• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Puxa Gasóleo a mais ou a menos?

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
Boa Noite companheiros,

após vários testes verifiquei que a maquina continua a engasgar-se,

Por ultimo verificamos que a bomba manual e o filtro ganham vácuo, impedindo o gasóleo de chegar ao Motor.

Colocamos um circuito directo com uma bomba manual e ela "encolheu" logo passado pouco tempo,

O que poderá ser? B.I.? Circuito do gasóleo com ar?

Não vejo a hora de o trazer à Rua e dar uns passeios,

Obrigado a todos e por tudo,

cUMMprimentos a todos

Fábio

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Tanque/tubagem entupida. Tive um problema idêntico. A bomba manual ficava toda para o fundo. Penso que tens que ver como está o teu tanque.

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Faz um teste simples , mete o tubo de aspiração a puxar gasóleo de um garrafão de 5litros apoiado no para choques que é fácil de segurar e fica a um nível porreiro e ferra o sistema , o retorno podes deixar para o depósito na mesma é só para testar, 5 litros chegam .

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
Boa Noite rubenfaustino,

Obrigado pela ajuda,

Já fiz esse teste e trabalhou bem, mas o gásoleo evaporou logo todo num instante.. :) será normal?

obrigado maus uma vez abraçUMM

quote:Originally posted by rubenfaustino

Faz um teste simples , mete o tubo de aspiração a puxar gasóleo de um garrafão de 5litros apoiado no para choques que é fácil de segurar e fica a um nível porreiro e ferra o sistema , o retorno podes deixar para o depósito na mesma é só para testar, 5 litros chegam .

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
É isso mesmo Fante, encolhe toda..

Obrigado pela ajuda, o tanque já tirei e limpei com gasóleo, um companheiro aqui do forumm ja tinha dado essa dica,

deve ser mesmo da tubagem, quando apertei a bomba o tubo abriu um pouco tive de o cortar.

Obrigado mais uma vez,

AbraçUMM

quote:Originally posted by Fante

Tanque/tubagem entupida. Tive um problema idêntico. A bomba manual ficava toda para o fundo. Penso que tens que ver como está o teu tanque.

Carripana on the way ...

Registo
29 Abr 2012
Sim é normal se não colocares o retorno para dentro do garrafão.A bomba aspira uma grande quantidade de gasóleo visto que é o mesmo que a lubrifica e arrefece depois devolve o que não injeta de volta ao depósito_Os próprios injetores não injectam todo o gasóleo enviado pela bomba no ciclo de injecção e retorna também uma pequena quantidade.Se ligares o retorno ao garrafão vais ver a quantidade que passa no retorno e consegues sentir a diferença de temperatura do gasóleo aspirado e do devolvido pela bomba.

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
Fixe Obrigado mesmo,

deverá ser mesmo a tubagem entupida não é?

amanha vou falar com o mecânico amigo, ver se trocamos os tubos,

Assim que estiver na estrada posto fotos. :)

abraçUMM

Sim é normal se não colocares o retorno para dentro do garrafão.A bomba aspira uma grande quantidade de gasóleo visto que é o mesmo que a lubrifica e arrefece depois devolve o que não injeta de volta ao depósito_Os próprios injetores não injectam todo o gasóleo enviado pela bomba no ciclo de injecção e retorna também uma pequena quantidade.Se ligares o retorno ao garrafão vais ver a quantidade que passa no retorno e consegues sentir a diferença de temperatura do gasóleo aspirado e do devolvido pela bomba.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Barquinha

Fixe Obrigado mesmo,

abraçUMM

Fábio, espero que a troca dos tubos seja o suficiente para resolveres esse problema!
Aponto a origem do problema como sendo algo mais complicado de resolver!
Oxalá me engane, mas depois da troca dos tubos tú me dirás se valeu a pena, pois quando isso acontece costuma ser a rede de pré filtragem de combustivel entupida.
Como sei que a seguir vais perguntar onde está essa rede já te adianto que está no interior do depósito...;)
cumps

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
Obrigado MarioMAchado,

Já me tinhas dado a dica :) e agradeço mesmo,

Depois disso limpei o depósito com gasóleo, mas não consegui ver a dita rede.. :/

será que o anterior dono a retirou? Ou sou mesmo eu que não sei onde se encontra....

Um AbraçUMM

Fábio

quote:Originally posted by MarioMachado

quote:Originally posted by Barquinha

Fixe Obrigado mesmo,

abraçUMM

Fábio, espero que a troca dos tubos seja o suficiente para resolveres esse problema!
Aponto a origem do problema como sendo algo mais complicado de resolver!
Oxalá me engane, mas depois da troca dos tubos tú me dirás se valeu a pena, pois quando isso acontece costuma ser a rede de pré filtragem de combustivel entupida.
Como sei que a seguir vais perguntar onde está essa rede já te adianto que está no interior do depósito...;)
cumps

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Para veres a rede tens que tirar o tanque fora, e depois retiras também o mecanismo de medir o gasóleo (agora não me lembro o nome, é o que dá ao fim do dia de sexta feira). Podes ver aqui onde ela está. Isso é uma chatice.
https://for-umm.pt/oldthreads/16573
retirei a minha fora e coloquei um filtro à saida.

Carripana on the way ...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Isso é de certeza lixo a entupir o sistema, o lixo tanto pode estar nos tubos, como no aspirador dentro do depósito (tubo de pesca que se encontra lá dentro) ou no filtro.

Verificaste o estado do filtro do gasóleo? se tiveres o filtro com uma mestela tipo barro de cor alaranjada/acastanhada tens que trocar o filtro, e aconselho a meter um pré filtro antes. A mim aconteceu-me isto depois de ter limpo o depósito e ter ficado pelo pensamento em vez de ter colocado mesmo o pré filtro.

Outra dica: quando sentes que a bomba está a encolher ou a ganhar váculo, abre o bocal do depósito, e põe alguém a ouvir os barulhos, de seguida sopras pelo tubo que vai dar ao filtro. Se se ouvir um burbulhar como quando se sopra uma palhinha dentro de 1 copo de coca-cola está bom o circuito, se ao início sentires que estás a encher um balão e não fizer barulho, e passado um pouco, ou soprares com mais força ficar mais leve e começar a fazer o barulho de borbulhar, é alguma coisa (pedras/terra) que está a ser sugado pelo tudo e entope o mesmo.

Em qualquer dos casos uma sopradela nos tubos com o compressor ajuda sempre a limpar (mandar de volta para o depósito) o lixo que estiver a entupir o tubo.

Era uma boa ideia tirares o gasóleo do depósito pela purga do mesmo, e filtrares esse gasóleo (eu usei filtros de papel/rede que se vendem em casas de tinta com 190 microns), por aqui consegues ver logo qual a quantidade de lixo que anda no teu depósito.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Barquinha

Iniciado
Registo
12 Mar 2014
Obrigado pela ajuda Dr. Lion,

Alias só tenho a agradecer a todos, com as vossas dicas cheguei ao problema.

Agora com um depósito à maneira e uma tubagem nova,já tem a força toda.

De novo na Estrada. :)

cUmmprimentos e o meu Obrigado

quote:Originally posted by Dr_Lion

Isso é de certeza lixo a entupir o sistema, o lixo tanto pode estar nos tubos, como no aspirador dentro do depósito (tubo de pesca que se encontra lá dentro) ou no filtro.

Verificaste o estado do filtro do gasóleo? se tiveres o filtro com uma mestela tipo barro de cor alaranjada/acastanhada tens que trocar o filtro, e aconselho a meter um pré filtro antes. A mim aconteceu-me isto depois de ter limpo o depósito e ter ficado pelo pensamento em vez de ter colocado mesmo o pré filtro.

Outra dica: quando sentes que a bomba está a encolher ou a ganhar váculo, abre o bocal do depósito, e põe alguém a ouvir os barulhos, de seguida sopras pelo tubo que vai dar ao filtro. Se se ouvir um burbulhar como quando se sopra uma palhinha dentro de 1 copo de coca-cola está bom o circuito, se ao início sentires que estás a encher um balão e não fizer barulho, e passado um pouco, ou soprares com mais força ficar mais leve e começar a fazer o barulho de borbulhar, é alguma coisa (pedras/terra) que está a ser sugado pelo tudo e entope o mesmo.

Em qualquer dos casos uma sopradela nos tubos com o compressor ajuda sempre a limpar (mandar de volta para o depósito) o lixo que estiver a entupir o tubo.

Era uma boa ideia tirares o gasóleo do depósito pela purga do mesmo, e filtrares esse gasóleo (eu usei filtros de papel/rede que se vendem em casas de tinta com 190 microns), por aqui consegues ver logo qual a quantidade de lixo que anda no teu depósito.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Top Inferior