Boas
Felizmente que o tópico está a ter receptividade pois tenho bastantes ideias que gostava de "afinar" e pouco tempo para passar horas em tertulias mecanicas, logo, num forum tudo se torna mais facil.
(graças a deus por esta maravilha da comunicação).
Quanto ao projecto, bem para começar eu trabalho quase diariamente com um unimog, assim como Komatsus, Volvos, Caterpilares, etc...
Tudo maquinaria "pesadita" o modelo do Mog com que eu trabalho e um 14???....e qualquer coisa, é aquele que é adaptado para andar na linha de comboio a puxar vagões. Ainda n o medi mas deve ter medidas muito proximas entre eixos das do UMM tem 8 mudanças pá frente e 8 pa trás metem-se normalmete como num carro, em primeira puxa (pelo menos)28 vagões carregados (2Kms/h) a fundo em 8ª numca fui a fundo mas deve dar pái ums 50/70.
No caso de pôr somente os eixos no UMM n seriam os do 411 esses são bons é para o samurai (andava um samurai no 4x4plus que os tinha) no UMM tem que ser mais largos (senão fica como o mercedes da tanqueluz, tambem conhecido por cambalhotas) como n sou um profundo conhecedor de Mog's terei que investigar bastante até me decidir porque há mais coisas para alem dos eixos que tenho que ter em consideração.
Ja agora, alguem já viu eixos de Mog com travões de disco?( de origem ou adaptados) o que eu vi acho que foi feitos por encomenda na merçedes para equipar um projecto do genero do meu mas com orçamento ilimitado o Wrangler "BigChief" (saiu na revista francesa de TT Action4x4)
No caso da carroçeria, a do UMM tem caracteristicas que para mim, no seu conjunto a tornam imbativel para os objectivos pretendidos, permite uma capaçidade de análize do terreno a frente do parachoques imbativel, (eu tenho um GR e sei o que ir á toa, porque numa picada inclinada só vês capô e céu) eu n quero uma máquina para trial periçia, tava mais inclinado para uma máquina tipo Trophy's ou Chalenges em que a autosufiçiençia e resistençia mecãnica são prioritarios.
Dai as dimensões do UMM serem na minha ideia, quase ideais, leva tudo atrás desde tanques d'agua a máquina de soldar.
A distancia entre eixos é ampla que chege para n "sacar" cavalo em cada gazada num corta fogo, e curta que chegue para com ums pneus "granditos" passar em quase tudo o que é obstáculos naturais.
Com um bom Rollbar exterior o que tocar no terreno seria facilmente reparavel (nem que seja cortar o bocado amassado/rasgado e soldar um bocado direito porque aquilo é tudo a direito) para alem disso o espessura da chapa permite fixar lá imensas coisas sem correr o risco se as perder pelo caminho.
Tem desvantagems??? certamente, mas ai gostava de saber a opinião de quem conheçe melhor que eu.
Fica muito pesado??? então e um Mog moderadamente carregado já n sái do sitio?? acho que n será bem assim. já os ví a progredir facilmente no terreno com cargas razoaveis.
Realmente os eixos têm uma grande desmultiplicação, mas n esquecer que que a caixa de velocidades (que virá com o motor) e os pneus têm grande influencia no resultado final. Já vi um Wrangler 4.0 com eixos de Mog e pneus 49:astonished: cuja relação final se aproximava bastante da original.
A altura realmente pode ser um problema, mas acho que prefiro abdicar de algum cruzamento em benefiçio de alguma estabilidade, mas a suspenção seria sempre de 5 apoios atras e á frente com estabilizadoras "deligaveis".talvez tenha que cortar na carroçeria para ter os eixos um pouco mais perto do chassis.
Dana60, bastante raro por cá, n têm transmiç.em cascata, e se exestissem mais Mog's nos states nem se ouvia falar em Dana's
O motor, bem eu tava a pensar no do Chevy Blazer K5 (V8 6.0...penso eu) ou equivalente, já há algums sem Doc's por ai a venda acessiveis(espero eu:anger

depois com 1(ou 2) turbinho de Geometria Variavél
Gasolina....n tava muito inclinado, consumos brutaisissimos, Mta electronica quer na montagem quer na pratica de TT "subaquatico". mas n digo que não, vamos ver....vamos ver.
Desvantagems, bem talvez na manutenção/montagem, visto n ser a minha área, e peças talvez n haja ao virar da esquina, o que dizem??
N há por ai muitos motores com quase 300Cv e com a fiabilidade destes.
Mas se isto se revelar pouco viavel, desisto da ideia sem stresses.
Alguem conheçe pessoal com experiençia em motores destes. eu tinha um colega TTzeiro que era mecanico e tinha bastante experiencia, mas foi bulir pá suitzerland (M&rd@ da crise :angry

.
Bem, agora que revi o texto, isto tem praqui letras cumo carago, bem deixa lá, só lê quem quer

.
BoaSorTTe