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Problemas com intercooler

ummmadeira

UMMzito
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15 Mar 2007
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Boas gostava de algumas opiniões tenho um UMM alter 2 turbo e como e normal nos UMMS turbo tem intercooler que e arrefecido pelo ar que entra pelo farol a minha ideia era colocar como tenho espaço a frente do radiador atrás da grelha ou seja passando depois os tubos que sao ligados ao intercooler a minha duvida e aquilo pode apanhar agua????? problemas com po???? alguém já fez isto???
 

ummmadeira

UMMzito
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15 Mar 2007
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O meu objectivo ao colocar o IC na frente junto a grelha e tentar criar um melhor e mais rápido arrefecimento do IC espero com isto dar um melhor andamento ao carro obrigado pela sua explicação sr mario mas quanto a agua existe algum problema ?????
 

Nascimento

UMMzito
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25 Dez 2007
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Não há problema em relação à água, pois como o Mário disse o IC serve para arrefecer o ar comprimido que vem do turbo e vai para o motor.
O problema maior, penso eu, é a entrada de sujidade que com o tempo pode criar resistência à passagem de ar, ou pequenas pedras que poderão danificar os "favos" do IC.

No IC a água até ajuda...sempre arrefece melhor que o ar:p

Problema é a entrada de água na admissão, isso é que é de evitar a 200% senão...venha outro motor:dizzy_face:



cUMMprimentos
Diogo Nascimento

 

amsumm81

Iniciado
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6 Ago 2007
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Boas Madeira,

De facto quando o turbo comprime o ar este aquece e como todos sabemos o ar quente ocupa mais volume do que se estiver frio. Ora, esta é a missão do intercooler baixar a temperatura do ar para que no mesmo espaço (câmara de combustão) se consiga colocar o máximo de moleculas de ar possível. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam um bom sistema de arrefecimento do ar de admissão pode trazer muito mais efeciência à "combustão" e por conseguinte melhores prestações do que simplesmente adiantar a bomba enriquecendo a mistura (desperdiçando gásoleo não queimado ou melhor queimado no tubo de escape!). Quanto ao intercooler junto à grelha não terás grande eficiência se não tiveres uma espécie de tunel que aprisione o ar e o force a passar pelos favos, ou uma soprador que cape ar fresco e o force a passar pelo radiador e há ainda ter em conta a tubagem (comprimento e tipo de material da mesma) que devido ao calor irradiado pelo radiador da água, do óleo, do próprio motor e do sistema de escape contribuí para um ambiente muito quente que leva ao aquecimento das mesmas (isolar a tubagem com uma fita própria pode ser uma solução). O único problema quanto à água que podes ter é esta ajudar a arrefecer o intercooler! Ou seja é benéfica (basta ver o sistema dos Subarus...)! Desde que limpa dado que a lama obstruí os favos e retira eficiência ao intercooler (o mesmo pode aconter com o pó mas uma mangueirada de água no fim da trialeira resolve esse problema). Quantos motores já não sobre-aqueceram devido aos favos do radiador da água estarem obstruidos com lama??? O maior perigo são os ramos das árvores que se encontram pelo chaão entrarem pela grelha a dentro e furaram o radiador de resto... não vejo maior perigo. Ah... É verdade falo por experiência própria porque já fiz esta modificação e os resultados não foram nada especiais, vou recolocar o intercooler num sítio diferente procurando o máximo de arrefecimento a baixa velocidade... ainda estou a meditar sobre o assunto e agora que arranjei um termómetro laser tudo vai ser mais fácil!

Cumprimentos,

AMS UMM 4x4 Cournil
 

ummbarteam

UMMzito
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5 Abr 2006
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Colocar umas aletas à volta do IC e uma pequena ventoinha eléctrica não poderão ajudar a arrefece-lo? É que o melhor sítio é mesmo à frente do radiador - lembrêmo-nos que a ventoinha do radiador aspira o ar quente, o que significa que, se o IC estiver à frente do radiador, também estará bem isolado dos calores do compartimento motor. Só deverá ser alvo de maiores cuidados os locais por onde vai passar a tubagem e as curvas que fizer (e claro o material usado, mas disso não sei nada:blush:). Quanto a água, é bem vinda e agradece-se:)o pior mesmo são os ramos e as pedras:anger:.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."
 
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