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[Procuro] mecânico professor

Patrick

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16 Ago 2009
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Boas!
Venho por este meio pedir que me auxiliem na seguinte tarefa:
repara a embraiagem (uma das bombas pois disco levou há pouco tempo)
mas pretendo aprender como se faz pois não axo graça ennhuma levar este carro ao médico sem assitir À operação.
Tenho inclusive garagem e alguma ferramenta constituida por comes bebes dos bons além de pagar as horas perdidas.
A suspeita é do garfo!
Vou entrar de férias em breve logo pretendo dedicar-me a esta e outras tarefas.
Senão lá vai para o mecânico.

Mafra

Alter II Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

Patrick

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16 Ago 2009
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Antes de ir para o passeio com motor frio não conseguia meter mudanças, como o motor desligado dava então foi assim que lá metia a 1ª e ia andando até mandar umas gazadas e meter 2ª etc.. e passado 1 KM tudo OK. Isto na 6ª >Depois no Sábado durante o passeio tmabém se portou bem até ao final do dia que vim até mafra sempre que parava só metia ou a 2ª a custo ou 1ª como o motor desligado.
Ao iníco pensei ser ar mas agora já não sei...

Alter II Longo verde Lona- Rio Lizandro
 
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15 Fev 2009
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De facto, estranho, a unica ajuda que te posso dar: acesso à prensa da embraiagem é pelo lado do pendura depois de retirares a chapa central do chão.

Podes verificar mesmo em andamento se ele desembraia ou não a olho nú...



tens apenas de retirar a tampinha com aquele tubo aberto no extremo da caixa junto ao motor. São uns 4 parafusos chave 10.

cumps,

JC
 

Patrick

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16 Ago 2009
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Epa assim não me safo pois no meu não dá para aceder ao mootr por dentor do carro.
Precisava mesmo que alguém me ensinasse.
Além do mais não tenho a certeza do problema.

Alter II Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

maoscovy

UMM
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17 Fev 2010
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Olá.

Olha pegaste o problema do teu ao meu. Deve ser uma virose.

Só que o meu depois de sair da auto-estrada no domingo e parar para pagar não queria meter a primeira nem segunda. Com esforço entrou e depois foi melhorando.

Depois disso fartou-se de andar bem e hoje depois de fazer a CREL voltou ao mesmo.
Após uma subida já fazia ponto de embraiagem quase colado ao tapete. Parei, fui beber café e ficou bom de novo.

Acho que deve é estar a embirrar com as portagens (com razão) ;)

Agora ajudar-te é que é mais dificil, vais ter que esperar por informações de alguém mais entendido. A bomba de pé ainda era capaz de me safar mas na outra deixo para quem sabe. O meu tem o mesmo problema que o teu que é não abrir por dentro.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Os UMM's de 1993 em diante, não abrem por dentro, mas em alternativa têm um modo de fixação da Caixa de velocidades diferente, dos outros.
Nos UMM's convencionais a caixa de velocidades é fixa por parafusos às longarinas nos novos modelos de UMM's o travessão que serve de protector da caixa tem um "amortecedor" e suporta ele a própria caixa de velocidades.

A unica coisa que precisas é de mais um amigo e do seguinte:

- Macaco hidráulico (1 ou 2)
- Tacos de madeira, para colocares entre a caixa e o(s) macacos

depois começas por desligar os veios de transmissão que ligam os eixos dianteiros e traseiros à caixa de velocidades.
- Antes de desmontares os veios fazes uma marcação com giz por exemplo, para os apertares da mesma forma,pois caso contrário podes ficar com uma vibraçãozinha no carro.

- Depois é só desapertar o travessão (4 parafusos) tendo os macacos já apoiados por baixo e voilá.

Tens a caixa em baixo em +- 15 minutos (isto com 2 bejecas no bucho).

Eu pessoalmente prefiro o esquema dos antigos, mas este esquema dos novos permite tirar uma caixa em menos tempo.

Depois cá fora deves apreveitar para limpá-la toda com desengordurante (pode ser limpa motores)até ficar toda limpinha.

- Troca o kit de embraiagem por um novo (eu comprei AC Delco e custou 130€ já com IVA)
- Montas o disco da embraiagem com o lado mais alto virado para a caixa de velocidades SEMPRE, pois senão o volante do motor vai "comer" as molas e arrása-o por completo.
- Troca a bomba secundária da embraiagem (custa 20€)
- Verificas a forquilha em busca de fissuras ou estaladelas e verifica também o anel da mesma.
- caso esteja tudo ok enche o anel com boa massa consistente.
- Colocas de novo a caixa no lugar e substituis o oleo das 2 caixas por novo.

Lembra-te que como isto é um trabalho chato deve ficar bem feito e à primeira vez.
O kit da embraiagem pedes o do Peugeot 505 Atmosférico (caso o teu seja atmosférico), ou o do 505 Turbo (o disco é maior), caso o teu UMM seja Turbo.

A propósito essa tampa de forquilha e a aba na lateral da caixa andam sem respiro de certeza!!!!!
Vais comprar 2 tubos de escoamento de máquina de lavar roupa e com paciencia fazes um repiro desses 2 locais até ao motor.
Um deles vai sair do lado direito e o outro do lado esquerdo.
Esses "respiros" deverão ser fixos com uma braçadeira pois senão a borracha "escapa-se".

A propósito tens um parafuso de 19 no fundo da caixa de velocidades (supostamente é um carter seco),mas na verdade acumula por vezes muita água. Desaperta-o de vez em quando.

A última vez que desmontei a minha caixa tirei de lá de dentro mais de 3 litros de água.... e como resultado obtive o rolamento gripado.

Qualquer dúvida diz.
Abraço
Vitor Rato
 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Epa! lá para 2ª vou ver isso mas creio que não vou arriscar. vamos ver se arrnajo algum amigo que me dê apoio moral e companhia para as bjecas e foto reportagem bem como ferrmenta.
Se bem que embraiagem já levou uma nova.
Obrigadumm

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

verdinhumm

UMMzito
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29 Set 2008
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Boas!
Na minha opinião acho que deve-se por sempre as duas bombas novas, porque senão fica bom por pouco tempo se puseste as duas bombas novas, experimenta a sangrar o sistema novamente. Não sei como é que costumas sangrar a única forma que me dá certo é com um tubo da bomba de trevão da roda mais perto ligas uma mangueira a purga e alivias um pouco a purga e a outra ponta ligas a purga da bomba secundária da embreagem, e alivias também um pouco a purga e vais travando devagar para o óleo sair da bomba de travão e entrar na bomba de embreagem até o copo do reservatório ficar no ponto, senão ficar bom depois afinas um pouco o pedal de embreagem. Espero que as minhas dicas ajudem!
CPS Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira
 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Obrigado pelas dicas mas optei por ir ao Nelo e trocar as 2 bombas.
Assim já aprendí como se faz. agora tenho embraiagem para uns anitos...

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 
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