• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Qual o liquido de refrigeração ideal para o UMM?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Boas, aqui à pouco tempo, no meu tópico, gerou-se uma "discussão" acerca dos tipos de anticongelantes que havia e quais os ideais para os UMMs. Fiz uma limpeza do sistema de refrigeração (DIY aqui) e para isso tive de comprar o anticongelante.

Fui à Norauto e fiquei a olhar para vários tipos de anticongelantes diferentes, até que uma funcionária perguntou se precisava de ajuda e eu disse que sim. Ela limitou-se a ler os rotulos das embalagens (este é 10% dá para -10 até 105º, este é 20% dá para -20,.....) e quando perguntei qual a diferença das cores ela disse que só variava mesmo a cor...

Acabei por comprar um anticongelante rosa, 20%. Como sou curioso, quando cheguei a casa, fui investigar o porquê das cores diferentes. Existe muita informação, muito confusa e contraditória, mas a maioria dizia que era um corante adicionado ao líquido simplesmente para o distinguir dos outros liquidos do carro em caso de fuga.

Entretanto, nessa procura de informação descobri isto: não se deve usar anticongelante orgânico em radiadores de cobre. ( "No entanto se o radiador do sistema de arrefecimento do seu automóvel é de cobre ou latão não poderá usar um anticongelante orgânico." fonte www.galp.pt)

Adivinhem, qual o anticongelante que comprei? Exato, orgânico. Adivinhem, quando descobri isto? Exato, depois de ter feito a limpeza e colocar 10 litros do anticongelante lá dentro...

Depois disto, e visto que existe muita informação contraditória na net, e quase nenhuma informação sobre radiadores de cobre com anticongelante orgânico, fui investigar. Deixo aqui o que descobri e espero que alguém mais conhecedor que eu aprofunde, corrija, suporte, contrarie, conteste, confirme, copie... esta informação:

- A cor do anticongelante é um corante usado para distinguir o anticongelante de outros fluidos do motor em caso de fuga;

- existem anticongelantes orgânicos e inorgânicos. A sua constituição é diferente.

- O inorgânico tem uma proteção contra corrusão praticamente imediata, mas degrada-se mais depressa. É mais barato, mas normalmente tem que se mudar ao fim de 2 anos.

- O orgânico tem uma proteção contra a corrusão mais tardia, demora +- 2 meses a ter efeito essa proteção, mas não se degrada tão rápidamente, sendo mudado normalmente ao fim de 5 anos.

- o anticongelante é básicamente àgua destilada com um "álcool" e aditivos de limpeza e proteção. Esse álcool serve para evitar o congelamento e a evoluição da àgua destilada. Por isso, quanto maior a sua percentagem (10, 20, 50%) maior a amplitude termica indicada para o anticongelante (por ex: 20% -20ºa 120º...).

-quanto mais àgua destilada, maior a capacidade de dissipar o calor.

- Tem que se confirmar se o anticongelante é compativel com radiadores de alumínio. Se o bloco do motor for de ferro fundido e o radiador, colaça, ou bomba de água forem de alumínio, caso usem um anticongelante não compatível, ou àgua, pode ocorrer oxidação galvanica (2 metais diferentes num meio eletrolítico)

- Caso o radiador seja de cobre, não devem usar anticongelante orgânico. O cobre ganha muito fácilmente uma oxidação superficial quando não está protegido. Como o anticongelante orgânico só começa a proteger ao fim de 2-3 meses, não vai impedir essa oxidação. Devem usar anticongelante inorgânico porque tem proteção imediata.

- Devem usar sempre o anticongelante indicado pelo construtor, que tem todas essas variàveis em conta. No caso do UMM é o NAPGEL 2100-1 da BP. O problema é que nem na internet encontrei referência a esse anticongelante.

Por isso, deixo aqui a questão: Qual o anticongelante ideal para o UMM?
 
Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
preview.jpg
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Esse é hibrido, que eu me esqueci de referênciar. Tem a capacidade de proteção inicial do inorgânico e a duração do orgânico. Dá perfeitamente para usar no UMM, o único contra é o preço... isso é o ideal para quem tem mais do que um carro em casa.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Esse é hibrido, que eu me esqueci de referênciar. Tem a capacidade de proteção inicial do inorgânico e a duração do orgânico. Dá perfeitamente para usar no UMM, o único contra é o preço... isso é o ideal para quem tem mais do que um carro em casa.
Pedro, porque é que achas que o "je" o usa, daaaaaa....!!!! :cool: :alien:
Boas, aqui à pouco tempo, no meu tópico, gerou-se uma "discussão" acerca dos tipos de anticongelantes que havia e quais os ideais para os UMMs. Fiz uma limpeza do sistema de refrigeração (DIY aqui) e para isso tive de comprar o anticongelante.

Fui à Norauto e fiquei a olhar para vários tipos de anticongelantes diferentes, até que uma funcionária perguntou se precisava de ajuda e eu disse que sim. Ela limitou-se a ler os rotulos das embalagens (este é 10% dá para -10 até 105º, este é 20% dá para -20,.....) e quando perguntei qual a diferença das cores ela disse que só variava mesmo a cor...

Acabei por comprar um anticongelante rosa, 20%. Como sou curioso, quando cheguei a casa, fui investigar o porquê das cores diferentes. Existe muita informação, muito confusa e contraditória, mas a maioria dizia que era um corante adicionado ao líquido simplesmente para o distinguir dos outros liquidos do carro em caso de fuga.

Entretanto, nessa procura de informação descobri isto: não se deve usar anticongelante orgânico em radiadores de cobre. ( "No entanto se o radiador do sistema de arrefecimento do seu automóvel é de cobre ou latão não poderá usar um anticongelante orgânico." fonte www.galp.pt)

Adivinhem, qual o anticongelante que comprei? Exato, orgânico. Adivinhem, quando descobri isto? Exato, depois de ter feito a limpeza e colocar 10 litros do anticongelante lá dentro...

Depois disto, e visto que existe muita informação contraditória na net, e quase nenhuma informação sobre radiadores de cobre com anticongelante orgânico, fui investigar. Deixo aqui o que descobri e espero que alguém mais conhecedor que eu aprofunde, corrija, suporte, contrarie, conteste, confirme, copie... esta informação:

- A cor do anticongelante é um corante usado para distinguir o anticongelante de outros fluidos do motor em caso de fuga;

- existem anticongelantes orgânicos e inorgânicos. A sua constituição é diferente.

- O inorgânico tem uma proteção contra corrusão praticamente imediata, mas degrada-se mais depressa. É mais barato, mas normalmente tem que se mudar ao fim de 2 anos.

- O orgânico tem uma proteção contra a corrusão mais tardia, demora +- 2 meses a ter efeito essa proteção, mas não se degrada tão rápidamente, sendo mudado normalmente ao fim de 5 anos.

- o anticongelante é básicamente àgua destilada com um "álcool" e aditivos de limpeza e proteção. Esse álcool serve para evitar o congelamento e a evoluição da àgua destilada. Por isso, quanto maior a sua percentagem (10, 20, 50%) maior a amplitude termica indicada para o anticongelante (por ex: 20% -20ºa 120º...).

-quanto mais àgua destilada, maior a capacidade de dissipar o calor.

- Tem que se confirmar se o anticongelante é compativel com radiadores de alumínio. Se o bloco do motor for de ferro fundido e o radiador, colaça, ou bomba de água forem de alumínio, caso usem um anticongelante não compatível, ou àgua, pode ocorrer oxidação galvanica (2 metais diferentes num meio eletrolítico)

- Caso o radiador seja de cobre, não devem usar anticongelante orgânico. O cobre ganha muito fácilmente uma oxidação superficial quando não está protegido. Como o anticongelante orgânico só começa a proteger ao fim de 2-3 meses, não vai impedir essa oxidação. Devem usar anticongelante inorgânico porque tem proteção imediata.

- Devem usar sempre o anticongelante indicado pelo construtor, que tem todas essas variàveis em conta. No caso do UMM é o NAPGEL 2100-1 da BP. O problema é que nem na internet encontrei referência a esse anticongelante.

Por isso, deixo aqui a questão: Qual o anticongelante ideal para o UMM?
Pedro, nesta vida estamos a aprender todos os dias e não és só tu quem apanha barretes, só não os apanha é quem bebe o sumo depois das laranjas espremidas, e ainda temos aqueles que mesmo com o copo cheio de sumo ainda refilam que é pouco.
 
Última edição:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Pedro, porque é que achas que o "je" o usa, daaaaaa....!!!! :cool: :alien:
Porque gostas de coisas boas, gostas de meter a mão na massa e tens vários carros em casa. Não me digas que usas o sistema do meu avô, uma bacia à porta da cozinha em dias de chuva... dá para o radiador, para a bateria e para o limpa vidros. :unsure: 🤫
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Esta é uma daquelas coisas que compramos e usamos sem saber o que estamos a fazer... grande investigação sim senhor, muy bien!!!
Pois, eu fiz asneira. A sorte é que comprei anticongelante barato, e existe por aí um DIY de como fazer a limpeza do sistema de refrigeração...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Acho que não leste esta parte :

Pedro, nesta vida estamos a aprender todos os dias e não és só tu quem apanha barretes, só não os apanha é quem bebe o sumo depois das laranjas espremidas, e ainda temos aqueles que mesmo com o copo cheio de sumo ainda refilam que é pouco.
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Muito bom tópico!

Há tambem liquidos de radiador para ambientes tropicais sem a função de anticongelante. São base polimero semi-sinteticco e por isso dispensam o alcool (Glycol) que é muito fixe para nao congelar mas agride plasticos, mangueiras e metais.

No meu local de trabalho tenho um circuito de glycol quase puro para garantir a não congelação a -160ºc e vejo bem como o gajo ataca os metais. Neste caso o dito cujo é utilizado para aquecer compressores do tamanho de um UMM e arrefecer oleo.


- Tem que se confirmar se o anticongelante é compativel com radiadores de alumínio. Se o bloco do motor for de ferro fundido e o radiador, colaça, ou bomba de água forem de alumínio, caso usem um anticongelante não compatível, ou àgua, pode ocorrer oxidação galvanica (2 metais diferentes num meio eletrolítico)

Nestes casos para eliminar o meio eletrolitico basta apenas agua pura ( sem minerais = não condutora eletrica) e ter bons aterramentos ao motor para eliminar as correntes estáticas de superficie. Mas o ideal é mesmo um liquido como deve de ser...que não seja condutor eletrico.

O problema é que muitos liquidos baratos são fabricados de uma forma quase criminosa e são condutores de eletricidade. Os marotos adicionam açucares (ou outros sais) aos liquidos para aumentar o ponto de congelação e densidade e fazem deles excelentes condutores eletricos :rolleyes: Depois o senhor mecanico utiliza o densimetro na oficina e diz que o liquido ta bom e só congela aos -40ºC...agua da torneira e açucar do café faz o mesmo!

enfim...

sobre organicos e inorganicos...desconhecia por completo! Continuem a investigação ;);)
 
Última edição:

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Mensagens
2.112
Localização
Valença, Portugal
Essa situação chamou-me atenção no verão, quando um companheiro de UMM e ao que me pareceu, bastante entendido em mecânica vw me disse que tinha uma fuga de água numa solda. Foi quando me disse, esses motores usavam o tal rosa, ( que é o que tinha) na percentagem x, que não me lembro referência não sei quantos.
Até aquele dia para mim era tudo igual, mudava a cor e o grau.
Ainda vou tentar saber que referência era essa para motores vw.
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Essa situação chamou-me atenção no verão, quando um companheiro de UMM e ao que me pareceu, bastante entendido em mecânica vw me disse que tinha uma fuga de água numa solda. Foi quando me disse, esses motores usavam o tal rosa, ( que é o que tinha) na percentagem x, que não me lembro referência não sei quantos.
Até aquele dia para mim era tudo igual, mudava a cor e o grau.
Ainda vou tentar saber que referência era essa para motores vw.
Do teu motor é o G12 (podes aplicar o G13 que vem a seguir e cumpre a norma antiga)
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Por acaso tenho usado um qualquer líquido de refrigeração sem ter em conta o que será indicado para os nossos motores "PSA"...
Curiosamente este tópico vem levantar mais dúvidas do que certezas o que me leva a uma questão que talvez nos ajude a todos!
Afinal qual é o líquido de refrigeração utilizado pelos veículos que saem equipados com motores PSA?
Acho que sabendo a resposta a esta questão estaremos mais perto de saber qual líquido de refrigeração recomendado para os nossos jipes!
Lanço mais esta "acha" para a fogueira e aguardo para ver no que dá...😎
 
Top Inferior