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Projecto "UMMimog"

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Ao fim de algums anos de TT cheguei a uma fase em que se torna interessante começar a pensar num veiculo 99%TT, começou-se então a gerar um projecto na minha cabeça guiado por determinados aspectos como: Fiabilidade/Resistençia, Custo Produção/Manutenção/Reparação, e básicamente criar a máquina "perfeita":devilish: retirando o que considero o mais eficáz de varios modelos e junta-los num só.
O UMMimog consiste em: Carroçeria UMM, Eixos unimog, isto é certo, agora as duvidas residem, no chassis e no motor.
Em 1º o motor, tinha pensado num V8 tipo chevy ou dodge, diesel que já começam a haver por ai, isto era o ideal, embora anteveja dificuldades que talvez n compensem, a nivel de caixas talvez uma automatica de veloç. ligada á tranfer. do Mog, mas gostava de ouvir outras opiniões.
em 2º o chassis, pareçe-me mais viavel adaptar a carroçeria e o motor no chassis unimog, mas caso se revele mais vantajoso, adaptar os eixos e o motor no chassis UMM reforçado é outra hipotese. mas gostava uma vez mais de conheçer outras opiniões.

Emfim... ha imensas outras coisas mas para já ficamos por aqui que o testamento já vai longo.

BoaSorTTe
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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A minha opinião...
Esquece o Unimog, passa para uns Dana60R da Teraflex. E por relações muito mais curtas.
O resto são acessórios.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Boas Eduardo
Adaptar a carroçeria do UMM em cima do chassi unimog nem pensar,ficavas com um peso monstruoso.Aproveitar a caixa do unimog tambem não,cada vez que tens que trocar de mudança tens que parar.
O mais economico e fiavel é só adaptares os eixos unimog no UMM,aproveitando as caixas de velocidade e transferências do UMM.No motor é que vais ter mais dificuldade,porque os eixos do unimog ao terem muita desmultiplicação têm que ter muito mais rotação,porque senão ficas com mudanças muito curtas,talvez um motor a gasolina fosse mais indicado.Uma das grandes vantagens em aproveitares os eixos do unimog é ficares com eixos indestrutiveis e com bloqueios atrás e á frente a 100% daqueles que não tens que te preocupar em se tens a direcção a direito, ou o carro "trancado":D.
Depois seria na suspensão que terias mais trabalho e ficas com o UMMimog a uma altura vertiginosa.
Se fosse eu, pegava no meu UMM e o que fazia era aplicar os eixos do unimog no meu UMM (já não foi nada que não me tivesse tirado o sono:D) sem alterar motor nem caixas, e até os aplicava nas molas de "carroça".
Mas ficava com um carro que ficava a dar uns estonteantes 50km/h em 5ª alta a fundo(n)



Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Aleluia, finalmente alguem que pensa como eu :p.
Eduardo, porque nao pensas em vez, de utilizares a carroçaria original do UMM, fazeres um chassis tubular, aplicar tudo do Mog e a fibra de vidro para acabamento, ser no formato UMM.
Motor, PRV a gasolina. O do Safrane biturbo de 97.
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Os eixos de unimog no umm... coisa que tb já me pus a pensar...

Há um pequeno grande problema!

Os eixos dos unimgos, certamente vais por o do 411, tem a pinha do lado contrário a dos UMMs, logo para aproveitares a caixa do umm, tens que mandar cortar e soldar o diferencial para que fique igual aos nossos! E para fazer isto não é qualquer um!!!!

As caixas dos unimogs 411 não conheço, mas daí até teres de parar não sei! talvez com duplas entre bem, pois certamente a caixa ainda n é sincronizada!

Podes tentar adaptar o motor e caixa dos 190 aos eixos! penso que dê bem para fazer isso! Metes um 2.5 turbo e já ficas com bom motor!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
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Boas

Felizmente que o tópico está a ter receptividade pois tenho bastantes ideias que gostava de "afinar" e pouco tempo para passar horas em tertulias mecanicas, logo, num forum tudo se torna mais facil.
(graças a deus por esta maravilha da comunicação).

Quanto ao projecto, bem para começar eu trabalho quase diariamente com um unimog, assim como Komatsus, Volvos, Caterpilares, etc...
Tudo maquinaria "pesadita" o modelo do Mog com que eu trabalho e um 14???....e qualquer coisa, é aquele que é adaptado para andar na linha de comboio a puxar vagões. Ainda n o medi mas deve ter medidas muito proximas entre eixos das do UMM tem 8 mudanças pá frente e 8 pa trás metem-se normalmete como num carro, em primeira puxa (pelo menos)28 vagões carregados (2Kms/h) a fundo em 8ª numca fui a fundo mas deve dar pái ums 50/70.

No caso de pôr somente os eixos no UMM n seriam os do 411 esses são bons é para o samurai (andava um samurai no 4x4plus que os tinha) no UMM tem que ser mais largos (senão fica como o mercedes da tanqueluz, tambem conhecido por cambalhotas) como n sou um profundo conhecedor de Mog's terei que investigar bastante até me decidir porque há mais coisas para alem dos eixos que tenho que ter em consideração.
Ja agora, alguem já viu eixos de Mog com travões de disco?( de origem ou adaptados) o que eu vi acho que foi feitos por encomenda na merçedes para equipar um projecto do genero do meu mas com orçamento ilimitado o Wrangler "BigChief" (saiu na revista francesa de TT Action4x4)

No caso da carroçeria, a do UMM tem caracteristicas que para mim, no seu conjunto a tornam imbativel para os objectivos pretendidos, permite uma capaçidade de análize do terreno a frente do parachoques imbativel, (eu tenho um GR e sei o que ir á toa, porque numa picada inclinada só vês capô e céu) eu n quero uma máquina para trial periçia, tava mais inclinado para uma máquina tipo Trophy's ou Chalenges em que a autosufiçiençia e resistençia mecãnica são prioritarios.
Dai as dimensões do UMM serem na minha ideia, quase ideais, leva tudo atrás desde tanques d'agua a máquina de soldar.
A distancia entre eixos é ampla que chege para n "sacar" cavalo em cada gazada num corta fogo, e curta que chegue para com ums pneus "granditos" passar em quase tudo o que é obstáculos naturais.
Com um bom Rollbar exterior o que tocar no terreno seria facilmente reparavel (nem que seja cortar o bocado amassado/rasgado e soldar um bocado direito porque aquilo é tudo a direito) para alem disso o espessura da chapa permite fixar lá imensas coisas sem correr o risco se as perder pelo caminho.
Tem desvantagems??? certamente, mas ai gostava de saber a opinião de quem conheçe melhor que eu.

Fica muito pesado??? então e um Mog moderadamente carregado já n sái do sitio?? acho que n será bem assim. já os ví a progredir facilmente no terreno com cargas razoaveis.

Realmente os eixos têm uma grande desmultiplicação, mas n esquecer que que a caixa de velocidades (que virá com o motor) e os pneus têm grande influencia no resultado final. Já vi um Wrangler 4.0 com eixos de Mog e pneus 49:astonished: cuja relação final se aproximava bastante da original.

A altura realmente pode ser um problema, mas acho que prefiro abdicar de algum cruzamento em benefiçio de alguma estabilidade, mas a suspenção seria sempre de 5 apoios atras e á frente com estabilizadoras "deligaveis".talvez tenha que cortar na carroçeria para ter os eixos um pouco mais perto do chassis.

Dana60, bastante raro por cá, n têm transmiç.em cascata, e se exestissem mais Mog's nos states nem se ouvia falar em Dana's:)

O motor, bem eu tava a pensar no do Chevy Blazer K5 (V8 6.0...penso eu) ou equivalente, já há algums sem Doc's por ai a venda acessiveis(espero eu:anger:) depois com 1(ou 2) turbinho de Geometria Variavél:p

Gasolina....n tava muito inclinado, consumos brutaisissimos, Mta electronica quer na montagem quer na pratica de TT "subaquatico". mas n digo que não, vamos ver....vamos ver.
Desvantagems, bem talvez na manutenção/montagem, visto n ser a minha área, e peças talvez n haja ao virar da esquina, o que dizem??
N há por ai muitos motores com quase 300Cv e com a fiabilidade destes.
Mas se isto se revelar pouco viavel, desisto da ideia sem stresses.
Alguem conheçe pessoal com experiençia em motores destes. eu tinha um colega TTzeiro que era mecanico e tinha bastante experiencia, mas foi bulir pá suitzerland (M&rd@ da crise :angry:).

Bem, agora que revi o texto, isto tem praqui letras cumo carago, bem deixa lá, só lê quem quer:D.


BoaSorTTe
 

APires

UMM
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16 Abr 2006
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Não eskecer k as caixas de transferencia dos unimogs andam ao contrário das nossas pq os eixos tem desmultiplicação nas rodas o k inverte o sentido de rotação, pelo menos foi o k eu percebi quando perdi algum tempo a ver o funcionamento desse eixos é um problema k n vai ser facil resolver.

AbraçUMM, André Pires
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Continuo a achar que vão desfigurar completamente o UMM. Sei que fica uma boa maquina do monte. Mas já vi muitos jipes com eixos desses e nenhum que eu conheça teve algum sucesso. Se fosse "trigo milho, farinha amparo", quase todos os GR's e os Wranglers tinham desses eixos.
Eu prefiro ter menos chatisses e gastar dinheiros em torneiros e soldas e comprar o servicinho já feito. Só é preciso ajustar medidas e voilá, uns eixos novos. Dana 60R.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

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Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

O unimog que conduzes é um destes??



Os eixos que vais adapatar se não são do 411 são de qual?? 404? não seram demasiado grandes e pesados para o UMM?

Os unimogs são muitos conhecidos nos states, eles usam Dana pois é feito por eles! Eu tenho visto pela net, americanos a comprar todo o tipo de mogs aos exercitos europeus para levar para lá, mas é para restaurar!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Não é por experiência propria,mas um bocado chegada,conheço bem um samurai com eixos de Mog (411),chassi e carroçeria samurai,motor do peugeot 205xad turbo e caixas do samurai 1300.Total 1400kg.Até aqui tudo bem.Está um tractor autentico:D.
O unico grande contra que eu vejo no carro é mesmo a desmultiplicação excessiva dos eixos.
Quando disse que para por a mudança tinha-mos que parar,é que o tempo que a demoras a por, aliada á falta de velocidade, o jipe pára:D.
Quanto á malta não optar por esses eixos nos GR`s e companhia ,é porque os do GR tambem não são assim tão maus e claro estou outra vez no mesmo ponto,falta de velocidade.E não estas a ver um gajo dos GR`s deixar de ter aquelas 1ªs que desaparecem dentro do fumo negro(eles têm que ter velocidade para sair rapidamente de dentro daquelas nuvens:D:D)
A falta de velocidade tambem é propicio a ficar dentro de alguns lamaçais,areais e coisas parecidas.
Para mim(pelo que vejo) são os melhores eixos em termos de resistencia,UMM,LR,VX,GR e companhia é ouvi-los a partir cruzetas e homocineticas com bloqueios ligados(tambem por culpa de quem lá está dentro é verdade)mas nunca vi eixos a levar "tratamentos" como os do Mog e não partir.
No caso do motor aconselho-te a pores de inicio um motor mais "fraco" mas a gasolina para poderes ter 10000rpm ou 12000rpm sem gastar muito guito e depois conforme o desempenho é que vias a necessidade de por lá um megalomano de cavalos.Um motor mesmo antigo sem electronicas,mesmo a carburadores vais ver que tens uma grande surpresa com uns modestos 150cv,mesmo de 4cil em linha.Não te esqueças que os motores do unimog têm 54 cv de origem(ou mais qualquer coisa pouca).
A largura:facilmente mandas virar as jantes e fica ainda mais largo que o UMM.
Os travões:Se fizeres o que disse atrás(virar as jantes ao contrário)facilmente mandas fazer uns discos de travão á medida,basta uma chapa de aço a direito:D e montar uns suportes para umas pinças de travão.
Quanto ao sentido de rotação dos eixos(veios de transmissão)não tenho certeza,mas acho que é chegar e montar.Quanto á pinha estar do lado oposto,tb não há problema,como o UMM tem a caixa de transferencias cá atrás o veio tambem pode trabalhar inclinado,as cruzetas estão lá para alguma coisa:D
Por agora não me vem mais nada á cabeça,mas há-de vir com o desenrolar da história:D


Filipe Pinheiro
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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aqui vão vários Unimog... para darem uma vista de olhos...









Cumprimentos e boas alterações...

Nuno
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Eduardo, tive a pensar, melhor dizendo divagar :cool:, e essa ideia era muito boa para um UMM chassis longo.
Que achas?

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Boas...
Aproveitando para divagar, aqui fica a minha opinião:
Eixos - Concordo com os do Unimog. Para resolver a posição do diferencial, e uma vez que trabalhas com Komatsus, Volvos, Caterpilares, etc..., no torneiro/rectificador que faça trabalhos para a tua empresa, facilmente conseguirá fazer a mudança do diferencial para o lado direito.Quanto à largura dos eixos, usa os do 411, bastando para tal alterar o offset da jante para que fiques com os pneus à face ou mesmo um pouco para fora. Em termos de altura, basta que coloques umas molas helicoidais progressivas ou mesmo um conjunto de duas molas (como tem o unimog na traseira). Deste modo manténs o "UMMog"(se me permites o 2º baptismo, gosto mais deste nome :D ) em que na compressão impede que bata muitas vezes nos batentes, mas com uma boa capacidade de extensão, proporcionando bons cruzamentos de eixos.Travões de disco, alteração simples de fazer.

Motor, caixa velocidades e transferência - De modo a cortar nos custos ( a não ser que tal não seja impeditivo, eu mantinha o que vem de origem da UMM(Turbo, claro).- Se queres um pouco mais de velocidade, faz o seguinte: Como deves saber, a caixa de transferência é composta por duas secções distintas; as altas e as baixas. Cada grupo/veio tem duas rodas dentadas ligadas por uma corrente. Se bem me lembro, as altas (velocidade com relação 1:1) são compostas por duas rodas dentadas de tamanho igual (daí relação 1:1). Se alterares a roda dentada do veio primário e colocares uma com o diâmetro maior, ficarás com mais velocidade no carro. Se a roda for de tamanho igual à da roda dentada grande das baixas, não tens de andar a cortar correntes pois podes usar a corrente igual à das baixas e ficas com uma relação à saída da caixa de transferência na ordem de 1:2, o que em teoria te dará uma velocidade duas vezes mais que a original. Como o veio primário é uma peça única, basta arranjares na sucata um veio secundário com a roda dentada grande das baixas e levas a um torneiro/rectificador (o mesmo que fizer a alteração dos eixos por exemplo) de modo a que ele faça um estriado interno na roda grande que encaixe no extriado da roda pequena que tens no veio primário. De seguida é só encaixar e soldar de modo a que não fuja, ficando assim uma união bastante sólida. Poderás ter de fazer uma pequena alteração no corpo da caixa de transferência devido ao tamanho da roda maior, mas nada de especial.

Peço desculpa pelo texto mas sabem como é! Coversa de UMM's...

Fernando Júnior
Setúbal
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Bem nòs tenhos aki pano para mangas, que tal por um topico novo no Forumm com todos estes truques, por exemplo este do Trekker é muito bom, sim senhor.
Estas cenas todas juntas davam uma verdadeira Biblia do TT, algo que já se faz em alguns sites como é o caso do Pirates, em que tem artigos com fotos e D.I.Y. .
Que acham ?

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Isso é muita alteração para o meu gosto.

Porque não escolher uma relação a dedo, podeis por a primeira a dar 0,5 km/h de velocidade maxima, assim como por a dar 80, comprando os TeraFlex? O motor nunca na vida consegue partir aquilo, principalmente com 110 cv. Um motor V8 consegue relar aquilo, mas também a caixa de velocidades e a caixa de transferências.
Mas o proposito disto não é criar um TT indestrutivel mas sim um TT que resiste às provas mais duras, por isso acho que conseguia chegar ao fim de qualquer prova de trial com o jipe intacto com aquela alteração de que sempre falei. Eixos mais reduzidos, para subir uma picada mais bruta, mete-se 3ª's e 4ª's, uma coisa mais técnica, em primeira sem carregar no acelerador.
Há muitas maneiras de aproveitar o que temos e fortalecer. O grande problema do UMM é o eixo da frente, muito fragil. Com DANA60 reforçado à frente e atrás... não me preocupava muito seja com o que for. Comprava uma relação que jogasse bem com o motor e caixa que tenho e com o tamanho dos pneus.
Não é preciso passar ao hardcore, mexer numa caixa de transferências em que as correntes custam 600 euros... acho asneira. Mais vale deixar como está, o esforço é o mesmo para as caixas porque o motor tem um pouco mais de potencia porque é arregassado, os diferenciais é que sofrem, e DANA60R aguentam bem...

Cumprimentos, Tozé.
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Deus é bom, mas o vinho...
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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A questão relativamente aos eixos, está muito relacionado com a relação preço/resistência. Os Dana 60R são muito caros e isto sem falar dos direitos de alfândega que se paga com a entrada desse material no país. Quanto à sua resistência, não é tão linear tal despreocupação, pois uma equipa do nosso campeonato de trial no ano passado rebentou com um eixo desses. Sem qualquer dúvida, os eixos do 411 colocam os dana 60 a um canto. Quanto a alterações, não vejo porque seja mais simples instalar uns dana 60 ou os do 411? Não se tem de adaptar tal e qual? Relativamente às correntes, já fui buscar uma através de encomenda na Peugeot e foi menos de metade do valor referido, além de que não se está a sobrecarregar em nada a caixa de transferência pois a desmultiplicação final é efectuada nas extremidades dos eixos do 411, e todos nós sabemos que não é pelo peso do nosso carro, mais uns quilitos em cima, que tais eixos irão partir!!! Se consultarem bem a net, verão que nos "states" estão a usar muito os eixos unimog principalmente em mecânicas pouco desenvolvidas (muitas delas em jeep's com apenas 4 cilindros a gasolina)pois desta forma conseguem prestações superiores em termos de redução de relações sem esforçar a mecânica e lutando por lugares da frente em campeonatos em que normalmente 300cv são coisa de meninos...
A única alteração que poderá fazer mais confusão aos menos entendidos é a questão da caixa de transferência. O principal problema em portugal é que quando se fala de fazer uma alteração, toda a gente mete as mãos à cabeça em vez de agarrarem num lápis e num papel. Falem com um (BOM)torneiro, que esteja habituado a trabalhar com veículos industriais pesados e verão que é brincadeira de gaiato fazer o que eu disse. Basta pensarem que num torneiro desses chegam a reconstruir rodas de coroa e pinhão de camiões de pedreiras bemcomo engrenagens de maquinaria pesada e comparem então com fazer duas dezenas de dentes direitos no interior de uma roda de ferro.
Mas como em tudo, esta é meramente a minha opinião para contributo da futura máquina do Eduardo.

Fernando Júnior
Setúbal
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ora o que o Fernando disse é verdade, um torneiro faz milagres, a Honda pedia quase 750 euros por um jogo completo da caixa de velocidades da XR 600, um torneiro que trabalha em reparaçao de pesados cá da zona, fez todo o serviço por 350 euritos e voilá XR a rolar outra vez.
Há já me esqueci, foi 350 porque algumas delas tiveram que ser curtadas em plasma se nao ficava mais acessivel.
Já agora, ó Toz , o que é que tu tens contra o Hardcore?
Tens medo de ficar viciado :p?

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Em primeiro lugar queria esclareçer que há algums conçeitos chave que norteiam este projecto tais como:

-Orçamento- A ideia chave deste projecto é precisamente mante-lo o mais baixo possivel, para tentar criar uma maquina dificilmente superavel em TT por menos de metade do valor de algumas máquinas que pontuam no universo TT naçional e que são (assim como será esta),impossiveis de legalizar.

-Simplissidade- Pareçe estranho num projecto destes, mas já será complicado interligar peças de origens diferentes quanto mais altera-las, o que for mais simples de fazer terá bastante peso na escolha.

-Fiabilidade- É tambem fundamental que o seja o mais possivel, este conçeito está na base da escolha da maioria dos componentes.(Fácilmente troco algums cavalos/conforto/etc... por alguma fiabilidade)

-Manutenção- Dificilmente usarei componentes "raros" que n poder comprar/repor rapida e facilmente em caso de rotura. (daí a razão pela qual muito dificilmente farei alterações nos componentes.)

-Autosuficiencia-(gande palavra) a ideia n é criar um proto de trial, isso é outro projecto, a ideia é mais criar um veiculo que tranporte consigo quase tudo o que possam precisar(o veiculo e os passageiros) ao longo duma prova/passeio de dureza extrema por varios Kms/dias, e ainda assim conseguir passar em (quase) todo o lado, mesmo onde n haja caminho (quem já experimentou sabe que n é facil abrir caminho).

Para já n me lembro de mais, por isso siga.

quote:Não eskecer k as caixas de transferencia dos unimogs andam ao contrário das nossas pq os eixos tem desmultiplicação nas rodas o k inverte o sentido de rotação, pelo menos foi o k eu percebi quando perdi algum tempo a ver o funcionamento desse eixos é um problema k n vai ser facil resolver.

Sim, por esse e outros motivos estou mais inclinado para manter chassis eixos e caixa trans. do Mog, levando em cima a carroçeria do UMM e um motor fiavel e potente,

quote:Continuo a achar que vão desfigurar completamente o UMM. Sei que fica uma boa maquina do monte. Mas já vi muitos jipes com eixos desses e nenhum que eu conheça teve algum sucesso. Se fosse "trigo milho, farinha amparo", quase todos os GR's e os Wranglers tinham desses eixos.
Eu prefiro ter menos chatisses e gastar dinheiros em torneiros e soldas e comprar o servicinho já feito. Só é preciso ajustar medidas e voilá, uns eixos novos. Dana 60R.

Sim, tems alguma razão, mas olha que eu assim de repente lembreime dum bj40 a uns anitos que pouco mais tinha que eixos de unimog a dar na cabeça em VX's GR's Def's G's Wrangler's e companhia equipados com tudo o que havia do best, claro que os tempos são outros e agora parece que é ilegal???

Já que falaste em GRmog's tens aqui um Tuga
http://patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=69&postdays;=0&postorder;=asc&start;=60http://patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=69&postdays=0&postorder=asc&start=60 e nas páginas seguintes outro.
E já que falaste em WranglerMog's tens este que já tinha falado atrás, é do melhor que já vi
http://www.indiancars.fr/fr/pages/sousRubriques.aspx?tm=M&rm;=6&rsr;=110http://www.indiancars.fr/fr/pages/sousRubriques.aspx?tm=M&rm=6&rsr=110.

quote:O unimog que conduzes é um destes??

Parece ser esse, pelo menos a cabine e o escape são iguais, penso que será esse, versão "locomotiva",tenho que lhe tirar umas fotos,( mas ele foi há umas semanas para reparação e ainda n voltou) e medi-lo tambem, porque n me pareçe que seja muito maior entre eixos que um UMM, já agora quais são as medidas entre eixos do UMM curto e longo?
quote:Os eixos que vais adapatar se não são do 411 são de qual?? 404? não seram demasiado grandes e pesados para o UMM?

talvez sejam,(n sei os modelo de cór one harranjo um lista de modelos com fotos e medidas??) se for pela via de conservar o Chassis UMM teria que o reforçar, pois queria ums eixos bastante mais largos que a carroçeria, para obter o máximo de estabilidade , pois o jipe terá que ser alto ou ao cruzar com pneus grandes vai "roçar" bastante pois gostava de ter bons cruzamentos; ou então para manter o chassis(centro de gravidade) mais perto dos eixos teria que cortar ums bons bocados da carroceria e cobrir o que sair para fora de pneu com abas

quote:Quanto á malta não optar por esses eixos nos GR`s e companhia ,é porque os do GR tambem não são assim tão maus e claro estou outra vez no mesmo ponto,falta de velocidade.E não estas a ver um gajo dos GR`s deixar de ter aquelas 1ªs que desaparecem dentro do fumo negro(eles têm que ter velocidade para sair rapidamente de dentro daquelas nuvens)
huUMMmm....GR's e conpanhia, deves tar a falar da nova modalidade de trial de velcidade/resistencia que por ai apareçeo, realmente para isso as pontes Mog n serão o ideal, talvez uma BajaTruck com guincho hidraulico de 10T:p.

quote:para mim(pelo que vejo) são os melhores eixos em termos de resistencia,UMM,LR,VX,GR e companhia é ouvi-los a partir cruzetas e homocineticas com bloqueios ligados(tambem por culpa de quem lá está dentro é verdade)mas nunca vi eixos a levar "tratamentos" como os do Mog e não partir.
Confirmo, só vi uma ponte Mog partir em prova e foi esse Bj40 que tava a falar na prova final do CNNT pái de 2004 em Alcobaça(penso eu), subida a pique, gás afundo (tava a discutir o titulo com os suspeitos do custume) salto no fim e foi-se espetar numa pá carregadora que lá estava parada a fazer de ancora, partio a frente e o eixo, diz o piloto(ou navegador, são quase iguais) "então... parte ou não parte?"

quote:No caso do motor aconselho-te a pores de inicio um motor mais "fraco" mas a gasolina para poderes ter 10000rpm ou 12000rpm sem gastar muito guito e depois conforme o desempenho é que vias a necessidade de por lá um megalomano de cavalos.Um motor mesmo antigo sem electronicas,mesmo a carburadores vais ver que tens uma grande surpresa com uns modestos 150cv,mesmo de 4cil em linha.Não te esqueças que os motores do unimog têm 54 cv de origem(ou mais qualquer coisa pouca).

É uma ideia, logo se verá, mas n queria arrancar sem ter o motor garantido pois isso de meter um motor dos que eu gostava debaixo do capô do UMM, dá muito que pensar/fazer; do que se conseguir na relação motor/chassis vai estar dependente a posição da carroçeria.

quote:A largura:facilmente mandas virar as jantes e fica ainda mais largo que o UMM.
Os travões:Se fizeres o que disse atrás(virar as jantes ao contrário)facilmente mandas fazer uns discos de travão á medida,basta uma chapa de aço a direito e montar uns suportes para umas pinças de travão.

Bem visto, embora tivesse pensado em jante dupla será sempre jante 20 pelo menos, ou então numa versão mais civilizada talvez 16, de qualquer maneira dentro de umas 16 já cabe um grande disco.

quote:aqui vão vários Unimog... para darem uma vista de olhos...
InspiranTTe:D

quote:Eduardo, tive a pensar, melhor dizendo divagar , e essa ideia era muito boa para um UMM chassis longo.
Que achas?

Sim, se for o que melhor se ajustar, e medidas??

quote:Em termos de altura, basta que coloques umas molas helicoidais progressivas ou mesmo um conjunto de duas molas (como tem o unimog na traseira). Deste modo manténs o "UMMog"(se me permites o 2º baptismo, gosto mais deste nome :D ) em que na compressão impede que bata muitas vezes nos batentes, mas com uma boa capacidade de extensão, proporcionando bons cruzamentos de eixos.

Muito boa ideia, até para outros projectos.

quote:O principal problema em portugal é que quando se fala de fazer uma alteração, toda a gente mete as mãos à cabeça em vez de agarrarem num lápis e num papel.

Pois é, vê-se coisas lá fora coisas incriveis, mas aqui....é assim.
N podia concordar mais.


BoaSorTTe
 

Paulo Alves

UMMzito
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3 Abr 2006
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Boas a ttodos:
Vejo k esta ideia esta a dar pano para mangas, o que é muito bom... tiram-se ideias e aprendem-se algumas coisas.
Pelo k vi o k tu queres fazer é um monstro para passar por cima de tudo e mais alguma coisa, logo este que se segue não dá, mas já que falaram em passeios de diveros dias e de levar tudo e mais alguma coisa o k acham disto... ?



Nao é feio tem travão de disco ás 4 rodas da para a familia toda BOBI incluido tem tudo de bom menos o crusamento de eixos, mas nao se pode ter tudo, não é! se fosse possivel ter tudo eu tinha a ANGELINA JOLIE :p hehehehehhe
UMMABRAÇO:
Paulo Alves
 
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