herrdoctor
Pedro Faria
Boas, aqui à pouco tempo, no meu tópico, gerou-se uma "discussão" acerca dos tipos de anticongelantes que havia e quais os ideais para os UMMs. Fiz uma limpeza do sistema de refrigeração (DIY aqui) e para isso tive de comprar o anticongelante.
Fui à Norauto e fiquei a olhar para vários tipos de anticongelantes diferentes, até que uma funcionária perguntou se precisava de ajuda e eu disse que sim. Ela limitou-se a ler os rotulos das embalagens (este é 10% dá para -10 até 105º, este é 20% dá para -20,.....) e quando perguntei qual a diferença das cores ela disse que só variava mesmo a cor...
Acabei por comprar um anticongelante rosa, 20%. Como sou curioso, quando cheguei a casa, fui investigar o porquê das cores diferentes. Existe muita informação, muito confusa e contraditória, mas a maioria dizia que era um corante adicionado ao líquido simplesmente para o distinguir dos outros liquidos do carro em caso de fuga.
Entretanto, nessa procura de informação descobri isto: não se deve usar anticongelante orgânico em radiadores de cobre. ( "No entanto se o radiador do sistema de arrefecimento do seu automóvel é de cobre ou latão não poderá usar um anticongelante orgânico." fonte www.galp.pt)
Adivinhem, qual o anticongelante que comprei? Exato, orgânico. Adivinhem, quando descobri isto? Exato, depois de ter feito a limpeza e colocar 10 litros do anticongelante lá dentro...
Depois disto, e visto que existe muita informação contraditória na net, e quase nenhuma informação sobre radiadores de cobre com anticongelante orgânico, fui investigar. Deixo aqui o que descobri e espero que alguém mais conhecedor que eu aprofunde, corrija, suporte, contrarie, conteste, confirme, copie... esta informação:
- A cor do anticongelante é um corante usado para distinguir o anticongelante de outros fluidos do motor em caso de fuga;
- existem anticongelantes orgânicos e inorgânicos. A sua constituição é diferente.
- O inorgânico tem uma proteção contra corrusão praticamente imediata, mas degrada-se mais depressa. É mais barato, mas normalmente tem que se mudar ao fim de 2 anos.
- O orgânico tem uma proteção contra a corrusão mais tardia, demora +- 2 meses a ter efeito essa proteção, mas não se degrada tão rápidamente, sendo mudado normalmente ao fim de 5 anos.
- o anticongelante é básicamente àgua destilada com um "álcool" e aditivos de limpeza e proteção. Esse álcool serve para evitar o congelamento e a evoluição da àgua destilada. Por isso, quanto maior a sua percentagem (10, 20, 50%) maior a amplitude termica indicada para o anticongelante (por ex: 20% -20ºa 120º...).
-quanto mais àgua destilada, maior a capacidade de dissipar o calor.
- Tem que se confirmar se o anticongelante é compativel com radiadores de alumínio. Se o bloco do motor for de ferro fundido e o radiador, colaça, ou bomba de água forem de alumínio, caso usem um anticongelante não compatível, ou àgua, pode ocorrer oxidação galvanica (2 metais diferentes num meio eletrolítico)
- Caso o radiador seja de cobre, não devem usar anticongelante orgânico. O cobre ganha muito fácilmente uma oxidação superficial quando não está protegido. Como o anticongelante orgânico só começa a proteger ao fim de 2-3 meses, não vai impedir essa oxidação. Devem usar anticongelante inorgânico porque tem proteção imediata.
- Devem usar sempre o anticongelante indicado pelo construtor, que tem todas essas variàveis em conta. No caso do UMM é o NAPGEL 2100-1 da BP. O problema é que nem na internet encontrei referência a esse anticongelante.
Por isso, deixo aqui a questão: Qual o anticongelante ideal para o UMM?
Fui à Norauto e fiquei a olhar para vários tipos de anticongelantes diferentes, até que uma funcionária perguntou se precisava de ajuda e eu disse que sim. Ela limitou-se a ler os rotulos das embalagens (este é 10% dá para -10 até 105º, este é 20% dá para -20,.....) e quando perguntei qual a diferença das cores ela disse que só variava mesmo a cor...
Acabei por comprar um anticongelante rosa, 20%. Como sou curioso, quando cheguei a casa, fui investigar o porquê das cores diferentes. Existe muita informação, muito confusa e contraditória, mas a maioria dizia que era um corante adicionado ao líquido simplesmente para o distinguir dos outros liquidos do carro em caso de fuga.
Entretanto, nessa procura de informação descobri isto: não se deve usar anticongelante orgânico em radiadores de cobre. ( "No entanto se o radiador do sistema de arrefecimento do seu automóvel é de cobre ou latão não poderá usar um anticongelante orgânico." fonte www.galp.pt)
Adivinhem, qual o anticongelante que comprei? Exato, orgânico. Adivinhem, quando descobri isto? Exato, depois de ter feito a limpeza e colocar 10 litros do anticongelante lá dentro...
Depois disto, e visto que existe muita informação contraditória na net, e quase nenhuma informação sobre radiadores de cobre com anticongelante orgânico, fui investigar. Deixo aqui o que descobri e espero que alguém mais conhecedor que eu aprofunde, corrija, suporte, contrarie, conteste, confirme, copie... esta informação:
- A cor do anticongelante é um corante usado para distinguir o anticongelante de outros fluidos do motor em caso de fuga;
- existem anticongelantes orgânicos e inorgânicos. A sua constituição é diferente.
- O inorgânico tem uma proteção contra corrusão praticamente imediata, mas degrada-se mais depressa. É mais barato, mas normalmente tem que se mudar ao fim de 2 anos.
- O orgânico tem uma proteção contra a corrusão mais tardia, demora +- 2 meses a ter efeito essa proteção, mas não se degrada tão rápidamente, sendo mudado normalmente ao fim de 5 anos.
- o anticongelante é básicamente àgua destilada com um "álcool" e aditivos de limpeza e proteção. Esse álcool serve para evitar o congelamento e a evoluição da àgua destilada. Por isso, quanto maior a sua percentagem (10, 20, 50%) maior a amplitude termica indicada para o anticongelante (por ex: 20% -20ºa 120º...).
-quanto mais àgua destilada, maior a capacidade de dissipar o calor.
- Tem que se confirmar se o anticongelante é compativel com radiadores de alumínio. Se o bloco do motor for de ferro fundido e o radiador, colaça, ou bomba de água forem de alumínio, caso usem um anticongelante não compatível, ou àgua, pode ocorrer oxidação galvanica (2 metais diferentes num meio eletrolítico)
- Caso o radiador seja de cobre, não devem usar anticongelante orgânico. O cobre ganha muito fácilmente uma oxidação superficial quando não está protegido. Como o anticongelante orgânico só começa a proteger ao fim de 2-3 meses, não vai impedir essa oxidação. Devem usar anticongelante inorgânico porque tem proteção imediata.
- Devem usar sempre o anticongelante indicado pelo construtor, que tem todas essas variàveis em conta. No caso do UMM é o NAPGEL 2100-1 da BP. O problema é que nem na internet encontrei referência a esse anticongelante.
Por isso, deixo aqui a questão: Qual o anticongelante ideal para o UMM?
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