• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Purgar/Sangrar embraiagem [RESOLVIDO]

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Boa tarde ummistas, não sou um membro participatvo do forumm, mas gosto de vir cá frequentemente tirar dúvidas ou ver novidades...
A criação do meu tópico deve-se a recentemente ter colocado um kit de transmissão novo no meu carro, mas agora não consigo sangrar a embraiagem.
Alguém que já o tenha feito ou sabe como, pode dar-me umas dicas?
Desde já obrigado!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Para sangrar o sistema de embraiagem tens que fazer o mesmo que se faz para ferrar travões!
São precisas duas pessoas, uma em cima a injectar o pedal da embraiagem e outra em baixo a abrir o sangrador na altura certa de modo a extrair todo o ar que possa haver no circuito...
A regra é injectar em cima, deixar o pedal em baixo e abrir o sangrador sem levantar o pedal, depois aperta-se o sangrador e volta-se a injectar o pedal...
Este procedimento é repetido até garantir que há no circuito apenas fluido de travões ok;)
cumps

Registo
18 Jul 2010
viva.
há muitas maneiras de sangrar a embreagem.
um encher o copo desapertar o sangrador (por um tubo para dentro de uma garrafa para não perder o oleo) e deixar de um dia para o outro (sangrar por inercia)
dois o sistema normal pedalar até ter pressão e tirar o ar no sangrador fechar e voltar a repetir até teres pedal.
tres uma boa almotolia e abrir o sangrador da bomba da embreageme com um tubo de boracha fazer chegar o oleo ao copo. fazendo o sentido contrario do oleo so que ganhas pois tens a pressão que te dá almotilia.
abraço moreira

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Boas, eu no meu tenho a bomba de embraiagem de um Honda e aquilo pode ser diferente, mas sangro com o compressor, abro o sangrador em baixo do UMM e meto o tal tubinho para dentro de uma garrafa, dou ar em cima no respiro do copo do reservatório e ele sai em baixo, quando sair num fio certinho está sangrado, convém não dar muita pressão na pistola senão podes estragar o tampo do reservatório... :D

"Se as vacas passam nós também passamos"!

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Muito obrigado pela prontidão das respostas, tenho feito essa primeira sugestão dada pelo colega Mário Machado com o meu filho e ele a dar ao pedal...
Vou continuar a tentar o seguir as outras sugestões pois provavelmente ainda terá muito ar dentro.
Mais uma vez obrigado pela a ajuda prestada.
Abraço

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
olá, penso que já tenhas percebido tudo, mas se puderes deixar umas horas a sangrar por enercia antes de dares ao pedal é preferivél, poupas algum tempo de vida util á bomba!!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Esquece o sagrar da embraiagem abrindo o sangrador dando ao pedal.
Dá ao pedal, para com o pedal em cima, aguarda uns instantes e vais ver o ar a subir. Fazes isto umas quantas vezes e fica bom.
Cuidado não deixes descer muito o óleo que para não entrar ar no circuito de travagem.

UMM abraço
Samuel Sousa

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Sim, a embraiagem sangra com um simples dar ao pedal.
Tem é de ter o copo pequeno destapado, bastante simples.

UMM abraço
Samuel Sousa

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Obrigado Samuel, essa desconhecia!:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Registo
21 Mai 2008
Quando tive que trocar a bomba da embraiagem tambem foi assim que fiz (mas sem saber!!), sem abrir o sangrador, copo aberto umas pedaladas e nada, mas nao mexi mais e no dia a seguir de manha estava fino.

AbracUMM
Joao Cabral.

Registo
18 Jul 2010
amigo cabral.
só te aconteceu isso porque tens uma fuga e o peso do oleo tirou o ar
é o que eu quero dizer quando digo sangrar por inercia.
pois podes ter a certeza que se tiveres as duas bombas novas e não houver fugas podes pedalar até fundir as borrachas mas o ar da bomba da caixa não o tiras.
abraço moreira

Registo
21 Mai 2008
quote:Originally posted by zesimoreira

amigo cabral.
só te aconteceu isso porque tens uma fuga e o peso do oleo tirou o ar
é o que eu quero dizer quando digo sangrar por inercia.
pois podes ter a certeza que se tiveres as duas bombas novas e não houver fugas podes pedalar até fundir as borrachas mas o ar da bomba da caixa não o tiras.
abraço moreira

Pois, a fuga que tinha na altura so agora percebi que era o compensador nas couves.
Alias, ele teve os dias contados de vez a partir do momento em que montei a bomba da embraiagem nova (que tinha fuga) e canalizou a pressao toda para o compensador e este nao aguentou a pressao e desmaiou de vez!!

AbracUMM
Joao Cabral.

Registo
18 Jul 2010
Mario eu documentei as maneira que uso e que vi usar mesmo antes de ter um umm e já la vão 21 anos.
estou de acordo que ao sangra-lo de baixo para cima podera haver riscos com material(borrachas muito gastas)podera vira-las agora o meu amigo fala em sangrar o sistema por vacuo como fazes isso?
mas o meu preferido e faço isso sozinho é por inercia demora mas da noite para a manha não tem nenhum ar no cicuito.
desde já agradeço,não é que tenha qualquer problema de momento mas há quem tenha.
abraço moreira

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Com tanta opção para ferrar o circuito da embraiagem a dificuldade não vai ser sangrar a embraiagem mas sim escolher qual a técnica ou técnicas a utilizar...:D:D

Registo
18 Jul 2010
ola mario.
mas isso é bom!
cuidado que não estou a falar de palpites,vejo aqui pessoal que não tem só teoria tem pratica,e muito importante cada caso é um caso.
abraço moreira

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Bom Dia, antes de mais quero pedir desculpa por só agora responder mas não sou muito assíduo nisto da net...
Agradeço pelas rápidas respostas, foram uma boa ajuda, pois naquele dia o "problema" foi solucionado.
Agora é a boia que me está a dar dores de cabeça, tenho de pesquisar por aqui pois já vi isso algures.
Abraço

Top Inferior