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Purgar circuito de combustivel..Cournil

NUFI

UMMzito
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23 Fev 2007
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Boas, tou com um problema de caloiro
Tive que tirar o depósito para desapertar a calha do banco do condutor. ao desligar os tubos do gasóleo, deixei vasar alguma quantidade. Depois disso pus o motor a trabalhar e este trabalhou uns segundos (30...) e desligou-se com o barulho tipico de falta de gasoleo. o circuito deve ter ficado com ar e não puxou o novo gasoleo. já tentei por a trabalhar várias vezes e nada, como se não tivesse gasoleo. Nesta confusão toda aproveitei para mudar o filtro do gasoleo e depois de muitas tentativas o motor ainda não recebe gasoleo. Ja dei na manivela (não sei como se chama mas não esta junto ao filtro, esta na lateral do motor...) que me disseram mas esta não tem «força», parece que estou a dar em seco. Já li as instruções da purga do circuito de gasoleo mas também não chego lá. primeiro porque nas instruções o desenho não é perceptivel, depois porque fala numa eventual bomba de purga no filtro e eu não a tenho lá, depois pede para desapertar os parafusos 1, depois 2, depois 3...mas como não é perceptivel nas ilustrações (má qualidade da imagem)não sei como fazer...alguem pode ajudar? alguem tem imagem da bomba de purgar? e alguem sabe se esta tem sempre aquele aspecto de estarmos a dar em seco? ou estarei a accionar a manivel errada???
è um cournil de 83, sem bomba de purga junto á cabeça do filtro.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

e ke tal se nos mostrasse uma foto dessa "manivela" ke tás farto de dar "em seco" depois era mais facil explicar por todos nós :)

UMM abraço
madeira

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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embora me pareça ke vais ter ke dar a "bomba mais antiga"...suççao por boca :)

é ke se os tubos estao completamente vazios..mesmo ke a bomba manual esteja boa..leva um tempao do caraças e muita "dar á chave"

UMM Abraço
madeira
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Ola no meu alter 1 tenho duas possibilidades para dar á bomba uma na peça preta da foto e outra por cima do filtro na peça cinzenta

Pra dar a bomba na peça cinzenta tenho de desapertar um pouco o parafuso que esta no meio dela para sangrar e so dar á bomba numa ou noutra e apos umas boas bombadas fica a trabalhar.
Em relação a desapertares os parafusos deves te referir as porcas dos injectores.
Podes tentar ler aqui http://antoniomigsilva.planetaclix.pt/artigos.htm#arranquedificil para ver entendes melhor


UMM abraço
Samuel Sousa
 

NUFI

UMMzito
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23 Fev 2007
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pois mas ainda não sei por fotos..tenho aqui a máquina digital à mão mas...quanto à maneira mais antiga, devo «puxar» de onde e para onde?
os dois tubos que saem do deposito (um vai para o filtro outro para junto da tal manivel) tem a mesma origem na parte interna do depósito? isto é se os troquei não há problema ou pode tar ai um dos problamas?
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

tb os podes ter trocado..sim e isso vai ser dificil de explicar pork ambos saem da bomba..e ke bomba injectora tens?....

mas tenta troca-los..se ainda nao der e pra ser mais rapido ferra á boca :)..sabe mal..mas passa logo com uma boa bejeca ou um cafezinho :)

desapertas o tubo ke vai ao filtro e ke fica mais pra tráz..(mas no entanto ve o outro se vai pra a bomba injectora (do filtro á bomba directo)..ferra o outro e metes um dedo..depois e so embocares e apertares..depois dás á bomba ate ficar dura...(ve se o teu filtro tem o parrafusso ke o Samuel fala)...e vais dar a chave...e depois novamente á bomba manual..repete isso 3 a 4 vezes e verás ke pega
a cada vez ke fizeres estes passos..o trabalhar irá ser mais perlongado e mais homogenio

UMM abraço
madeira

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas outra vez..
pra nao ficar a meio cá vai

como saberes kual é o tubo ke "busca o gasoleo"..

penso ser simples...ve kual o tubo ke vem do deposito e vai ao filtro ...

esse deve estar ligado na parte mais baixa do deposito

o outro (retorno) deve ficar ligado mais acima

UMM abraço
madeira
 

NUFI

UMMzito
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23 Fev 2007
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vou então tenar descrever o meu circuito:
Saem dois tubos do deposito (tubo A e B), o tubo A vai directo ao filtro do gasóleo. O tubo B vai à bomba injectora (?) mas antes de ligar com esta, divide-se e uma parte B1 entra perto da base da tal manivela (2 a 3 cm) e a outra parte B2 entra mais à frente da bomba injectora(?). perto da zona onde entra o B1, mais acima (4 cm) sai um outro tubo (B1X) a ligar ao filtro do Gasóleo. Perto da entrada do tubo B2, mais acima, sai um tubo (B2X) que vai ligar a algo, talvez seja um cilindro(?)...são 4 e parecem pequenas cabeças de velas, ligados entre si por pequenas ligações e distanciados 5 a 10 cm uns dos outros...

agora já é mais facil explicar que tubo devo sucar e que tubo devo (ferrar??)
Obrigado pela ajuda
 

NUFI

UMMzito
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23 Fev 2007
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pois mas os tubos saem ao mesmo nível do depósito, mesmo ao lado um do outro...só quem tem um cournil pode dizer-me se o que vai directamente ao filtro deve ligar mais atrás ou no que está mais à frente...
 

Samuel

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28 Mar 2006
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No meu deposito os dois tubos tb estão ao mesmo nivel. O que vai ao filtro e o que fica á frente.
Se preferires tira foto manda para mim que eu coloco
[email protected]

UMM abraço
Samuel Sousa
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

para nao estar aki a baralhar mais :)

faz o seguinte puxa pelos dois tubos ..o ke sair gasoleo (convem é la ter gasoleo :)) é o tubo de busca..e é esse ke deves ligar ao filtro e depois fazes os passos ke descrevi

kuanto ao outro deixa-o ficar bem apertado e onde esta junto á bomba injectora

é ke isto de usar depositos de "outros" já me baralha todo tb:D

UMM abraço
madeira
 

Samuel

UMM
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depois de desapertares a peça preta partida um pouco não consegues dar a bomba empurrando-a para baixo?

UMM abraço
Samuel Sousa
 

Samuel

UMM
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Ola
Ca esta a foto do Nuno

e a explicação
esta é a foto que tirei. a tal manivela esta assinalada pela seta. os circulos assinalam uns parafusos que são tipo «respiros», o mmais á esquerda, qunado fora do local e ao dar à xave, expele gasóleo...

UMM abraço
Samuel Sousa
 

NUFI

UMMzito
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23 Fev 2007
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obrigado pela dica Madeira mas surgiu um pequeno problema...puxei nos dois e ...golada nos dois, ambos tinham gasóleo...Não era suposto ter???eu puxei na parte dois dois que liga ao depósito...desculpa esta pergunta, deve ser a mais disparatada que já leste mas a minha ignorância assim o obriga...pelo que entendi das tuas dicas o gasoleo vai direcatamente ao filtro e o retorno é da bomba para o depósito, mas este retorno é «seco» ou tambem vem gasóleo???se vem, explica que eu tenha puxado e «bebido diesel» dos dois tubos, caso contrário, um deles está contaminado...
Quanto á identifiação dos tubos, por uma questão lógica penso que já deve estar feita )eles vem um por cima e outro por baixo, é lógico que o de cima entre no furo do depósito mais à frente e o de baixo no que está mais atrás (caso assim não fosse, teriam de se cruzar antes de ligar no depósito...
Se o meu raciocinio estiver correcto puxarei o gasóleo na ponta do tubo q sai do deposito e entra no filtro, puxando nesta ultima ponta (filtro) quando molhar bem a boca, tapo com o dedo, volto a colocar na entrada do filtro e depois de beber a tal bjeca dou a manivela....etc etc etc...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

mas isso nao é a foto da bomba manual..é da bomba injectora...

embora nao tenha essa bomba..pareçe-me ke ai nesse parafusso é o sangrador da bomba...

mostra lá mas é a tua bomba manual...uma coisa redonda ke esta acoplada no topo do filtro

mas eu com menos "fotos" ja tinha "puxado" pelo tubo:D

UMM abraço
madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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boas

bebeste nos dois pork o do retorno tem concerteza ainda gasoleo no seu interior...mas só um ferra...é esse o do Filtro

ou entao sopra nos dois (um bom bocado) e depois puxa nos dois outravez

UMM abraço
madeira

PS: se amanha for noticia ke foi intoxicado um UMMista...nao fui eu ..Ok :D
 
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