com embolos já "grandotes",no caso do AlterII é pinça com 2 embolos.Se tiveres pinça so de um embolo quase de certeza que isso nunca irá funcionar correctamente,terias de por uma bomba principal com o pistão mais pequeno...

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas Sérgio!

Concordo com o Filipe, certifica-te que pinças tens montadas!
No meu Cournil de 1984 montei as pinças do Alter II, mantendo o servo-freio e a bomba central de origem, sangrei e ficou impecável!
Já vi quem fizesse o mesmo em Alter´s I e a ter o mesmo resultado.
Espero que se resolva pelo melhor, e se resolver, nunca mais queres ouvir falar em tambores!:D

cUMMprimenTTos,

Delgado

Registo
11 Out 2007
Boas

Como ja falamos telefonicamente penso que ha aí uma serie de pequenos pormenores que deveriam ser corrigidos, o servo-freio nao é que te vai fazer travar mais, apenas te deixa o pedal mais macio.
O meu Cournil tem o servofreio de origem com a bomba do grande vitara e trava, mas trava mesmo, so que como o servo-freio é pequeno tem que se fazer mais força no pedal.

Sergio, coloca aí umas fotos do material, e se possivel com medidas do embolo das pinças e da bomba principal.

UMM abraço

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas
Como as minhas "mini" férias já foram...amanha já é dia de trabalho, contudo sexta feira vou tentar tirar e colocar aqui umas fotos do material.
O unico material que o pessoal não conhece é apenas as pinças, pois a Bomba Principal que pus é a indicada para Alter II (conforme indicava na caixa e me foi informado pelo amigo Pedro Alcanena).
As pinças efectivamente, são de um embolo apenas, e não sei de que veículo são.

Eu trocar, até trocava, mas.....e t€mpo.:):p

Quanto é que não me ia custar duas bombas alter II e claro, novos suportes pois deverão ser diferentes.
Já agora se alguem tiver para vender que se acuse. Só para eu saber se vou de tambores ou Discos à Figueira dia 20.:D:D:D

Sérgio Franco

UMMzito
Registo
29 Jun 2008
Boas

A máquina já trava.

Afinal era só desbloquear as "pinças", estavam bloqueadas e só abriam um bocado, o que induzia em erro.

Tanto trabalho, sem necessidade.....é com as "cabeçadas que se aprende"

cUMMprimenTTos

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro Sérgio Franco

Pois com os embolos das pinças presos é mais dificil travar.
Convém ver bem o estado das pinças porque se os embolos estavam presos, é sinal que já não trabalhavam faz tempo.

Ainda bem que o problema está resolvido. :)
Obrigado pela partilha de experiências! ;)
Já posso ir à tua frente no passeio do EncontrUMM na Figueira da Foz. :D:D:D

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Top Inferior