Boas Madeira,
De facto quando o turbo comprime o ar este aquece e como todos sabemos o ar quente ocupa mais volume do que se estiver frio. Ora, esta é a missão do intercooler baixar a temperatura do ar para que no mesmo espaço (câmara de combustão) se consiga colocar o máximo de moleculas de ar possível. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam um bom sistema de arrefecimento do ar de admissão pode trazer muito mais efeciência à "combustão" e por conseguinte melhores prestações do que simplesmente adiantar a bomba enriquecendo a mistura (desperdiçando gásoleo não queimado ou melhor queimado no tubo de escape!). Quanto ao intercooler junto à grelha não terás grande eficiência se não tiveres uma espécie de tunel que aprisione o ar e o force a passar pelos favos, ou uma soprador que cape ar fresco e o force a passar pelo radiador e há ainda ter em conta a tubagem (comprimento e tipo de material da mesma) que devido ao calor irradiado pelo radiador da água, do óleo, do próprio motor e do sistema de escape contribuí para um ambiente muito quente que leva ao aquecimento das mesmas (isolar a tubagem com uma fita própria pode ser uma solução). O único problema quanto à água que podes ter é esta ajudar a arrefecer o intercooler! Ou seja é benéfica (basta ver o sistema dos Subarus...)! Desde que limpa dado que a lama obstruí os favos e retira eficiência ao intercooler (o mesmo pode aconter com o pó mas uma mangueirada de água no fim da trialeira resolve esse problema). Quantos motores já não sobre-aqueceram devido aos favos do radiador da água estarem obstruidos com lama??? O maior perigo são os ramos das árvores que se encontram pelo chaão entrarem pela grelha a dentro e furaram o radiador de resto... não vejo maior perigo. Ah... É verdade falo por experiência própria porque já fiz esta modificação e os resultados não foram nada especiais, vou recolocar o intercooler num sítio diferente procurando o máximo de arrefecimento a baixa velocidade... ainda estou a meditar sobre o assunto e agora que arranjei um termómetro laser tudo vai ser mais fácil!
Cumprimentos,
AMS UMM 4x4 Cournil