• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problemas na travajem.

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boas noites,
hà pouco tempo, mudei as pastilhas da frente e de trás o meu alter 1, até porque tinha de ir à inspecção com a viatura.
O meu UMM Alter 1, tem discos do alter à frente e atrás sistema é do BX.
Depois de mudar as pastilhas afinou-se o travão de mão e lá fui eu ao IPO
Na inspecção fui avisado que a viatura atrás não estava lá muito bem assim como o travão de mão, no entanto o inspector como viu que o carro tinha pastilha novas lá me deu a "goela" :D. dizendo me ainda "olhe isso dê também um jeito no compensador, rode(???) uns mm.", penso que terá dito compensador e agora estou na duvida.
Lá fui para o mecânico que desmontou as bombas de trás fora, lavou-se tudo muito bem lavado, lubrificou-se, montou-se e sangrou-se. Resultado o travão de mão lá ficou a travar, mas as rodas nunca ficaram a travar muito bem.
Mais uns km e lá estou eu outra vêz ficar sem travão de mão (n), bem como travar atrás muito mal.
Relativamente as rodas da frente ... maravilha.
E trás o porquê do travão de mão estar sempre ficar sem força e as rodas de trás travam mas mal.

Obrigado

Luis Santos

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boa noite Mário,

Desde que comprei o carro nunca mudei qualquer borracha apenas mudei as pastilhas por isso desconheceço se tem as borrachas certas.

Agora não percebo é que foi tudo desmontado, lavado (eliminação de qualquer detrito etc)lubrificado e sangrado e travão de mão pouco trava bem como as rodas de trás.

Tmabém não percebi muito bem a teoria do Inspector do IPO, sobre o compensador (penso que tenha dito compensador) em rodá-lo uns mm ????

Obrigado

Luis Santos

UMM_ZePLeal

UMMzito
Registo
4 Fev 2008
Boa noite Luis

na sequência da pergunta do ******* e para tentar despistar o problema será que poderia saber:

1 - Tudo funcionava bem na travagem atrás (travão de parque e de pé) antes de trocares as pastilhas ?

2 - Se sim, a única intervenção que fizeste foi trocar pastilhas para ires à IPO certo ? Não trocaste o óleo ao circuito de travagem, nem sangraste o mesmo certo ?

3 - quando compraste o UMM já vinha com os discos montados atrás e tu nunca fizeste nenhuma outra intervenção nos travões sem ser mudar pastilhas, certo?

4 - não fizeste nehuma alteração em termos das molas (espertando ou alterando o comprimento dos brincos) que alterasse a altura do UMM certo ?

O Compensador - o que o inpector se referiu é vulgamente conhecido como balança ou repartidor frontal/traseiro da travagem. Este dispositi está intercalado no circuito de travagem trazeiro e é solidário coma carroceria do UMM. Tem uma aste móvel que está ligada por uma mola ao diferencial traseiro. Esta aste é comprimida sempre que a distancia entre a carroceria do jipe e o eixo traseiro diminui, significando que existe mais peso aplicado nesse eixo e assim permitindo que uma maior pressão de travagem seja aplicada no exiso traseiro sem o risco de bloqueio precoce das rodas de trás. Como a força que a mola exerce sobre a referida aste pode ser afinada, dependendo da altura do carro, do gtipo de utilização que se faz dele (mais carga ou menso carga atrás) o inspector estava a sugerir que através da afinação deste repartidor, pusesses masi pressão de travagem atrás.

Contudo se parte do probelma pode estar aqui e ser resolvido desta forma, o caso do travão de parque escapa a esta solução o que leva a desconfiar que o problema pode ter outra origem.

Responde às perguntas acima para ver se se consegue perceber o porquê da coisa.
Abraço
Zé Pedro Leal

"tente sempre passar pela Natureza sem que se perceba que por lá passou"
Unico, Maravilhoso, Meu

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boas noites,
Respndendo as questões do UMM_zepleal.
1º - Já não travava muito bem
2º - mudou-se pastilhs e sangrou-se
3º - Certo
4º - Certo.

Obrigado

Luis Santos

UMM_ZePLeal

UMMzito
Registo
4 Fev 2008
quote:Originally posted by Necas.umm

Boas noites,
Respndendo as questões do UMM_zepleal.
1º - Já não travava muito bem
2º - mudou-se pastilhs e sangrou-se
3º - Certo
4º - Certo.

Obrigado

Luis Santos
Olá Luis
obrigado pelas respostas.

se puderes esclarece-me só em relação à primeira pergunta se quabndo dizes que já travava mal te estavas a referir oa travão de parque, ou ao de pé ou aos dois ...

Se já vinha com as bombas do BX motadas atrás, sabe dizer se quem as montou as adaptou em termos de borrachas para óleo DOT 4, tal como o ******* perguntou ? é que esta informação pode fazer toda a diferença entre um sistema seguro e uma bomba relógio em termos de travagem~..

A falta de eficiencia da travagem com o travão de parque (de mão) com o sistema de bombas do BX é um facto conhecido. O curso da alavanaca de acionamento do piston do travaão de parque não tem normalmente amplitude suficiente para que o mecanismo de afinação automática funcione correctamente e como consequencia o travão vais funcionando cada vez pior.
Existem algumas pequenas correcções para este tipo de problema, como por exemplo aumentar o comprimento da dita alavanca (mais 10 a 15 mm) já são suficientes para corrigir o problema. Esta alteração deve ser feita de forma a garantir que não hajam ruptura de material entre o existente e o acrescento.

Responde lá às duas perguntinhas que te fiz, mas um problema de ar no circuito traseiro ou as borrachas a não vedarem correctamente ou porque estão cansadas ou porque não são as apropriadas parece ser o cenário mais provável.

Abraço
Zé Pedro Leal

"tente sempre passar pela Natureza sem que se perceba que por lá passou"
Unico, Maravilhoso, Meu

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boas,
Quando digo que trava mal refiro-me às duas rodas de trás travão de parque (a frente trava bem).

Já vinha com as bombas BX montadas mas dsconheço em absoluto se efectuou alteração das borrachas.
Obrigado

Luis Santos

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Luis podes estar descansado porque as tuas bombas têem as borrachas trocadas;)
Ao inspector do IPO vai lá perguntar onde está a balança ou afinador do teu AlterI,pode ser que ele nos ensine alguma coisa:D
Quanto ao travão de mão não travar podem ser 2 hipoteses:
1:Com as rodas de origem(235/75r15 ou 205r16)não te iludas, no IPO nunca vais conseguir percentagem superior a 17/19% de travagem com o travão de mão(o minimo é 16%),quando estacionares o UMM trava o travão de pé e só depois puxa o travão de mão,fica descansado que ele não foge:Dmas convem sempre deixar tambem engatado:D
ou
2ºSe não tens a alavanca de travão de mão emendada não podes ter a alavanca a travar logo nos primeiros trincos,para funcionar bem tem de ficar a travar um bocado em "cima" para garantir que quando está a alavanca em baixo as patilhas das maxilas ficam todas encostadas atrás,podes fazer uma experiencia a ver se melhora,desligas os cabos de travão de mão das bombas e vai dar uma volta com o carro e fazes umas travagens,sem mexer em mais nada do sistema volta a montar os cabos e experimenta a ver se não melhorou,se sim é a afinação que te falei atrás.

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Obrigado filipe,

Quanto ao inspector o gajo de facto deu-me um nó cego com a teoria dele, por isso ter a colocado no Forum. É um facto que tenho aprendido muita coisa sobre mecânica neste Forum, relativamente à minha máquina.

Òbviamente que desconhecia se as ditas borachas tinham ou não sido trocadas, mas também sei que conhecias bem a máquina e se o dizes está dito.

Quanto ao resto logo que possivel vou fazer esse teste.

Mais uma vez obrigado a todos

Luis Santos

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
como coloquei discos no eixo traseiro, de momento também não tenho grande poder de travagem com o travão de estacionamento,então valores para a IPO nem pensar, já encomendei uns ao Tebi por medida, segundo um membro aqui do forumm (que foi ele que me deu a dica do Tebi) também encomendou uns cabos de travão de mão,após a sua montagem ficou a travar 5*****, á cerca de 15 dias ele foi com o UMM a IPO e teve valores excelentes, eu ainda estou a aguardar a chegada dos cabos depois darei noticias.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas Luís!

Parece-me que o teu problema é o sistema de cabos de travão de mão.

No meu Cournil tive o mesmo problema, recorri aos serviços do TEBI (grande conhecedor das nossas máquinas;)) e a situação ficou resolvida!
O Sérgio aplicou uns cabos novos feitos por ele e a máquina ficou a travar impecavelmente!:)

Tempos depois fui à IPO, apesar de não ter fixado a percentagem da eficiência de travagem, lembro-me que foi muito superior ao mínimo requerido (16%).

Mais tarde em conversa com amigo Dias, referi essa situação, sabendo de antemão que ele tem o mesmo problema!

UMM abraço,

Delgado

Top Inferior