Boas
Os UMM's de 1993 em diante, não abrem por dentro, mas em alternativa têm um modo de fixação da Caixa de velocidades diferente, dos outros.
Nos UMM's convencionais a caixa de velocidades é fixa por parafusos às longarinas nos novos modelos de UMM's o travessão que serve de protector da caixa tem um "amortecedor" e suporta ele a própria caixa de velocidades.
A unica coisa que precisas é de mais um amigo e do seguinte:
- Macaco hidráulico (1 ou 2)
- Tacos de madeira, para colocares entre a caixa e o(s) macacos
depois começas por desligar os veios de transmissão que ligam os eixos dianteiros e traseiros à caixa de velocidades.
- Antes de desmontares os veios fazes uma marcação com giz por exemplo, para os apertares da mesma forma,pois caso contrário podes ficar com uma vibraçãozinha no carro.
- Depois é só desapertar o travessão (4 parafusos) tendo os macacos já apoiados por baixo e voilá.
Tens a caixa em baixo em +- 15 minutos (isto com 2 bejecas no bucho).
Eu pessoalmente prefiro o esquema dos antigos, mas este esquema dos novos permite tirar uma caixa em menos tempo.
Depois cá fora deves apreveitar para limpá-la toda com desengordurante (pode ser limpa motores)até ficar toda limpinha.
- Troca o kit de embraiagem por um novo (eu comprei AC Delco e custou 130 já com IVA)
- Montas o disco da embraiagem com o lado mais alto virado para a caixa de velocidades SEMPRE, pois senão o volante do motor vai "comer" as molas e arrása-o por completo.
- Troca a bomba secundária da embraiagem (custa 20)
- Verificas a forquilha em busca de fissuras ou estaladelas e verifica também o anel da mesma.
- caso esteja tudo ok enche o anel com boa massa consistente.
- Colocas de novo a caixa no lugar e substituis o oleo das 2 caixas por novo.
Lembra-te que como isto é um trabalho chato deve ficar bem feito e à primeira vez.
O kit da embraiagem pedes o do Peugeot 505 Atmosférico (caso o teu seja atmosférico), ou o do 505 Turbo (o disco é maior), caso o teu UMM seja Turbo.
A propósito essa tampa de forquilha e a aba na lateral da caixa andam sem respiro de certeza!!!!!
Vais comprar 2 tubos de escoamento de máquina de lavar roupa e com paciencia fazes um repiro desses 2 locais até ao motor.
Um deles vai sair do lado direito e o outro do lado esquerdo.
Esses "respiros" deverão ser fixos com uma braçadeira pois senão a borracha "escapa-se".
A propósito tens um parafuso de 19 no fundo da caixa de velocidades (supostamente é um carter seco),mas na verdade acumula por vezes muita água. Desaperta-o de vez em quando.
A última vez que desmontei a minha caixa tirei de lá de dentro mais de 3 litros de água.... e como resultado obtive o rolamento gripado.
Qualquer dúvida diz.
Abraço
Vitor Rato