• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[Procuro] mecânico professor

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Boas!
Venho por este meio pedir que me auxiliem na seguinte tarefa:
repara a embraiagem (uma das bombas pois disco levou há pouco tempo)
mas pretendo aprender como se faz pois não axo graça ennhuma levar este carro ao médico sem assitir À operação.
Tenho inclusive garagem e alguma ferramenta constituida por comes bebes dos bons além de pagar as horas perdidas.
A suspeita é do garfo!
Vou entrar de férias em breve logo pretendo dedicar-me a esta e outras tarefas.
Senão lá vai para o mecânico.

Mafra

Alter II Longo verde Lona- Rio Lizandro

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Antes de ir para o passeio com motor frio não conseguia meter mudanças, como o motor desligado dava então foi assim que lá metia a 1ª e ia andando até mandar umas gazadas e meter 2ª etc.. e passado 1 KM tudo OK. Isto na 6ª >Depois no Sábado durante o passeio tmabém se portou bem até ao final do dia que vim até mafra sempre que parava só metia ou a 2ª a custo ou 1ª como o motor desligado.
Ao iníco pensei ser ar mas agora já não sei...

Registo
15 Fev 2009
De facto, estranho, a unica ajuda que te posso dar: acesso à prensa da embraiagem é pelo lado do pendura depois de retirares a chapa central do chão.

Podes verificar mesmo em andamento se ele desembraia ou não a olho nú...

tens apenas de retirar a tampinha com aquele tubo aberto no extremo da caixa junto ao motor. São uns 4 parafusos chave 10.

cumps,

JC

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Epa assim não me safo pois no meu não dá para aceder ao mootr por dentor do carro.
Precisava mesmo que alguém me ensinasse.
Além do mais não tenho a certeza do problema.

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Olá.

Olha pegaste o problema do teu ao meu. Deve ser uma virose.

Só que o meu depois de sair da auto-estrada no domingo e parar para pagar não queria meter a primeira nem segunda. Com esforço entrou e depois foi melhorando.

Depois disso fartou-se de andar bem e hoje depois de fazer a CREL voltou ao mesmo.
Após uma subida já fazia ponto de embraiagem quase colado ao tapete. Parei, fui beber café e ficou bom de novo.

Acho que deve é estar a embirrar com as portagens (com razão) ;)

Agora ajudar-te é que é mais dificil, vais ter que esperar por informações de alguém mais entendido. A bomba de pé ainda era capaz de me safar mas na outra deixo para quem sabe. O meu tem o mesmo problema que o teu que é não abrir por dentro.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Os UMM's de 1993 em diante, não abrem por dentro, mas em alternativa têm um modo de fixação da Caixa de velocidades diferente, dos outros.
Nos UMM's convencionais a caixa de velocidades é fixa por parafusos às longarinas nos novos modelos de UMM's o travessão que serve de protector da caixa tem um "amortecedor" e suporta ele a própria caixa de velocidades.

A unica coisa que precisas é de mais um amigo e do seguinte:

- Macaco hidráulico (1 ou 2)
- Tacos de madeira, para colocares entre a caixa e o(s) macacos

depois começas por desligar os veios de transmissão que ligam os eixos dianteiros e traseiros à caixa de velocidades.
- Antes de desmontares os veios fazes uma marcação com giz por exemplo, para os apertares da mesma forma,pois caso contrário podes ficar com uma vibraçãozinha no carro.

- Depois é só desapertar o travessão (4 parafusos) tendo os macacos já apoiados por baixo e voilá.

Tens a caixa em baixo em +- 15 minutos (isto com 2 bejecas no bucho).

Eu pessoalmente prefiro o esquema dos antigos, mas este esquema dos novos permite tirar uma caixa em menos tempo.

Depois cá fora deves apreveitar para limpá-la toda com desengordurante (pode ser limpa motores)até ficar toda limpinha.

- Troca o kit de embraiagem por um novo (eu comprei AC Delco e custou 130€ já com IVA)
- Montas o disco da embraiagem com o lado mais alto virado para a caixa de velocidades SEMPRE, pois senão o volante do motor vai "comer" as molas e arrása-o por completo.
- Troca a bomba secundária da embraiagem (custa 20€)
- Verificas a forquilha em busca de fissuras ou estaladelas e verifica também o anel da mesma.
- caso esteja tudo ok enche o anel com boa massa consistente.
- Colocas de novo a caixa no lugar e substituis o oleo das 2 caixas por novo.

Lembra-te que como isto é um trabalho chato deve ficar bem feito e à primeira vez.
O kit da embraiagem pedes o do Peugeot 505 Atmosférico (caso o teu seja atmosférico), ou o do 505 Turbo (o disco é maior), caso o teu UMM seja Turbo.

A propósito essa tampa de forquilha e a aba na lateral da caixa andam sem respiro de certeza!!!!!
Vais comprar 2 tubos de escoamento de máquina de lavar roupa e com paciencia fazes um repiro desses 2 locais até ao motor.
Um deles vai sair do lado direito e o outro do lado esquerdo.
Esses "respiros" deverão ser fixos com uma braçadeira pois senão a borracha "escapa-se".

A propósito tens um parafuso de 19 no fundo da caixa de velocidades (supostamente é um carter seco),mas na verdade acumula por vezes muita água. Desaperta-o de vez em quando.

A última vez que desmontei a minha caixa tirei de lá de dentro mais de 3 litros de água.... e como resultado obtive o rolamento gripado.

Qualquer dúvida diz.
Abraço
Vitor Rato

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Epa! lá para 2ª vou ver isso mas creio que não vou arriscar. vamos ver se arrnajo algum amigo que me dê apoio moral e companhia para as bjecas e foto reportagem bem como ferrmenta.
Se bem que embraiagem já levou uma nova.
Obrigadumm

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro

verdinhumm

UMMzito
Registo
29 Set 2008
Boas!
Na minha opinião acho que deve-se por sempre as duas bombas novas, porque senão fica bom por pouco tempo se puseste as duas bombas novas, experimenta a sangrar o sistema novamente. Não sei como é que costumas sangrar a única forma que me dá certo é com um tubo da bomba de trevão da roda mais perto ligas uma mangueira a purga e alivias um pouco a purga e a outra ponta ligas a purga da bomba secundária da embreagem, e alivias também um pouco a purga e vais travando devagar para o óleo sair da bomba de travão e entrar na bomba de embreagem até o copo do reservatório ficar no ponto, senão ficar bom depois afinas um pouco o pedal de embreagem. Espero que as minhas dicas ajudem!
CPS Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Obrigado pelas dicas mas optei por ir ao Nelo e trocar as 2 bombas.
Assim já aprendí como se faz. agora tenho embraiagem para uns anitos...

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro

Top Inferior