• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problemas diferencial da frente relação diferente

Registo
8 Abr 2009
Olá meus amigumms, como alguns de vocês sabem mudei o meu diferencial de trás, devido a avaria, aconteçe que este que arranjei parece-me ser dana 44, ou melhor tem lá 8/43. que diferencial é este? para complicar as coisas, depois que o meti consigo engrenar as 4 mas ele quando engreno trava a frente e até dá uns estalos, ou seja a relação deve ser diferente. Ora tendo eu um dana 30 a frente o que devo fazer para colocar tudo direito, devo mudar o diferencial da frente? ou a roda da coroa...?! eu pensei que fossem os famosos desembraiadores, que enfim tambem nao estavam em bom estado, mas agora estão, que o amigo madeira me vendeu, o problema é que não posso ligar as 4 senão da impressão que vou partir tudo... Agradeço aos gurus resposta a este meu problema o mais urgente possivel, pois gostava de ir ao encontro de UMM em Rates... E neste estado não tenho condições de ir... Obrigado

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Amigo Samuel, antes de experimentares o que quer que seja convém ter a certeza de que realmente a relação dos diferenciais não ficou alterada por ter trocado de diferencial, se a relação não for a mesma corres o risco de causar sérios estragos na mecânica do teu UMM...

...Começa por contar o numero de dentes que tens na coroa e no pinhõn do diferencial que tinhas no UMM, depois verifica se no diferencial "novo" tens o mesmo numero de dentes tanto na coroa como no pinhõn... ( ...se não for igual estás feito..! ).

Pelo que descreves é provável que tenhas relações diferentes, mas para te poder-mos ajudar melhor começa por fazer a contagem da "dentuça" dos diferenciais e depois diz aqui o que é que para aí tens..!;)

Cumprimentos.

Registo
8 Abr 2009
O problema é que eu mandei o meu diferencial estragado para troca de este que agora troquei, que o homem queria o meu velho.. só sei que é dana 30 a frente e o novo de tras diz la 43/8

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas!

O teu UMM é turbo? 43/8 dá 5,38 relação de atmosférico.

A relação nada tem a ver se é dana 30 ou 44. Procura a relação do diferencial da frente

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Abr 2009
o meu umm é um atmosférico. em relação ao da frente vi agora ao promenor e não tenho la incrições nenhumas, sei que é um dana 30 apenas.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não tens uma pequena chapa apertada por um dos parafusos da tampa?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Atenção - Não ligues mais as 4 porque vai causar estragos.
Quem te trocou o diferencial não te perguntou qual era a relação? Não comparou com o avariado?
Faz o seguinte: sempre com o carro bem travado e estabilizado!
levanta o diferencial da frente (até as rodas estarem suspensas :cool:) e roda a transmissão da frente (eixo que vai da caixa ao diferencial), conta quantas voltas precisas de dar ao mesmo para que as rodas dêem uma volta( no teu “novo” dana 44 tens de dar pouco mais de 5 voltas para que as rodas traseiras dêem uma volta). Pelo que descreves a transmissão da frente nunca vai dar exactamente 5,38 voltas para dar uma volta em cada roda da frente. Não sei se me fiz entender.
Outra solução é abrires o teu Dana 30 e contar quantos dentes tem a roda de croa e o pinhão(apesar das diferenças de tamanho a relação têm de ser a mesma para o correcto funcionamento do carro.

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Bem, este forum é uma autentica UMMipedia!!
Ó Estripa, estou fascinado com este "truque" porque sou leigo na matéria...
Já agora, explica-me uma coisa... 43/8 significa que a cremalheira tem 43 dentes e o pinhão tem 8 ?
Gracias!

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Sim Samuka, preferêncialmente trocar o conjunto do dana44 porque o dana 30 deverá ter a relação correcta para os componentes do teu carro mas na pratica acho que não foste bem servido, reclama porque pode te ficar mais caro a alteração e afinação do que o proprio diferencial.

Sim Tomix, simplesmente quer dizer isso, as preciosas chapinhas evitam que se ande com a trabalheira que escrevi no comentario anterior.

Cummprimentos

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Esqueci-me de referir que no diferencial da frente é preciso ligar os cubos, é obvio mas ha quem se esqueça.
Não vá a relação ser muito longa ou misteriosa

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
ehehehe Samuka já que estás em modificações mete um dana 44 com relação 43/8 (5.38) invertida. Se não der jeito qualquer dana 30 com relação 43/8 (5.38) que seja proveniente da frente de qualquer carro serve.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by Samuka1979

Mas eu gosto do diferencial de tras e esta impecavel. qual o diferencial da frente que tenho de arranjar?

Tens que arranjar um diferencial do atmosférico, ou seja a grande maioria...

Mas primeiro conta os dentes da roda de coroa e a pinha e divide-os, ou seja divides o numero de dentes da roda de coroa pelos dentes do pinhão. Tem atenção à contagem pois facilmente podes contar dentes a mais ou a menos. A relação não é exactamente igual mas é muito semelhante. Isso acontece porque o diferencial Dana 30 tem menos dentes que o 44 devido ao tamanho.

Se a relação for igual, então tens outro problema. Mas o principio de tudo começa por abrir o diferencial.

Relativamente ao passeio, não te preocupes demasiado. Tanto quanto sei se não tens tracção à frente apenas não podes fazer a pista, mas o convivio mantém-se.;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Grande Aldeia, desconhecia da diferença do número de dentes devido ao tamanho mas tem lógica.
De qualquer maneira esta afirmação não está errada "apesar das diferenças de tamanho a relação têm de ser a mesma para o correcto funcionamento do carro", é correcto?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
João, grande só se for em tamanho ou barriga!:D

A tua afirmação está correcta, contudo lembro-me de ter lido alguma coisa no Forumm sobre isso, acho que a relação dos diferenciais tem uma ligeirissima diferença, mas sem qualquer repercussão no UMM. Esse é um dos motivos pelo qual não se deve andar com a tracção as 4 ligada em asfalto.

UMM abraçUMM

j.aldeia

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Já agora só uma questãozinha....

(...)Normalmente nos nossos UMMs temos duas relações nos diferenciais.
Nos atmosféricos, tens relação 5-38 (43 dentes na coroa e 8 dentes no pinhão.
Os turbo usam relação 4-88 (44 dentes noa coroa e 9 dentes no pinhão).
Agora os UMM trofeu são turbinados mas usam a mesma relação dos atmosféricos...
Cumprimentos(..) de: https://for-umm.pt/oldthreads/7363

Isto significa que na relação 43/8 temos de dar 5,3 voltas ao eixo para o pneu dar 1 volta
e que na relação 44/9 temos de dar 4,8 voltas ao eixo para o pneu dar 1 volta??

Top Inferior