costapinto
Iniciado
Boas,
Sou novo aqui no forumm e já tenho umas duvidas para colocar.
Como disse no meu tópico de apresentação, tenho um willys com motor e caixa do Cournil. O jipe desde a alteração trabalhou sempre bem, fez passeios tt, engrenou bem as mudanças e a caixa de transferências idem.
No entanto, de há um ano para cá que a caixa de transferências tem dado alguns problemas: A manete das redutoras 'salta' de altas para neutro quando estou a circular.
Acontece mais quando levo o jipe para o terreno, no alcatrão só me aconteceu uma vez. Quando subo uma inclinação e o jipe necessita de mais força sinto que o ponto fraco está na caixa pois é por ali que se perde a tracção. A manete literalmente desengrena para neutro quando precisa de fazer mais esforço. Acontece em altas, tanto com o diferencial da frente ligado/desligado. Em baixas já não acontece.
Consegui sempre voltar a engrenar para altas.
Este ano o jipe foi alvo de uma revisão mais profunda em que se viu a caixa. Pensou-se que a mola e a esfera estivessem em posições trocadas. Depois disso o jipe andou bem até o ter ido testar a uma inclinação no mato. A manete voltou a desengrenar e desta fez foi pior pois ficou presa no neutro não deixando ligar nem altas nem baixas.
Já aconteceu a alguém? Alguém sabe como se resolve isto?
Esta situação preocupa-me bastante porque mete em causa a segurança do jipe e dos ocupantes por exemplo num passeio tt.
Cumprimentos
Sou novo aqui no forumm e já tenho umas duvidas para colocar.
Como disse no meu tópico de apresentação, tenho um willys com motor e caixa do Cournil. O jipe desde a alteração trabalhou sempre bem, fez passeios tt, engrenou bem as mudanças e a caixa de transferências idem.
No entanto, de há um ano para cá que a caixa de transferências tem dado alguns problemas: A manete das redutoras 'salta' de altas para neutro quando estou a circular.
Acontece mais quando levo o jipe para o terreno, no alcatrão só me aconteceu uma vez. Quando subo uma inclinação e o jipe necessita de mais força sinto que o ponto fraco está na caixa pois é por ali que se perde a tracção. A manete literalmente desengrena para neutro quando precisa de fazer mais esforço. Acontece em altas, tanto com o diferencial da frente ligado/desligado. Em baixas já não acontece.
Consegui sempre voltar a engrenar para altas.
Este ano o jipe foi alvo de uma revisão mais profunda em que se viu a caixa. Pensou-se que a mola e a esfera estivessem em posições trocadas. Depois disso o jipe andou bem até o ter ido testar a uma inclinação no mato. A manete voltou a desengrenar e desta fez foi pior pois ficou presa no neutro não deixando ligar nem altas nem baixas.
Já aconteceu a alguém? Alguém sabe como se resolve isto?
Esta situação preocupa-me bastante porque mete em causa a segurança do jipe e dos ocupantes por exemplo num passeio tt.
Cumprimentos